Ir para conteúdo

peixe na grelha... mas qual?


Astra-Taranis

Posts Recomendados

pretendo fazer um peixe na churrasqueira esse fds.. mas qual peixe?

 

a ideia é marina-lo por 1 hora antes com muito tomate, limao, vinho branco, cebola, salsicha, cheiro verde, azeite, alcaparras, louro picado, especiarias, pimenta e sal. 

 

fazer alguns riscos na lateral, pra tudo isso entrar bem, rechear por dentro, embrulhar no papel aluminio deixar na brasa até cozinhar e depois deixar uns 15 minutos sob brasas pra dourar bem.

 

mas qual peixe usar? seremos em 6 comiloes..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

caro amigo 

eu faço e o seguinte.

pego qualquer um e abro ele ate chegar no couro das costas 

tipo pizza, tempero so com sal e alho 

depois de pronto eu faço um caldo de limão e pimenta fresca 

fica uma delicia

asso ele pelo lado das escamas ate a parte que ficou para cima começar a fica branco e borbulhar 

depois e so virar o lado da carne para a brasa e deixar dar uma gratinada 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fui na peixaria, encontrei um dourado de 5.5kilos e um tucunare ainda maior (nem pesei pq nao ia caber na churrasqueira ehehhe), pelo menos uns 4 ou 5 dedos maior de cumprimento e obvio o mesmo de altura... bruto o bichinho hehehe

 

nao tinha pacu, entao vou no dourado acho... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sou muito fã de peixe porém fiz um para minha mãe que adora e ficou show.  ::tudo::

 

Como o pessoal disse:

- assar com as escamas voltadas para a brasa

- sem tempero algum

- quando estiver próximo do ponto final "assado" coloque requeijão cremoso (catupiry) e por final faça um molho vinagrete e despeje por cima. Deixe o vinagrete secar e wualáaaa é só papar.

 

:amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meus pitacos: ao por a escama para baixo, que é impermeável, a carne acima dela fica cozinhando na água do próprio peixe, q vai evaporando. Se vc colocar o lado da carne para baixo, ou seja, direto no fogo, ela vai queimar rapidinho "selando" o interior. Depois vira para assar do outro lado. Assim fica mais suculento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu amigo Astra  lingua2::

 

E se você utilizar a sua receita de pato no wisky

 

Só que ao invés de pato por um pacu kkkkkkkkkkkk :gorfei:  :gorfei:  :gorfei:  :gorfei:  :gorfei:  :gorfei:

 

 

 

 

http://www.turmadobigua.com.br/forum/topic/33806-receita-de-peixe-na-cerveja/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parceiro, sua pergunta é sobre o peixe ...

 

No Pantanal,

1. Pacu

2. Dourado

 

Na Amazônia,

1. Tambaqui

2. Tambaqui

3. Tambaqui

 

Na ausência desses, um peixe de escamas, como o tucunaré ...

 

Cuidado na peixaria ... vendem pirapitinga (amazônida) por pacu (pantaneiro ou do Paranazão) ...

 

Pra brasa, qq peixe fica bom, de qq tamanho, mas sugiro um pouco maior, bem mais gordo ... um pacu/tambaqui/dourado na faixa de 5 kg é o que considero ideal ...

 

A cabeça do dourado tem muita carne, especialmente nas bochechas ... não despreze ...

 

Sobre a forma de cortar, faço que nem o Cassio ... após bem limpo o peixe, separar as duas bandas até quase o rabo, sem retirar a suã ... ali dentro, colocar os temperos ... o tempo pra marinar fica a seu critério ...

 

Pra brasa, sempre faço com escamas ... mas tb não vejo problema em fazer sem ...

 

Por fim, reparto algo que aprendi com um pantaneiro:

"A única carne que não vai [precisa] de tempero é a de boi ... nas outras, pode caprichar com gosto."

 

É isso ...

 

Forte abraço ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Todo peixe feito na grelha fica bom é bom,

Peixes "magros" como o Tucunaré ou Dourado é bom colocar umas rodelas de Tomate.

eu gosto de fazer assim com o Pacu, fica top.

http://doutoresdapesca.com.br/2014/08/pacu-na-brasa/#more-274

Se quiser um incrementado , tem a famosa Pizza de Tucunaré.

http://doutoresdapesca.com.br/2014/08/pizza-de-tucunare/

 

Esse site é que a nossa turma fez

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pretendo fazer um peixe na churrasqueira esse fds.. mas qual peixe?

 

a ideia é marina-lo por 1 hora antes com muito tomate, limao, vinho branco, cebola, salsicha, cheiro verde, azeite, alcaparras, louro picado, especiarias, pimenta e sal. 

 

fazer alguns riscos na lateral, pra tudo isso entrar bem, rechear por dentro, embrulhar no papel aluminio deixar na brasa até cozinhar e depois deixar uns 15 minutos sob brasas pra dourar bem.

 

mas qual peixe usar? seremos em 6 comiloes..

 

A pergunta certa é: Vamos sentir o gosto do peixe? :gorfei:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sempre que dá prefiro o sashimi mas quando é pra grelha geralmente deixo marinando com sal alho e limão que fica bruto! Se quiser incrementar faz um marinado com vinho branco, sal e pouco alho/limão. Se ficar inventando muita moda estraga, deixa especiarias e outras coisas pra um filé de salmão ou outro q vá fazer dentro de casa!

Aquelas grelhas de 2 lados ajuda muito, como disseram anteriormente, começa uns 10 minutos com a carne virada pra baixo pra selar, depois poe a escama pra baixo e deixa não muito perto do fogo até começar a soltar o couro! Pode dar uma regadinha com o marinado durante o preparo.

 

c1EzHQ.jpg

 

Matrinxã 5.5kg que um amigo pegou, fizemos 1 lado de cada vez. A foto fico ruim mas o peixe tava bom demais!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

TAMBAQUI OU PACU!! Abra o peixe em duas mantas, tempere com sal e alho deixe repousar na geladeira durante a noite e nbo dia seguinte coloque cada banda num espeto destes que fecham em cima da carne de frango e vai assando lentamente virando o espeto até estar bem dourado, agora só degustar. Peixe nunca deve ser assado ficando em contato com sua propria gordura que deve escorrer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 3 meses depois...

opa, demorou mas fiz meu peixe na grelha....

 

Comprei um pacu de 2.8 kilos, ou seja, tirando a cabeca (que tem muita carne mas não fiz, joguei fora mesmo), rabo e o gelo, deu para 6 comilões se fartarem de tanto comer, mas também não sobrou um pedacinho sequer.

 

Pq o pacu? por que minha churrasqueira é pequena, era meu primeiro peixe na brasa, como o pacu é redondo isso ajuda, alem de ser um peixe bem saboroso e com alguma gordura, logo não teria erro pro que eu tinha a disposição.

 

Receita:

 

1 peixe (sério... precisa disso!)

3 limões pequenos

sal a gosto

alho triturado a gosto

1 cebola

fio de azeite

pimenta do reino a gosto

 

Como fazer:

 

Simples, abre o peixe ao meio, limpe melhor claro, corte rabo e cabeça, barbatanas etc. Passe os ingredientes na ordem que quiser, deixe marinando por 35 minutos ou pouco mais (o limão cozinha o peixe, portanto não deixe muito ou deixe na geladeira a noite com td menos o limão). 

 

Coloque na churrasqueira dentro de uma grelha de dois lados (aquelas que faz tipo um sanduiche com a carne), por aproximadamente entre 40 min e 1 hora, com as escamas pra baixo, voce vai perceber o ponto, o couro torra e a parte de cima começa a cozinhar, ai vira pra carne pra baixo, de 10 a 20 minutos suficiente pra dourar e gratinar, só servir.

 

Observações:

 

Galera eu caprichei no sal e mesmo assim faltou um tiquinho, peixe é assim mesmo, pode LOTAR de sal, eu ate achei que ia ficar salgado e não ficou, mesma coisa pra pimenta e outros, pode caprichar com gosto.

 

Com ou sem escamas? 

Ai depende de como vai preparar, a escama serve de proteção pra carne não torrar, se voce vai preparar direto na brasa, deixe com escamas, caso pretende um peixe mais molhadinho, soltinho, convem tirar a escama e embrulhar no papel aluminio, suba o cozimento para 30 minutos ou uma hora a mais... 

 

Temperos extras?

Olha, eu sempre comi peixe com bastante tempero, como podem ver no começo desse tópico... Sinceramente, acho que pode e DEVE conter bastante temperos, eles se bem colocados, como alecriam, acafrao, pápicra, tomate, etc, ajudam e MUITO a carne a aparecer, e não o contrário, para alguns tipos de peixes, é importante ter mais temperos por que a carne de peixe é sonsa por natureza, precisa de temperos, ainda mais carnes grossas, ai precisa alem de temperos que se fure a carne e tenha temperos que soltem agua pra ir cozinhando direito (tomate, cebola, limão, vinho branco).

 

Enrolar ou nao no papel aluminio?

Vai do pretendido, se vc pretende um prato um pouco mais rápido e sequinho , com menos temperos, vai sem o papel, se vc tem mais tempo, quer um prato mais temperado, molhadinho, suculento, e obvio que tenha mais tempo de preparo, vai no papel aluminio.

 

mas qual fica melhor?

MEu amigo, vai por mim, tudo fica muito gostoso! 

 

O meu eu fiz com arroz branco acompanhando e farola de milho molhadinha e temperada com pimentão  e especiarias. Ficou muito gostoso, não sobrou nada. Mas se eu fosse fazer para um jantar por exemplo, para convidados e quisesse que eles sentissem um prazer enorme e que comentasse com todos depois, faria no papel aluminio, pq? pq o peixe fica amis vistoso e bonito, por exemplo as fotos do peixe não parecem grandes coisas... hehehehe pro face não vai ter curtidas ehheheh

 

É facil?

Olha limpar, descongelar e tudo mais foi um parto, peixe não tem jeito, fede, tem que estar tudo muito limpo antes e mais limpo depois, por que fede muito depois, eu fiz na minha sacada gourmet, então já viu né?! povo foi embora e eu fiquei limpando tudo ate não restar lembrança alguma... é bem diferente de fazer carne de boi, que vc limpa a grelha e vai durmir, no outro dia limpa tudo. 

Em contrapartida, pra fazer o peixe não tem que ficar olhando, virando, barriga no fogo e suando que nem um porco enquanto todos conversam e voce fica na churrasqueira em pé ....

São trabalhos diferentes... Eu faria novamente, desde que o peixe estivesse totalmente descongelado e tivesse mais espaço na churrasqueira e pia... em apto fica complicado, ai acho que vale mais ir pro forno.

 

é isso ai! Ficou uma delícia ! abraco

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Buenas, pescadores.

Na minha modesta opinião, o melhor peixe para fazer assado (tanto na grelha quanto no forno) é a piava. Já fizemos pacu, piracanjuba, dourado mas para meu gosto, nenhum deles bate uma piava de 2,5-3kg.

Tempero: apenas sal e alho. Às vezes, um molho de queijo. Mas nem precisa.

Abraços e boas pescarias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...