Ir para conteúdo

RIO NEGRO NA TV


Posts Recomendados

Olá amigos, hoje a Globo mostrou uma matéria no jornal da manhã sobre a "safra" de pesca que se inicia no Rio Negro. O mercado do porto de Manaus com dezenas de barcos abarrotados chegando do Negro. Falam que o ano promete. Felizmente não vi nas imagens nenhum tucunaré. Creio que a sua pesca comercial deve ser proibida. Alguém do fórum melhor informado poderia nos esclarecer. Abç a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ta ai a materia

A semana do peixe é uma campanha para incentivar o consumo de pescado em todo o Brasil. Em algumas regiões, peixe é o que não falta. Em Manaus, o mercado flutuante é uma grande atração.

Ainda é madrugada no Rio Negro, em frente à Manaus. O corre-corre começa às 3h. ?Tem que chegar cedo para pegar o melhor pescado?, diz um morador.

Segundo o IBGE, em nenhum lugar do Brasil se consome tanto pescado. O amazonense come 46 vezes mais peixe que o mineiro, por exemplo. A fartura é tanta que quase ninguém usa balança por lá. Os tabuleiros ficam bem em frente aos barcos, uma espécie de mercado flutuante.

Mais de 800 embarcações pesqueiras sobem e descem os rios todos os dias em busca de cardumes. Eles juram que não é história de pescador: a sorte depende da astronomia.

?Depende da lua para pegar o peixe?, diz um pescador.

O gigante pirarucu é protegido por lei e só pode ser tirado de área de manejo. Todas as outras 40 espécies têm pesca liberada nesta época do ano.

É o começo da safra do peixe gordo no Amazonas. Nessa época não há muita variedade, que é compensada pela fartura. Todas as madrugadas, são comercializadas 80 toneladas de pescado. O tumulto é sinal de sinal barco chegando com peixe novo.

Sem frigoríficos para armazenagem, não há estoque regulador e o desperdício é inevitável. Pelo menos 10% da produção, cerca de cinco toneladas por dia, vão para o lixo nessa época do ano.

O preço também oscila dependendo do mês. Em maio, o peixe mais popular vale R$ 1. Em agosto, sai por R$ 0,30. Enquanto o rio está para peixe, o cliente é fisgado no grito.

http://bomdiabrasil.globo.com/Jornalism ... 60,00.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...