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Alício Moreira

40 HP em barco de 5 m. aguenta???

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Pessoal boa tarde. Estou pensando em vender meu sea pro 30 hp e comprar um 40 Yamaha.... Pois bem conversando com o vendedor ele me garantiu que atinge 35 milhas em um TR 5 da levefort....ele perguntou qual a embarcação que eu possuía, respondi: barco de 5 m. Plataforma do com popa fechada, porém, com chapa de 1.5 (eu acho)....a resposta dele foi: kkkk, vai rachar no meio. Com essa resposta fiquei preocupado e ao mesmo tempo mais animado ainda !!! Kkkkkk.....minhas duvidas são: 1 - será que rebenta mesmo? 2 - quantas milhas eu conseguiria atingir? 3 - será que o barco vai cavalgar?

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1- veja se o fabricante homologou pra isso, normalmente, tem uma plaquinha do fabricante em algum lugar do barco (normalmente na proa) que delimita isso. A chapa interfere mas nao é o bastante, a construcao que vai dizer, assim como os reforcos

2- se nao for feito pro 40, sim vai rachar a popa e com as pancadas da agua vai abrir o barco (nao no meio como uma papel claro) e vc vai a pique

3- se tiver bem regulado e vc pilotar direito e o barco estiver em ordem, provavelmente nao, mas pra isso, distribuir o peso é essencial, isso só andando pra saber. A simples colocacao errada do motor no barco ou alturas inadequadas irao fazer cavalgar, esteja vc num 15 ou 300 hp.

 

um barco de 6metros planeia melhor e anda mais que um de 5.... nao me pergunte o por que... 

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1- Provavelmente irá rachar o espelho de popa.

Ainda há o risco sério de criar vazamentos na quilha e no fundo do barco.

 

2- Vai depender de outros fatores como a navegabilidade.

 

3- Provavelmente sim, aí seria necessário alocar peso na proa e até mesmo instalar Flaps.

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1- veja se o fabricante homologou pra isso, normalmente, tem uma plaquinha do fabricante em algum lugar do barco (normalmente na proa) que delimita isso. A chapa interfere mas nao é o bastante, a construcao que vai dizer, assim como os reforcos

2- se nao for feito pro 40, sim vai rachar a popa e com as pancadas da agua vai abrir o barco (nao no meio como uma papel claro) e vc vai a pique

3- se tiver bem regulado e vc pilotar direito e o barco estiver em ordem, provavelmente nao, mas pra isso, distribuir o peso é essencial, isso só andando pra saber. A simples colocacao errada do motor no barco ou alturas inadequadas irao fazer cavalgar, esteja vc num 15 ou 300 hp.

 

um barco de 6metros planeia melhor e anda mais que um de 5.... nao me pergunte o por que... 

Então amigo o fabricante aconselha ate 25 hp...porém eu realizei varias melhorias no barco....alé disso ele possui varia cavernas que auxiliam no processo de segurança..... Quanto aa regulagem do trim eu estou ciente, o problema é que, pela menor extensão do barco e a concentração de peso extra na traseira leva a embarcação a cavalgar.

valeu! :amigo:

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1- Provavelmente irá rachar o espelho de popa.

Ainda há o risco sério de criar vazamentos na quilha e no fundo do barco.

 

2- Vai depender de outros fatores como a navegabilidade.

 

3- Provavelmente sim, aí seria necessário alocar peso na proa e até mesmo instalar Flaps.

Rodrigo meu maior receio é mesmo as chapas do fundo não aguentarem!

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Se for 1.5mm vai com fé,  o barco pelas fotos é bem parrudo.  Nessa andanças pelo país o que mais vi foi 40hp em barco pequeno.   Já vi até 75hp com manche nm barco semelhante ao seu.   Eu uso o Seapro no Squalus de 5m que tem chapa 1.2mm e não entra uma gota dágua nem rachou nada e já vi usarem 40hp nele em vários lugares isso que a potencia mx é 15hp.  Cavalgar vai mesmo depende da angulação do trim vc resolve isso.  Velocidade é difícl, mas acho que passa das 35 milhas em dois sim.  

Dá uma olhada nesse vídeo:

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barco para 25 hp eh barco pra 25hp. mesmo com as tais melhorias eu nao arriscaria. em tese parece q enrigece e tal, mas pode ter sido feito em lugares onde nao precisava para essa motorizacao e locais mais sensiveis ficou sem reforco. 

 

nao encararia nunca. fora que pelo visto vc nao tira isso do barco nunca, logo viajar com esse peso atras vai ser dureza, chacoalhando essa popa ai pra td q eh lado, nem em pesadelo eu faria isso ehehhe

 

uma ciosa que o pessoal esquece é que com o tempo tudo sofre desgaste, tive um barco que usei pouquissimas vezes, ficava parado em casa por anos e anos... qdo coloquei na agua entrou agua por td q eh lado. o simples esquenta esfria do sol, chuva, foi afrouxando tudo, refiz a calefacao dele 2x e nao ficou bom... tinha que reapertar mesmo os rebites...

 

ficar com um motor pesado direto no barco que nao foi feito pra tal motor acho meio errado, se me permite o pitaco, alias ja nao gosto nem qdo eh liberado, imagina parado.... um 25 pesa pouco, é aceitavel pela proposta inicial do barco mas um 40 ja eh bem diferente...

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É melhor seguir o que e delimitado pelo fabricante, a chapa de 1.5mm aguenta, até 1.2mm aguentaria, o que importa e o modo de construção e a engenharia presente no projeto, nos mesmos por exemplo, fabricamos de serie 1.2, para ate 25 a maioria, mas ele já e feito com estrutura sobrando para suportar até um 40 HP caso precise ( não e recomendado devido ao balanceio do barco), e o que posso falar, fomos no araguaia, impossível contar tantos barcos nosso para motor 25, mas usando 40....

Aonde precisa ter cuidado e no trasporte, 95% dos problemas de barcos são no transporte, muito pouco na água diz nossa experiencia no assunto.

 

Fica a dica, abç.

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BOA NOITE!

EU TENHO UM ALUFLEX 5M, PLATAFORMADO, PLPA FECHADA, FUNSO DE 2MM E A PLAQUETA É PARA O 25HP MAS COLOQUEI UM QUARENTÃO, FICOU MUITO BOM MAS CAVALGA MUITO PORTANTO INSTALEI UM PAR DE FLAP NA POLPA FICOU SHOW, NO COMEÇO ESTRANHEI UM POUKO NAS CURVAS POIS A TRAZEIRA NÃO ENTRA NA ÁGUA PORTANTO ELE ESCORREGA UM POUCO. SE VC QUISER VELOCIDADE TÁ MONTADO

ABRAÇO

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respeito muito a idéia de q muitos ja usaram potencias absurdas pro casco e continuam vivos. mas tb sei de muitos barcos que ja racharam a popa com motores de 15 e foram projetados para motores maiores,

 

o aluminio (mesmo nautico) possui propriedades complexas, centenas de ligas que mesmo especialistas se enrolam . 

 

eu quase afundei um barco de FIBRA por 2x em menos de 30 minutos (quebrou o buraco de agua do viveiro) e te digo, o desespero é absurdo, ver tudo flutuando dentro do barco e vc ha centenas de metros da margem a unica coisa que vc fala é: se prepara pra pular a qqr momento!! Estava com meu pai e juro que pensei que a gente ia se ferrar. Estavamos numa represa e ambos sabem nadar muito bem, mas na hora do aperto meu amigo, com a agua na bunda (literalmente ehehhe), o desespero e o medo afloram. 

 

isso pq o que quebrou foi a porcaria da entrada de agua do viveiro, imagina a popa rachando, vai fazer o que? vai afundar em segundos, e qto mais acelera menos barco sobra, vc vendo tudo q demorou anos pra comprar e a margem longe pra caramba e um zilhao de piranha na agua pra comer seu corpinho regado a muita cerveja e picanha... vai por mim, bate cagaço!

 

vc pesca em lugares tao distantes assim que precisa de um 40hp ou apenas quer acordar mais tarde ou mostrar pros amigos? se for realmente necessario, compra outro barco e seja feliz, se nao for, fica com teu 25 e acorda mais cedo.

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Se for 1.5mm vai com fé,  o barco pelas fotos é bem parrudo.  Nessa andanças pelo país o que mais vi foi 40hp em barco pequeno.   Já vi até 75hp com manche nm barco semelhante ao seu.   Eu uso o Seapro no Squalus de 5m que tem chapa 1.2mm e não entra uma gota dágua nem rachou nada e já vi usarem 40hp nele em vários lugares isso que a potencia mx é 15hp.  Cavalgar vai mesmo depende da angulação do trim vc resolve isso.  Velocidade é difícl, mas acho que passa das 35 milhas em dois sim.  

Dá uma olhada nesse vídeo:

Blz Guto! ...

To coçando de vontade companheiro ! kkkkk...

Com o Sea pro atingi 47 km/ com 2 jumentos dentro (GPS) e tenho certeza que passei dos 50 km/h sozinho....

Eu ja tinha visto este link....animal!!! ::bassboat::  ::bassboat::

abração!

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Blz Guto! ...

To coçando de vontade companheiro ! kkkkk...

Com o Sea pro atingi 47 km/ com 2 jumentos dentro (GPS) e tenho certeza que passei dos 50 km/h sozinho....

Eu ja tinha visto este link....animal!!! ::bassboat::  ::bassboat::

abração!

Com o Seapro no Squalus 500 vazio em 2 pessoas eu já atingi 52km-h.    Lógico que uma barco maior e mais largo é mais confortável mas acredito que com o seu dá tranquilo

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É melhor seguir o que e delimitado pelo fabricante, a chapa de 1.5mm aguenta, até 1.2mm aguentaria, o que importa e o modo de construção e a engenharia presente no projeto, nos mesmos por exemplo, fabricamos de serie 1.2, para ate 25 a maioria, mas ele já e feito com estrutura sobrando para suportar até um 40 HP caso precise ( não e recomendado devido ao balanceio do barco), e o que posso falar, fomos no araguaia, impossível contar tantos barcos nosso para motor 25, mas usando 40....

Aonde precisa ter cuidado e no trasporte, 95% dos problemas de barcos são no transporte, muito pouco na água diz nossa experiencia no assunto.

 

Fica a dica, abç.

Opa valeu pelas dicas João! ::tudo:: .....realmente o transporte é Phodis! esta é outra preocupação minha, afinal são + 12 kg na popa!

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É melhor seguir o que e delimitado pelo fabricante, a chapa de 1.5mm aguenta, até 1.2mm aguentaria, o que importa e o modo de construção e a engenharia presente no projeto, nos mesmos por exemplo, fabricamos de serie 1.2, para ate 25 a maioria, mas ele já e feito com estrutura sobrando para suportar até um 40 HP caso precise ( não e recomendado devido ao balanceio do barco), e o que posso falar, fomos no araguaia, impossível contar tantos barcos nosso para motor 25, mas usando 40....

Aonde precisa ter cuidado e no trasporte, 95% dos problemas de barcos são no transporte, muito pouco na água diz nossa experiencia no assunto.

 

Fica a dica, abç.

Exatamente João, o problema do 40hp é no transporte se levar ele fixo num barco fraco vai dar problema mesmo na popa, 70kg é muito.  Quanto a acidentes, todos que vi ou presenciei isso que piloto desde os 7 anos de idade foram sempre pelos mesmos motivos, o primeiro a Cachaça, o segundo  o excesso de peso e tripulantes, o terceiro o não conhecimento do Rio causando colisões com  pedras e troncos, nunca vi ninguém afundar, virar , etcc por excesso de motorização

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BOA NOITE!

EU TENHO UM ALUFLEX 5M, PLATAFORMADO, PLPA FECHADA, FUNSO DE 2MM E A PLAQUETA É PARA O 25HP MAS COLOQUEI UM QUARENTÃO, FICOU MUITO BOM MAS CAVALGA MUITO PORTANTO INSTALEI UM PAR DE FLAP NA POLPA FICOU SHOW, NO COMEÇO ESTRANHEI UM POUKO NAS CURVAS POIS A TRAZEIRA NÃO ENTRA NA ÁGUA PORTANTO ELE ESCORREGA UM POUCO. SE VC QUISER VELOCIDADE TÁ MONTADO

ABRAÇO

blz Paulo!

Deve ter ficado top seu conjunto ::tudo::  esses barcos da aluflex são bem reforçados! mestre::

quantas milhas/km vc atingi com seu conjunto?

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respeito muito a idéia de q muitos ja usaram potencias absurdas pro casco e continuam vivos. mas tb sei de muitos barcos que ja racharam a popa com motores de 15 e foram projetados para motores maiores,

 

o aluminio (mesmo nautico) possui propriedades complexas, centenas de ligas que mesmo especialistas se enrolam . 

 

eu quase afundei um barco de FIBRA por 2x em menos de 30 minutos (quebrou o buraco de agua do viveiro) e te digo, o desespero é absurdo, ver tudo flutuando dentro do barco e vc ha centenas de metros da margem a unica coisa que vc fala é: se prepara pra pular a qqr momento!! Estava com meu pai e juro que pensei que a gente ia se ferrar. Estavamos numa represa e ambos sabem nadar muito bem, mas na hora do aperto meu amigo, com a agua na bunda (literalmente ehehhe), o desespero e o medo afloram. 

 

isso pq o que quebrou foi a porcaria da entrada de agua do viveiro, imagina a popa rachando, vai fazer o que? vai afundar em segundos, e qto mais acelera menos barco sobra, vc vendo tudo q demorou anos pra comprar e a margem longe pra caramba e um zilhao de piranha na agua pra comer seu corpinho regado a muita cerveja e picanha... vai por mim, bate cagaço!

 

vc pesca em lugares tao distantes assim que precisa de um 40hp ou apenas quer acordar mais tarde ou mostrar pros amigos? se for realmente necessario, compra outro barco e seja feliz, se nao for, fica com teu 25 e acorda mais cedo.

Caro colega, respondendo sua pergunta:

1º Não só mostrar como também pescar junto a eles (amigos)!!!

2º Realmente percorro grandes distâncias (15 a 25 litros/gasosa/dia) atrás do peixe, afinal este é um dos segredos do sucesso em uma pescaria!

3º uma coisa é navegar a outra é sentir TESÃO em navegar e "torcer o bigode do bicho".....

 

Mesmo assim obrigado pelas dicas.

3º 

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Exatamente João, o problema do 40hp é no transporte se levar ele fixo num barco fraco vai dar problema mesmo na popa, 70kg é muito.  Quanto a acidentes, todos que vi ou presenciei isso que piloto desde os 7 anos de idade foram sempre pelos mesmos motivos, o primeiro a Cachaça, o segundo  o excesso de peso e tripulantes, o terceiro o não conhecimento do Rio causando colisões com  pedras e troncos, nunca vi ninguém afundar, virar , etcc por excesso de motorização

Guto o yamaha é um pouco mais leve, ou não?

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respeito muito a idéia de q muitos ja usaram potencias absurdas pro casco e continuam vivos. mas tb sei de muitos barcos que ja racharam a popa com motores de 15 e foram projetados para motores maiores,

 

o aluminio (mesmo nautico) possui propriedades complexas, centenas de ligas que mesmo especialistas se enrolam . 

 

eu quase afundei um barco de FIBRA por 2x em menos de 30 minutos (quebrou o buraco de agua do viveiro) e te digo, o desespero é absurdo, ver tudo flutuando dentro do barco e vc ha centenas de metros da margem a unica coisa que vc fala é: se prepara pra pular a qqr momento!! Estava com meu pai e juro que pensei que a gente ia se ferrar. Estavamos numa represa e ambos sabem nadar muito bem, mas na hora do aperto meu amigo, com a agua na bunda (literalmente ehehhe), o desespero e o medo afloram. 

 

isso pq o que quebrou foi a porcaria da entrada de agua do viveiro, imagina a popa rachando, vai fazer o que? vai afundar em segundos, e qto mais acelera menos barco sobra, vc vendo tudo q demorou anos pra comprar e a margem longe pra caramba e um zilhao de piranha na agua pra comer seu corpinho regado a muita cerveja e picanha... vai por mim, bate cagaço!

 

vc pesca em lugares tao distantes assim que precisa de um 40hp ou apenas quer acordar mais tarde ou mostrar pros amigos? se for realmente necessario, compra outro barco e seja feliz, se nao for, fica com teu 25 e acorda mais cedo.

Geralmente isso e algo que acontece com a maioria dos fabricantes novos, que não são bem especializados etc, por que uma coisa eu falo, qualquer um consegue fazer barco, não e atoa que só no entorno de Goiânia tem umas 10 marcas que nós copiam, praticamente todas os donos já foram funcionários nossos, mas a qualidade e totalmente diferente, invetismentos etc, so nossa solda tem 10 anos de garantia algo que outros não dão por que será ? Desde que me conheço por gente numca vi voltar um barco com espelho de popa rachado, como você disse e complexo, mas pode ser domado!

Abç.

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Exatamente João, o problema do 40hp é no transporte se levar ele fixo num barco fraco vai dar problema mesmo na popa, 70kg é muito.  Quanto a acidentes, todos que vi ou presenciei isso que piloto desde os 7 anos de idade foram sempre pelos mesmos motivos, o primeiro a Cachaça, o segundo  o excesso de peso e tripulantes, o terceiro o não conhecimento do Rio causando colisões com  pedras e troncos, nunca vi ninguém afundar, virar , etcc por excesso de motorização

Verdade guto, o que você vê de gente aí assim, até em lanchas, já vi cada coisa como ligarem um mercury verado 300 fora d'água , acho que perceberam um minuto depois, já era mais de idade e estavam totalmente bêbados no Araguaia.

Barco de 5 metros com 10 pessoas, vê se pode. (Kkkkk)

E cada coisa que se vê por aí.

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Não acredito em um dano catastrófico, mas com certeza irá fadigar o material abrindo rebites.

Ao contrário do Guto, e raramente discordo dele, não acho uma chapa, 1,5mm confiável para este tipo de configuração.

 

Se irá levar a cabo esta idéia, aconselharia pelo menos fazer um belo reforço no espelho de popa e na carreta para poder apoiar adequadamente o motor.

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No araguaia a maioria das guias usam motor 40 e ate 60 em barcos de 6 mts metalglass, pantanaltica, de 5 mts qdo vemos normalmente com console. Vi tb em coxins e tb no rio paraguai.

Acho q vc deve testar usa com prudencia e vai acompanhando, veja se exerce torcao qdo acelera, qquer coisa vc leva em um fabricante ou oficina q solda aluminio e reforca o espelho agregando uma nova chapa. Qto a transportar o motor na popa completamente fora de cogitacao vai ter problema com certeza. Coloca um estrado de madeira bem calcado com eva e leva o motor dentro do barco se nao couber no veiculo. A sua carreta ao q parece nem é adaptada p transportar o motor assim.

E tb vc esta fazendo um upgrade no motor... Quem sabe nao aparece um negocio futuro e vc salta para um de 6 mts... Ah caceira.

Abraco

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Alício qual o peso e medidas do seu barco?      

A propósito sobre o moto em questão qual dano um motor com 13kg  mais pesado e que vai atingir em média 8km/H a mais vai causar no barco?   Se o o 40hp causar dano pode ter certeza que o Separo 30hp tb causará, a diferença não é absurda assim, se tratasse de um 15hp x 40hp até entenderia.   Quanto a carregar motor na popa do barco nunca carreguei e sinceramente, se for pescar em locais com mais de 150km eu prefiro alugar, se não tiver levo em cima da camionete, muito mais seguro e não destruo o barco, Carreta+barco+estrada  um dos dois vai sofrer muito, em cima da camionete eu ando a 120km-h sem me preocupar com luzes, rabichos, rodas, catracas e etc...

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 Em Três Marias, no rio São Francisco tem muitos pescadores profissionais com barquinhos de 5 metros borda 40 cm com motor yamaha 40 hp, e vou te falar...anda muuuuito..... inicialmente usavam pra fugir da policia florestal, posteriormente começou a moda para ir pescar longe e gastando pouco combustível.

A turma por lá manda fazer a popa beeem reforçada não pelo peso do motor nem pela velocidade final, mas pelo torque de arrancada, qualquer aceleradinha com o motor prega os ocupantes para traz.

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