Ir para conteúdo

Acampando no Araguaia


Lamana

Posts Recomendados

Amigos, não sou versado em acampamentos, gosto de ar condicionado, banho quente, banheiro, enfim..... 

O problema  é que depois de algumas vzs no Araguaia, como não pensar em acampar naquelas paragens, e estou estudando esta possibilidade. Bom, a nossa tralha de almoço já é um meio acampamento suici::

O item que mais estou em dúvida, é em relação ao gerador, não estou falando de marca ou potência e sim  em usar ou não, considerando que a ideia é carregar os barcos  e descer o rio pescando e acampando. Será que é melhor levar caixas térmicas com gelo ou gasolina p o gerador (mais de 20 litros/dia p tocar freezer). Qto a iluminação tem um lampião da Coleman que gasta 1l gasolina por 14 horas.

Dúvidas, dúvidas, cadê a turma do camping vergonha::  doeu::  :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lamanão.....já fui adepto ao camping...mas hj estou na mesma q vc...hehehee...

 

Estive acampando em janeiro passado lá em Barcelos...Foram 7 dias de camping total.

O operador levou um freezer (destes horizontais) + algumas caixas de gelo pra nós (600Kg de gelo)...e deu certinho para a pescaria.

Ocorre q o freezer ficava dentro de um barquinho de madeira...então o sol não pegava diretamente nele...o q garantiu um melhor acondicionamento.

 

Acredito q tudo irá depender da quantidade de dias q vcs ficarão hospedados e quantos irão consumir/transportar tudo. Quanto mais conforto, mais peso, mais trabalheira...

 

Agora, q um gerador 4T ajuda muito, muito, muito...isso ajuda...

Sou doido pra voltar a acampar só pra juntar tranqueiras novamente...hehehee...Tem muita coisa top aí no mercado... ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O grande problema dos geradores é a questão da autonomia, pescaria de 10 dias tem que se pensar em torno de 200 l de gasolina e a logística de se transportar isso  em constantes deslocamentos é meio complicado. Some-se a isto o peso do equipamento ja que para virar um freezer um gerador pesa em torno de 45 kg com o tanque vazio. Os geradores a diesel são mais econômicos, porém mais pesados.

O ideal é que no planejamento se pensasse na possibilidade de abastecimento de combustível e gelo a partir de embarcações contratadas para tal fim. Se a opção for por abastecimento de gelo, pode se estudar a possibilidade de iluminação ou mesmo abastecimento de água através de placas solares. Existem alguns kits no mercado que atendem a um acampamento de pesca sem necessidade de grandes investimentos e bastante compactos.

O importante é um bom planejamento. Acampamento selvagem de longa duração exige uma configuração bastante diferente do que passar um final de semana num camping organizado.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lamana eu tb  já fui adepto hoje não mais, mas dependendo do acampamento e o tempo de pescaria o gerador é fundamental, pois o peso de gelo que irá levar é muito,  fora que no caso de pesca com iscas artificiais vc precisa carregar as baterias, e hoje com essas lampadas econômicas dá pra fazer uma cidade na beira do rio 

O gerador sempre melhor é o Diesel ,mas pra carregar no barco não dá lembro que nossa turma usava um Yamar que vibrava tanto que tinha que amarrá-lo senão andava sozinho, hehehehehe.

 Pra falar em gerador eu tenho um Coleman 4T de 1850W há 12 anos que nunca usei, tá na caixa original ainda. E acho que vai ficar assim por um bom tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo Lamana, sempre fui fanático por acampamento, beira de rio...  porém tive poucas oportunidades de realizar. (incompatibilidade de datas com a turma)  mau::

 

O maior problema de um acampamento, na minha concepção é a questão do gelo (sem gelo sem conforto). Já ficamos até 3 dias com gelo em caixas térmicas lacradas e abríamos na medida da necessidade. 

 

Hoje a questão da iluminação é tranquilo. LED  danca::

 

Fiz algumas luminárias em FITA DE LED para futuros acampamentos que nem sei se existirão. só para você ter uma idéia, liguei uma fita de LED de 5 metros em uma bateria já quase sem carga e ficou ligado por 3 dias ininterruptamente "direto" kkkkkk :gorfei:  e não acabou com a bateria.  alegre::

 

:amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lamana, bom dia !

Sei que talvez não tenha comparação, mas vamos lá.

Acampo todo ano no Rio Paraná e com certeza o maior problema e o gelo sem dúvida.

Ficamos uma semana e optamos sempre por levar gelo ao invés de um gerador e freezer.

Geralmente levamos 2 caixas grandes de isopor e colocamos gelo em barra. Uma das caixas deixamos reservado, bem lacrada e sem mexer nela. Usamos o gelo só de uma e enquanto o desta não acaba nem abrimos a outra para preservar o máximo possível as barras.

Uma coisa que conta muito a nosso favor e o fato de não levarmos carne bovina na beira do rio e muito menos trazer peixe embora. Optamos por comer o peixe fresco, ovo, uma carne seca e assim passamos os 7 dias sem nos preocupar em manter a carne no gelo.

Acaba ficando mais fácil. Cada um tem sua caixa térmica e cuida da sua bebida.

Quanto a iluminação, luzes de led na bateria mesmo e um lampião pra deixar ligado a noite no acampamento.

Até então, ta dando certo dessa forma.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lamana, basicamente vcs terão que optar entre mais conforto ou mobilidade.

Como vcs pretendem mudar de acampamento diariamente, quanto menos tralha melhor,o monta e desmonta acaba virando um problema e encurtando o tempo de pesca.Sem dúvida,não levaria gerador,apenas lâmpadas de led e gêlo em barra no isopor.

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha opinião, em relação ao gerador pra carregar bateria depende de alguns fatores, primeiro: tipo de pescaria que será feita e se o motor elétrico é necessário, segundo: como vai haver locomoção das embarcações todos os dias pois a ideia e acampar cada dia em um lugar, talvez uma adaptação no motor para aproveitar a energia gerada durante esse deslocamento seria interessante para carregar as baterias.

 

Tudo deve ser levado em consideração... um gerador de 3 Kva pesa 40 Kgs, o que corresponde mais ou menos ao peso de 3 baterias 60 Ah. Peso por peso, precisa ver o que atende melhor, um gerador desses, acho eu, mantem um freezer e carrega a bateria, além de luzes de LED. Um gerador de 1,2 kva pesa em torno de 31 kgs, já não sei se da conta de um freezer, mas serve para as luzes e carregar bateria.

 

Como disse, acho que tudo depende.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Thiago pelo pouco que sei pra tocar um freezer vc precisa saber potencia do freezer e multiplicar por 3x para o gerador dar conta da partida.   Por exemplo um Freezer horizontal de 150 L tem 200W de potencia, portanto precisa de um gerador no mínimo de 600W pra dar partida nele.    Hj tem geradores bons como o Honda  e silenciosos 1.600w que pesa apenas 20kg.  O meu mesmo de 1850 pesa 23kg 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Guto,

 

É isso mesmo, tem esse pico de energia que pode chegar a 4x, por isso falei acima, depende da utilização, o que compensa e o que não compensa !

 

Em relação ao gerador, tomei como base esse tópico com relatos de amigos que tiveram que comprar gerador de 3 Kva pois o de 1,8 Kva não deu conta do freezer, claro, depende do tamanho do freezer.

 

http://www.turmadobigua.com.br/forum/topic/29256-gerador-de-energia-port%C3%A1til/?hl=gerador

 

http://www.turmadobigua.com.br/forum/topic/27029-dimensionar-o-grupo-gerador-ideal/

 

Quanto ao peso, peguei as informações no site dos fabricantes mesmo. Esses da Honda custam o olho da cara mas são top hein !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema não é p peso do gerador, e sim da gasolina, como disse o Normando, são 200l p um gerador entre 2,5 e 3,0 kva que é o que toca um freezer, iluminação e uma bomba de água. Qto a bateria, o meu 40 carrega ( já tem uma ) mas na minha pescaria não uso motor elétrico, se bem que nunca fui pros lados do Cristalino.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lamana, boa tarde !

 

Não conheço muito desse negócio de geradores e consumo, mas 200 litros de gasosa não é muito não ?

 

Primeiro, que você não precisa deixar o tempo todo ligado, acredito que ligando durante a noite, ele mantém a temperatura do freezer durante o dia. A bomba de água ligara poucos minutos pra tomar um banho ou encher algum recipiente com água e a iluminação não vai gastar muito também, ainda mais se for de LED. O gerador vai trabalhar na "maciota" pra manter o freezer depois do pico de energia inicial.

 

Andei dando uma olhada, peguei como exemplo um toyama de 3 Kva 4 tempos que tem autonomia de 14,7 horas com 50% de capacidade de carga para um tanque de 18 litros. Dessa forma, durante 7 dias, seriam 7 x 18 litros = 126 litros deixando 14,7 horas por dia ligado. Como disse, durante o dia, deixando ele na sombra, acredito que a temperatura se mantenha, necessitando ligar só durante a noite.

 

Como disse, não entendo muito disso não, só fiz os cálculos baseado nas informações dos fabricantes.

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo Thiago, eu tb não entendo psiricas de geradores. De fato se puder desligar, a economia é grande, agora pergunto, será que o isolamento de um freezer é como de um caixa térmica. Uma caixa térmica com barras de gelo sem ficar abrindo e na sombra, o gelo dura vários dias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lamana, Meu Brother ...

 

Tem um tópico legal aqui ... http://www.turmadobigua.com.br/forum/topic/29256-gerador-de-energia-port%C3%A1til/

 

Todos os anos acampo no Araguaia ... pescando ou "praiando" ... com a diferença de sempre ser fixo ...

 

Praiando (inclui família, amigos etc.):

- gerador (grande, a diesel) ligado de manhã até a turma dormir ... às vezes, qdo o pau quebra, ligamos o lampião depois das 9 ou 10 da noite ... e dorme desligado ...

- os freezers, às vezes abertos por cachaceiros à noite, amanhecem basicamente do mesmo jeito que foram desligados: congelando ...

 

Pescando (sempre em lagos, do lado de MT), sempre vou só com gelo - 3 caixas grandes pra 5 ou 6 dias ... 3 pessoas ... as caixas sempre na sombra (se possível) e cobertas no reboque ... levo carne e tudo o mais ...

 

Segundo os cálculos de fábricas de geradores:

- pra um freezer grande, horizontal, de duas portas, vc precisa de cerca de 2800 W pra partida e de 700 W para o funcionamento normal ...

- já pra uma bomba d'água, em média 3200 W pra partida e 800 W para o funcionamento ...

 

Evidente que depende do tamanho do freezer e da potência da bomba ...

 

No tópico que eu te indiquei, o companheiro deu partida num freezer grande com um Motomil 3 KVA total (2,5 KVA nominal) ...

 

Tem gerador pra todo gosto ... e bolso ...

 

Como hj temos smartphones, notbooks, TVS de Marte (rsrsrs), o ideal seria um gerador já com inversor ... procure os Geradores Digitais ... os de sonho, Honda série EU (10i, 20i, 30i ...), Yamaha idem, aos mais acessíveis TOYAMA TG 1000i e 2600i ...

 

Tem geradores a gás (de cozinha ou industrial) e de todo o tipo ...

 

Pra mobilidade, sem dúvida esquecer o freezer e a bomba d'água ...

 

Em qq caso, alugar um barco de 7 ou 9 metros pras tralhas e levar 1 ou 2 pessoas pra trabalhar só nisso ...

 

Se for levar um freezer, preferência um barco com cobertura (no Araguaia em regra não tem sombra) para o freezer ... combustível só vira problema se os barcos dos pescadores rodarem muito ... dois tambores de 200 l de plástico acompanham tranquilo a tralha ...

 

É isso ...

 

qq coisa q eu puder ajudar é só chamar ...

 

Abração ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Continuando, Nobre Companheiro, há uma excelente solução para freezer ... aqueles que podem ser ligados em 12/24 Volts (liga até no acendedor de cigarro ou nas tomadas do carro) ...

 

Há tempos venho paquerando as crianças ...

 

Especificações do maior:

 

R$ 2.600,00

Mini Freezer, especial para ligar no seu carro! 
  Compressor para ligar em 12/24 Volts

  Espaço interno de 90 litros, cabem +- 60 garrafas de 600 ml
  Pode funcionar também para guardar carne, pois chega até -18 graus negativos.
  Equipado com termostato mecânico.
  MEDIDAS: LARGURA  75 cm   PROFUNDIDADE 45 cm   ALTURA  70 cm
  PESO  32 Kg
FABRICAMOS UM MODELO DE 70 LITROS TAMBÉM!

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-573540553-freezer-70-litros-mini-12-volts-_JM

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-573537037-freezer-100-litros-mini-12-volts-_JM

 

O link do fabricante ... http://www.junges.com.br/nossosprodutos.php

 

Ah! Tb tem a opção em 110/220V, que deve exigir bem menos potência pro funcionamento ...

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-581408335-freezer-70-litros-mini--_JM

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-576846584-freezer-100-litros-_JM

 

 

Gostou dessa??? Pra mim, serão cenas dos próximos capítulos ...

 

Forte abraço ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, tava pesquisando, veja o que achei:

 

Freezer 12v/24v/110v E 220 Volts - 112 Litros - Isso Mesmo!
 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-580978732-freezer-12v24v110v-e-220-volts-112-litros-isso-mesmo-_JM

 

FREEZER MODELO DC 112 LITROS

 

 

Características Técnicas

 

Capacidade de armazenagem: ........112 litros

Temperatura: ..................................de 40 a 50 graus Celsius abaixo da temperatura ambiente

Tipo de Gás refrigerante: ................R 134ª - totalmente livre de gás CFC

Gás Isolamento: .....................................C-Pentano  - totalmente livre de gás CFC

Voltagem de funcionamento: .........12 / 24 / 110 e 220 volts simultaneamente! O mesmo freezer  funciona em todas estas voltagens!

Dimensões do freezer:

Comprimento: ..... 802 mm

Largura: ...............485 mm

Altura: .................718 mm

Peso do freezer:...............26 kg

 

Dimensões da embalagem do freezer:

Comprimento: ..... 850 mm

Largura: ...............525   mm

Altura: .................755  mm

Peso do freezer junto com sua embalagem de transporte: 29 Kg

 

Consumo de energia baixíssimo:

                Em 12 volts = 5  amper/hora

                Em 24 volts =  2,5 amper/hora

Em 110 volts = 0,75 amper/ hora

Em 220 volts = 0,4 amper/ hora

 

Certificado de Qualidade:............... CE e SSA

 

Tem em tamanhos menores tb ...

 

joia::: joia::: joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não imaginava que o tema que julgava batido gerasse tanta participação,  fico grato a todos :amigo:

 

Chefão, diferente de nossas pescarias na AM ( e vc sabe  :amigo: que o "véiinho" aqui puxa rip o dia todo) no Araguaia não cansa, então sobra energia p gastar com almoços, acampamentos, etç

 

Normando, vê que vc é do ramo, gostei da idéia do barco de apoio legal::

 

Dr Guto, tb acredito que seja um ritual de passagem, mas que seja ::fishing

 

Amigo Marcelo,  "Sem gelo, sem conforto" guardei a frase ::tudo::

 

Caro Thiago, carregar as baterias com o motor de popa já está nos planos ::bassboat::

 

Mermão Wellington, já tava demorando p entrar no tópico, tava te esperando mau::  tô lendo sua nova resposta. :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho uma tomada que coloca no acendedor de cigarro da camionete com saída 110V,  é bom pra caramba, ligo rádio, , aspirador de pó,carregador de celular de tudo que é tipo, etc. agora não sei quanto ela aguenta, se colocar um freezer deve fritar, hehehehe

s_MLB_v_O_f_4456080766_062013.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Pescaria de acampamento cansa pacas, mas eu ao menos tenho como as que trazem melhores recordações.

 

a interação do grupo é maior, vc sempre precisa do auxilio ou é o outro que precisa, só não dá pra entrar nessa com muito nego "forgado".

 

já fizemos as 2, com gerador e sem gerador na base do gelo.

 

qual a melhor ? eu ainda prefiro a do gelo, mesmo tendo que tomar banho no rio [sem gerador, sem motobomba] é menos peso para transportar, só tem que ter alguém disposto a fazer as viagens se necessário para mais gelo, ou ter alguém em terra de apoio que envie aí depende do quão distante estará.

 

é Lamana, vc vai ter que fazer as duas pescarias pra nos dizer qual vai ser a sua eleita, nada como a própria experiência. 

 

agora fazer acampamento nas praias do araguai, TOP DEMAIS  ::tudo::  ::tudo::  ::tudo::  deu até uma pontinha de inveja  :gorfei:

 

Amigos, não sou versado em acampamentos, gosto de ar condicionado, banho quente, banheiro, enfim..... 

O problema  é que depois de algumas vzs no Araguaia, como não pensar em acampar naquelas paragens, e estou estudando esta possibilidade. Bom, a nossa tralha de almoço já é um meio acampamento suici::

O item que mais estou em dúvida, é em relação ao gerador, não estou falando de marca ou potência e sim  em usar ou não, considerando que a ideia é carregar os barcos  e descer o rio pescando e acampando. Será que é melhor levar caixas térmicas com gelo ou gasolina p o gerador (mais de 20 litros/dia p tocar freezer). Qto a iluminação tem um lampião da Coleman que gasta 1l gasolina por 14 horas.

Dúvidas, dúvidas, cadê a turma do camping vergonha::  doeu::  :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pescaria de acampamento cansa pacas, mas eu ao menos tenho como as que trazem melhores recordações.

 

a interação do grupo é maior, vc sempre precisa do auxilio ou é o outro que precisa, só não dá pra entrar nessa com muito nego "forgado".

 

já fizemos as 2, com gerador e sem gerador na base do gelo.

 

qual a melhor ? eu ainda prefiro a do gelo, mesmo tendo que tomar banho no rio [sem gerador, sem motobomba] é menos peso para transportar, só tem que ter alguém disposto a fazer as viagens se necessário para mais gelo, ou ter alguém em terra de apoio que envie aí depende do quão distante estará.

 

é Lamana, vc vai ter que fazer as duas pescarias pra nos dizer qual vai ser a sua eleita, nada como a própria experiência. 

 

agora fazer acampamento nas praias do araguai, TOP DEMAIS  ::tudo::  ::tudo::  ::tudo::  deu até uma pontinha de inveja  :gorfei:

 

Pascuoti, muito legal suas considerações legal::  :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Eu pesco no Rio Paraná .... gelo sempre na caixa, de preferência 02 (duas)... utilizando as mesmas técnicas que os colegas, usa-se uma caixa e depois a outra conforme vai se consumindo, funciona muito bem.

 

Gerador usamos um Toyama 2 tempos de 950 watts e que pesa 17kg .... consumo de 4 litros para 6,5 horas de uso (autonomia) na potência se usa na meia potência praticamente dobra a autonomia máxima ... mas como usamos mais para lâmpadas e para carregar as baterias .... logo dá para calcular um consumo máximo de 4 litros por dia.

 

Optei pelo 2 tempos pelo fator de não possuir óleo no cárter, ser mais bruto e não precisar de tantos cuidados...rsss dá para jogar no barranco e deixar ele rolar morro abaixo .... rsss

 

Gerador é bom, pois se der algum problema com a bateria (como já aconteceu) ainda assim a noite você possui energia .... motor dá para fazer pegar no manualzão mesmo...hehehehe

 

Abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Turma, bom dia. Eu sempre vou acampar por 2 a 5 dias na beira do "corgo" e sigo alguns critérios:

 

1º: Para pescarias de final de semana eu levo 2 baterias de carro (ciclo curto de descarga) totalmente carregadas e 2 baterias de painel de alarme de 7Ah (que são estacionárias, ou seja, para ciclo longo de descarga). E sempre levo uma caixa de isopor de 160Lts com gelo a vontade para ficar no acampamento.

2º: Para pescarias mais longas, de 3 a 4 dias eu levo um gerador a gasolina de 1kVA e um carregador de baterias eletrônico (recomendo o Air Plus da Schulz que é muito bom) e com ele carrego as baterias sempre em 100%, fica "top" para pescar com motor elétrico. E sempre levo uma caixa de isopor de 160Lts com gelo a vontade para ficar no acampamento;

3º: Para acampamentos com mais gente e mais tempo, uma semana por exemplo, recomendo levar um freezer horizontal de uma porta (250lts) e um gerador de pelo menos 2kVA, agora esse lance de multiplicar a potência por 3 é gambiarra, funciona, mas fica caro. O lance é montar um capacitor de partida de uns 25uF em SÉRIE na alimentação do freezer para ajustar a defasagem de corrente com a tensão elétrica, desequilíbrio provocado pelo motor do compressor que faz com que um gerador perca força e acaba queimando o capacitor original do gerador, pode fazer isso que você fica tomando cerveja gelada, faz um gelinho e mantém o peixe bem frio por todo o tempo, usando um gerador 4 tempos eu levo 20 litros de gasolina para tocar freezer, fazer gelo e carregar as baterias e sobra gasolina. E não esqueça do carregador de baterias eletrônico!

4º Para a iluminação do acampamento eu compro lâmpadas fluorescentes iguais as utilizadas em casa, de 11 a 15W, porém para 12Vcc (não é difícil achá-las), uma lâmpada dessa ilumina o acampamento todo, e caso o acampamento fique um pouco distante da beira do rio se pode fazer uma extensão e montar um bocal com essa lâmpada de 12V na beira do rio (por segurança). Funciona que é uma beleza e não puxa tanta carga da bateria, com uma bateria de 7Ah@12V eu fico tranquilo uns 4 dias com uma lâmpada ligada de noite.

5º: O dínamo do motor de popa entrega corrente geralmente de até 6A, mas não tem regulagem de carga de bateria, assim a bateria nunca ficará totalmente carregada, carregar no motor de popa em trechos curtos também não contribui muito para a carga da bateria. Esse recurso tem que ser considerado como um quebra galho SEMPRE;

6º Os inversores portáteis de até 110W (12Vcc para 11Vca) que o amigo postou acima tem que ter ventilação forçada para aguentar o serviço, senão você fica na mão (experiência própria) e é muito útil para carregar uma bateria de rádio, máquina fotográfica, pilha de lanterna, aparelho de som e etc...

 

PS: As baterias automotivas são projetadas para descargas de curta duração e alta corrente de descarga e não são recomendadas para serem utilizadas em motores elétricos caso o tempo de uso seja longo e contínuo, as baterias estacionárias são projetadas para descargas longas, porém são bem mais caras. Mesmo sabendo desse fato (sou eng eletricista) comprei duas baterias de carro e navego o Xingu todo com o motor elétrico e assim que chego no acampamento carrego a bateria, se estragar troco por outra, pois o custo benefício entre automotiva vs estacionária pende para a automotiva.

 

Agora é só adquirir os chicotes e adaptadores para ligar essa parafernália toda e cair pro rio!!

 

Qualquer dúvida é só escrever!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...