Ir para conteúdo

Tralha básica para acampar e cozinhar...Qual sua experiência e o que recomenda?


Kleder

Posts Recomendados

Olá pessoal!

 

Estou querendo montar uma tralha básica e funcional para cozinhar e/ou acampar uma noite no máximo...coisa que caiba em uma caixa plástica  (tipo mercado ou feira)

 

Até já pesquisei bastante aqui no fórum....me restaram algumas duvidas sobre alguns itens, mas ao invés de abrir um tópico para cada coisa, achei legal ir batendo um papo por aqui.. 

 

 

Com certeza a experiência do pessoal possa facilitar as minhas escolhas....

 

Minhas dúvidas são mais relacionada à fogareiro, lanterna, lampião, barraca....

 

1º Ponto - Fogareiro.

 

Atualmente tenho um de 2 bocas a gás (botijão pequeno)...muito bom, mas acho meio desajeitado....principalmente para levar pro rio somente para fazer um almoço ou no máximo 2 almoços e uma janta quando acampar....

 

Andei pesquisando e achei alguns modelos que usam cartucho de gás e outros gasolina....o que vocês acham deles?

 

Vi que exitem dois modelos a gás....um parece fogãozinho mesmo e usa um cartucho menor dentro....outro é do tipo fogareiro onde o cartucho é mais largo e fica em baixo...

 

Um que achei bem legal é o fogareiro a gasolina....tem um tambor na base onde fica a gasolina....

 

Qual a experiência de vocês e opiniões, tanto negativas e positivas? 

 

Qual a autonomia de uso, facilidade de manuseio, eficiência, segurança,etc...?

 

No gasolina...tem que ficar o tempo todo apertando aquela bombinha?

 

Desde já agradeço as contribuições

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos lá amigo Kleder.  praia::

 

Se realmente é apenas uma noite, acredito que a melhor opção seja a que utilizo atualmente. danca::

 

Levo espetinhos de carne, kafta, pão de alho... ::tudo::  tudo congelado na caixa térmica e uma pequena churrasqueira. Fica tudo uma delícia e muuuuito prático e o melhor que não ocupa espaço e não junta mosca  alegre::

 

Antes levávamos fogareiro, panela, prato, talher, tábua p/ carne, tempero..... uma enorme parafernalha para apenas uma ou duas refeições  fome::

Não vale a pena. Naonao:: 

 

Fazemos um belo churrasquinho rápido, muito gostoso e prático (ficar um diazinho sem um arroz... não mata ninguém).  :gorfei:

 

:amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia

Vou contar minhas experiencias:

Quando vamos acampar aqui perto, apenas uns dois dias, fazemos fogo no chão mesmo! Cozinhamos na lenha e as tecnicas pra fazer um pratico fogão caipira, depende do lugar onde vamos... ex: lugares de muitas pedras; usamos pedras pra fazer o fogão; lugar de areia, cavamos o chão, encaixa-se a grelha na parte de cima do buraco e deixamos a entrada de lenha igual a de um fogão caipira comum...

É so levar a grelha e bota os peão pra caça lenha boa no mato....

Esse final de semana, vamos ao Rio Branco aqui pertinho, vamos no sabado de manhã e voltamos domingo, a tempo de ver o jogo das 16:00 do brasileirão, vou tirar a foto do nosso fogão de pedra e posto aqui pra voces...Nunca pensei que um dia ia fazer isso....:lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Vamos lá amigo Kleder.  praia::

 

Se realmente é apenas uma noite, acredito que a melhor opção seja a que utilizo atualmente. danca::

 

Levo espetinhos de carne, kafta, pão de alho... ::tudo::  tudo congelado na caixa térmica e uma pequena churrasqueira. Fica tudo uma delícia e muuuuito prático e o melhor que não ocupa espaço e não junta mosca  alegre::

 

Antes levávamos fogareiro, panela, prato, talher, tábua p/ carne, tempero..... uma enorme parafernalha para apenas uma ou duas refeições  fome::

Não vale a pena. Naonao::

 

Fazemos um belo churrasquinho rápido, muito gostoso e prático (ficar um diazinho sem um arroz... não mata ninguém).  :gorfei:

 

:amigo:

Para um dia eu faço churrasquinho no espeto também. Foi a melhor opção que encontrei !!!!

Ainda levo vinagrete num pote de plastico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Também acho que alguns espetinhos e uma pequena churrasqueira seria a melhor opção para essas ocasiões, vi uma com tampa, como dizem "churrasqueira bafo", muito pequena e prática, não vai quase nada de carvão.

 

Se você não dispensa o arroz, leva pronto e só coloca pra esquentar em uma pequena panela dentro da churrasqueira mesmo.

 

É mais prático e fica bom para essas ocasiões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 3 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Ao invés deu ficar escrevendo passo a passo, digite no youtube - fazendo arroz na garrafa pet

 

Vai encontrar vários vídeos  ::tudo::

 

:amigo:

 

 

Caraca, mas o arroz não fica meio zoado, digo, com gosto. Sei lá, acho meio perigoso, difícil o plástico não soltar nenhuma substância no arroz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caraca, mas o arroz não fica meio zoado, digo, com gosto. Sei lá, acho meio perigoso, difícil o plástico não soltar nenhuma substância no arroz.

Fica não amigo George fica muuuito bom e vem aquele cheiro de fome kkkkkkkk

 

Quanto a substâncias nocivas, tem muito material a respeito na NET. Fica a critério de cada um seila:: 

 

:amigo:   

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

O Marcelo deu ótimas dicas para refeições práticas em períodos de curta duração, porém, respeitosamente discordo de tudo o que li até agora, porque minha tralha ideal de cozinha (incluindo ingredientes), é composta de:

1) Uma cozinheira em tempo integral, de preferência mineira, que sabe cozinhar como ninguém;

2) um conjunto de 60 peças de panelas, caldeirões, frigideiras, leiteiras e outros trecos de alumínio batido;

3) um fogão de 6 bocas. Se não der, um fogão caipira serve;

4) duas botijas de gás 13 kg ou 4 metros cúbicos de madeira seca ou briquetes;

5) 10 kh de costeleta de porco defumada e pertences para algumas feijoadas;

6) 12 kg de filé maturado e 18 kh de linguicinhas da Sadia;

6) temperos, legumes, frutas e verduras em geral e muita farinha e ingredientes para algumas pizzas e outras guloseimas, sem esquecer o queijo pra fazer uns pãezinhos;

7) 6 engradados de cerveja por pessoa e uma tubaína de 2 litros para a cozinheira.

8) uma churrasqueira tamanho família e carvão pra cacete. 

*********

Brincadeira à parte, gosto muito mesmo da recomendação do Gustavo. Não sei qual o tipo de churrasqueira que usa, mas creio que uma a bafo, própria para barcos deve cair como uma luva. Também nunca cozinhei arroz numa Pet, mas sei que dá certo, inclusive contendo água, ela pode até ser levada ao fogo direto que não derrete.

Também li neste espaço a sugestão de se fazer uma fogueira e daí partir para o crime. Funciona e é prático, mas se chover será difícil achar lenha seca e se estiver chovendo então...

Mais um lembrete: creio que nuca se deve cozinhar utilizando gasolina ou coisa semelhante. O gosto vai passar pro rango.

Abraço do Gilbertinho, pescador de lobó graúdo da Amazônia

  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Há uns 6 meses, mais ou menos, fomos pescar e testar o suporte da churrasqueirinha a bafo, feito com dois filetes de madeira e dois ganchos (prendi pelas pernas dela). Segurou bem. Ficou top!!

Fizemos um cupim a bafo pra comer no meio do pão que ó... Sensa!!! praia::

Melhor cupim que já  comi na vida! Kkk Agora, não sei se era a fome ou se ficou bom mesmo. Mas o bafo deixou ele suculento. Só "botar" lá e esquecer. 

20160917_104238.jpg

20160917_104059.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
Em 04/11/2016 at 03:25, Lorena Almeida disse:

Há uns 6 meses, mais ou menos, fomos pescar e testar o suporte da churrasqueirinha a bafo, feito com dois filetes de madeira e dois ganchos (prendi pelas pernas dela). Segurou bem. Ficou top!!

Fizemos um cupim a bafo pra comer no meio do pão que ó... Sensa!!! praia::

Melhor cupim que já  comi na vida! Kkk Agora, não sei se era a fome ou se ficou bom mesmo. Mas o bafo deixou ele suculento. Só "botar" lá e esquecer. 

20160917_104238.jpg

20160917_104059.jpg

aí sim eu vi vantagem! deu vontade de fazer esse cupim!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/01/2017 at 08:21, ArthurCaillard disse:

aí sim eu vi vantagem! deu vontade de fazer esse cupim!

Cara, tenho uma dessas sem uso em casa. Fiquei com água na boca. Acho que vou pegar um bicho-de-casco, tipo tracajá e mandar bala (brincadeira, moro na Amazônia mas não curto esse tipo de rango, aliás, nem caço nem como qualquer animal silvestre). Mas um filé ou uma picanha (ou ambas) não escapam. Vou cuidar disso logo.

Abraço. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Kleder ... se tiver oportunidade , dê uma olhada em vídeos de camping japoneses ... lá quase todo mundo pratica isso ... muito comum por lá ...

tem vídeos sensacionais onde vc pode tirar várias sugestões ( ou ideias )  que se enquadram no que vc deseja ...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...