Ir para conteúdo
Edinho Schvarcz

Troca hélice Yamaha 40 HP 2 T Manche XMHS

Posts Recomendados

Pergunta aos mais entendidos 

Alguém por aqui já trocou hélice que vem no Yamaha 40 XMHS com passo 11.1/4 X 14, por um outro??

Estou pensando em experimentar 10.3/8 X 13

Uso um Karib 600 (Manche) na condição de duas pessoas mais tralhas normal acho que vai melhorar velocidade final, mas sou ciente que com mais carga barco não irá desenvolver

Qual a opinião dos amigos

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Yamaha 40 hp com manche vem originalmente com passo 15. O com comando vem originalmente com passo 14.

Já fiz o teste com o Yamaha 40 com manche montado com um bigfish 5014 e duas pessoas.

Com passo 15 - 54 km/h

Com passo 14 - 49 km/h

Eu acho que o karib 600 e duas pessoas o ideal é a passo 15.

Se fosse para um barco muito pesado e com muita carga aí sim o passo 13.

Abraço!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Opa!!!!!!

Ressucitando o finado tópico!!! kk

Alguém que seja bem mais esclarecido sobre hélices passos de hélices 

Poderiam me ajudar continuo na dúvida sobre a questão da troca do hélice

Hoje vi mais um motor e este estava com hélice 11"1/8 x 13

Qual ficaria melhor???

10"3/8 x 13

ou

11"1/8 x 13

palmas::  palmas::  palmas::  palmas::

Compartilhar este post

Link para o post

Boa tarde Edinho, sou de Dourados tambem, tenho uma helice Sorabo passo 15 zerada, comprei e usei só pra teste, se tiver interesse podemos negociar (67)9973-0240, abraço.

Opa !! Vamos conversar uai como faço para encontrar vc?

Compartilhar este post

Link para o post

Essa é uma dúvida bastante corriqueira.

A utilização de hélice inapropriada para o peso e tipo de embarcação trará diferenças de consumo de combustível e de vida útil do motor.

Eu mesmo estou com essa dúvida a respeito da minha hélice. Em conversas com mecânicos aqui da região, foi sugerido um teste com, pelo menos, 3 hélices diferentes antes de comprar uma reserva. Antes de comprar, entendo ser prudente consultar a oficina autorizada ou, se não tiver na sua região, um mecânico de confiança. De qualquer forma, o ideal seria fazer os testes com as hélices diferentes, dando especial antenção ao nº de giros do motor (rpm).

Também vou acompanhar esse tópico.

Compartilhar este post

Link para o post

Fazer esse tanto de teste que é complicado... Arranjar as helices para os testes tambem...

O meu barco cada dia que passa ganha um pesinho extra... Agora mesmo vai ser outra bateria para colocar na partida eletrica... rsrsrs... Sou entusiasmado demais com acessorios e me divirto instalando... Enfim...

Se desse para saber se existe uma helice do tipo "coringa" ja seria de extrema ajuda. Com o horimetro que comprei da pra acompanhar os rpm e ai ja eh um teste bacana.

Mantenho a helice original como reserva.

Compartilhar este post

Link para o post

Lênio..o hélice "coringa" como você citou é o original. As fábricas fazem  testes com passos diversos, e embarcações diversas compatíveis com a potencia do motor e colocam o passo de hélice que deu mais certo.

Acontece que muitos usuários acabam usando os motores em condições diferentes. Ora barco mais pesado ou que gera maior arrasto ora mais peso, ora em embarcações beeem mais leves. E nestas condições especiais, pode ao se redimensionar o passo do hélice ganhar melhor desempenho e economia.

Esse assunto de hélice, passo, diâmetro, rake, etc... não é muito fácil de acertar, isso com muita experiência e baseado na técnica  ajuda, mas sempre os testes na pratica, olhando rpm, outros instrumentos e tempo de planeio, etc...que vão definir.

Abraço!!

Compartilhar este post

Link para o post

Isso não é uma regra, mas já li que se o barco está pesado e se o motor não está atingindo os 5500 giros há possibilidade de melhorar esse desempenho usando uma hélice de um passo menor.

Essa hélice um passo menor seria adequada para cargas mais pesadas (sempre respeitando o limite de peso que a embarcação comporta, lógico).

Teoricamente, isto aumentaria o n° de giros, aumentaria o desempenho e diminuiria o consumo de combustível.

Compartilhar este post

Link para o post

Lênio..o hélice "coringa" como você citou é o original. As fábricas fazem  testes com passos diversos, e embarcações diversas compatíveis com a potencia do motor e colocam o passo de hélice que deu mais certo.

Acontece que muitos usuários acabam usando os motores em condições diferentes. Ora barco mais pesado ou que gera maior arrasto ora mais peso, ora em embarcações beeem mais leves. E nestas condições especiais, pode ao se redimensionar o passo do hélice ganhar melhor desempenho e economia.

Esse assunto de hélice, passo, diâmetro, rake, etc... não é muito fácil de acertar, isso com muita experiência e baseado na técnica  ajuda, mas sempre os testes na pratica, olhando rpm, outros instrumentos e tempo de planeio, etc...que vão definir.

Abraço!!

É isso aí, Leonardo.

Compartilhar este post

Link para o post

Abraço!!

Faz muito sentido! Obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post

Comprei um hélice reserva da marca SORABO com um passo menor do que o original (YAMAHA FEDS 40 HP 4T). Fiz a troca e vou testar neste fim de semana. A expectativa é a de melhorar o desempenho.

Compartilhar este post

Link para o post

Boa noite Edinho.

Também tenho um 40 Yamaha XHMS.

Sempre navego leve, em duas pessoas mais tralhas necessária e combustível.

Com o hélice stand, 11x15, estava conseguindo 31mph.

Tentando melhorar este desempenho comprei um hélice 10.3/8x13 e o resultado não foi satisfatório.

Estourou os giros e a velocidade ficou em 27mph. Por outro lado percebi que o torque melhorou. Mas também foi só.

Por fim comprei um hélice 10.3/4x17, e o desempenho melhorou!! Consegui 34mph. Ainda não consegui medir o consumo e o RPM do motor,

mas a principio estou satisfeito com a mudança de hélice.

Abraço!!!!

::tudo::  ::bassboat::

Compartilhar este post

Link para o post

Boa noite Edinho.

Também tenho um 40 Yamaha XHMS.

Sempre navego leve, em duas pessoas mais tralhas necessária e combustível.

Com o hélice stand, 11x15, estava conseguindo 31mph.

Tentando melhorar este desempenho comprei um hélice 10.3/8x13 e o resultado não foi satisfatório.

Estourou os giros e a velocidade ficou em 27mph. Por outro lado percebi que o torque melhorou. Mas também foi só.

Por fim comprei um hélice 10.3/4x17, e o desempenho melhorou!! Consegui 34mph. Ainda não consegui medir o consumo e o RPM do motor,

mas a principio estou satisfeito com a mudança de hélice.

Abraço!!!!

::tudo::  ::bassboat::

Lindomar qual o casco que vc esta usando??? 

Compartilhar este post

Link para o post

O meu é um casco e alumínio fabricado pelo Barcos Fisher.

É uma fabricante muito tradicional.

As características do barco são as seguintes:

Fabricante: Barcos Fisher

Modelo:JET 550 SL

Casco: Alumínio

Espessura casco: 2mm

Comprimento: 5.50m

Boca: 1,65m (bem mais larga que as tradicionais)

Pontal:0,62m

Peso: 160kg (foram feitas algumas alterações no casco)

Motorização: até 40hp (de acordo com o fabricante, pode colocar até 60hp sob responsabilidade do proprietário)

Motor: Yamaha 40Hp XHMS

Fiz algumas alterações no barco:

Mandei colocar plataforma na proa e popa, tanque embutido na embarcação de 67litros (fica na proa o tanque).

Ficou muito equilibrado o conjunto!!

Compartilhar este post

Link para o post

Eu nao consegui fazer testes ainda e agora entrou o frio aqui lascou + um pouco

To ficando mei doido cada vez q converso com um mecanico cada fala uma coisa contrariando o outro

doeu::  doeu::  doeu::  medo::  medo::  rindo3::  rindo3::

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora