Ir para conteúdo

Thaimaçu: é muito peixe


Posts Recomendados

Tucunarés, cachorras, bicudas, trairões, corvinas, jaús, jundiás, cacharas, barbados, pirararas, palmitos, pacus, tambaquis, além de jacundás, piaus, trairinhas e as velhas piranhas, claro. 


A terceira vez da nossa turma na Pousada Thaimaçu, no sul do Pará, entre 31 de agosto e 4 de setembro de 2014, mais uma vez foi de impressionar. Pela variedade de peixes, pelo tamanho, pelas ações o dia inteiro, enfim, uma pescaria que todo mundo quer fazer.

Para quem gosta de tucunarés, como eu e meu parceiro de barco (Pedro Branco), foi ótimo. Os cinco dias entre os rios São Benedito e Azul só não foram perfeitos porque os bocudos não estavam atacando no alto. Os botes nas iscas de superfície são sempre mais divertidos e emocionantes, mas a captura não foi grande neste aspecto (apenas cinco). Mas a incrível quantidade de ações, o tamanho dos bichos e a cor inigualável dos peixes da região, os tucunarés-fogo, foram de encher os olhos. 

As iscas matadoras foram os spinners e os jigs, embora a curisco e a brava também tenham feito sucesso. A turma que prefere peixes de couro também pegou muito tucunaré na tuvira, já que os peixes, quase em sua totalidade, atacavam do fundo, vindo como um raio vermelho atrás das iscas. 

Nos cinco dias, nossa dupla ficou perto dos 100 bocudos. Isso mesmo. No caderninho que me acompanha nas pescarias, contabilizei 57 tucunas só meus. O maior foi um de 4,8 quilos (balança digital), mas foram dezenas de exemplares acima dos 3 quilos e meio. Os pequenos, de menos de um quilo, não chegaram a dez. 

No pouco que eu e meu parceiro pescamos sem iscas artificiais, quase sempre na rodadinha, ainda pegamos cacharas, trairões, cachorras, tambaquis...

Ah, o peixe campeão foi um jaú entre 50kg e 60kg, mas que não saiu no nosso barco de tucuneiros. 

 

Enfim, o que importa são as fotos. E aí vão elas. 

 

IMG_2988.jpg

 

IMG_2974.jpg

 

IMG_2964.jpg

 

IMG_2971.jpg

 

IMG_2959.jpg

 

IMG_2949.jpg

 

IMG_2942.jpg

 

IMG_2898.jpg

 

IMG_2894.jpg

 

IMG_2908.jpg

 

IMG_2941.jpg

 

IMG_2916.jpg

 

IMG_2903.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Puts, lá é muito TOP, goste demais do local!

 

 

Excelente pescaria! Meus amigos estao preparando para uma possivel ida ano que vem. So me disseram que la é o lugar que tem mais pernilongo do universo! Kkkkkkkkk

 

Oxe cabra, lá nao tem mosquito não! Pelo menos que eu lembre...agua escura, como no negro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente pescaria! Meus amigos estao preparando para uma possivel ida ano que vem. So me disseram que la é o lugar que tem mais pernilongo do universo! Kkkkkkkkk

Lênio, não tem mosquito nenhum. Fui três vezes à pousada. Às vezes, no finzinho de tarde, bate um mosquito ou outro, mas quando está apoitado próximo ao mato. Na pousada mesmo, nem uso repelente. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tucunaré fogo !

 

arrow:: Existe APENAS na região do Telles Pires e afluentes daquela latitude !  danca:: 

arrow:: Um espetáculo de peixe, cuja cor e contraste de cores já é uma fantasia !  ::tudo::  mestre:: 

 

Transcrição do site do Thaimaçu  ::link2:: http://www.thaimacu.com.br/peixes/peixe.php?id=78

 

TUCUNARÉ - Conheça mais sobre esse maravilho peixe

arrow:: Conheça o diferente Tucunaré Fogo, com suas fortes tonalidades vermelhas, encontrado exclusivamente na região do Thaimaçu. Um sinônimo para o tucunaré é explosão!

arrow:: Explosão no ataque da isca e na força da briga assim que fisgado. Como um cavalo chucro é preciso força e perícia para domá-lo! Não resiste a uma isca bem, e às vezes até mal, trabalhada. Ataca com uma fúria como se não comesse há semanas. Você não poderá deixar de testar sua força. Vá disposto a lhe "presentear" algumas iscas.

 

arrow:: Melhor Época: arrow::  Durante o período seco, de maio a outubro.

arrow:: Nomes Comuns: Tucunaré , Tucanaré - Fogo

arrow:: Peso Máximo 6 Kg   arrow:: Peso Médio 3 Kg arrow:: Média de ações diárias em sua temporada 20

arrow:: Características arrow:: O formato geral do corpo lembra bastante o de uma perca. O formato da nadadeira dorsal o diferencia das demais espécies da família. O corpo é comprimido. A comprimento da cabeça está contido cerca de 3 vezes no corpo. Boca protátil, prognata. A cor geral pode variar ao longo do ano. Três manchas arredondadas são observadas nos flancos. Dorso mais escuro, enegrecido ou marrom escuro. Flancos amarelados ou esverdeados, até mesmo acobreados. Região gular e abdominal na cor vermelho sangue. Possui mancha ocelar característica na base da nadadeira caudal. Durante o período de reprodução se reunem aos pares para construir um ninho. Atinge cerca de 80 com de comprimento e 6 quilos de massa.

arrow:: Habitat arrow:: Vive em ambientes lênticos, ou seja, com águas calmas, em lagos, enseadas ou "ressacas". Pode também estar presente em ambientes lóticos, mas sempre nas águas mais tranquilas entre ou atrás de rochas ou troncos e galhadas.

arrow:: Equipamentos arrow:: Categoria média a média/pesada.

arrow:: Varas de 5,6 a 7,0 pés de comprimento para linhas de 20 a 30 Lb.

arrow:: Carretilhas ou molinetes que comportem até 100m da linha escolhida. O uso de um líder é recomendado.

arrow:: Iscas artificiais de plugs, tanto de superfície como meia-água são as mais utilizadas, além das colheres e jigs.

arrow:: Na pesca com fly, recomendamos o uso de varas de # 7 a 9, com linhas floating, ou sinking tip.

arrow:: Iscas que imitem pequenos peixes, como os streamers, além de poppers, hairbugs e divers, são muito eficientes.

 

Dados Científicos

arrow:: Ordem: Perciformes

arrow:: Família: Cichlidae

arrow:: Gênero: Cichla

arrow:: Espécie: Cichla sp.

arrow:: Hábito Alimentar: Piscívoro, mas pode consumir camarões, insetos e outros artrópodes durante a fase juvenil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Puts que peixe bonitos ::tudo::  ::tudo::  ::tudo:: , Eu preciso pegar uns desses chorei::  chorei::  chorei::  chorei:: .....kkkkk

Parabéns Amigos pela belíssima Pescaria,  TOP demais  aplauso::  aplauso::  aplauso::  aplauso::

O bicho é bonito e brabo. O local é lindo. A pousada, campeã. Se tiver oportunidade, não deixe de ir. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito boa pescaria, lindos peixes de uma cor inigualável .A beleza criada por DEUS é perfeita. Gostaria de conhecer este lugar, quem sabe no ano que vem.Um abraço .

Jorge, se puder, vá. Eu fui três vezes e nunca fiz uma pescaria ruim. Nem mais ou menos. Sempre muito peixe. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Puts que peixe bonitos ::tudo::  ::tudo::  ::tudo:: , Eu preciso pegar uns desses chorei::  chorei::  chorei::  chorei:: .....kkkkk

Parabéns Amigos pela belíssima Pescaria,  TOP demais  aplauso::  aplauso::  aplauso::  aplauso::

 Rapaz, pra mim é o tucunaré mais bonito. E é valente. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

esse rio e show, fui la a muitos anos e e bom saber que continua bom.

 

Ja naquela epoca a maioria dos Tucunares sairam nos spin-baits de bass, que ns Americanos nos gentilmente deram ... tentamos as iscas tradicionais e nada, era so colocar o spin bait e eles entravam! Jigs tambem davam certo.

 

Parabens pela pescaria e o relato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Senninha, estive na Thaimaçu em 2012 e fiz também uma pescaria memorável, nossa bateu uma saudade... medo::  vixi... é um lugar fora de série e tem muuuuuito peixe.Parabéns a vc e o restante do grupo as fotos ficaram jóia.

Marquei pra pescar na Thaimaçu pro ano que vem em julho... lá é muito concorrido.

Manda mais fotos!!!

Inclusive essa foto minha é de um trairão pêgo lá!!!!

Abraço parceiro!!! ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...