Ir para conteúdo

Ajuda com duvida no uso de hélices


Dalcio R. Andrade

Posts Recomendados

Amigos voces usam destorcedor no uso de helices? neste caso algum tipo especial de destorcedor? onde o destorcedor deve ser colocado, na argola da helice ou no snap?, como voces fazem? putra coisa, devo sempre usar flurcarbom com a linha multi ou só emcasos de muita estrutura no local da pesca? tem gente que diz que sem fluorcarbom a isca trabalha melhor! estarei, se Deus permitir, pescando na amazonia em outubro pela primeira vez e ainda preciso aprender muitos detalhes, abraços e obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo,

 

No caso de hélices você pode usar girador de rolamento no snap ou diretamente no pitão da isca de hélice.

 

Muitos dos pescadores da AM preferem não usar leader, pois o nó pode ser mais um ponto que enfraquece o conjunto...dai alguns optam por abrir o pitão da isca, colocar um girador de qualidade (rolamento, por exemplo: sasame) e fecham novamente...dai é linha multi diretamente no girador acoplado a isca.

 

Particularmente fluorcarbono eu somente usaria no caso de utilizar linhas multi com 8 fios (os filamentos são muito finos) e com isso a serrilha da boca do tucunaré pode ralar a linha a qual pode se romper, no caso de multi com 4 fios apenas confira a linha a cada peixe fisgado e/ou quando a linha ralar em alguma estrutura, não tenha preguiça em cortar e amarrar novamente, pois pode garantir o seu troféu.

 

Abraços e espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nilton , 

 

aproveitando o gancho , eu estarei indo agora a primeira vez final de outubro.......minha pergunta é a seguinte , como não tenho experiência para tirar o pitão e fazer estas alterações , eu poderia estar usando um pitão com snap , ou o snap , que não sou muito fã nesses casos pode atrapalhar ? 

 

eu poderia amarrar a linha diretamente no pitão ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz em umas iscas de hélice esse sistema de abri o pitão e colocar um girador, que nem o Nilton citou, porém são iscas pequenas, peixes pequenos, se fosse iscas pra barcelos não sei se o fato de abri e fecha o pitão vai o deixar enfraquecido, é uma dúvida que tenho também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Dalcio,

 

 

                Eu já gosto de colocar líder de fluorcarbono - sempre com um nó SF bem testado - e coloquei um girador Owner  no pitão da hélice com uma argola das boas.

                Cada louco tem a sua mania. Você precisa testar e escolher a sua ::tudo:: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tentando ajudar ... SÓ REPARTINDO EXPERIÊNCIAS ... E OS MATERIAIS QUE EU USO ...

 

GIRADOR

 

1. Pode colocar no snap ou já comprar o snap com o girador

2. Pode colocar o girador numa argola e montar a argola no pitão

3. Pode colocar o girador direto no pitão ... como?

- veja se o pitão da isca tem o olhal possível de ser aberto (as Pavon Prop da Caribe Lures têm o olho soldado)

- se puder abrir, desenrosque o pitão algumas voltas somente ...

- com um alicate, abra o olho do pitão SOMENTE o suficiente para encaixar o olhinho do girador

- após encaixar o girador, feche o pitão com todo cuidado e enrosque-o novamente, até a parte do olho que abre FICAR PRA BAIXO

- MUITO CUIDADO ... qualquer desalinhamento no olho do pitão ou entortada pode fazer a hélice não vir retinha no trabalho ... se não estiver seguro, use as opções anteriores ... MAS NÃO É DIFÍCIL ... AO CONTRÁRIO ... é muito fácil ...

- NÃO ENFRAQUECE O PITÃO, mas lembre da posição pra baixo ... a parte que abre ...

 

Outro dia faço um post pra mostrar como se diminui e até se anula completamente a torção da isca/linha ...

 

Qual girador?

- pelo peso, uso Sasame 5 ou 4

Qual argola?

- uso CCM 80 ou 130 lbs com trava

 

Normalmente, quando é o caso, monto o girador nos Snaps CCM 130 ou 80 lbs ... vou pelo peso ... sempre ...

 

Mas, desde q conheci, somente uso o Snap sem nó ... com a finalidade maior de evitar os nós e conseguir mais resistência na linha ...

 

Não uso líder ... mas conheço quem usa ... faz diferença??? rsrsrsrsrs ... nenhuma ...

 

É isso ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...