Ir para conteúdo

pescaria em quantidade x qualidade para x diversidade


Dalcio R. Andrade

Posts Recomendados

Amigos, gostaria de saber a opinião daqueles que conhecem os principais locais de pescaria no Brasil qual é o local que voces indicariam para :

A) Quantidade ou seja local onde voces viram uma grande quantidade da especie que voces estavam interessados, principalmente o tucunaré, onde se tem muita ação de tucunarés (ou outro) independente do tamanho.

                            B)Qualidade: me parece obvio que os maiores tucunarés ficam na Amazonia, ou alguem teria experiencia de fisgar grandes exemplares em outra região? E os peixes redondos? tambaqui, pacu cachoras, aruanãn, trairões etc

                            C) Diversidade: ou seja onde se pega maior numero de especies esportivas.

 

Acho que esta discussão poderia orientar pescadores(principalmente os nâo muito viajados) a fazer boas escolhas de local de pesca

 

Com relação a Amazonia ou pantanal eu gostaria de saber daqueles que viajam muito pra lá, o que é mais eficiente, barco hotel ou pousada.. è claro que uma pescaria depende de muitos fatores porem acho que opiniões experientes sempre ajudam Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muita ação de Tucunaré? Araguaia, Ilha do bananal... se for apenas Pesca Esportiva.. os guias te levarão nos melhores lagos...

 

No Araguaia essa época, o rio deve estar baixo... então tem que ter disposição pra caminhar.. mas pode escolher o Cristalino dá pra chegar de barco...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dalcio,

 

Vamos por partes :

 

A) Existem alguns locais onde se encontra grandes cardumes de tucunaré, quase sempre em lagos, lagoas e até mesmo rios - a opção do rio Cristalino no Araguaia é boa ! Tem uma pousada por lá (Asa Branca) que poderá atender aos requisitos de um pescador atrás de ação dessa natureza ! Pesquise antes - sempre...

 

B) Sempre existem peixes grandes, o que falta é a quantidade deles num mesmo local, facilitando a chance de encontrar um ! Certamente que a Amazônia é o local desses peixes ! Importante sempre relacionar a espécie que procura, ao local de sua origem... Da mesma forma que o tucunaré é amazônico, o dourado já é de outra região ! O Pacu é maior no Pantanal e por aí vai...

 

C) Quanto a diversidade, acredito que nenhum lugar vai lhe oferecer mais surpresas que a região do Telles Pires ! Naquela faixa (latitude) existem diversos rios, e há uma quantidade enorme de espécies, inclusive uma "fronteira" não respeitada de peixes originários do pantanal com os amazônicos ! Uma das pousada mais famosas de lá é a Thaimaçu (que opera - e bem - há anos

 

Quanto a orientação de "Onde pescar", sou adepto de que a pescaria se inicia no planejamento ! E escolher onde, faz parte disso ! Não é preciso grandes gastos ou investimentos astronômicos para se ter prazer na pesca, e sim estar com suas tralhas adequadas para o que pretende pescar ! Tem nada mais gostoso que pescar lambari com varinha de bambu ? Claro que a adrenalina é diferente de uma batida na superfície, mas são coisas diferentes e por conta disso precisam ser programadas como tal... Pesquisar é a palavra de ordem e hoje com a internet, isso ficou fácil demais...

 

Por fim, existem estruturas de apoio para todos os gostos e objetivos, e certamente para todos os bolsos ! De nada adianta buscar por locomoção (barco hotel) se sua pescaria for em determinado local que não exige grande deslocamento diário ! Da mesma forma, através de um barco hotel, a mobilidade em busca da espécie procurada é muito mais recomendada ! Apenas como comparativo de exemplificação, os pesqueiros na Argentina permitem que as instalações ocorram na beirada dos rios ! O peixe sempre estará em algum ponto próximo, e não há porque investir num barco hotel ! Jà no caso daqueles que adoram uma aventura de buscar locais pouco usuais e quase que "virgens", nada vai se comparar ao barco hotel ! De novo, pesquisa prévia é fundamental !  danca::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kid M, amigo era este tipo de argumentação que eu gostaria de ver e que acho pode sim ajudar a orientar muito pescador ainda iniciante e cheio de vontade por ação. Na realidade eu acho que quando começamos a fazer pescarias dos peixes mais esportivos (tucunaré, robalos, tambaquis, pacus, cachoras, peixes de couro,) a nossa mente sonha com pescarias de muitos exemplares (peguei 30, 40, 50 peixes por dia de pescaria!!!) e isto parece naquele momento inicial ser a pescaria ideal, com o passar do tempo o pescador vai ficando mais seletivo e especializado em determinadas espécies que são aquelas para as quais ele faz os maiores investimentos. Acho que neste momento, já mais experientes e experimentados,passamos a sonhar com desafios maiores (quem não sonha por exemplo em pegar um trofeu recorde na amazonia? e aí os locais deste tipo de oportunidade de pesca vão ficando mais especificos (e quase sempre mais distantes para a maioria das pessoas) Acho que as sugestões que voce deu do cristalino, telles pires por exemplo são muito boas. Semana passada vi um programa (planeta turismo) com uma pescaria de tucunarés e outros peixes no rio Guaporé RO onde saiu muiiiito peixe principalmente tucunares porem de tamanho ente 1 a 3 kilos o que acho uma muito boa pescaria! Grande abraço KID e obrigado,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já estive lá perto pescando na região de formoso do araguaia e o guia sempre me desanimou dizendo que os indios tem trazido muitos problemas, até mesmo "pegando" material dos pescadores.

 

Realmente, dependendo da pessoa contratada pra te levar para pescar dentro da ilha ou se preferir entrar sem uma pessoa orientando que também acontece muito porque alguns pescadores vão muito lá e já sabem como funciona, corre o risco dos índios não estarem num dia bom e te tomar algumas coisas (inclusive o carro).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola amigos pescadores

 

Estive em alguns lugares citados pelos companheiros, mas em termos de quantidade de tucunaré, nada se iguala ao Rio Guaporé (melhor época entre os meses de agosto e outubro), em um vilarejo que pertence a São Francisco de Assis chamado Pedras Negras (tem duas pousadas no local).

Podem chegar até lá de voo fretado de Ji-parana - MT, Cacoal -MT, até pedras negras (tem pista de pouso),+- 45 minutos de voo. Ou embarcarem em barco hotel que sai da cidade de Pimenteiras, (barco Rei, Cayman, entre outros), e descem o Rio Guaporé até chegarem nesse local.

 

A quantidade de Tucunaré é impressionante, cheguei a pegar com meu parceiro 216 tucunarés em uma manhã, somente com isca de superfície (joão pepino t10), vale frisar que só praticamos o pesque e solte, se pesca tanto nas praias , como nas lagoas, muitas vezes você visualiza os cardumes, e pincha no meio deles, devido a água extremamente limpa, para quem gosta de pesca de fly é um paraíso, estremers de cores claras, branca, amarela e verde limão com bastante brilho são as mais indicadas.

 

normalmente no período da tarde pescamos peixes de couro, pintados e capararis nas praias e as piraras em grande quantidade nos locais mais profundos em fins de tarde, estive em Agosto lá, em uma tarde  tivemos 11 ações de pirararas, conseguimos fotografar apenas 5. uma respeitável de 1,44m.

 

desde 2011 vou para lá pelo menos 1 vez por ano, convido a todos a desfrutar desse paraíso da pesca.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pronto começamos a achar as minas, boa amigo Marquito! eu inclusive vi há duas semanas um programa de pesca (planeta turismo) lá no guaporé e fiquei impressionado com a peixaria. Voce tem alguma dica de contato? guia pousada me parece que tem uma empresa não sei é a vida nova turismo ou nova vida turismo no site do programa planeta turismo deve ter este contato pois o apresentador fez propaganda desta empresa..Vou checar isto!!! Marquito qual foi o tamanho máximo de tucuna que voce pegou lá?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hoje domimgo o programa planeta turismo exibiu a segunda parte da pescaria no rio guaporé, agora baseado na pousada vida nova no primeiro foi na chalana vida nova, novamente mostrou muito peixe, esse rio guaporé promete!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...