Ir para conteúdo

RECOMENDAÇÕES PARA ALTO RIO TROMBETAS


Carlos Sá

Posts Recomendados

  Pessoal, estou com embarque marcado para o Rio Trombetas no finas de Outubro e procuro por dicas de quem já esteve por lá.  O que não posso deixar de levar para brincar com os tucunas ?

  Liste 3 coisas que não devo fazer por lá.

Obs Não tenho limite e ou restrição para nada ( tempo, prazo, datas,  $$$, etc ) .

Inté 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carlos, acredito que não deva ser muito diferente dos outros lugares na amzônia para a pesca do tucunaré e trairão...

o de sempre:

tem alguns videos do pesca pará pescando no trombetas, nesses vídeos tem bastante dicas sobre a pescaria por lá...um deles aqui 

 

BEEEEEEEM resumidamente, listarei alguns itens obrigatórios (e de minha preferência tb, pode não ser o seu ou dos outros articipantes do fórum, cada m tem seu gosto)

vara de ação rápida/moderada pra zaras, sticks e poppers

vara de açao rápida ou extra áiapra hélice

 

iscas:

zaras:

jumping minnow t20 da rebel

dr. spock da kv

zig zara 100 by nelson nakamura

skitter walk da rapala

 

popper:

pop quen 105 da maria

stick popper da borboleta

 

stick:

magic stick by nakamura

 

sub superfície:

pervera da borboleta

prima da zagaia

 

meia água:

aile magnet 105

aile magnet 125

 

jig:

extreme jigs

 

hélice:

rip roller 5.25

 

oq não fazer?

1- desanimar caso o peixe não esteja comendo

2- deixar de usar óculos polarizados para proteção dos olhos e ver melhor o movimento das águas

3- não usar proteção contra o sol, seja com camisa próprias pra isso ou protetor solar

 

ta bem resumido e simples, só pra vc ter uma ideia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola, carlos. vc esta indo com operador ? qual ?

 

como tambem vou pra la, ja fiz muita pesquisa. 

 

enfim. depende muito do que, como quer pescar, e de como gosta de pescar ....

 

os tucunas, as iscas " de sempre", nao só as amazonicas propriamente ditas (grandes helices, etc), mas tambem iscas menores. como lá é o vazoleri, e nao o açu, outras iscas podem dar excelentes resultados.

 

os trairoes, la eu sei que pegam na artificial, mas tambem pegam muuuuito na isca de pedaço de peixe, mesmo durante o dia !! entao, vale levar anzois encastoados e um conjuntinho mais pesado pra elas. 

 

vc vai onde ? pra baixo ou pra cima da cachoeira ??? pois peixe de couro, tambem tem demais. 

 

por isso que eu disse. depende de como vc vai pescar, e qual peixe.

 

CUIDADOS:

eu tomaria os cuidados de sempre de uma pescaria distante: lembre-se que, descer das comunidades ate a "cidade" de porto trombetas, pode levar muitas horas ... entao, todo cuidado é pouco ... e, de porto, pra santarem, tambem nao é anda rapido, só tem um voo por dia, no fim da tarde ...

 

mas, eu tomaria mais cuidado com malaria. nao sei se a regiao é super endemica, mas, nao custa se cuidar (vitamina B12, alho, propolis ... todos espantam o mosquito ... e, repelente o tempo todo, claro ...)

 

vai falando aí, que agente vai trocando ideia. 

 

 

abs 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quase fui lá em 1992, mas a Pousada que iríamos ficar "deu prego" e tivemos que nos contentar mesmo com o Trombetas, acima da cidade de Oriximiná !

arrow:: O problema mesmo foi ter saído de Santarém de barco regional, dormindo em rede para fazer uma viagem de mais de 24 hs...  ::nada::

Mas tivemos uma pescaria razoável, nas águas transparentes em que pescamos ! Me lembro de uma Reserva do Ibama, que parecia ser fantástica ! Não houve jeito, nem com pescar e soltar...

Já nesse tempo encontramos "grandes caçadores" de peixe à noite, que com uso de "cilibim" iam "zagaiando" os tucunões que dormiam encostados nas margens... (um verdadeiro abuso).

arrow:: Espero que hoje essa região esteja mais consciente de que peixe vivo vale muito mais que morto...  palmas::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas dicas galera . Vou estuda-las detalhadamente. Com relação aos videos do Pesca Para com o Eduardo Monteiro e

os da Fish TV, informo que já vi todos umas 4 vezes.

Respostas as perguntas : Perdão Meu teclado esta desconfig. para pontuação.

1-Operador pacote : http://www.pescamazon.com.br/ - contato Nelson Lage facebook.

2-Local : Acampamento de selva acima da Cachoeira da Porteira no rio Trombetas - Para .

3-Logística ( de Louco ) :

- Primeiro dia :

- Avião BH/Rio de Janeiro/Santarem /Porto Trombetas – Hospedagem em Porto Trombetas na casa de hospede da MRN –

Mineração Rio do Norte ( extração de bauxita – minério para produzir alumínio ).

Obs : Moro a 150 km do aeroporto de BH e ai vai mais 350 pila de estacionamento no aeroporto de BH para meu

carro ( 15 dias ) .

- Segundo dia :

- Deslocamento de Porto T. / Cacheira da Porteira em lancha rápida uns 100km aprox.

- Em Cachoeira deixamos a lancha e usamos a carroceria de um caminhão ou de um trator para deslocarmos por mais

40 km sentido Guiana.

- Deixamos o caminhão, pegamos as voadeiras, descemos por um igarapé ate o rio Trombetas e ai vem a melhor parte :

se rio muito baixo = arrastar canoa corredeira acima ate o acampamento que não sei onde exatamente fica e já pescando .

- 6 dias de pesca e se ainda vivo, retorno pra terra dos queijos via Manaus .

Obs: 100% pesca e solte, sendo necessário solicitar autorização e liberação uma vez que o local e uma reserva

4- Inicialmente tinha previsão de ficar uma semana mas troquei o carro da muie e ela deixou eu ficar 2 semanas ( vida de

aposentado e Phodis ).

5 - Material já separado, limitado a 23 kg.

A roupa e maquina fotográfica vai na mão e os 23 kg sera para iscas artificiais, varas, carretilhas, anzóis encontroados,

faca etc. Remédios, protetor solar, repelente, etc vou comprar em Porto

Trombetas – irei um dia antes para organizar isso - passagem no dia anterior estava 500 pilas mais barata.

Carretilhas :

- Liger , Tatula R, Lubina GTS by JH – todas 8.0:1

- Abu Garcia Ambassadeur Royal Express e Okuma CLX-302 – pesca pesada .

Varas todas para carretilha :

- Dawa TDT 5’8” , 20 lbs, lure 7 a 26gr

- Mariner Green Bass 6’1”, 25 lbs lure 8 a 38gr

- Sumax Java 6’1”, 25 lbs, ¼ a 1oz .

- Em definicao ( 30 lbs , 5’6” para helice )

- Celta 50 lbs , 6’6”, 25 a 75gr.

Iscas artificiais :

- Dois contêiner com destaque para as de superfície ( Pop, hélice, zara )usando garateias 6x VMC , argolas

com trava de 130 lbs ou 80 e snap capela também de no

minimo 80 lbs.

Linhas Multi:

- Vexter da Mariner 70 lbs . Carretilhas abastecidas + 01 carretel reserva 300mts

Linha mono :

- Okuma carregada com 260 mts Platinum XT Cristal 0,50 - 70 lbs + 300 mts reserva Max Force 0,62 - 88lbs

Obs : Comunicação em cachoeira ou no acampamento com o resto do mundo somente via sinal de fumaça ou de tambor em 3G.

Em Porto Trombetas existe praticamente todas operadoras celular ( TIM, OI, Claro .....)

Falta detalhar materiais da bolsa de primeiros socorros.

Caso desejem dar pitaco podem ficar a vontade

Ida dia 23 de outubro e retorno dia 08 novembro ....

na missa de domingo lembrem de mim .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carlos,

Foi exatamente com o Nelson que fui para aquelas bandas...

Possivelmente ele está operacionalizando a Pousada que deu prego à época conosco...

Nossa opção (numa dessas vezes) terminou sendo o rio Nhamundá (divisa AM e PA)

Gente da melhor qualidade ! Já pesquei com ele duas vezes ! Sabe tudo !

Mande-lhe um abraço dos Mocorongos e em especial do Kid !

Olha algumas fotos da época...

 

d9e16d0f-10e6-4c9c-8b02-ec35b387aaaf_zps db8b2bf7-a10a-43cd-9d7a-6e1cf8474db4_zps 90878a3f-37a8-4897-891d-db48f0ec9ee9_zps 5660a67f-7f08-4769-8c88-cc950029b414_zps 75db11b6-8121-4bf4-8822-2af294022fbd_zps

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, grande Carlos !!

 

vc ta muito bem abastecido de tralha entao !!

 

sim. bacana o local que vc vai, e o operador. tambem vou. no mesmo lugar. só que um mes depois. vou com a 3H.

 

pois é. eu sei. tem o vazoleri, e tem o tyrorus. e, tambem ja via  foto do CAVALO de 10 kg com aquela linda coloracao !!! hehehehe ... o que quis dizer foi que, podemos, sim, levar umas isquinhas menores ....  ja pesquei demais tucunas iguais aos de la, e te digo, nao ficam atras dos açus ... alem do que, tem mais uma coisa, ne : eles vivem na correnteza: sao fortes pra caramba !!!

 

show de bola !!! boa pescada pra vc. vou te mandar uma MP, pra fazermos mais contato e trocar ideia sobre o local, pdoe ser ??

 

forte abraço 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cândido , cheguei a consultar a  3H e a Pescamazon.

Existe uma diferença de preço na casa de 100%.

Um a diária custa X e o outro 2x.

Mande ai o MP, será um prazer . Também tô levando iscão , isca e isquinhas .

De madeira, de plástico, de silicone e de penas ..... vou aprender a postar fotos e mandar algumas .

 

Kid fiquei feliz com as referências passadas do Nelson da PescaAmazon  .

Ainda não o conheco . Apenas trocamos e-mail . Vou passas sua mensagem . Obrigado

 

Castelhões , já comprou uma camisa do cruzeiro e um conjunta vara e carretilha Liger para o joãozinho?

 Bora vamo pra Trombetas tô indo sem parceiro .Vou ficar 2 semanas mas você fica pelo menos uma .

 Forte abraco  e quando vinr a OB venha na minha casa conhecer o Recanto do Guerreiro .  

Inté  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carlos,

Fui "bisbilhotar" suas iscas, e apesar da grande variedade apresentada, senti falta das twitch !

arrow:: Só vi duas deles, e mesmo assim, bem pequenas...

Acho que deveria ter algumas Perversas (Borboleta), SubWalk (Rapala), Zagaia Gold (Hi Lures) e por aí vai...

arrow:: De repente o peixe está manhoso, sem atacar as iscas na superfície !  

Acho que deveria ter algumas nessa sua seleção, mesmo que a preferência seja pescar com iscas de superfície !  ::fishing

arrow:: Da mesma forma, umas de meia água não ofendem e até mesmo uns jigs podem ser uma alternativa !

Boa pescaria e nos traga um bom relato !   palmas:: 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Kid - também gosto das  twitch  . As de meia água vão no contêiner 2 .

Sei que é exagero mas quando vou arrumar as iscas na caixa  começa aquela choradeira na minha cabeça  :

    ....... me leva Sasá , me leva , eu nunca fui na Amazônia, me leva  ... eu prometo que nado  twitch  ........

 

time de meia agua 

 

1970551_673679296061032_4868050742059117

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

arrow:: Não sei se vai pescar ou abrir uma revenda de iscas por lá !  :choquei:

 

Já sabe que tem muita coisa aí que vai mesmo a turismo e sequer sairá da caixa...  :gorfei:

 

De qualquer forma, estás armado até os dentes...  bang::

 

Sucesso !  aplauso::  aplauso::  aplauso:: 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok Kid também tenho esta ideia de que algumas iscas estão indo apenas a passeio porém lembre-se que vou ficar por lá duas semanas e também prefiro isto a ficar chorando por que nãoo levei umas isquinhas para brincar com as matrinchas. Não sou do time que bate hélice 15 dias das 7 as 17hs .

E vou levar uma vara telescópica pra brincar no fim de tarde com os piau na ceva, escutando os inhambu cantando pra empuleirar.       

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Carlos!

Eu estive lá no ano passado, no esquema do Nelson Lage. O acampamento é rústico (lona preta sobre as barracas. Ficar sob esta estrutura durante o dia é simplesmente impensável!). As barracas são muito quentes (apesar de ter uma para cada pescador, colchão, sabonete e papel higiênico). Eu, como sou paraense, preferi dormir na rede, sob a lona, bem no canto do acampamento. Na medida do possível vou tentar postar algumas fotos para você. A indumentária para o sono do lado de fora era um lençol de casal (com elástico), porque facilita você "virar um charutinho", evitando assim os mosquitos. Uma camisa de manga comprida, bermuda e meia. Só. não precisa mais do que isso.

UMA MEIA VERDADE: não tem borrachudos. Realmente, durante a pescaria, você sente muito pouco deles, porém, à noite, eles acham o seu ouvido!. Recomendo um protetor auricular, até porque abafa o ronco da turma na barraca ao lado. Leve repelente, é sempre bom.

COMIDA: A comida é "passável", já que é uma senhora da comunidade que cozinha para o grupo. Então não vá esperando manjares! O feijão na região é cozido com batata, abóbora, charque, e tudo mais o que tiver dentro. Fica muito bom para depois de um dia de pesca. O que interessa é que ela era muito atenciosa e sempre levávamos 1 peixe para o acampamento, aí ela fazia umas isquinhas fritas para a cerveja.

A água, refrigerante e cerveja, assim como o combustível, são regulados, então, não se iluda quanto à isso.

GUIAS: Os guias são atenciosos, mas trabalham em um sistema de "rodízio" junto a associação de pescadores, então você nunca sabe quem irá pegar. Eles podiam se profissionalizar um pouco mais. Os locais de pesca são ótimos, o lugar é lindo e muito preservado. Esta pequena deficiência é compensada pela quantidade de peixes!

ISCAS: As iscas que mais funcionaram para mim foram as verdes e as osso. Os tucunarés bateram na superfície, meia água e fundo. Shads da Monster3x funcionaram bem, também. As piranhas fizeram a festa!

O gostoso de lá são os trairões. Eles roubam a cena. Teve até pulo de trairão para fora d'água, parecendo um tucunaré maluco!

De repente você toma uma paulada na sua linha que parece que o Fabrício Biguá está dependurado no anzol, e, um minuto depois, o trairão começa a cançar. Aí é só alegria. O que não fazer? deixar o alicate de contenção no acampamento! Não dá para brincar com os dentes daquele bicho!

E por falar em dentes, PIRANHAS! tem muito e são enormes. Aconselho o abate de uma para o almoço. Neste item, almoço, você sai do acampamento com uma tuperware só com arroz, farinha, pimenta, limão e sal. Ou seja, o almoço será peixe, e por sua conta!

Aconselho o encontro dos barcos em uma prainha para o almoço. Os piloteiros podem te ajudar nisso sem qualquer problema. Eles fazem o fogo, limpam o peixe e te entregam assado. Não tem prato, nem talheres. Se você tiver problemas em comer com a mão, aconselho levar um pratinho de plástico e talheres. O esquema é mais que rústico!!!

 

DICAS:

1. PERGUNTE PARA O SEU GUIA: TEM UMA CACHOEIRA ENORME LÁ. Os guias não gostam muito de ir para lá por conta da travessia das corredeiras que é "complicadinha". Na hora, não se acanhe de ficar com medo e pedir para voltar. Segurança acima de tudo! Porém, se você for corajoso, diga que você quer ir e quer ver a "pedra do cavalo". Tem umas pinturas rupestres nessa pedra. Vale a foto. Mas, vamos ao que interessa: É O PONTO PARA PESCAR OS COUROS! Tem um remanso após a cachoeira que é uma coisa linda. Vocês ficarão de frente para um lugar que eles chamam de "varadouro". é uma passagem de terra por onde eles carregam os barcos para cima da queda d'água.

Na verdade, você, neste acampamento, irá ficar entre duas cachoeiras grandes, daí a existência do Cicla Vazzoleri. Esta a que estou me referindo e a que chamam de "cachoeira porteira", que é, provavelmente onde seu barco irá atracar e você tomará um "jirico" para chegar até o campamento. O QUE NÃO FAZER? sair sem olhar o tanque de combustível! Quase ficamos na merda por conta de um vacilo do piloteiro que esqueceu de abastecer naquela manhã. Sem problemas, porque estávamos com rádio e as duplas sempre próximas, quase sempre "no visual". Essa foi uma regra que definimos dada a proximidade com tribos indígenas e possíveis conflitos.

DICA 2: TRIBOS INDÍGENAS: não vá visitar! Eles entendem mais de dinheiro do que uma garota de programa na sexta-feira! "xinco leaus pá bat foto!" -- vai por mim: FURADÍSSIMA!

DICA 3: SABE AQUELAS BOIAS ALMOFADAS? pois é, COMPRE UMA. você irá me agradecer! o barco bate muito nas corredeiras e durante a viagem do jirico isso é uma benção!

DICA 3: no período que nós fomos, disseram que estava dando peixe "no 51" (ou 91; sei lá qual era o número), que é um outro acampamento também operado pelo MARIVALDO, que na realidade é o cara que resolve tudo. Ele fica mais acima do seu acampamento. Mas acho que não vale se preocupar muito com isso. Na região o que não falta é peixe!

DICA 4: BANHO. Não deixem para tomar banho no acampamento. Pela manhã, já saiam com a muda de roupa do fim do dia, e apetrechos necessários. Antes de voltarem para o acampamento, existem algumas "jacuzzis" onde vocês podem parar para lavar o corpo antes de chegar. No acampamento não tem lugar onde tomar banho, e nem onde fazer o "n. 2" (pelo menos quando nós fomos, há um ano). Então, estes locais de banho também são próprios para essa a atividade (logicamente: 60 metros do rio, uma pazinha ecológica, e o enterro do "moreno"). Peça para os piloteiros, eles te levarão sem problema.

DICA 5: Tem muita ação dentro da corredeira. então, após uma pedra, ou uma corredeira, arremesse. Os melhores tucunarés que peguei saíram daí.

 

Acho que é isso. Se eu me lembrar de mais alguma coisa posto aqui.

Abraços,

 

Fabrício Ferreira.

Brasília/DF

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fabricio !!! agradeço, encarecidamente, as dicas !!! SEN-SA-CIO-NAIS !!! 

 

e olha que ja pesquisei MUITA coisa sobre la !!! suas palavras vao ajudar MUITO ! muito obrigado !

 

o esquema do acampamento deu uma "melhorada" ... fizeram um ranchinho de madeira la naquele lugar das barracas ... deve melhorar um pouco ....

 

forte abraco , e segue MP .

 

candido

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado de coração FABRÍCIO ;

Suas informações, dicas e recomendações irão ajudar não só no planejamento como também a preparar o espírito num é mesmo ?

Por lá, algumas coisas já mudaram para melhor, principalmente com relação ao acampamento que agora possui uma estrutura com banheiro, camas, roupa de cama de florzinha, mosquiteiro sobre as camas e etc . veja fotos no Facebook "TROMBETAS RIVER CAMPE".

O que está preocupando também é que o rio tá baixando 7 cm/dia o que representa mais de 2 mts/mes.

Rio muito baixo  significa dificuldade de acesso pelas corredeiras e cabeceiras.

Mas estou com dois pontos em mente  .

Peixe é só o meio .

O que importa é inovar, renovar,  conhecer lugares, rir muito  e interagir com  as pessoas os bichos e essa floresta linda escutando a inhambusada e a sabiasada longe de estratégia, meta, chefe babaca, resultado desafiador, alto desempenho, visão, missão e outras babaquice.

Obrigado fio .....         

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Carlos, aqui no médio xingu o Tucunaré já começou a procriar e o rio já começou a encher...quando o tucuna está criando ele só bate em isca viva, portanto leva um anzol robaleiro para iscar uma piaba...estou uns 1000km do trombetas e nao conheço esse pedaço, mas o sistema ten as suas similaridades. Por aqui a chuva já começou, portanto fique esperto demais com mosquito!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

E aí?!?!?!?! Alguém dá notícia de como foi a pescaria? Além do Nelson lá em Trombetas, tem mais alguém operando por lá? Ouvi a notícia de que o Johnny Hoffmann estava com uma operação para o Rio Trombetas. Isso procede?

 

Abraços,

Fabrício.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde a todos ,  estamos operando o Trombetas com muita dificuldades .

 

https://www.facebook.com/3hfishingguides

 

O custo operacional neste local e alto e de logistica complicada , assim o Valor da operação e realmente alto Carlos Sá.

 

Recebi o amigo Carlos em nossa instalação e foi possivél o amigo constatar que temos algumas diferenças do modo operacional ,também convidamos para conhecer o barco que fica parado a disposição do pescador,com toda a infra de ar condicionado e camarotes  , como foi corrido para o amigo Carlos não foi possivél esta visita.

 

Jantamos juntos em certa ocasião e ficou o convite para o mesmo retornar e aproveitar um belo costelão , o mesmo não compareceu "fiquei triste" .

 

Amigos pescadores o que e certo e que ninguém faz milagre e quando se tem custo alto e certo que o custo e repassado para o cliente.

Estamos operando com:

Gasolina sem limite

Gelo sem limite

Carne sem limite

Cerveja,refri,agua

01 PILOTEIRO E 01 PROEIRO para segurança do pescador

Lanchas diferenciadas , atendimento diferenciado

Costelão inteiro ,Leitão inteiro assados

Barco parado com ar condicionado e camarotes a disposição do pescador

Cabana com quartos para 02 em camas separadas , banheiros , area bacana para refeição e também um bom bate papo

Corremos atras do peixe em todas as partes deste rio sem economisar gasolina , nunca ficamos parado no mesmo local se o peixe não se encontra

Entre diversos detalhes , este atendimento tem realmente um custo maior , mais pelo menos e garantido por nos que faremos de tudo para que o cliente não se aborreça.

Não perca voos , não fique sem gasolina,nao fique sem gelo,não coma somente peixe na operação.

 

Acho chato ver amigos de longa data passar por apertos , no momento em que vieram para realizar um sonho de consumo.

 

Fico aqui a disposição de todos que queiram conhecer o Trombetas com seriedade e respeito ao cliente e amigo pescador.

 

Quem sabe não sai em 2015 o Grupo do Bigua.

 

Vamos entrar em contato com o Fabricio e derrepente criar algo diferenciado aos membros do Fórum.

 

Estamos lutando para conseguir os melhores resultados em suas pescarias ,não medindo esforços ate mesmo para atender clientes de outra operadora.

 

Grato pela Lembrança Candido.

 

Ao amigo Carlos Sá fiquei muito feliz com sua visita , nos considere um amigo.

 

Estou a disposição

54 96422426 whatsap 

Para quem precisar de ajuda com o Trombetas.

 

Jack 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...