Ir para conteúdo

Grupo de Pesca (Aporte mensal para viagem futura)


Posts Recomendados

Bom dia !

 

Estamos (grupo de amigos) estudando a possibilidade de abrir uma conta bancária para efetuar aportes mensais com o intuito de fazer uma pescaria daqui 2 ou 3 anos.

 

A ideia é abrir essa conta de forma que todos possam mensalmente fazer sua contribuição visando essa pescaria.

 

Porque de abrir a conta ? 

 

Porque acreditamos que com a conta bancária todos terão uma certa "responsabilidade" com os depósitos, algo que tenho certeza que não aconteceria se todos fossem abrir uma conta poupança e guardar individualmente. Fazendo uma analogia, é como se financiássemos um carro e temos todos mês aquela bíblia para pagar.

 

Pergunta: alguém já fez isso ou ainda faz esse tipo de grupo e que poderia dizer o que deu certo e o que deu errado ?

 

Dúvidas como:

 

  • Devemos fixa o valor do depósito ?
  • Se alguém desistir no meio do caminho (isso pode prejudicar os demais), essa pessoa deve receber o valor que já fora depositado integralmente? Deve pagar uma "pênalti" por isso ?

Aguardo considerações.

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, Thiago, bom dia. Saiba que é a coisa mais normal e certa este tipo de ação entre amigos. 

Eu sempre fiz pacotes de pescaria e fiquei responsável pela organização (veja lá em "Convites de Pescaria" - A PARTIR DE OUTUBRO DE 2015".

É trabalhoso, é. Tem que ter muita responsabilidade, inclusive com a escolha do grupo. Saiba que passar uma semana com um grupo de pesca requer algumas habilidades de quem organiza. Se bem que cada pescador acaba se tornando um amigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sempre fiz uma aplicação mensal na poupança, no final de 12 meses saco e vou pescar, junto tudo moedas que sobram no bolso, aqueles cinco reais que ficam ali parecendo dinheiro de bêbado, . esse ano por exemplo consegui guardar 4.500,00 reais , sozinho eu acho mais fácil. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Thiago.

 

Fazemos isto sempre e já tivemos problemas, pequenos e não insolúveis (lidar com pessoas não é fácil e quanto maior o grupo, mais complicado) mas é melhor evitá-los. Para isso há que se decidir e deixar tudo bem claro através de uma reunião com todos, antes de mais nada. Pode parecer excesso de zelo, mas não é.

 

1) Local, data e modalidade da pesca definido antes de tudo (pousada, barco hotel, acampamento, etc. se será pesca esportiva, alguem quer trazer peixe pra casa dentro da cota,etc.).

2) Valor total do "pacote" (inclusive transporte) para dividir pelo numero de pescadores com acrécimo de uns 10% para imprevistos. Se sobrar dinheiro, compra-se mais bebida ou o que o grupo quiser. O pagamento é mensal com data fixa.

3) Se houver desistencia de um ou mais pescadores, independente das razões, o dinheiro não será devolvido e cabe aos desistentes achar outros pescadores para seus lugares. Se não acharem, o rateio das despesas aumentará e será dividido igualmente entre os remanescentes.

4) Melhor se o grupo dos pescadores se conhecer e tenha alguma afinidade entre si, mas não é obrigatório.

5) Deve haver um líder organizador que negocie com o pesqueiro e administre tudo, podendo ter mais alguns do grupo para ajudá-lo. A conta bancária é do organizador e ele é responsável por informar o saldo da turma se alguem pedir.

6) Despesas pessoais durante a viagem, licença de pesca e chegar ao ponto de partida é por conta de cada um.

7) Todos devem obedecer o que foi determinado para não haver desarmonia e encrenca.

8) As duplas de pesca são escolhidadas de comum acordo entre todos, havendo preferencia para quem já pesca junto há tempo e tem mais afinidade.

9) A gorjeta ao pesqueiro é dada pelo grupo todo e já deve estar incluida na mensalidade, mas nada impede que cada dupla de uma gorjeta a mais para o seu piloteiro.

 

O bom senso e a camaradagem, que são caracteristica de todo bom pescador, é o mais mais importante para o sucesso da pescaria

 

Já aparece mais alguma dica para voce dos demais amigos aqui do forum.

 

Abs

 

Lucca ::tudo:: :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema é quem irá gerenciar essa conta.

 

Um dos problemas mais corriqueiros em contas para formatura é isso.

Todo mundo deposita e quem tem autorização para movimentar a conta some com o dinheiro. 

Não tem oque fazer, só chorar.

 

Rodrigo, boa tarde !

Esse realmente é um grande problema. Pensando nisso, já havia ligado em um banco e perguntado se há algum tipo de conta poupança que várias pessoas assinam por ela. Existe sim e os saques só podem ser feitos se todos os responsáveis por ela autorizarem.

A não ser que se forme uma quadrilha no grupo, acho que com isso podemos ficar despreocupados (rs...).

 

Lucca, obrigado pelas dicas.

 

A pescaria pretendida é na Argentina, então fica mais fácil de contratar o pacote, ao contrário da chalana, por exemplo, que precisa de um grupo fechado, quem sai tem que correr atrás de alguém porque senão pesa para os demais.

 

Na Argentina, ficaria mais fácil, visto que que você compra o pacote individualmente. Ainda assim, a ideia inicial minha seja a de devolver parte da grana, estabelecendo um penalidade (% do valor depositado).

 

Essa ideia de vender a cota pode trazer pessoas que não agradam os demais fazendo que a pescaria se torne um "peso" para os demais.

 

Bem, fico no aguardo de mais depoimentos de quem já fez algo assim, com os erros e acertos de todos, vamos aprendendo e melhorando as coisas.

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, estou com a agencia de viagens da Buriman aberta oficialmente (cnpj e contratos legais) e vou abrir conta de "financiamentos de pacotes de pesca"

 

ou financiamento ou consórcio para uma viagem específica!! ainda vou definir detalhes e quem quiser me procurar já sabe meu contato!

 

um abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Thiago. Como o Rodrigo mencionou acima, o melhor é fechar um lugar e operador e pagar pra ele, você fica com menos responsabilidade e consequentemente com menos dor de cabeça. Ache um operador serio e pregue fogo. Veja a proposta do Cuca, acho interessante.

 

Abrx

 

Ricardo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu, o Kid M e vários amigos aqui do fórum, fazemos isso há pelo menos 1 década (o Kid, 1 século...kkkk... :gorfei: )...e confiança é a palavra chave.

 

O primeiro grupo q gerenciei, apenas as pessoas de casa, da família e amigos mais próximos confiam no seu trabalho.

Se vc for organizar uma pescaria, é novo neste tipo de organização, e só terá como parceiros pessoas novas, a desconfiança é algo normal. E os "golpes" tb são mais fáceis (estou dizendo isso como um todo, ok!??! não é para vc...hehee)...

Em 8 anos de fórum só fiquei sabendo de um golpe q foi dado, e por um amigo muito próximo de todos. O prejuízo não foi tão grande pq o grupo tinha apenas 6 pescadores...O prejuízo maior na verdade quem teve foi ele mesmo, que teve seu nome jogado na lama por poucos reais.....mas imagina confiar o dinheiro de várias pessoas, vários grupos, para uma empresa ou uma pessoa?!?! Complicado, né?!?!

 

Teve um outro espertinho que deu um golpe de grande monta na região de Barcelos, andou sumido por uns anos, se infiltrou em grupos formados por nossos amigos aqui do fórum, tudo para angariar mais clientes, e queria retornar a operar por lá...Ele só não sabia que estávamos de olho nele...hehee...Como diria meu pai "o problema do esperto é achar que no mundo só tem otário"...fato é q o espertinho viu que aqui ele não cresceria e foi-se embora.

 

Então, sugiro a todos q tomem todas as precauções necessárias para se evitar dores de cabeças.

Sejam grandes empresas (operadores, lojas, empresas de turismo e etc) , sejam grandes nomes da pesca (pessoas físicas), todos podem quebrar, podem te enganar, e por aí vai.

 

De qualquer forma, tenho pelo menos uns 30 amigos aqui do fórum em que confiaria plenamente em entregar meu dinheiro pra eles. Graças a Deus nosso fórum é frequentado em sua totalidade por pessoas de bem, pescadores honrados e que não jogariam seus nomes na lama por uma meia dúzia de reais...heheee...

 

E o segredo do sucesso de quem está organizando a pescaria, é a TRANSPARÊNCIA.

 

Ah...e quem não furar o compromisso que se encarregue para arrumar outro e colocar no lugar. Caso não consiga, ELE PERDE O DINHEIRO.

Sim, perde o dinheiro. 

 

::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fabrício,

 

Que conversa é essa de "século"...  bang::  bang::

 

Hoje em dia, pago um boi para não entrar nessa boiada... (é muito trabalho e aporrinhação, para as pessoas lhe verem como responsável até por "repiquete").  bomba::

 

arrow:: Não é coisa tão difícil assim, mas é coisa chata de ser feita ! De qualquer modo os principais pontos já foram abordados... Boa sorte !  palmas::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Thiago bom dia.

 

É possível sim desde que seja tudo bem conversado.

 

Somos um grupo de amigos que pagamos mensalmente para o nosso ""gerente"" organizador e ele repassa para o barco hotel.

 

Pescamos todos os anos no rio Piquiri. Nesse o valor alem do barco está incluso o ônibus até o Porto Cercado com bebidas, lanches etc.

 

Uma maneira que é aceita por todos. E ainda com alguns na fila de espera aguardando uma eventual desistência, o pessoal é muito bom mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde !

 

Agradeço muito pela ajuda de todos.

 

Vou tomar a frente dessa empreitada pela confiança que tenho em nosso grupo.

 

As considerações de todos serão de grande valia.

 

Agora é só escolher o local. Assunto para outro tópico.

 

Agradeço novamente.

 

Thiago

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...