Ir para conteúdo

Local de Pesca (Planejamento para daqui 2 anos)


ThiagoRossi

Posts Recomendados

Boa tarde !

 

Faço parte de um grupo de pesca e nosso grupo é formado por cerca de 10 a 20 pessoas.

 

Depois de alguns anos pescando nos rios mais próximos aqui de nossa cidade... surgiu a ideia de muda o rumo um pouco e conhecer outros lugares desse Brasilzão !

 

A grande maioria de nós ainda não teve a oportunidade de fisgar uma pirarara, um pintado, trairão, jaú.. e por ai vai. Acostumados a pescar Piapara, pacu e piau ao longos últimos anos, acredito estar na hora de buscar novos objetivos.

 

Nem todos de nosso grupo possuem uma situação financeira que permita, de uma hora para outra, pagar R$ 5.000,00 por um pacote de pesca.

 

Diante disso, montaremos um grupo das pessoas que desejam juntar uma grana mensal para daqui 2 ou 3 anos fazer uma pescaria em um local diferente.

 

Assim, peço ajuda dos amigos para escolha de um local onde esse povo aqui possa curtir alguns dias legais, sei que peixe nem sempre é garantido pois depende de muitos fatores, mas a natureza também conta muito e deve ser levado em consideração.

 

Inicialmente, havíamos pensado na Argentina (mais por causa da garantia de pegar alguns peixes do que pela natureza, mas hoje em dia isso não é mais garantido lá, pelo que leio aqui nos relatos), depois alguns falaram de um algum rio mais aqui pro lado do Norte ou Centro Oeste do Brasil.

 

Cerca de 95% da turma curte mais a pesca com iscas naturais mesmo, ficando para segundo plano a pesca com iscas artificiais.

 

Além disso, um preço de pacote variando entre R$ 3.000,00 e R$ 4.000,00 seria interessante, claro, se for menor que isso, melhor ainda, mas tenho a noção de que algo menor que isso seria quase impossível.

 

Não tenho muita ideia de qual rumo seguir, me vem à cabeça o Teles Pires, Xingu, por exemplo, mas esse negócio da usinas hidrelétricas, não tenho ideia de qual pousada e se daqui 2 anos isso vai influenciar alguma coisa.

 

Bem, é isso, espero que alguém possa sugerir algum local que tenha ido e gostado.

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo, dê uma olhada em pescaria no rio guaporé em rondonia, entre no google e digite pesca no rio guaporé e voce vai ver varios anuncios de barco hotel o que seria o ideal para sua turma ou então uma pousada na margem do rio. O programa de pesca planeta turismo tem mostrado pescarias no rio guaporé com muito peixe e de diversas espécies, pode ser pesca com iscaS NATURAIS E OU ARTFICIAIS.. No site ecoturismo novavida eles te darão informações sobre a pescaria neste local. Outra opção são os barcos hoteis de manaus e de barcelos, na amazonia, eu estarei indo, Deus permitindo, no dia 24 de outubro para barcelos para pescar no  barco hotel kalua, existem vários barcos hoteis e os preços variam um pouco. Acho que pela internet voce vai achar muitas opções depois quando escolher uma pergunte no forum para quem já foi se vale a pena. Acho que na argentina não é o melhor local, vários amigos não gostaram. Outra opção é o pantanal. Abraços e boa escolha, eu estou pretendendo depois da amazonia, conhecer o rio guapoé em rondonia pela quantidade de peixe que se pega lá, segundo dizem!Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Thiago,

 

Alguns pontos precisam ser levados em consideração :

 

1. O Grupo é pescador de iscas artificiais ou a preferência é usar as iscas naturais ?

arrow:: Esta é uma pergunta prévia a ser respondida para definição do destino !

 

2. Pretendem fazer um Grupo de até quantos ?

arrow:: Isso também tem a ver com o destino, pois não é em qualquer lugar que podem receber grupos grandes...

 

3. Marque uma data (depois do local escolhido) para até um ano a partir de agora !

arrow:: Mais que isso, fica uma coisa muito rendida e existirão desistências...

 

4. Estabeleça (e cumpra) reuniões periódicas (a cada dois meses) sobre o assunto e as providências em curso...

arrow:: Se isso puder acontecer numa churrascada com cerveja, facilita muito o entusiasmo do Grupo.

 

5. Custo pretendido que o Grupo quer investir (até quanto por pessoa) e se TODOS pegam avião...

arrow:: Transparência nessas consultas é a melhor forma de desmistificar os receios e impasses...

 

Após isso, escolher locais para vocês irem se tornará bem mais fácil do que possa presumir ! Vai por mim...  ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite Kid !

Agradeço pela ajuda. Alguns desse pontos já foram discutidos, principalmente a questão do tipo de pesca que, inclusive, citei no início do tópico. A galera gosta mesmo de pesca com isca natural, rs...

Agora to aguardando a ajuda da galera aí pra indicar algum lugar legal. Como disse, algum rio do Norte ou Centro Oeste. Não conheço nada por essas bandas, então, tudo será novidade.

Vamos lá pessoal, aguardo indicações de rio e pousada.

Obrigado,

Thiago

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Suiá-Miçu,  fui esse ano e já estou pagando a do ano que vem. A vantagem ao meu ver a diversividade  e quantidade, se pode pescar Tucunas, Trairões e Cachorras nas Iscas artificiais em grande quantidade. Para os  "liguiceiros"  é melhor ainda pois se pega Trairão, Cachara, Curvina, Cachorra, Pirarara com muita facilidade, no caso específico do Trairão na Tuvira é tão fácil que chega a perder a graça. O contra de lá é a viagem pois daqui do interior de SP foram 1500km mais 175km de estrada de terra

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo nunca pesquei atraves de pousadas (também tô economizando pra isso), mas uma excelente opção de rio, é o Xingu no trecho que fica o municipio de São Felix...muita variedade de peixe. O problema e que minha turma só pesca de acampamento. Também fazemos a famosa " vaquinha" para as despesas, escolhemos a data, geralmente em junho, apesar que esse ano foi em julho por causa da copa e vamos pro mato !!

Acho que fica complicado pra quem não conhece, mas um acampamento fica bem mais em conta...eu acho...

Bom, mais fica a dica do Rio Xingu pra voce... aqui é top meu camarada. Tem que tomar cuidado com a epoca do defeso, que alias ta pra começar, é de outubro a março...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Thiago,

 

arrow:: Avalie essa Pousada  ::link2:: http://www.ranchoxingu.com.br/index.asp

 

Estivemos nela por uma semana absolutamente inesquecível !  danca::

Importante contudo verificar o esquema de acesso !  blink::

Nos reunimos em Goiânia, pegamos um mini-ônibus e rodamos até Canarana (cidade mais próxima).

Muito chão, mas tomando cerveja e jogando cartas, foi até rápido ! De lá, após um bom almoço, seguimos para o Rancho Xingu !

arrow:: O que era para ser um trecho de poucas horas, se tornou uma aventura com a quebra do ônibus (este era novinho).

Resumo é que fomos mesmo em cima do caminhão do Rancho, e sob o impacto estrelado da noite finalmente chegamos !

arrow:: Depois disso, foi só festa ! Comida fantástica, bons piloteiros, muito peixe, e uma estrutura de suporte excelente !

arrow:: Pesca com artificiais (tucunas) nas lagoas do rio Sete de Setembro e de peixes de couro variados com iscas naturais (tuviras) no rio Kuluene !

arrow:: Na junção desses dois rios (onde se pesca bastante e é perto do Rancho) as águas passam ser conhecidas como rio Xingu !

Acho que vale a investigação e a verificação de disponibilidade ! Mas faça isso desde já, pois é concorrido...

arrow:: Mais legal ainda se bloquear o período só para seu Grupo (foi o que fizemos).

Boa sorte !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Thiago,

 

arrow:: Avalie essa Pousada  ::link2:: http://www.ranchoxingu.com.br/index.asp

 

Estivemos nela por uma semana absolutamente inesquecível !  danca::

Importante contudo verificar o esquema de acesso !  blink::

Nos reunimos em Goiânia, pegamos um mini-ônibus e rodamos até Canarana (cidade mais próxima).

Muito chão, mas tomando cerveja e jogando cartas, foi até rápido ! De lá, após um bom almoço, seguimos para o Rancho Xingu !

arrow:: O que era para ser um trecho de poucas horas, se tornou uma aventura com a quebra do ônibus (este era novinho).

Resumo é que fomos mesmo em cima do caminhão do Rancho, e sob o impacto estrelado da noite finalmente chegamos !

arrow:: Depois disso, foi só festa ! Comida fantástica, bons piloteiros, muito peixe, e uma estrutura de suporte excelente !

arrow:: Pesca com artificiais (tucunas) nas lagoas do rio Sete de Setembro e de peixes de couro variados com iscas naturais (tuviras) no rio Kuluene !

arrow:: Na junção desses dois rios (onde se pesca bastante e é perto do Rancho) as águas passam ser conhecidas como rio Xingu !

Acho que vale a investigação e a verificação de disponibilidade ! Mas faça isso desde já, pois é concorrido...

arrow:: Mais legal ainda se bloquear o período só para seu Grupo (foi o que fizemos).

Boa sorte !

Kid, bom dia !

Muito obrigado pela indicação, vou entrar em contato para avaliar preço e data. Sou do interior de S.P. e o escritório fica em Bauru - S.P., cidade a cerca de 90 Km de onde resido.

Aproveitando, em que mês foi sua pescaria? Indica algum mês que considera melhor?

Outra coisa que gostei foi o fato de poder pescar a noite, apesar de não recomendado, particularmente, prefiro a noite ao dia.

Pelo visto, o rancho fica a uns 1.400 Km de onde estamos.

Aguardemos outras indicações.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Suiá-Miçu,  fui esse ano e já estou pagando a do ano que vem. A vantagem ao meu ver a diversividade  e quantidade, se pode pescar Tucunas, Trairões e Cachorras nas Iscas artificiais em grande quantidade. Para os  "liguiceiros"  é melhor ainda pois se pega Trairão, Cachara, Curvina, Cachorra, Pirarara com muita facilidade, no caso específico do Trairão na Tuvira é tão fácil que chega a perder a graça. O contra de lá é a viagem pois daqui do interior de SP foram 1500km mais 175km de estrada de terra

Fala Guto,

Pescaria incrível hein !

Esse destino, depois de ver seu relato, com certeza estará na lista para discussão.

A pousada chama-se Suia - Miçu né !

Vou entrar em contato para mais informações.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo nunca pesquei atraves de pousadas (também tô economizando pra isso), mas uma excelente opção de rio, é o Xingu no trecho que fica o municipio de São Felix...muita variedade de peixe. O problema e que minha turma só pesca de acampamento. Também fazemos a famosa " vaquinha" para as despesas, escolhemos a data, geralmente em junho, apesar que esse ano foi em julho por causa da copa e vamos pro mato !!

Acho que fica complicado pra quem não conhece, mas um acampamento fica bem mais em conta...eu acho...

Bom, mais fica a dica do Rio Xingu pra voce... aqui é top meu camarada. Tem que tomar cuidado com a epoca do defeso, que alias ta pra começar, é de outubro a março...

Rafael,

Valeu meu amigo. O Rio Xingu ta no páreo sim, gostamos muito de acampar sim, mais do que em pousadas, mas nesse caso, por não conhecer essa área, achamos melhor não arriscar.

Tem alguma pousada nessa região que conheça? Qual a melhor época para pescar no Rio Xingu na sua opinião? Damos preferencia para a pesca com iscas naturais.

Obrigado.

Thiago

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Suiá-Miçu,  fui esse ano e já estou pagando a do ano que vem. A vantagem ao meu ver a diversividade  e quantidade, se pode pescar Tucunas, Trairões e Cachorras nas Iscas artificiais em grande quantidade. Para os  "liguiceiros"  é melhor ainda pois se pega Trairão, Cachara, Curvina, Cachorra, Pirarara com muita facilidade, no caso específico do Trairão na Tuvira é tão fácil que chega a perder a graça. O contra de lá é a viagem pois daqui do interior de SP foram 1500km mais 175km de estrada de terra

Guto,

É essa pousada aqui: https://pt-br.facebook.com/suiamicu ?

Parece que o site está fora do ar !

Não tenho facebook !

Vou ter que aguardar.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo Thiago

Deve ter pousado lá em São Felix, mas eu não conheço. Talvez algum outro amigo possa lhe informar. Agora a melhor epoca do Xingu, acho o seguinte:

Se quiserem os grandes peixes de couro, briga bruta mesmo, é quando ele esta baixando as aguas, mas ainda cheio, abril,maio...apesar que esse ano a cheia se prolongou mais que o normal...se pega tambem na baixa-agua, mas na cheia, pega mais facil. Pesca com tuvira, pedaço de peixe minhocuço etc.

Atenção na tralha, carretilha perfil alto que caiba pelo menos uns 200 mts de uma boa linha mono de 0,70 pra frente.

Outra pesca legal na cheia é a de pacu dentro dos igarapes cheios, cara é bom de mais...

Vara de bambu das grossas com uns 2/3m de mono, e de isca frutas...ai voce vai vê muleque forte na linha...

Bem é mais ou menos isso amigo. Só completando, que o Xinguzão é grande, e a região aqui que mais gosto de pescar é o Xadá.

Espero ter ajudado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Thiago.

 

Neste orçamento e para "linguiçar" voce não considerou o Pantanal? Mesmo com a pressão de pesca e a diminuição dos peixes ainda é um ótimo local e com muitas opções de hospedagem e preços.

 

Abs

 

Lucca

Lucca, boa tarde!

Amigo, tem uma galera aqui do grupo que já foi pra essas bandas do Pantanal, não sei lhe dizer em qual rio especificamente, mas já foram sim. Eu, por exemplo, nunca fui.

Mas vou levar essa opção pra eles também, indica algum lugar específico? Pousada ?

Algum lugar com pouca pressão de pesca? Se é que isso é possível?

Abraço e obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo Thiago

Deve ter pousado lá em São Felix, mas eu não conheço. Talvez algum outro amigo possa lhe informar. Agora a melhor epoca do Xingu, acho o seguinte:

Se quiserem os grandes peixes de couro, briga bruta mesmo, é quando ele esta baixando as aguas, mas ainda cheio, abril,maio...apesar que esse ano a cheia se prolongou mais que o normal...se pega tambem na baixa-agua, mas na cheia, pega mais facil. Pesca com tuvira, pedaço de peixe minhocuço etc.

Atenção na tralha, carretilha perfil alto que caiba pelo menos uns 200 mts de uma boa linha mono de 0,70 pra frente.

Outra pesca legal na cheia é a de pacu dentro dos igarapes cheios, cara é bom de mais...

Vara de bambu das grossas com uns 2/3m de mono, e de isca frutas...ai voce vai vê muleque forte na linha...

Bem é mais ou menos isso amigo. Só completando, que o Xinguzão é grande, e a região aqui que mais gosto de pescar é o Xadá.

Espero ter ajudado...

Valeu Rafael,

Pelo jeito, essa época de cheia do rio parece ser melhor, pelo menos para os linguiceiros aqui, kkk

Agradeço pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Thiago se atente ao Xingu, na região do Alto Xingu em Canarana-MT na confluência do 7 Setembro e Kuluene é uma região muito batida, muito barcos e corre o risco fazer uma pescaria fraca, meu irmão já foi pra lá e os guias de pesca do Suiá Miçu trabalhavam naquela região, e eles confirmam que fazer uma pescaria boa é dificil hoje em dia lá, a matança é grande.  Eu conheci o Baixo Xingu na Região de Altamira no local onde vai ser construída Belo Monte no Pará, lá é top, pescaria fantástica, porém o custo é dobro devido a parte aérea é  muito longe pra ir de ônibus ou carro.  Pantanal hoje é loteria, a cada 10 turmas uma acerta uma pescaria Boa.   Guaporé como foi dito também é uma ótima opção. O Araguaia na região de Luis Alves também é fantástico, muito bonito e corre-se o risco de acertar boas Pirararas e Piraíbas, mas tem o grande problema da época, e principalmente da avenida de barcos que tem lá.   Mas depende da Turma, se for uma que gosta de Pescaria muito mais que Pescar, ficar tomando umas, onde o peixe é uma mera consequência,  com cidades perto pra dar uma "passeada" a noite vá para o Pantanal na Região de Albuquerque, Araguaia e Alto Xingu que dá pra se divertir e o custo fica em torno de R$2.500 a R$3.500 . Se for uma Turma Fissurada em Pesca,  junte um pouco mais de $$ e vá para o Teles Pires, Suiá-Miçu ou Xingu Baixo, o custo ficará entre R$4000 a R$6000, a garantia de sucesso é muito maior

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola amigo, um lugar que vou anualmente e terá uma excelente pescaria com iscas naturais (apapas, cacharas, surubim chicote, pirararas, piraibas,pirarucus...) é o rio Araguaia, proximo a foz do cristalino (pousada Asa branca, pousada Cristal, pousada tucunare, ou se seu grupo for pequeno de ate 6 pessoas tem a exclusiva e pequena pousada da Aguia) e para quem quiser pescar com iscas artificiais poderá pegar muitos tucunarés nas lagoas do rio cristalino e no próprio rio.O valor da pescaria lá gira em torno de R$550-600 a diária, então uma pescaria de 5 dias, somando avião e parte terrestre deve ficar em R$ 4000.Vou lá desde 2005, e sempre já marco a pescaria pro próximo ano lá mesmo, tendo em vista até então nunca ter errado uma pescaria por lá(para isso sempre bom levar tralha para os 3 tipos de pesca la, pois algum dos peixes estará pegando muito bem -tucunarés/grandes peixes de couro/peixes de couro pequeno e médio porte).


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

 

Ola amigo, um lugar que vou anualmente e terá uma excelente pescaria com iscas naturais (apapas, cacharas, surubim chicote, pirararas, piraibas,pirarucus...) é o rio Araguaia, proximo a foz do cristalino (pousada Asa branca, pousada Cristal, pousada tucunare, ou se seu grupo for pequeno de ate 6 pessoas tem a exclusiva e pequena pousada da Aguia) e para quem quiser pescar com iscas artificiais poderá pegar muitos tucunarés nas lagoas do rio cristalino e no próprio rio.O valor da pescaria lá gira em torno de R$550-600 a diária, então uma pescaria de 5 dias, somando avião e parte terrestre deve ficar em R$ 4000.Vou lá desde 2005, e sempre já marco a pescaria pro próximo ano lá mesmo, tendo em vista até então nunca ter errado uma pescaria por lá(para isso sempre bom levar tralha para os 3 tipos de pesca la, pois algum dos peixes estará pegando muito bem -tucunarés/grandes peixes de couro/peixes de couro pequeno e médio porte).

 

boa tarde Arnaldo. muito bacana as suas dicas.

 

só precisava saber apenas mais uma coisa. qual dessas pousadas você fica ??

e qual época do ano que o senhor costuma ir também?? interessei bastante. vou fechar uma turma para conhecer este lugar.

 

obrigado...abraçoo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá. Indico o Rio Guapore/RO. Sou suspeito para falar da região, pois moro por aqui e pesco todos os anos lá. Sempre acesso o rio pela pousada Nova Vida, http://www.ecoturismonovavida.com.br/. Tenho certeza de que farão uma ótima pescaria com Tucunarés, Pirararas, Cacháras, Capararis, Tambaquis, Pirapitinga, Cachorras e  muitos outros peixes. Se quiserem vir pescar aqui nessa região e precisarem de dicas pode contar comigo. Conheço quase todos os lugares ali. Outra coisa, sua pescaria vai depender da forma que vocês vêm. Não sei se querem trazer barcos e motores ou se irão alugar lá na pousada. Caso optem por trazer os barcos e motores poderão, ao invés de ficarem na pousada, acamparem. Eu sempre passo pela pousada, mas gosto de acampar. Sempre vamos em família, muito divertido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite Thiago e saudações amigos do fórum...

 

Eu pesco há 5 anos no rio Araguaia no distrito de Luiz Alves(São Miguel do Araguaia) e ano passado gastamos 2.300,00 reais por pescador e esse ano vamos gastar aproximadamente 2.500,00 reais com tudo incluso, até a despesa com transporte, isso levando em conta que eu moro há 1.250 km de distância.

Mas isso só é possível porque ficamos em uma pousada que só pagamos a hospedagem, fazemos nossa própria comida no almoço e jantamos em um restaurante da vila. Em Luiz Alves isso é possível porque tem uma estrutura boa, considerando que é beira de rio, que nos permite fazer essa escolha.

Mas tem várias pousadas que oferecem pacote tudo incluso na média de 500,00 a 600 reais a diária.

Também tem a opção de vocês alugarem uma casa, já que seu grupo é grande... tem casa boa com piscina que comporta até 15 pessoas por 600 reais a diária...

Quanto ao Rio Araguaia, é um dos melhores que existem para pesca de pirarara e piraíba...além de pegar apapás, mandubés, corvinas, pintados, pacus(pintados e pacus dependendo da época), tucunarés, etc ...

Se quiser mais detalhes, estou à disposição...  ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Alexsei e Cezar !

 

Agradeço pelas dicas.

 

Logo depois que abri o tópico, a turma se reuniu e decidiu pela Argentina (Piaparas, Piracanjubas, Dourados, etc...), formamos um grupo, abrimos um conta e estamos depositando (sobre isso até abri um tópico aqui), tem dado certo, todos estão depositando normalmente, sem problema algum, inclusive já fechamos a data, Março/16.

 

Retornando da Argentina, pretendo fazer com que o Grupo engate outra pescaria, dessa vez, quem sabe, pra essas bandas (Guaporé, Xingu, Teles Pires, Araguaia e ai as dicas que tem me dado serão de grande importância).

 

Por isso, agradeço novamente pela ajuda e podem ter certeza, entrarei em contato novamente para tirar todas as duvidas (ajuda).

 

Abraço.

Thiago

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, Procure o Rio Guaporé, Cidade de Comodoro-MT, Rancho Pepe Legal - Proprietário Décio Guimarães. Ele tem o Face dele e da pousada, fica na barra do rio verde e é bem legal, olha lá.

O Rio Kuluene - Bacia do Rio Xingu - Pousada Brasília Xingu - Proprietário Márcio - tem site e face 

O Rio São Lourenço no Mt também é muito bom!

Todos os locais - você aluga apenas a estrutura - só que você tem que levar o cozinheiro - a cozinha tem tudo - limpador de peixes (se for o caso), barcos alugam ou emprestam e motores (são alugados), você indo de ônibus não gasta mais de 2.500,00 reais por pessoa - com tudo incluso - bebida, estadia, alimentação lá e na estrada - de carro ou caminhonete fica nuns 2000,00 reais.

Tenho uma turma: Turma do Charles - faço viagem há 6 anos e nunca gastei mais que isso! E as casas tem ar, chuveiro, energia, freezer etc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nesse valor dá para ir para Argentina pescar pintados gigantes, dourados enormes e piaparas monstras e briguentas.

 

Recomendo a Posada Paso de La Patria

 

Estivemos lá em outubro. Veja o relato: http://www.turmadobigua.com.br/forum/topic/35181-monstros-argentinos-seis-pintados-de-150m-a-168m/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...