Ir para conteúdo

Amazônia 2014 – Açus de doer o braço! Operador Allen Gadelha


Posts Recomendados

157.JPG

 

Meus caros amigos de “fominhagem”!

 

Vamos desembolar mais um relato dos “pés de garrafa” em busca dos açus na Amazônia... amizade que cada vez mais se fortalece entre todos do grupo, amigos / irmãos que não mediram esforços para estar juntos em mais essa empreitada de festa e celebração à pesca, à natureza e à alegria!

Desta vez, escrevemos para compartilhar o que foi, tenho certeza, a pescaria (04 a 11 de outubro de 2014) dos sonhos para cada um de nós... peixes a “dar com pau”, em quantidade e colorido que nem o mais otimista imaginaria... palmas:: palmas:: palmas::

 

O dia de embarcar para a terra dos açus parecia não chegar nunca... e arrisco dizer que se a pescaria demorasse mais uns 15 dias, dois ou três pés inchados ficariam enfartados pelo caminho  rindo3:: Ainda mais com a dança das águas... subindo... descendo e desafiando qualquer tipo de previsão. Novamente a natureza amazônica, parecendo que de forma proposital, fez questão de nos colocar no tamanho de nossa insignificância, sensação essa que nos assola em meio àquele labirinto de matas e águas escuras.

 

A perspectiva era muito boa. Havia muita água nos rios ainda, mas a notícia era de que o “ralo estava aberto” e, segundo previsão dos mais otimistas, havia afluentes torrando! “Guenta” coração!

 

Depois de trechos de estradas, escalas em aeroportos e conexões em botecos e cachaçarias  rindo3::  nos reuníamos no saguão do hotel, ainda no escuro da madrugada, para rumarmos ao aeroclube, onde um “caravan” esperava para nos levar a Barcelos. Voo tranquilo, descolado de última hora pelo Magal, que nos poupou de cansativas horas que passaríamos dentro da lancha rápida... muito bom!

 

A sensação que se tem ao sobrevoar a floresta amazônica é indescritível. À medida que o avião baixava para o pouso, começam a se delinear as copas das grandes árvores, labirintos de rios, ilhas e matas... olhando bem a gente consegue perceber até pequenos barquinhos a riscar as águas, tudo no mais perfeito equilíbrio, nos colocando cara a cara com a presença inequívoca de Deus!    

 

DSCN0175.JPG

 

Ao desembarcar em Barcelos, rumamos direto à pousada do Allen Gadelha, onde sua equipe nos esperava a postos para embarcarmos no “Dicky Farney”, barco regional que nos foi fretado e atendeu perfeitamente a todas as nossas necessidades e expectativas, proporcionando segurança e o melhor conforto dentro das suas possibilidades.

 

IMG_1533.jpg

 

De novo aquela história da chegada... digo aos amigos que o dia em que chegamos é, sem dúvida, o melhor dia da pescaria, mesmo que nele nem se pesque  rindo3::  Ansiedade cortando alta! Depois de tudo acomodado em suas cabines, subimos ao deck do barco para montarmos as tralhas, comermos um tira-gosto, tomarmos um banho de chuveirão e errarmos a mão na cerveja.

 

IMG_1194.jpg

 

Enquanto subíamos o rio, conversávamos sobre qual seria o destino de nossa pescaria. O Rio Negro se mostrava uma excelente opção, secando forte e com as pontas de praias já todas à mostra. Os afluentes da margem direta estavam ainda bufando água, enquanto os da margem esquerda secavam bem, inclusive com alguns trechos de baixios já com dificuldade para navegação. Decidimos por subir o Rio Aracá pescando até o repartimento do Demeni para então resolvermos qual seria o destino final.

 

Tínhamos a preocupação de não errar novamente, já que no ano anterior, uma escolha mal sucedida tinha nos imposto uma pescaria fraquíssima em peixes, com mais de um companheiro voltando para a casa “semi-dedão” chorei:: A nossa opção nesse ano seria por quantidade, e a melhor alternativa que se delineava era o famoso Rio Demeni, com suas águas brancas povoadas de feras e de açus com lindo colorido...

 

IMG_1272.jpg

A magia da Amazônia... rindo3::

 

A pesca na boca do Aracá foi farta em peixes pequenos que atacavam as iscas com uma voracidade impressionante, o que nos deixou eufóricos! Alguns açuzinhos já dando as caras e diversos pacas caçando em cardumes que mais pareciam gangues de brigões arruaceiros.

 

O Rio Demeni estava baixo e ainda por cima, secando forte... enfim, acertamos a semana com condições ideais... toca pra cima deles comandante!

 

No dia seguinte, já dentro do Demeni, batemos o dia todo e sofremos... pensamos não ser possível aquela escassez com o rio seco como estava e baixando ainda mais... todos pegaram poucos e pequenos peixes... à noite nos reunimos para deliberar o que faríamos: continuar subindo ou dar meia volta e tocar para o Negro? Chegamos à conclusão que a escassez de peixes era fruto de estarmos ainda perto de algumas comunidades e que continuaríamos a aposta no Demeni... não seria possível errar com o rio naquela situação.

 

IMG_1410.jpg

 

No dia seguinte, o planejamento era varar para um lago central. Show!!! Nessa hora é bonito a gente ver o esforço de todos na empreitada... ajudando cada qual dentro da sua possibilidade... espinhos vazavam a sola dos calçados e não raro a gente atolava até quase a cintura... não é fácil! Se não for dessa maneira, digo que fica complicado chegar aos lagos... recompensa para o esforço de todos! Destaque especial para o Betão Wolverine... o “homem guincho”! No lago, muito peixe pequeno... mas alguns belos açus já davam as caras. Todos viram ou tiveram ação de peixe grande. Esse foi um grande alento para continuarmos subindo.

 

IMG_1245.jpg

 

IMG_1289.jpg

Rodrigo “Guela” e Thiaguinho

 

A terça-feira amanheceu chovendo forte... a aurora nos brindava com o seu espetáculo de cores, enquanto a chuvinha fria entranhava na alma... navegamos bastante, até pra lá da chuva... o ponto escolhido para começarmos a pescar era uma ressaca, cuja margem era coberta de “goiabinhas”, árvore que no Rio Demeni faz às vezes do molongó e do cabibi. Logo no primeiro arremesso (não é exagero!) um peixe ataca e erra o poper do Nilton. Arremesso uma bonnie 128 e na terceira zarada o peixe entra... quando ele pula, pudemos ver o tamanho da encrenca... um lindo tucunaré... colorido, largão, que veio a ser meu maior peixe da pescaria, superando as 20 libras.

 

IMG_6621.jpg

Meu primeiro arremesso do dia - TOP

 

Assim que o peixe foi liberado o Nilton arremessa novamente o poper e arruma outra encrenca... o peixe corre e vai pra pauleira, obrigando o guia Luiz, logo cedo, a pular na água, voltando com um lindo bocudo no alicate.

 

IMG_0966.JPG

Niltão feliz da vida.

 

E assim foi... o Nilton no poper e eu na zara, quando eu punha a hélice, o malandro metia a subwalk morto:: ... até pegarmos 28 açus no mesmo ponto!

 

IMG_6635.jpg

Eu, Rodrigo Delage, com o guia Luiz

 

Ao encontrarmos o pessoal na hora do almoço, vimos com alegria que todos tinham bamburrado! Era 20 peixes pra lá, 30 pra cá, 40 pracolá... imaginem a festa! De tarde, pesquei apenas de hélice... matei a vontade! Sensacional!

 

Na quarta feira a programação era varar outro lago central... tudo certo e preparado já que esta “varação”seria puxada... ainda era noite quando saímos para subir mais de uma hora de voadeira até o destino. Ao chegarmos na entrada que dava acesso ao “cano” do lago, a triste constatação... seco demais... fizemos uma prospecção pela mata e vimos que seria muito difícil. A solução era voltar e pescar nas ressacas e nas praias do próprio rio... percebia-se o tom de desolação na expressão dos guias e dos pescadores... no rio a pesca foi boa, mas não tão produtiva quanto no dia anterior. Eu e o Stringa acertamos uma boa quantidade de açus, apesar de nenhum grandão ter dados às caras. Mas o que importa é que todos pegavam... nesse dia foi a vez do Borin matar a vontade de pescar de hélice, em um único ponto, ele pegou mais de 30 açus... era uma pancada atrás de outra... show de acrobacias e ignorâncias... hélices sendo jogadas para o alto, voltando com anzóis abertos, sem garatéias, sem pitão... show!!!

 

IMG_3766.JPG

 

IMG_3771.JPG

 

272.JPG

Taca-lhe hélice, Borin!

 

264.JPG

 

À noite, pescando couro com o Stringa, este me engata uma senhora pirarara que foi tirada da pauleira na marra por ele e pelo guia... pensei que não veríamos a cara desse peixe...

 

IMG_3788.JPG

Olha a alegria da criança...

 

Inclusive, fiquei impressionado com a quantidade de peixes couro que há no Demeni... às vezes não dava tempo de abrir a cerveja e a carretilha já cantava. Ao todo, no pouco tempo em que nos dedicamos, foram 3 pirararas e 6 filhotes, fora os peixes perdidos e não ferrados.

 

IMG-20141014-WA0006.jpg

 

IMG_3721.JPG

 

IMG_1024.JPG

 

IMG_3747.JPG

 

A noite, no deck do barco, tomando umas boas cervas com o Thiaguinho, eu continuava a chorar pelo fato de não termos podido varar o lago... a medida que tomávamos a cerveja, a força crescia e a vontade ia aumentando, até que uma hora chamamos o Allen e os companheiros e lançamos a ideia, “bora voltar lá e varar aquele lago na marra?” O Allen prontamente falou que iria verificar com os guias. Voltou com o Dadá, animado, dizendo que topavam sim! Fantástico! Bora tigrada! Meia volta no “Dicky Farney” e, ao invés de começar a descer de volta, subiríamos novamente! Nesse ponto, saliento a maleabilidade, boa vontade e profissionalismo do Allen Gadelha, afinal, no penúltimo dia de pescaria ainda estaríamos no ponto mais alto da expedição. Para compensar, não pescaríamos na sexta (último dia), descendo direto de volta a Barcelos. TOP!

 

IMG_1611.jpg

 

Desta vez, fomos preparados para as dificuldades que tínhamos visto. Encostamos as canoas, tiramos todo o peso, motores, caixas térmicas, etc e “estivamos” todo a caminho que percorreríamos. Para os que não conhecem, “estivar” significa cortar cipós e colocá-los em terra, como um trilho, para que o barco deslize sobre eles, evitando o atrito com a areia e lama do solo. Depois de muito esforço e de quase passar mal duas vezes, avistamos, com a primeira canoa, a entrada do lago... visão do paraíso! Até que todas as canoas estivessem na água, ninguém esmoreceu... feitos os “apreparos”, foi dada a largada!  :gorfei:  Uns zunindo artificial para todo canto, outros “flexados” com o motor elétrico pro fundo do lago... pensem em um desespero :gorfei: Foi bonito de ver :gorfei:

 

Começamos a pescar e os açus começaram a aparecer... e foram aumentando a medida que o sol esquentava. Abusamos dos popers, das zaras e das hélices... peguei um belo peixe que não hesitou em atacar em cheio um grande saltiga dorado porper... ao disparar para o meio do lago e saltar com a linha esticada, pudemos ver o tamanho da jaca! Lindo peixe!

 

20141010_151820.jpg

Na falta da foto, vai uma foto da foto... senão vira lenda rindo3::

 

Em uma ponta, o Thiaguinho pegou tudo quanto era tucunaré em sua “joão pepino” no estilo zara, stick, meia água... A certa altura, quando trabalhava a isca, já do lado do barco, um grandão resolve levar ela pra casa e sai tomando linha para o meio do lago... quando a linha esticou, o peixe pula e se liberta... sacanagem... achei que o Thiguinho fosse pular na água de desespero... o menino chicoteava a linha na água sem parar... parecia que estava possuído :choquei:  rindo3::

 

IMG_1753.jpg

Reunião para o rango.

 

Daí pra frente, só festa... em determinado momento, num ponto em que as canoas estavam juntas, era comum dois ou três barcos, ao mesmo tempo, com dublês na ponta das linhas... incrível... e o Nilton gritando: “Gente de Deus, isso tá mais fácil que dar milho a galinha!” :gorfei:

 

IMG_1710.jpg

Nilton, dando milho para suas galinhas rindo3::

 

Fizemos uma estimativa e podemos dizer, sem medo, que pegamos, ao todo, mais de 300 açus dentro desse lago!!! doeu:: doeu:: doeu::

 

311.JPG

Sr. Osmir matando a pau!

 

314.JPG

 

317.JPG

 

257.JPG

 

Quando navegava para varar de volta ao rio, deitei na plataforma da frente do barco e, enquanto o guia acelerava o motor elétrico já quase sem bateria, eu ia olhando para o céu, a copa das árvores, escutando o canto e vendo algumas aves em voos distantes... a paz daquele lugar foi me envolvendo e enquanto rezava agradecendo pelo privilégio de estar ali e por tudo que vem acontecendo em minha vida, apaguei por alguns minutos... a emoção de desfrutar daquele paraíso foi mais intensa que minhas forças...

O clima de festa era tão grande que o esforço da varação para voltar nos pareceu bem menor que o da ida... agora o que nos restava era fazer o caminho de volta, levando no peito a lembrança boa que foi aquilo tudo e que tenho certeza, nunca sairá de nossa memória. Amazônia, até breve...

 

IMG_1516.jpg

 

Novamente fomos capitaneados pelo líder Odirlei Borin. Borin desta vez levava o seu pai, Sr. Osmir, em alegria de brindar, com muitos peixes, aquele que lhe ensinou os primeiros passos na arte da pesca. “Seu Osmir” gente fina... acabou dando um baile no filho, professor é professor...

 

194.JPG

Borin e seu “pacaçu

 

244.JPG

 

Gustavo Stringa com a sua animação e disponibilidade para arrumar solução para toda dificuldade que surgia, solidário para o que desse e viesse e grande pescador. Gosta tanto de pescar que, quando não está pegando peixe, dá febre de 38 graus  :gorfei:  achamos até que o homem estivesse com malária  :gorfei:

 

DSCN2106.JPG

 

IMG_3748.JPG

 

IMG_3807.JPG

 

Thiaguinho, cuja fominhagem é inversamente proporcional ao tamanho... mesmo queixando de estiramento no músculo do braço, não deixou de arremessar nem um minuto e se não tivesse prazo, estava arremessando sua “joão pepino” lá até hoje!

 

IMG_3763.JPG

 

IMG_3755.JPG

 

Betão Wolverine com seu alto astral... o cara é um animal na varação de lagos, protagonista de cenas inusitadas... conseguiu a proeza de fisgar um ariri pelo rabo! Quando o guia viu aquilo, falou espantado: “Em mais de 40 anos pescando aqui, essa é a segunda vez que vejo isso!” Eis que, no arremesso seguinte, o Betão traz outro igualzinho...  :choquei: o guia abaixa a cabeça e fala: “Em mais de 40 anos pescando aqui, essa é a terceira vez que vejo isso!”  :gorfei:  Isso pra não falar do grilo que ele torou no ar com sua isca! (kkkkk) Em toda sua vida, vomitou cinco vezes, duas delas nessa pescaria. :gorfei:

 

IMG_6649.jpg

 

Max Rosa... pensem num cabra agoniado para acertar a pescaria  rindo3::  amigo de música e pesca... ávido por compartilhar e aprender técnicas e manhas desse esporte que tanto nos fascina... calma, Max, vai dar certo... rindo3:: ... Fotógrafo profissional da turma.

 

IMG_1355.jpg

 

IMG_1675.jpg

 

IMG_1708.jpg

 

IMG_1552.jpg

 

Rodrigo Guercio, “Guela”, cunhado, compadre e parceirão de pesca... sortudo é ele! Sempre inventando uma “técnica” nova e “peculiar” para levantar seus bocudos... como bom mineiro, depois do processo de arredondamento de canelas, pés e rosto a que se submetem os pescadores durante a empreitada de confinamento, cerveja e tira-gosto, ganhou do amigo Camané o apelido de “Queijão”, o homem da “sambadinha” rindo3::

 

IMG_3824.JPG

Reparem na coloração desse peixe :choquei:

 

DSCN2108.JPG

 

Camané... deve ter sido o primeiro angolano a pescar na Amazônia... peça raríssima. Pescava pouco, bebia e pegava muito... enquanto o parceiro arremessava de forma frenética, entre uma latinha de cerveja e uma dose de Jack Daniels, Camané lançava sua isca como quem joga para o ar uma bituca de cigarro e... pow... mas um açu aparecia para a foto. :gorfei:

 

IMG_1587.jpg

 

IMG_1576.jpg

 

Nilton Carriel... um caso à parte... quase matava a gente de rir com as suas pérolas... deve dormir pensando nas bobagens que vai falar... não é possível! No dia em que pescamos juntos, saímos para o rio já debaixo de muita água. Nilton colocou logo a sua capa de chuva enquanto eu tentava me proteger improvisando com sacos de lixo, já que tinha esquecido a minha. Até que viro para ele e, bocudo, falo inadvertidamente, “rapaz, eu dava qualquer coisa por uma capa de chuva igual essa sua agora...” de pronto ele responde gritando “eu tenho outra!”  :choquei:  Imaginem o que eu ouvi desse cabra até o fim da pescaria :gorfei:

 

IMG_0892.JPG

 

IMG_0898.JPG

Cheiro bão!

 

IMG_1001.JPG

 

Utilizei vara de 17 libras e carretilha abastecida com linha 50lb, apenas para iscas de hélice, usei vara de 25 libras com linha 65lb. A turma usou também varas de 20 e 25 libras e linhas de até 65 libras. Todas as iscas funcionavam... desde à Hélice até os jigs para quem quisesse descansar o braço.

Agradecemos ao Allen Gadelha, seriedade, esforço e profissionalismo (http://sauadaua.blogspot.com.br/ ou allengadelha@hotmail.com) e a toda tripulação, em especial aos dedicados guias que não mediram esforços para nos colocar de “cara pro gol”: Dadá; Domingos; Luiz; Radiomar; e Sabá, valeu demais! Até a próxima!   

  

IMG_1495.jpg

::tudo::  ::tudo::  ::tudo::  :amigo:  :amigo:  :amigo:  palmas::  palmas::  palmas::                  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 83
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Pessoal!!

Essa pescaria foi sensacional. As fotos presentes no relatos acreditem, não descrevem 1% da pescaria. Mas a narrativa do meu amigo Delage é sensacional , descreveu com precisão a semana q passamos.

agradeço a Deus por permitir de pescar com todos vcs novamente, e por pescar ao lado do meu pai em um lugar maravilhoso, sua primeira pescaria com artificial foi sensacional. Confesso q foi difícil de me desligar dos peixes, no momento q consegui, me senti perto de Deus, estava em um lugar maravilho, com amigos especiais e ao lado da pessoa me me ensinou a ser HOMEM!! Me emocionei muito.

Obrigado meus amigos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

show de bola Delage, relato mais do que inspirado!!Agora é ler e reler o conto com a frequência devida, pra deixar bem vivo na mente os momentos tão especiais vividos com essa turma que é nota 1000. Respeito, amizade, comédia, companheirismo e muita fominhagem. Este é o grupo Pés de Garrafa. Até a próxima pessoal!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que narrativa, fotos e peixes!!! Tudo fantástico e a união da turma em enfrentar o árduo caminho até o "lago do Paraíso"...como dizem "no pain, no gain"...

Parabéns a amizade, companheirismo e profissionalismo do operador e guias!

Só atiçou mais as lombrigas...kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu amigo Delage, seu relato é um brinde a celebração!!! É reviver uma semana espetacular de forma emocionada!!!

Amigos do Forum, essa pescaria comecou em Outubro de 2013 quando nosso operador habitual nao tinha mais disponibilidade para nos, e entao tivemos a felicidade de encontrar o Allen Gadelha. Depois de tanta coisa dando errado, como datas, voos, hotel, tel satelital, blabla, então fomos brindados e recompensados pela Mae Natureza.

Tive febre de 38 graus por 3 dias lá em cima. Os pihuns me pegaram, e nem mesmo a Amoxilina regada a Brahma conseguiu aliviar. Mas nao arreguei, pois nao podia aceitar que tanta preparação e tanta paixao pela pescaria seriam abatidas por uma febrezinha de 38 graus...eheheheh

Podem imaginar o que é sentir frio no calor do médio Rio Negro as 5 da tarde??? Pois é, aconteceu comigo.....

Nao posso deixar de registrar a qualidade do profissional e ser humano que é o Allen Gadelha, que tenho a liberdade de dizer que se tornou um grande amigo. É um profissional de muita qualidade, atento e preocupado com a satisfação da turma toda. Sua preocupação em preservar a Natureza no medio Rio Negro é levada a Sério! Voltar a Amazonia é sinonimo de voltar a pescar com o Allen!

Delage, nao posso deixar de citar que Deus te deu alguns "Dons":

1) ESCRITA - Seu relato é uma celebração emocionante da nossa paixao pela pescaria, da beleza da Natureza e da amizade dos PesdeGarrafa...

2) PESCARIA - Foi um prazer dividir o barco com voce por um dia, e ter tido a chance de aprender um pouco com voce que é um pescador da mais alta qualidade. Sabe ler o Rio, os peixes, com tecnica apurada...

3) PEGA LATA: Foi incrivel ver sua habilidade no "PegaLata". Ou estava pescando, ou estava com uma lata de cerveja na mao. Também foi incrivel ver que por alguns momentos (nao raros), as duas coisas aconteciam ao mesmo tempo. Sem palavras!!! eheheh

Ao PesdeGarradas e amigos, agradeço muito por todas as palavras no dia da volta sobre a organização. Deu trabalho, mas este fora recompensado nao somente pelos peixes, mas sim pelo convivio e amizade de todos voces. Foi um prazer estar com todos voces, e espero que Deus nos permita repetir a dose.

Por fim, agradeço a minha família que aceita minha ausencia em detrimento da minha paixao pela Pescaria. Dona Marcia é uma parceira e tanto!

Grande abraço a todos voces!

Gustavo Stringa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que Show de relato !! Que bela narrativa, não faltou confraternização entre os participantes e principalmente peixes. Impossível ficar indiferente com tantas fotos que como o Ordilei escreveu não representa nem 1% do que foi a aventura !

 

Parabéns a todos.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vixi Maria, que relato e pecaria top. Você descreveu muito bem as sensações que passamos por lá. Parabéns aos amigos pescadores. ::tudo::  ::tudo::  ::tudo::

 

Estou indo com o Allen na quinta que vem pra passar 10 dias num barco regional. Agora imagina num cara que tava agoniado, nem dormindo, nem trabalhando direito, agora então, ferrou-se tudo de vez. suici::

 

Um abç.

 

Boas pescarias!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

top demaiss amigo, sem palavras, realmente vcs acertaram a pescaria do ano... e muito açu, amigao...

ainda sonho em acertar desse jeito, realmente um showw de relato, parabens amigos, essa e a pescaria que todos sonham em fazer algum dia...

 

da proxima vez, me chama ahahahahahaaa...

 

fico muito feliz em ver um relato desse nivel, realmente alto nivel...

boas pescariasss e parabens mais uma vezzz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aplauso::  aplauso::  aplauso::  aplauso::  aplauso::  aplauso::  aplauso::  aplauso::  aplauso::  aplauso::  aplauso::  aplauso::  aplauso::  aplauso::

 

::fishing  ::fishing  ::fishing  ::fishing  ::fishing  ::fishing  ::fishing  ::fishing

 

mestre::  mestre::  mestre::  mestre::  mestre::  mestre::  mestre::  mestre::  mestre::  mestre::

 

impressionante q quantidade de peixes!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Moçada como foi fantástica  esta pescaria , tudo que nós também queremos. Deus na sua infinita bondade nos proporciona momentos especiais como estes. Parabéns a todos e orem para que façamos uma boa pescaria , pois parto amanhã para Manaus e 19/10 pra Barcelos. Espero na volta relatar também uma ótima pescaria. Abços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...



×
×
  • Criar Novo...