Ir para conteúdo

Sugestao de Vara para arremessos mais longos


Lênio Pimenta

Posts Recomendados

Pessoal,

 

Hoje eu uso uma Liger 15lb de 1,68mt com minha Aldebaran MG7; Hunter Fish Z de 25lb e 1,83mt com minha Abu Garcia Revo Rocket.

 

Estou em busca de um conjunto para ficar como secundario ja que deixo a Hunter + Rocket apenas para uso com helices (por enquanto), ja que deixo linha 60lb nela e acaba ficando pesada para lancar iscas mais leves.

 

Estou procurando uma vara ate 20lb e de, pelo menos, 1,83 ou 1,85mt, para conseguir fazer arremessos mais longos.

 

Deixaria o quesito precisao para a Liger 15lb mesmo. A carretilha ainda nao decidi, mas estou pesquisando e tenho interessado por algumas daiwa e marine sports. Tambem estou preferindo recolhimento de 6 a 7.1 no maximo para facilitar o uso de zaras. 

 

O dificil esta sendo encontrar uma vara nessa configuracao: média rapida, 1,85mt pra mais, inteiriça, ate 20lb.

 

A com melhor custo beneficio que encontrei foi uma Green Bass 6'1'' de 17lb.

 

Queria mais sugestoes...

 

Abraco!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lênio,uma das varas mais top que conheço e tenho o privilegio de ter hehehehe é uma shimano crucial de 7,2,ela é super rápida e uso ela para pescar os Dourados gigantes do Paraná,unico problema é que ela é meio carinha para se comprar no Brasil,no Paraguai o preço dela é bem atraente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Lenio, vou aproveitar o seu topico para tirar umas duvidas tambem...

Teve um rapaz do grupo de whatsap aqui do forum, que disse que arremessava uma isca de 10g com uma vara e carretilha, que não lembro quais eram, mas fiquei encafifado com aquilo e fui fazer uns arremessos na pista de vaquejada aqui perto de casa. Alcancei 38mts em media, os arremessos com uma inna 70 que pesa 11g, com uma citica 200e, vara hunter fish x de 25 lbs e linha pp40lbs na epoca.

Esses dias, comprei uma vara liger 5,4 de 7/15 lbs, e fui testar. Coloquei uma curado e7 nessa vara, com uma linha pp 30lbs ( 0,25m) e consegui arremessos de 35/40 mts em media. Troquei as carretas, mantendo a mesma vara, linha e isca e o resultado foi :

shimano caenan e curado 200e7 ficaram iguais e a citica 200e ficou na frente, chegando na casa dos 45 mts de media. Achei estranho, porque das tres é a que tem o menor n° de rolamentos. Bom, tudo isso pra lhe perguntar : qual é a distancia boa de um arremesso ? Quando pesco em corredeiras, atras das cachorras, um arremesso mais longo iria me ajudar muito, ja que geralmente é de barranco e quanto mais longe melhor... Lembrando que a vara liger, ainda não foi pescar nem uma vez, tô guardando ela pra um outro conjunto que quero montar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lênio,

 

Sugerir um modelo com essas características aqui no Brasil já é difícil, ainda mais de baixo custo. 680 Reais, apesar de ser uma quantia considerável, pode ser barato. Caro é você comprar uma vara de 100 Reais e não te atender. Pense nisto.

 

E você está gastando muito com carretilha e pouco com vara. Essa inversão de valores é bem comum aqui no Brasil. Repense. Vara boa faz toda a diferença do mundo, nenhuma carretilha vai te fazer evoluir tecnicamente.

 

Outra bobagem que falam muito é que carretilha rápida atrapalha um determinado tipo de isca... É falta de pensar só um pouquinho. O ponto em questão é administrar a folga de linha necessária ao trabalho, então é questão de costume.

 

Por fim, voltando à indicação do colega acima, Crucial é uma vara muito boa, você provavelmente vai achar 680 extremamente barato quando comparar com essas duas varas que já tem.

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O marcelo lembrou bem sobre a linha.

Varas mais lentas arremessam mais longe também.

 

Agora cabe perguntar oque é longe pra vc e se é realmente necessário alguns metros a mais??

Acho dificil achar uma vara nestes parametros que vc quer.

Pra ficar bom mesmo, eu iria de customizada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é... to achando q vou economizar um pouco mais para optar por outra vara ou ate mesmo a customizada...

 

A linha, PRA MIM, é o que mais influencia. Sempre opto pela mais fina em relacao ao tipo de pescaria que vou praticar. Nunca tive problema com peixe arrebentando. Ate porque rebocar peixe nao ta com nada...

 

Nao sei se o ganho em metros serao muito significativos, a maior que possuo para arremessos é a hunter fish z com 1,83mt, e como uso iscas mais pesadas nela, acaba que o arremesso é sempre bom...

 

Por enquanto, acho que vou usando as que tenho, ate 1,68, para ver se havera realmente uma necessidade de arremessos mais longos...

 

Como sempre.. obrigado a todos pelas opinioes! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu amigo Lenio!!!  doeu::

 

Um dia vc vai lembrar dessas palavras lingua2::  lingua2::  lingua2:: kkkkkkkk  :gorfei:  :gorfei:  :gorfei:

 

Nunca teve problema de peixe arrebentando linha???  surtei::

Meu troféu foi embora a uns 6 anos pq o equipamento não suportou, não arrebentou mas, para isto acontecer tive que deixar o "trator" levar linha até a isca ficar presa em estrutura submersa.

 

Também não é motivo para superdimensionar o equipamento mas sim algo intermediário onde possa brincar com as crianças de + 1kg e tbm com os de + 5kg.

 

To atrás do "trator", um dia encontro de novo!  vergonha::

 

:amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu amigo Marcelo....

Nao, ainda nao tive problemas com peixe arrebentando linha...

Dificil de acrrditar? Kkkkk

Pelo menos nao em mto tempo...

Se nao fosse trofeu, nao teria te dado trabalho lkkkk

As vezes nao achei o meu ainda...

Nao superdimensiono equipamentos nao, faco como manda a cartilha rsrs

As vezes por sorte mesmo...

Mas ganha na mega q eh bom, nada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Utilizo a samurai 40lb 31mm e nem por isso reboco o peixe pequeno. (abro a fricção e brinco)  danca::

 

ESTOU FALANDO DE TUCUNA AZUL   ::tudo::

 

Tive algumas oportunidades de fisgar alguns "cavalos azuis" e como bom pescador, os maiores escaparam né?  :gorfei:

 

Gosto muito de todo tipo de pescaria, principalmente de espera, onde a tomada de linha é maior (piau, piapara, pacu, corimba...)

 

Os tucunarés em proporção "brigam menos" que os peixes que citei. Aprendi um "macete" de quando fisgar um tucunaré grande, jamais o deixe virar a cara no sentido oposto a vc, pq se deixar parece um trem desgovernado e  buaa::

 

A questão da samurai 40lb veio pq as de menores bitola encavalavam ou davam nó de vento e  ::nada::  . Com outras linhas da mesma bitola, tbm arremesso relativamente igual, porém tenho que fazer mais força e acarreta perda da precisão....

 

.... :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui em baixo o material mais leve não compromete.

Usamos iscas leves e portanto o equipamento deve ser compatível, senão o arremesso vira vôo de galinha  :gorfei:

 

Mas lá em cima....... doeu:: .........é bom não subestimar!!

Imagina se o peixe DA SUA VIDA, escapa porque vc resolveu ter "forte emoções" com uma tralha mais esportiva.

 

Da única viagem que fiz, percebi que o Açu não tem dó de vc nem do seu equipamento!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui em baixo o material mais leve não compromete.

Usamos iscas leves e portanto o equipamento deve ser compatível, senão o arremesso vira vôo de galinha  :gorfei:

 

Mas lá em cima....... doeu:: .........é bom não subestimar!!

Imagina se o peixe DA SUA VIDA, escapa porque vc resolveu ter "forte emoções" com uma tralha mais esportiva.

 

Da única viagem que fiz, percebi que o Açu não tem dó de vc nem do seu equipamento!!!

É mas ja fiquei de cara com um azulão que me tratou igual  buaa::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É amigos lendo o tópico de vcs tenho que me pronunciar..... Uso uma chronarch C14 com uma vara Falcon cara , linha samurai 65lbs e infelizmente mesmo com material adequado  tive minha linha estourada por um açú que imagino ser gigante ( não vi a cara dele), então acho que tambem  temos que ter sorte quando fisgamos um tucuna muito grande. Material balanceado, experiencia, não se afobar, e sorte muita sorte........ Tudo conta na hora de embarcar um troféu. ( e fique registrado já fisguei alguns grande de até 18 lbs, mas o maior escapou ( pescador é assim né kkkk).....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É amigos lendo o tópico de vcs tenho que me pronunciar..... Uso uma chronarch C14 com uma vara Falcon cara , linha samurai 65lbs e infelizmente mesmo com material adequado  tive minha linha estourada por um açú que imagino ser gigante ( não vi a cara dele), então acho que tambem  temos que ter sorte quando fisgamos um tucuna muito grande. Material balanceado, experiencia, não se afobar, e sorte muita sorte........ Tudo conta na hora de embarcar um troféu. ( e fique registrado já fisguei alguns grande de até 18 lbs, mas o maior escapou ( pescador é assim né kkkk).....

Poderia ser um Pirarucu ou outro peixe maior que pega na artificial tb! mes passados consegui pegar 3 Pirarucus na Artificial No Rio Negro!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Ms lubina black widow ( comprei uma para serra da mesa e gostei bastante);

Da uma olha na abu Garcia veredict e vengeance ( achei na net a partir de 229,00 e tam 1,90mt.

Tenho uma Dark Iron que paguei 100,00 que é a considero boa de arremesso também.

Utilizar linha mais fina também ajuda nos arremessos, só não compra a samurai da daiwa pq arrebenta bastante durante os arremessos ( muitos usuários e eu tivemos problemas com ela)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ms lubina black widow ( comprei uma para serra da mesa e gostei bastante);

Da uma olha na abu Garcia veredict e vengeance ( achei na net a partir de 229,00 e tam 1,90mt.

Tenho uma Dark Iron que paguei 100,00 que é a considero boa de arremesso também.

Utilizar linha mais fina também ajuda nos arremessos, só não compra a samurai da daiwa pq arrebenta bastante durante os arremessos ( muitos usuários e eu tivemos problemas com ela)

Eu recomendaria sim a daiwa samurai, que a partir de 31mm não tem problema de nó de vento e estouro no arremesso  joia:::

Linha espetacular  lingua::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31mmm é de 40lbs - essa já joi aprovada pelo pessoal do fórum.

Quando disse mais finas, estava referindo a espessura de 20-30lbs que encavalam no carretel ou estouram durante os arremessos. Aconteceu comigo e com vários outros usuários, mas nada o impede de testar. De fato foi omissão minha não ter mencionando o diâmetro no quote anterior.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pegando uma carona, Lenio acho que a Liger longa que tens ja e muito boa, mude linhas e continue tentando meu amigo !

 

Ms lubina black widow ( comprei uma para serra da mesa e gostei bastante);
Da uma olha na abu Garcia veredict e vengeance ( achei na net a partir de 229,00 e tam 1,90mt.
Tenho uma Dark Iron que paguei 100,00 que é a considero boa de arremesso também.
Utilizar linha mais fina também ajuda nos arremessos, só não compra a samurai da daiwa pq arrebenta bastante durante os arremessos ( muitos usuários e eu tivemos problemas com ela)

Guilherme, caracas perdi algumas iscas com minha Shimano Scorpion e esta linha, que apesar de ser muito macia, da um estalo e la se vai a isca !

 

Eu recomendaria sim a daiwa samurai, que a partir de 31mm não tem problema de nó de vento e estouro no arremesso  joia:::

Linha espetacular  lingua::

Peutz,,, no de vento, exagero na afobacao do arremesso Marcelo ?!?!? , ahhhh que odio perder uma otima isca (que nao flutua eh claro) , ate entrao eu nao sabia disso (Burro eu) . . .

 

So mais uma coisa, qdo desmonto, limpo e lub, elas pincham laaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa na PQP, mas cuidado, porque tens que ajustar bem(MARDITO ajuste interno), lembrar do vento e etc, mas qdo uso com MONOfilamento vai bem mais longe e as vezes tem mais fotos, creio que seja porque o peixe tenha mais tempo e abocanha a isca melhor, devido a elasticidade,,,,    ah me@, faz o que digo, nao faca o que faco  blink:: , levo uns 8 conjuntos comigo no barco !  surtei::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...