Ir para conteúdo

Qual maior AÇU que vc já pegou com um hélice pequena?


Wellington BSB

Posts Recomendados

Obrigado a todos pelas respostas ...

 

Helson com um de 4 kg na Rip 4.25 ... mas num contou no que mexeu, ou se estava original ...

 

Eloy, Irmão, com a incrível e eficientíssima Sura Four ... provavelmente com garateias VMC 4X ... rsrsrs

 

E o Rodrigo, danado de esperto, quer relação com nome e signo (garateia) dos bois ...

 

Rodrigo, vou aos poucos ... vai anotando ...

 

Lembro que é pra AM ...

 

- a argola padrão é CCM 130 lbs com trava ... equipará todas, sem exceção ...

- haverá muito provavelmente só garateias VMC 6X #1 e #1/0 ... pouquíssimas exceções ...

 

1. Rip Roller 4.25

- será invertida ... com a cabeça/olhos virados pra trás ...

- retiram-se todas as ferragens ...

- o pitão da hélice será um jennerlure L ...

- hélice original das rips grandes ... montada entre 2 cups ...

- pitão da nova frente poderá ser o mesmo que vai na frente das Rips grandes ... ou um SC32 (Deconto) ... colado ou não ...

- pitão da barriga será um Jennerlure P ou um SC28 (Deconto) ... colado ou não ...

- garateias VMC 6X #1 na frente e atrás ...

- fica em torno de 19 ou 20 g ...

 

Depois continuo ...

 

Lembrando que customizo hélices do jeito que o pescador quiser ...

 

Abração a todos ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa Wellington...

Sura Four com garateias VMC 4x das Sura Six.

Palheta artesanal e pitão o,72 que lógico ficou detonado, dá pra ver na foto.

 

Pque usar uma isca pequena:

A maioria dos guias por lá recomendam reservar as hélices para depois das dez h. Acho uma balela, então usei uma Four.

Alguns pontos eles indicam que são territórios de borboletas, aruanãs e popocas, então dispensa-se as grandes hélices.

E claro, os braços merecem descanso.

Abrax

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa Wellington...

Sura Four com garateias VMC 4x das Sura Six.

Palheta artesanal e pitão o,72 que lógico ficou detonado, dá pra ver na foto.

 

Pque usar uma isca pequena:

A maioria dos guias por lá recomendam reservar as hélices para depois das dez h. Acho uma balela, então usei uma Four.

Alguns pontos eles indicam que são territórios de borboletas, aruanãs e popocas, então dispensa-se as grandes hélices.

E claro, os braços merecem descanso.

Abrax

 

Meu Irmao ... Mestre ...

 

Aproveitem ... intervencoes assim sao raras ...

 

Eu coloco VMC 6X #1 nas Suras Four e uso uma palheta com peso entre 1,80 e 2,00 g (normalmente a palheta da Caribe 6), com um pitao SC32 (0,95 g) ou Jenerlure M (1,01 g) ... na barriga, uso os pitoes SC20 (0,52 g) e na frente tb os SC32 ou Jenerlure M ... mantenho seu projeto, sem argolas e sem garateia na traseira ... Assim que conseguir, devo migrar as Suras Four para as palhetas da Jet 120 ...

 

Guias nunca se entendem, embora descansar o braco seja fundamental ... pra essas horas, vou levar ate uns torpedinhos turbinados ...

 

Grande abraco, Meu Irmao, e fique com Deus ...

 

Wellington ...

 

PS: sem acento, ou assento ... rsrsrs ... o FTB aqui e indocil ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

paca açu de 5 kg, em barcelos, numa tucunarex original, nao troquei nada (acho que de 11 cm a TRex ). aguentou bem (tambem, tava na praia e deixei correr .... rsrsrs ) 

 

semana passada, no Juma, pegamos um paca bom, de 5 kg tambem, numa nakamura jet120 original ! aguentou a porrada ! ....  gostei da isca, faz otimo barulho.

 

otimo o topico. quem ja arrastou muita helice sabe o porquê desse topico !!! rsrsrrsrs ...

 

att, candido

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

paca açu de 5 kg, em barcelos, numa tucunarex original, nao troquei nada (acho que de 11 cm a TRex ). aguentou bem (tambem, tava na praia e deixei correr .... rsrsrs ) 

 

semana passada, no Juma, pegamos um paca bom, de 5 kg tambem, numa nakamura jet120 original ! aguentou a porrada ! ....  gostei da isca, faz otimo barulho.

 

otimo o topico. quem ja arrastou muita helice sabe o porquê desse topico !!! rsrsrrsrs ...

 

att, candido

 

 

Beleza tê-lo aqui, Cândido!

 

Obrigado pelas respostas, especialmente sobre a Jet 120! Acredito muito nessa isca! Bota uma Owner 4X #2/0 atrás e vai ver o pau torá!!!

 

Abração,

 

Wellington ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Wellington saudações, como minha experiência em hélices para Amazônia é só de uma pescaria, deixo aqui minhas impressões sobre as grandes hélices:

Devido ao repiquete no Água Boa, usei muita héilce e zaras, as zaras como sempre muito fáceis de trabalhar, agora as grandes hélices realmente cansam o braço, principalmente pra quem não está acostumado a elas.

Usei Rip Roller 5,25, Devassa 14 cm , Mauro Nakatani 12 e 14 cm e Nelson Nakamura Jet 120, esta última usei com as alterações de argolas e garatéias sugeridas por você e me surpreendeu muito pela facilidade de trabalho e puxada dela, levanta muita água e faz barulho como nenhuma outra.

Analisando esta pouca experiência que tive e o enorme desgaste físico pra puxar hélices pesadas entendo a finalidade do tópico e observando outro post seu sobre as BABY TORPEDO, fico ansioso só pra ver os resultados de suas customizações na boca dos grandes açús, forte abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

arrow:: Não tenho certeza do tamanho da hélice, mas do inédito fato de estar usando um desses "artefatos"... (logo quem...)  seila::

arrow:: Graças ao amigo e companheiro Mocorongo Tracajá, com que tive a satisfação de pescar um turno, que generosamente me cedeu EMPRESTADA uma das iscas que ganhou do estimado Prof Eloy, tive a oportunidade de apresentar o paquinha da foto, que deu o conhecido trabalho para ser embarcado (e solto), principalmente usando um conjunto formado por molinete... (a isca quando é boa mesma, nem o equipamento, ou o próprio pescador, conseguem evitar a ação dos predadores...) alegre:: 

arrow:: Fica portanto o meu registro e agradecimento pela possibilidade de experimentar essa ótima isca !

arrow:: Não me admira mais que o Mestre Eloy apresente tão bons resultados nas suas pescarias... Parabéns !

 

a9de4b16-82d7-462f-b53d-c2fee587b95b_zps    7b1f4ce6-b620-49ee-82dd-e1e6a50c1650_zps 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

arrow:: Não tenho certeza do tamanho da hélice, mas do inédito fato de estar usando um desses "artefatos"... (logo quem...) seila::

arrow:: Graças ao amigo e companheiro Mocorongo Tracajá, com que tive a satisfação de pescar um turno, que generosamente me cedeu EMPRESTADA uma das iscas que ganhou do estimado Prof Eloy, tive a oportunidade de apresentar o paquinha da foto, que deu o conhecido trabalho para ser embarcado (e solto), principalmente usando um conjunto formado por molinete... (a isca quando é boa mesma, nem o equipamento, ou o próprio pescador, conseguem evitar a ação dos predadores...) alegre::

arrow:: Fica portanto o meu registro e agradecimento pela possibilidade de experimentar essa ótima isca !

arrow:: Não me admira mais que o Mestre Eloy apresente tão bons resultados nas suas pescarias... Parabéns !

a9de4b16-82d7-462f-b53d-c2fee587b95b_zps 7b1f4ce6-b620-49ee-82dd-e1e6a50c1650_zps

[/quote

O prazer foi todo meu.

E ver vc pescar de hélice, depois de tantos anos de experiência com outras iscas menos "apetitosas" , foi uma grande satisfação.

Ainda mais que fui eu quem o estimulei.

E a isca de Eloy é ESPETACULAR. Fiquei viciado na danada da Sura

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Kid, meu Guru! mestre::

 

Fico duplamente feliz.  alegre::  alegre::

Primeiro em saber que o Eufrásio conseguiu fazer vc dar férias pras Perversas. mestre::

Em segundo, ver uma Sura em um Paca em semana nada favorável, e ainda por cima quebrando uma tradição que vem de outro século. mestre::

 

Grato a ambos pelas referencias elogiosas.

 

Abrax.

 

P.S. Esta é a primeira Sura que vejo fazer parceria com molinete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Prof !

 

Erratas :

1. Férias das Perversas - um fato lamentável, mas quase verdadeiro... de tanto serem usadas, ficaram conhecidas pelos Açus de Bracelos (devem pensar - "lá vem a doida"...  :gorfei: )

2. Não sei se a semana foi desfavorável ou os pescadores eram inadequados...  lingua2::

3. "quebrando uma tradição que vem de outro século" - pega até mal ! Velhice não chega a ser algo contagioso, embora chegue para todos... (diria ser uma "meia verdade") !  seila::

4. As referências elogiosas são merecidas e pertinentes ! Você sabe que não sou de "rasga seda"... Naonao:: 

5. Suas "SURAS" podem fazer parceria com qualquer artefato de pesca ! alegre:: São muito boas e a sacada da ausência de garateia traseira facilitou o trabalho ! Parabéns 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Costumo usar hélices pequenas, não pelo esforço, mas pela convicção de que se acomodam melhor na boca do grande açu e facilitam a fisgada em si. Aliás meu padrão de tamanho de isca na Amazônia varia de 9 a 13 cm, é difícil usar algo maior, mas tenho 17 cm Pencil Popper - Cordell - e hélices grande que uso com frequência e ficam montados em outra vara prontos a serem usados em locais que considero valer a pena.  

 

Meus dois maiores peixe das últimas temporadas foram 23 lb capturado com um popper de 9 cm e outro de pouco mais de 21 lb capturado com Twitch Bait OMC - protótipo de 11 cm.

 

Tenho um exemplar capturado em 2006 de 24 lb usando um hélice de 13 cm - custom de madeira e já capturei outros exemplares de 16 a 19 lb usando OMC de 14 cm que me agrada muito. 

 

 

 

Tucunas_zpscc453b20.jpg

 

O da esquerda 23 lb - Sta Isabel do Rio Negro, rio Urubaxi - Popper 9 cm, o da direita 21 lb Barcelos - rio Aracá  - Twitch Bait OCL de 11 cm.

 

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Wellington, costumo trocar em alguns caso e quando o faço uso Owner - Stinger-66 Trebles, são reforçados - teoricamente até quatro vezes e leves o que me permite achar um bom equilíbrio nas iscas que vão recebe-las. 

 

Como uso muitas iscas brasileiras de fabricação Moro/Deconto e essas já são equipadas com VMC reforçada as trocas são poucas. 

 

Há algumas que troco o split ring e quando o faço uso CCM 130 lb

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...