Ir para conteúdo

Anzol - Tipos e como escolher?


Lênio Pimenta

Posts Recomendados

Acabei de crer que nao entendo nada de anzol... Pesquisava apenas por tamanho e comprava o mais barato sempre...

Fui pesquisar aqui para repor as perdas do Pantanal e vi que tem coisa demais... Fiquei perdido totalmente...

 

Achei alguns guias com informacoes sobre anzol, e assim da pra aprender alguma coisa, porem sao tantas marcas com diferentes precos, que acabam por confundir...

 

Minha pescaria é bem variada... Costumo pescar traira, tucunare, robalo, tilapia, pacu (e familiares rsrsrs).... 

Quando viajo surge a oportunidade de puxar um pintado, cachara, dourado, jau, diferentes catfish, cachorras, etc...

 

Sempre comprei um tradicional com farpas da Marine Sports por vir na caixa com 100 unidades e com preço baixo... Ele me atende em todas as especies citadas, mas vi que alguns modelos sao mais indicados para diferentes tipos de peixe...

 

Por exemplo um anzol de haste curta e redondo é indicado para pacus... Ja um anzol mais aberto, tipo wide, é indicado para robalo pelo fato da boca mais fragil, e ele costuma fisgar nas laterais, garantindo que nao machuquemos o peixe e tambem nao o percamos na fisgada... ja um anzol com haste longa é indicado para peixes que podem cortar a linha como as cachorras, e por ai vai...

 

Como voces escolhem anzol? Sao mais simplistas e vao como eu pelo tamanho e preco? Ou preferem ter opcoes mais direcionadas as especies?

E alguma sugestao de marca, modelo, etc...???

 

Abraco!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei muito bom o tópico, espero aprender com o pessoal. ::tudo::  ::tudo::

 

 

Entendo que o tipo do anzol se relaciona mais com o tipo de isca a ser usada.

 

Tem o Circle Hook , com a ponta virada pra dentro, muito indicado para evitar enroscos. Mas não pode fisgar o peixe, só firmar na corrida.

 

 

Gosto de usar o Wide Gap (Robaleiro) no lambari vivo e no camarão. Possuem haste fina e permite uma sobrevida maior da isca sem machucar muito.

Além do que , o uso de um anzol convencional pode dificultar a fisgada na bocona do Tucunaré e a volta bem aberta acaba por aumentar a chance da fisgada.

 

O Maruseigo uso pra linguiçar , principalmente na pesca de Piau com milho e soja.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entao os que procuro sao os circle e o wide mesmo... O maruseigo é muito famoso mas acho que o wide acaba fazendo um trabalho muito similar...

 

É bom ter o curto tambem para uso com pacus... Da pra esconder totalmente o anzol na isca quando eles estao mais chatos ou treinados, como o caso de pesque e pague...

 

Deu pra aprender bem Rodrigo... muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Anzol realmente varia de acordo com a pescaria, eu particularmente não uso mais esses "baratinhos" a chance de abrir e perder o peixe é muito grande, na maioria estou usando importados de preferencia os japoneses, gosto muito dos da Onner e Gamakatsu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que anzol, vai de acordo com o peixe que se quer pegar. Uso mustad, gamaktsu e os acho muito bons.

Agora, a coisa de uns 2 meses atras, fui comprar umas garateias Decoy 4 hastes, na Alfa Pesca e só pra aproveitar o frete, pedi uns anzois tambem da Decoy e gostei muito !

Não são muito grossos, são até finos para o tamanho, mas não abrem e são fisgadores...gostei muito deles, para os trairões e não são caros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Noite pessoal, to precisando saber quais anzois comprar, pesca diversificada, tanto em pesqueiro quanto em rios, mas em rios eh mais corvina, pial, traira, etc, pesco no rio tiete, perto de Borborema-sp e alguns pesqueiros aqui da minha região, alguem poderia me indicar quais anzois comprar, já vi que os de melhor qualidade são os da Gamakatsu e Owner. Desde já Agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bruno, vou te contar como decidi minha compra.

 

Eu pesquisei na internet para ver os diferentes tipos de anzois, mas so consegui definicao e nao muita aplicacao na pesca.

Por isso criei o topico...

 

Gosto de pescar de artificiais pela esportividade, pela maior dificuldade tambem, ja que devemos imprimir o melhor trabalho possivel para atrair o peixe...

Mas em determinadas situacoes, como peixes de couro, nao tem muito como fugir... Ate mesmo quando gostamos de pescar de espera... Enfim...

 

Em pescarias de rodada e corrico acontece de perder muito anzol, entao acho que preço influencia muito na escolha...

Para isso eu optei pelos 4330 com farpas da Marine Sports. As caixas vem com 100 ou 50 unidades dependendo do tamanho do anzol e sao excelentes para essas finalidades. Sao baratos, fortes e afiados. Sinceramente nunca vi anzol quebrar, pelo menos nao pessoalmente, entao eles irao atender na maior parte das situacoes.

 

Como tambem gosto de pescar tucunares e robalos, percebi que o uso do tipo wide gap sao os mais indicados. Gostei dos wide gap da Marine Sports tambem, com otimo custo beneficio. Sao anzois mais angulares que permitem que voce isque peixes permitindo uma maior naturalidade de apresentacao da isca...

 

E para peixes com boca pequena, como pacus e "parentes", eu comprei um anzol mais curto, tambem da Marine, modelo Chinu Black. Ele permite que voce isque coquinhos, outras frutas, ração, coracao de galinha, tripa,, dentre outas iscas, e acaba por tampar o anzol inteiro, e da muita naturalidade a isca.

 

Enfim... com esses 3 tipos eu consegui englobar as especies que tenho maior costume de pescar. Acredito que me atenderao bastante.

 

Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...