Ir para conteúdo

Comitiva Esperança – Barcelos – Out./Nov. 2014 Top Top Top


Posts Recomendados

Olá amigos pescadores. Vou relatar aqui a melhor pescaria que fizemos até hoje nas águas do Rio Negro e seus afluentes. Durante 25/10 até 04/11 estivemos no paraíso da pesca.

Tantas foram as dificuldades que nunca, nos primeiros dias de pesca, imaginaríamos como teria sido recompensador o final desta, que está mais para uma aventura do que para pescaria nos confins amazônicos.

Tudo começou depois de nossa última pescaria por lá em Set. de 2013, que foi muito fraca. De lá já saímos com uma idéia de se pescar 10 dias em um barco regional, largando mão do conforto dos barcos hotéis para navegar cada vez mais longe em busca dos bocudos.

Depois de reunir os 04 aventureiros (não foi muito difícil) começamos a pesquisar sobre alguém que organizasse essa nossa empreitada. Vi um relato do Fabrício Biguá aqui em uma pescaria de acampamento no Alto Aracá em janeiro desse ano com a organização do Allen Gadelha e na hora já o pesquisei, entrei em seu site e vi que ele era a pessoa certa para organizar nossa pescaria. Liguei pra ele, já combinamos e fechamos o pacote de 10 dias.
Pronto. Agora era somente aguardar os 13 meses chegar. :choquei:

Os pescadores:

Rafa:

X4ytED.jpg

Rafão:

LZSD1J.jpg

Harry Potter:

eSLmSP.jpg

E eu:

T7F0td.jpg

Depois de tanto olhar nível de água, previsão de tempo em todos os sites do mundo, veio o tópico do Dini dizendo que as águas começaram a baixar. Depois disso o Negrão foi só abaixando e dando sinais que nossa data seria perfeita e nós com o barquinho de calado pequeno iríamos longe.

A notícia boa do começo de setembro virou um desastre no começo de outubro. negativo::
Tudo virou e o Negro e seus afluentes começaram a encher sem parar. Famoso Boiaçú mirim. Lá vem aquela sensação de novo de total frustração e pensamento: “Putz, de novo vamos pegar repiquete”. doeu::

Liguei pro Allen 3 dias antes do vôo pra Manaus e cogitei mudarmos a data 15 dias pra frente e ele me disse que já tinha grupos fechados e não tinha como nos acompanhar na pescaria e que se a gente quisesse realmente mudar ele daria um jeito.
Dei a bela notícia ao grupo e todo mundo disse “Phoda-se, vamos enfrentar esse repiquete fdp”. palmas::
13 meses de espera e se adiasse mais 15 dias acho que uns 02 iriam bater as botas. :gorfei:
Então nos enchemos de esperança e fomos embora. ::tudo::

Uns meses antes, como todos sabem, a Azul havia cancelado os vôos pra Barcelos e então nossa única alternativa de chegar a Barcelos era pelo barco expresso, por causa de nossa data de pescaria ser diferente da dos grupos convencionais. Foram 14 hrs subindo o Rio Negro e 13 hrs descendo na volta. Que aventura foi esse expresso. doeu:: Na ida foi até bem, mais na volta estávamos mortos e aí foi difícil. suici:: Da próxima vez vamos fazer a data coincidir com os vôos fretados dos barcos hotéis.

O Barco Expresso:

6HUqoE.jpg

MGGIWt.jpg

K2hVek.jpg

VmvhYi.jpg

Então, 13 meses e 14 hrs de expresso depois, finalmente chegamos em Barcelos as 4:00 da madrugada.
O Allen e os piloteiros, como combinado, já estavam nos aguardando no porto para pegar a bagagem e nos levar para nossa casa temporária: o Dona Aldalgiza.

K6b6aV.jpg

xGSVAd.jpg

qr9Zwj.jpg

T2RUS4.jpg

A cozinha:

ANUfpj.jpg

Nossa bagunça:

CT0y96.jpg

sxXcLF.jpg

O quarto, sala de jantar, sala de jogos e cabine do prático:

3oLizp.jpg

iVakbb.jpg

QayvIy.jpg

MxAqaY.jpg

Barquinho Regional, com pouco conforto e calado pequeno e muito guerreiro nas nossas idas e vindas. Atendeu todas as nossas expectativas, não deu nenhum mísero defeito e funcionou 02 dias e 02 noites sem parar, e isso foi o essêncial para nosso sucesso. Tudo perfeito em relação ao valente Dona Adalgiza e seu proprietário, Seu Evandro que nos acompanhou na viagem.

Ô saudade daquele toc toc toc toc toc

A pescaria: ::fishing

Um dia antes, em Manaus havia conversado com o Allen e ele já havia me dado a notícia que todos os afluentes e o Rio Negro estavam enchendo muito, mais tinha uma informação que o Rio Aracá, na região da Serrinha havia começado a secar forte. Então decidimos em Manaus mesmo o rio que iríamos subir. ::tudo::
Começamos a subir o rio negro as 6:00 hrs da manhã e as 8:00 hrs o Rafa, pinchando do barco mesmo, engata o primeiro tucunaré da pescaria: palmas:: Imaginem a farra. :gorfei:

Um belo e valente Paca Açú:

K8WkoV.jpg

Saímos todos para pescar na primeira manhã. A ansiedade estava a mil e nem a pequena distância de Barcelos nos desanimou. Naonao::
Nessa manhã não pegamos nada, mais a tarde o Rafão engata 02 lindos açús de 5 kg cada. mestre::

rSkaW4.jpg

XKC0zz.jpg

Pensamos, “Essa pescaria promete”. alegre::

Mais como todo mundo sabe, a Amazônia é uma caixa de surpresas e no segundo e terceiro dia só pegamos o Aracá enchendo muito e um ou outro tucuna perdido no meio do rio. doeu::

Ainda no segundo dia o Rafão engata um tucunão de 7kg: palmas::

gZKyGB.jpg

wlWzWr.jpg

O homem estava abençoado :gorfei:

Mais peixes e fotos do belo Rio Aracá: ::tudo::

cEXxHa.jpg

Mais um bitelo. 5,5 kgs palmas::

ILDaGO.jpg

E mais alguns: danca::

IO82MG.jpg

vjkdKU.jpg

zo8eBj.jpg

I0VewE.jpg

T1iZug.jpg

yZzrIe.jpg

6NqFIs.jpg

zjCQAB.jpg

Aw6aGE.jpg

FfpFBX.jpg

zKmeyI.jpg

LGUWmm.jpg

0WsYU7.jpg

z3fsjX.jpg

Qdi9h9.jpg

mFMmmC.jpg

9H5eBj.jpg

vSfKC1.jpg

A cada curva do rio tem uma praia mais bonita que a outra. ::tudo::

Mais mesmo com as praias aparecendo a pescaria ainda estava muito fraca e o rio estava subindo. Eu mesmo tinha pego apenas 04 tucunarés em 3 dias de pesca. Paramos para tomar um banho no rio e almoçar e conversamos qual seria a estratégia. Decidimos confiar na informação passada ao Allen e continuar a subir o Aracá. ::tudo::

Logo depois do almoço saímos pra pescar e encontramos com o flutuante do Marlon descendo o rio. Pensamos, “Ou morreu alguém ou o rio está enchendo muito lá pra cima”. doeu::
Paramos os barcos e fomos conversar com a equipe do flutuante. Graças a Deus não havia morrido ninguém, e sim, o Aracá estava 2m mata a dentro lá pra cima e enchendo ainda mais. Disseram ainda que o Marlon tinha cancelado as próximas 02 semanas de pesca dos americanos e só não tinham cancelado essa porque 04 americanos não conseguiram cancelar as passagens de última hora. doeu::

Foi um banho de água fria. Lá tinha ido nosso plano por água, e muita água abaixo e acima. Já havíamos subido 03 dias o Aracá e era difícil pensar em alguma coisa aquela hora. A frustração era nítida na cara de todo mundo. suici::
Me deu vontade de chorar nessa hora. Eu que organizei essa pescaria, escolhi a data, o barco, tudo. Estava muito ansioso pra essa pescaria. Queria que tudo desse certo. vergonha:: Mais a Amazônia guarda surpresas e prega peças na gente. vergonha::

Falamos pro Allen, e agora??? Ele pensou, pensou e nos deu 02 opções: Continuar a subir e torcer pro Aracá começar a baixar nos dias seguintes ou descer e entrar no Rio Demeni onde ele havia feito uma boa pescaria 15 dias antes da nossa.

Mesmo sabendo que teríamos algumas coisas contra como, subir 2 dias e 2 noites direto pra chegar no primeiro ponto, bem longe de tudo, e isso poderia comprometer a quantidade de diesel para nossa descida. Teríamos que estivar alguns lagos e o Rio Demeni, por ser de água branca tinha muito, mais muito piúm (mosquito).

Topamos. E lá vamos nós descer uns 50 km do Aracá até o repartimento. blink::

P1gTPY.jpg

Fomos descendo o Aracá pescando e subindo o Demeni também pescando e nada de peixe. Até que no sexto dia de manhã chegamos no primeiro ponto. ::tudo::

Estivamento de 01 hora para entrar no lago e esperanças a mil. ::tudo::

Logo cedo acerto um bitelo no popper. palmas::

7kg ::tudo::


coOXxw.jpg

I0Qcjv.jpg

O bicho charutou o Pop Queen. ::tudo::
mkaUKS.jpg

E quanto mais a gente subia o Demeni mais tucunas iam saindo e o aperto no coração ia diminuindo. alegre::

O1ro7L.jpg

2TGdGC.jpg

Lwf5cS.jpg

v1mK7j.jpg

A partir do sexto dia fizemos a pescaria que eu estava imaginando. Somente em um dia nós 04 pegamos 300 tucunarés.

Eu e o Harry Potter demos de cara com um cardume de açús em uma praia submersa que pareciam nunca terem visto uma isca artificial na vida.
Pegamos mais de 80 tucunas em só ponto, a maioria na hélice. ::tudo::
Meia água e zara era sacanagem. O maior nesse cardume foi um de 5,5 kg e o primeiro que eu peguei deu uma corrida tão violenta varando o lago de um lado pro outro que achei que era um peixe de 10 kg. :choquei:
Na verdade foi um paca de uns 4 kg que pegou de lado. seila::

Seguem as fotos dos dias seguintes: ::tudo::

e5XzI2.jpg


1TSle5.jpg

tKuzpu.jpg

pwbQRq.jpg

6,5 kgs do Harry Potter. alegre::
yZRyUM.jpg

BASdZB.jpg

E mais: danca::

WzuqcE.jpg

XOAtw5.jpg


13hNdS.jpg

fcB544.jpg

WuIHuD.jpg

esbMw7.jpg

ONRq0k.jpg

Meia - água no cardume. mau:: Sacanagem hein Harry :gorfei:

S9C8Pp.jpg

HstDPX.jpg

E0Xivv.jpg

sQ5BFg.jpg

Psp0u3.jpg

ArK5qI.jpg

No final do lago tinha uma praia submersa mais bem rasa e avistamos um cardume de pirararinhas tomando um solzinho e não aguentamos. Jig nelas e 02 dublês. danca::

HKTOwu.jpg

E6mfL3.jpg

9A7ScS.jpg

j4zsNJ.jpg

vHxJrH.jpg

K1irhB.jpg

A hora do almoço era uma farra. Ao invés de descansar a gente ficava pescando piabas, matrinxãs, piranhas, pacús, sardinhas com varinhas que nós fazíamos na hora e se desse, batíamos uma isca artificial pros tucunas também. danca::
Bando de viciado. :gorfei:

VaxRVp.jpg

7mvQEM.jpg

A tática pra fazer o bicho ficar grande. :gorfei: Não tinha jeito. :gorfei:

rsPi5B.jpg

snI1Hf.jpg

ISCpX3.jpg

E numa dessas, peguei, com uma Curisco 7 amarelinha um tucuna bitelo. alegre:: Que briga. Entortou todas as garatéias e não escapou de sorte. :choquei: O Rafa me ajudou a tirar. Vlw mano. :amigo:
5kgs ::tudo::

GCWc1v.jpg

eUXdpV.jpg

wqToia.jpg

E mais tucunas iam saindo: danca::

hLJZ6K.jpg

IOnXFL.jpg

k08dIv.jpg

DQmQsK.jpg

G6yZDy.jpg

SfYusT.jpg

2TGdGC.jpg

aMCDye.jpg

ZKPiHF.jpg

B5Cavo.jpg

TS0fAj.jpg

X57Y9e.jpg

a3S28o.jpg

MAw6Xc.jpg

E mais uns bitelos deram as caras: alegre::
6 kg palmas::
FVIbZe.jpg

7kgs mestre::
pGrfV8.jpg

4ESg30.jpg

Ry8uyI.jpg

Mais um de 7kg. alegre:: No mesmo lugar sairam 02 de 7 kgs, um de 5 kg e o último só rebojou e não quis voltar. Todos na hélice. Imagina nossa satisfação nessa hora. alegre::

V5Pkrw.jpg

MWtd7A.jpg

Bonitos Aruanãs também saíram: ::tudo::

8mFAcg.jpg

ByuLq3.jpg

sJX69o.jpg

O sonho do Harry Potter era um pegar um Aruanã. Ele perdeu um bitelo uns dias antes na beira do barco mais depois de 03 temporadas tentando, finalmente saiu: palmas:: alegre::
lPKBPP.jpg

J9iTXC.jpg

Parabéns meu irmão. palmas::

Saíram uns peixes bitelos de couro também: ::tudo::

lFBc7Y.jpg

Q7UspW.jpg

QNAxE8.jpg

dU4cDM.jpg

VNQ3v5.jpg

As bitelas pirararas: danca::

gxv1Bw.jpg

isL4ad.jpg

xiAPhO.jpg

M0RAhG.jpg

n4vhwh.jpg

QzkMvr.jpg

0rWlZD.jpg

iFYwsH.jpg

Zg7HMd.jpg

Também numa prainha achamos um cardume de Capararis: palmas:: alegre:: mestre::

0pq4Ic.jpg

zs1MH3.jpg

LiqDKI.jpg

Mais algumas imagens da Amazônia que ficaram guardadas por muitos e muitos anos na memória de cada um. vergonha::

RM0zkv.jpg

TDbqb1.jpg

77cB0s.jpg

MV8Fe1.jpg

g3TCFo.jpg

76XNBD.jpg

rw7zIc.jpg

mjuayA.jpg

jEyR3w.jpg

Ôôôôôôô barulhinho baun viu! mestre::

J6oZvK.jpg

YRWEdP.jpg

 

J4hkaI.jpg

 

Ninguém é perfeito: :gorfei:

HKoT0e.jpg

phxhUi.jpg

 

uOvULI.jpg

 

Escondendo dos piuns: :choquei:

I6nOlA.jpg

lzjZFb.jpg

XffjxO.jpg

Árvore de tento de truco: :gorfei:

UI0lhx.jpg

Essas é para os patos no truco. "Ehhh parcerada boooooaaaaa!!!" Já começa 7x0 a zero pros bruto no ano que vem. :gorfei:

gO2p8b.jpg

ibo6ki.jpg


zdhXWe.jpg

As máquinas: mestre::

vsUSV9.jpg

KVhTXs.jpg

ZGTjpG.jpg

A Amazônia: mestre::

7TvdPI.jpg

ueSahy.jpg

Bedqe6.jpg

TUkJHu.jpg

jZzM3q.jpg

7kAIW8.jpg

SB6isZ.jpg

3JToDK.jpg

No total foram mais ou menos 700 tucunarés embarcados. Tivemos linhas, pitões estourados e saíram alguns troféus. mestre::

Não saiu nenhum bitelo de 09,10 kgs, mais eles estavam lá, dentro dos igapós. Com o rio 01 metro mais baixo pegaríamos eles com certeza. ::tudo::

Mais a quantidade e diversificação de peixes foram muito acima do que imaginávamos e pela situação que o inicio nos mostrou, saímos mais do que satisfeitos e agradecidos. ::tudo::

As vezes, numa pescaria temos que nos adaptar as situações em que nos encontramos e nos divertir com o que a natureza nos proporciona naquele instante. Eu costumo falar que "Só de ter saúde e oportunidade para estar lá com os irmãos já está de bom tamanho, imagina pegando peixe então!!!" ::tudo::

Dentre esses 13 meses de espera realizei 02 excelentes pescarias, Lago do Peixe e Rio Cuiabá. Nunca desmerecendo esses e outros lugares (volto em breve se Deus quiser) mais nada se compara a Amazônia. Tem alguma coisa que sempre me chama pra lá. Parece um imã que me persegue. :gorfei:

Pra terminar queria agradecer primeiramente a Deus por mais essa oportunidade e depois minha alma gêmea, Cristiane. vergonha::

Agradecer aos irmãos Rafa, Rafão e ao Tiago pelo companheirismo e por saber enfrentar todas as adversidades com sabedoria, sem nenhum estresse e principalmente por confiarem em mim pra realizar essa tão sonhada AVENTURA. ::tudo::

MUITO OBRIGADO DE CORAÇÃO MEUS IRMÃOS. :amigo:

YFFmtI.jpg

KkXUcm.jpg

Agradeço em nome de todos ao mais novo amigo Allen Gadelha - VOCÊ É O CARA. :amigo: Fez de tudo pra gente realizar esse sonho. palmas:: Foi extremamente sincero e sábio para saber administrar nossa empreitada. Terá muito mais sucesso na sua vida de operador, com certeza. A sua esposa Rose por nos acolher em sua casa e por nos aturar um dia além do planejado. mestre::

 

Contato do Allen: sauadaua.blogspot.com.br

Ele normalmente acompanha todos os grupos e por isso demora um pouco pra resposnder os emails. Em seu blog tem a sua agenda, e seus telefones .Olhem a data que ele está em casa e podem ligar pra ele. 

4SgJaZ.jpg

Ao Seu Augusto, o prático, que varou dias descendo e subindo rios pra acertarmos. ::tudo::

QCwuAQ.jpg

A nossa dama, Dona Margarete, pela ótima comida e atendimento oferecidos. ::tudo::

hSXgT1.jpg

Ao Seu Evandro, dono do Adalgiza. Só pelo carinho e cuidado que ele tem pelo seu barco e por dormir na rede em cima do motor ligado merece mais agradecimentos do que todos. Muito obrigado parceiro. Em breve estaremos aí novamente. ::tudo::

ItiF5F.jpg

Aos guias Radiomar, o "Rádio" que é um dos melhores guias de Barcelos, conhece tudo em mais um pouco daquelas águas brancas e negras e ao Luizinho, "Chupita" ,que foi o cara dos peixes grandes nessa pescaria. ::tudo::

Rádio, o fera. mestre::

IEooGF.jpg

Luizinho, meu Xará: mestre::

d2SxqA.jpg

A turma: aplauso::

AePyzA.jpg

Desculpem pelo tamanho do relato. 14 dias na Amazônia merecem um livro. O pior é que não contei nem metade dos acontecidos.

Abraço a todos e sempre Boas Pescarias!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 75
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

mestre::  mestre::  mestre::  mestre::  mestre::  mestre::  mestre::  mestre::

 

Maravilhoso relato  palmas:: e pra quem nunca tinha ido pra AM, agora estive lá por alguns minutos  ::tudo::

 

Abriram mão de maior conforto, más fizeram a pescaria de uma vida  alegre::

 

PARABÉNS A TODOS OS ENVOLVIDOS 

 

:amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pelo relato, realmente quem ja foi consegue imaginar direitinho cada ponto, cada foto, e por alguns minutos se sentir la....e quem nunca foi, ajuda a atiçar as lombrigas para ir...rsrsrsrsrsrsr

Pescaria top, e parabéns por não desistir de ir atras dos peixes....

 

Abcs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...



×
×
  • Criar Novo...