Ir para conteúdo

Alternativas para carregar baterias


Posts Recomendados

placas solares nao sao pesadas mas sao caras. Pra conseguir carregar uma bateria teria que ser uma área algumas vezes maior que o barco, repito: ALGUMAS vezes..

 

solucao mesmo só as tradicionais de sempre, ou liga no barco e fica catando milho durante a navegacao (que dificilmente resolve) ou carrega a noite.

 

sinceramente, eu acredito que ate final do ano que vem teremos uma verdadeira revolucao nas baterias (de eletronicos em geral), desde o material mais leve e duradouro ate na facilidade de recarga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também estou de olho nesse tópico. Na verdade, estou buscando uma alternativa para carga lenta, que consiga carregar a bateria em uma semana.

 

Tenho um rancho na beira do Tietê, no qual vou aos finais de semana, e pensei em montar um sistema com placas solares para que a bateria fosse carregada gradativamente durante esse período. É fato que uma carga lenta é melhor para a bateria do que uma carga rápida.

 

A questão do painel solar, foi o que o Astra disse, teria de ser muito grande.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

carregar durante uma semana? por que?

 

a carga lenta prejudica menos, mas tb prejudica... ela é melhor que a rápida pq produz menor calor e estressa menos a condutividade das placas, nao me pergunte pq , nao entendo patavinas com yogurte de quimica, mas é por isso.

 

 

mesmo a carga lenta produz calor, e no caso, imagino eu, dentro de toda minha ignorancia, que produzir calor por menor que seja durante 1 semana é igual ou pior que carregar rapidamente....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Luiz Maron

 

Acho que o melhor equipamento para carregamento de baterias é o "instant stanting power"- partida instantanea.

 

Comprei este equipamento no Sam's Club, custa em torno de R$ 300,00, ele tem possibiliade de carregamento de baterias de alta amperagem em razão de sua partida instantanea de 450Amperes. tem ainda entrada de USB para carregamento de equipamentos eletronicos, tem soquete tipo acendedor de cigarros, compressor para enchemento de pneus e outras utilidades.

 

Tenho este equipamento há mais de 02 anos e nunca me deixou na mão.

 

Posso te enviar as fotos desse equipamento

 

Um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi amigos do FTB, eu particularmente carregava minha bateria de 95 amp ligada no meu carro, pedi para o eletricista puxar 2 fios para o porta malas, que ficavam ligados na bateria original, conforme eu andava com o carro o alternador carregava,  porem minhas pescarias eram de um ou 2 dias, e funcionava certinho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Usei durante muitos anos um Motor Honda 4 tempos de 15 HP. Mandamos instalar um sistema que capta energia do motor e fica ligado na bateria. Resolvia o problema. Hoje, os motores maiores já vem com este sistema.

Para quem tem Rancho o ideal seria um Motor Estacionário para gerar energia, ou usar o sistema já mencionado acima: ligar no motor do carro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo você pode comprar um caregador de baterias pequeno para carga lenta( coisa de uns 150 reais) se quiser investir em energia solar entra no site miniinthebox(made in china) tem umas coisas bem legais la  como caregadores a base de energia solar mas para celular e tals dai vale uma gambiarra das boas :gorfei: pra adaptar na bateria .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Usei durante muitos anos um Motor Honda 4 tempos de 15 HP. Mandamos instalar um sistema que capta energia do motor e fica ligado na bateria. Resolvia o problema. Hoje, os motores maiores já vem com este sistema.

Para quem tem Rancho o ideal seria um Motor Estacionário para gerar energia, ou usar o sistema já mencionado acima: ligar no motor do carro.

Concordo....melhor solução!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho alguma experiência em placas solares pois uso no meu barco energia solar para tudo, e funciona perfeito.

Uma placa de 1,40 x 0,60 metros (Kyocera de 140W) gera em torno de 7 amperes num dia de sol pleno.

Portanto para carregar uma bateria de 100 amperes hora, gastaria +- 15 horas (2 dias). Existe também modelos maiores de 250W por exemplo.

Tem que comprar a placa e o controlador de carga.

Hoje já não está tão caro mais não, e tem que considerar que é um investimento para muito tempo pois ela dura mais de 20 anos.

Comprei tudo nesta loja http://minhacasasolar.lojavirtualfc.com.br/sistema/ListaProdutos.asp?IDLoja=14743&IDProduto=3742283. O pessoal lá é muito bom.

 

Montei também como alternativa, no caso de "invernar" a chover, um motor 4t da Bufalo de 2,8HP acoplado em um alternador de carro. Ficou muito bom também. Foi R$ 400,00 do motor e R$ 250,00 do alternador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Eu carrego minhas baterias do motor elétrico com um geradorzinho de 1kVA e um carregador microcontrolado, que controla a corrente de carga das baterias conforme a resistência interna delas. Fica show, demora, mas a carga que o carregador "puxa" do gerador é baixa, mas carrega sim.

Procura o carregador Air Plus da Shulz e manda ver na bateria. Com menos de R$1.000,00 vc monta um sisteminha bacana, faz um barulho dos inferno, mas te salva!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Puxei uma fiação grossa para o porta malas, coloquei um alternador de 90ha, deixo as baterias ligadas direto no porta malas, tanto serve para ouvir um modão quanto para pescar, tenho 3 baterias no carro, uso uma antes de acabar a carga dela substituo por outra e deixo o carro ligado um pouco para devolver um pouco de energia a bateria que usei.

Uma dica, nunca deixe a bateria perder 100% da carga, isso diminui muito o tempo de vida dela.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • 2 meses depois...

Tópico muito interessante. Gostei do sistema de deixar a bateria no porta malas do carro. 

 

...

Eu tenho um carregador de baterias que é excelente e muito prático:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-671183497-carregador-de-bateria-12-volts-10-amp-automatico-n-desliga-_JM

 

Carrega minha bateria de 70amp em 24hrs. Eu já tive o carregador de 6amp de carga lenta (comprei pensando em não estragar a vida útil da bateria) mas não gostei, demorava muito para carregar. Aí pedi para trocar por esse de 10amp, que é excelente!

 

Procuro carregar a bateria logo após ter chegado da pescaria, para guardar a bateria sempre carregada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...