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O que é e pra que serve???


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bom dia pessoal...

 

a titulo até de movimentar esse fórum que anda meio parado, queria saber algumas coisas... ( poderia pesquisar na internet, mais prefiro perguntar aos amigos, as explicações aqui são sempre melhores e mais completas :amigo:  )

 

 

o que é, e pra que serve o transon saver??? em qual situação ele se torna indispensável?

 

Acelerador de pedal num motorzão é assessório de segurança? pois facilita um controle maior sem precisar soltar a mão do volante?

 

que raios é esse i-pilot???

 

Structure scan? pra que serve e se é realmente útil em nossas pescarias....

 

qual as reais diferenças de uma hélice comum e uma inox? ( além do material é claro  :gorfei:  )

 

 

 

a medida que surgir mais duvidas ou curiosidades, vou postando.... e peço aos amigos que tem duvida que também façam isso....só assim iremos aprender mais e conhecer mais esse mundo dos bass boat  ::bassboat::  ::bassboat::  ::bassboat::

 

 

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Então vamos movimentar, apesar de achar que não está tão monótono assim  seila:: pq estamos na época de relatos AM/2014  joia:::

 

Agora quem tem tarimba pra responder a tudo isso é o Fabrício  ::tudo::

 

Ta faltando mesmo é o pessoal "perder a vergonha" e escrever  blink::

 

:amigo:

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Transon Saver é um apoio de motor, há uma versão que se prende a carreta e suporta o motor de forma a não haver um esforço extra em seu cavalete original. Há uma versão nacional pequena e fantástica desenvolvida pelo Edson Deconto que é mil e faz a mesma função. No que se prende a carreta pode haver um "coxin" ou amortecedor - mecânico ou hidráulico que ajuda a amortecer impactos diversos evitando desses chegarem ao cavalete original 

 

Veja nesse link o da Deconto: http://www.morodeconto.com.br/details.php?codProduto=MTc4

 

Acelerador de pé, fundamental para segurança e atenção ao pilotar - assim com os comandos de trim e elevação do jack plate e vice versa junto ao volante. Não é frescura é resposta de motor ao pilotar, é mais natural e preciso para fazer correções. 

 

 

I-pilot = Piloto inteligente, também conhecido como piloto automático. Pode ser orientado pelo GPS do barco, por sistema de navegação  semelhante a bússola que conhecemos, mas que transmite a orientação através de impulsos elétricos para o barco manter-se em linha reta. Esta se sofisticando e deve surgir coisas bem interessantes. Resumindo ele já anda em linha reta, ou faz o caminho pré determinado pelo gps e controla a velocidade, através da informação dada a ele e que pode ser corrigida a qualquer momento. Há a funcão ancora, que usa o i pilot para manter o barco na mesma posição quando acionada - isso realmente é funcional e está presente nos motores elétricos. O restante descrito pode ser encontrado para uso também no motor a explosão (popa, centro ou rabeta) 

 

Structure scan - é bárbaro, há alguns que identificam a linha que puxa a isca que arremessamos, muito bacana. Mas se não sabe usar e interpretar de nada vai adiantar. A marcação de peixe é um referencia, você não vai olhar a tela e ter certeza que é o peixe alvo de sua pescaria se não conhecer o comportamento dele. Ótimo para entender estruturas e saber onde passar, mas de novo depende de você saber o comportamento do exemplar alvo de sua pescaria. Há alguns guias que conheço que são mais em conta e apresentam resultado melhor que muito fih finder com essa função

 

O hélice de ferro e o aço inox - você já respondeu a diferença é o material. O primeiro sofre mais deformação, entenda que há uma "elasticidade fiísica" do material e essa sobre pressão sofre deformações quando está sendo exigida - nas comuns isso é mais acentuado do que nas de aço inox e o resultado é uma melhora de performance na arrancada inicial e na velocidade final a favor da de inox. Não interfere em nada quando se navega a velocidade de cruzeiro onde ambas estão totalmente dentro das tolerâncias de uso. A de aço inox é mais cara e mais resistente logo suporta mais impacto a obstáculos - mas quebra também ou entorta. 

 

Abraços

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Transon Saver é um apoio de motor, há uma versão que se prende a carreta e suporta o motor de forma a não haver um esforço extra em seu cavalete original. Há uma versão nacional pequena e fantástica desenvolvida pelo Edson Deconto que é mil e faz a mesma função. No que se prende a carreta pode haver um "coxin" ou amortecedor - mecânico ou hidráulico que ajuda a amortecer impactos diversos evitando desses chegarem ao cavalete original 

 

Veja nesse link o da Deconto: http://www.morodeconto.com.br/details.php?codProduto=MTc4

 

Acelerador de pé, fundamental para segurança e atenção ao pilotar - assim com os comandos de trim e elevação do jack plate e vice versa junto ao volante. Não é frescura é resposta de motor ao pilotar, é mais natural e preciso para fazer correções. 

 

 

I-pilot = Piloto inteligente, também conhecido como piloto automático. Pode ser orientado pelo GPS do barco, por sistema de navegação  semelhante a bússola que conhecemos, mas que transmite a orientação através de impulsos elétricos para o barco manter-se em linha reta. Esta se sofisticando e deve surgir coisas bem interessantes. Resumindo ele já anda em linha reta, ou faz o caminho pré determinado pelo gps e controla a velocidade, através da informação dada a ele e que pode ser corrigida a qualquer momento. Há a funcão ancora, que usa o i pilot para manter o barco na mesma posição quando acionada - isso realmente é funcional e está presente nos motores elétricos. O restante descrito pode ser encontrado para uso também no motor a explosão (popa, centro ou rabeta) 

 

Structure scan - é bárbaro, há alguns que identificam a linha que puxa a isca que arremessamos, muito bacana. Mas se não sabe usar e interpretar de nada vai adiantar. A marcação de peixe é um referencia, você não vai olhar a tela e ter certeza que é o peixe alvo de sua pescaria se não conhecer o comportamento dele. Ótimo para entender estruturas e saber onde passar, mas de novo depende de você saber o comportamento do exemplar alvo de sua pescaria. Há alguns guias que conheço que são mais em conta e apresentam resultado melhor que muito fih finder com essa função

 

O hélice de ferro e o aço inox - você já respondeu a diferença é o material. O primeiro sofre mais deformação, entenda que há uma "elasticidade fiísica" do material e essa sobre pressão sofre deformações quando está sendo exigida - nas comuns isso é mais acentuado do que nas de aço inox e o resultado é uma melhora de performance na arrancada inicial e na velocidade final a favor da de inox. Não interfere em nada quando se navega a velocidade de cruzeiro onde ambas estão totalmente dentro das tolerâncias de uso. A de aço inox é mais cara e mais resistente logo suporta mais impacto a obstáculos - mas quebra também ou entorta. 

 

Abraços

 

 

 

Fantásticas respostas..... sanou qualquer tipo de duvida....

 

Muito obrigado.

 

 

 

Abraço

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O pessoal do forum nao eh muito chegado a polemicas ou artigos mais tecnicos, tem muito achismo e pouco aprofundamento, mas isso é causo pra outro topico. 

 

mas paradao o forum nao é, só tem um ritmo um pouco menor que foruns de carros, etc...

 

nem vou comentar sobre as outras coisas pq realmente nao entendo quase nada e tomei como verdade absoluta ate alguem vir falar o contrario, mas em relacao ao ferro e inox tenho algumas 

 

A primeira coisa a saber é que existem diversos tipos de aço inoxidável, mais mole, mais duro, menos inoxidavel, mais liso, mais isso e aquilo, e esses tipos modem modificar totalmente a liga a ponto de nem parecer o mesmo elemento.

 

Dito isso, vamos as helices normais... Nao creio que sejam feitas de ferro ou aço simples, provavelmente são feitas de uma liga de aluminio pobre ou um aço tratado, do contrário iriam enferrujar apenas com o contato do ar. Maioria das helices normais estao bem gastas e sem tinta nas bordas, devido a pancadas ou o proprio ato de cavitar a agua, que gera muito calor, nunca vi uma helice enferrujada.

 

Dito isso, vamos as helices de inox... Primeiro acho que o maior trunfo das de inox é justamente o apelo psicológico das mesmas, UAU DE INOX! Isso por si só já vende, tem o visual brilhante e ser um material erroneamente considerado nobre (não é...). Já ouviu o ditado de que vc come com os olhos? Então...

 

O inox em referencia ao aço é mais mole, quebra com muito mais facilidade e sua resiliencia é muuuuito menor que do aço. Entretanto, possui boas características, por exemplo sua liga tem uniões mais próximas, mais limpas, isso causa que o produto final fique mais uniforme e limpo, ajuda na limpeza, na suavidade do material alem de outras por exemplo:

  • Alta resistência à corrosão
  • Resistência mecânica adequada
  • Facilidade de limpeza/Baixa rugosidade superficial
  • Aparência higiénica
  • Material inerte
  • Facilidade de conformação
  • Facilidade de união
  • Resistência a altas temperaturas
  • Resistência a temperaturas criogénicas (abaixo de 0 °C)
  • Resistência às variações bruscas de temperatura
  • Acabamentos superficiais e formas variadas
  • Forte apelo visual (modernidade, leveza e prestígio)
  • Relação custo/benefício favorável
  • Baixo custo de manutenção
  • Material reciclável
  • De boa fabricação

 

Quando um helice comeca a girar, forma-se bolhas de ar devido a movimentação da agua e também pelo aquecimento pelo atrito, em alta velocidade esse aquecimento pode literalmente comer o aço, veja uma foto: 

Cavitation_Propeller_Damage.JPG

 

 

Isso que é uma helice de inox ... Aqui outra foto postada no forum:

formacaocavitacao.jpg

 

O inox se dá melhor nesse tipo de esforço que o aço ou aluminio. Essa seria a segunda grande vantagem.

 

Agora quanto a deformação imposta pela agua em movimento, tenho certeza absoluta que nesse quesito o aço tradicional é muito superior, principalmente por causa da resiliencia.

 

Ademais, toda hélice de inox possui um formato mais agressivo que helices normais, ela buscam mais agua e cavitam menos, isso nao se deve ao material mas sim a engenharia, por isso elas deformam menos, porem se fossem feitas em aço, deformariam menos ainda.

 

é bom frisar que helices de inox para embarcacoes de grande peso (cargueiros) ou para altissimas velocidades (competicao) tem vida muito curta, devido ao fato de sua resiliencia ser muito baixa, assim a troca é necessária de forma programada.

 

Resumindo, ambas tem vantagens e desvantagens... Cabe a vc saber qual te interessa mais ou menos. Nao existe uma melhor que a outra, existe usos mais adequados.

 

Se o rio vai ter pedras, muita lama, mato, etc, vai de tradicional, se vc vai realmente a altas velocidades, busca uma agressividade maior, e tem um bolso bem fundo, vai de inox.

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Astra-Taranis me agrada muito sua abordagem sobre matérias usado na confecção do hélice. E sim a comum, que acompanha o motor é uma liga que tem como base alumínio - é o mais comum em motores de popa. Há ligas que são feitas com outros metais combinados e há grandes hélices fundidos somente em ferro e assim vai.

 

O aço inox com bem mencionou possui uma maior resistência à corrosão e também uma menor deformação que as normais o que procurei de forma mais simplificada explicar em minha resposta e que, a meu ver, você completou de forma muita adequada. 

 

Abraços

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Pepe, esse assunto de hélices é muito complexo, tentei entender em algumas pesquisas mas qto mais tentava me aprofundar mais me sentia perdido, é algo realmente pra qm estudou engenharia, nao é pra mim.

 

mas materiais eu conheco um pouco, devido a outro esporte, onde todos amavam o aluminio e eu continuava achando que embora mais leve (em termos de precos semelhantes), todas as outras caracteristicas o tornavam pior, nisso entrou o inox, que por ser considerado"mole"  e quebradiço, era interessante para apenas um local e nao todo o resto, por isso aprendi alguma coisa. nada d+ ou q seja verdade absoluta...

 

sinceramente, acho q essa coisa de helice que o povo troca tanto um tremendo erro, primeiro pq se troca na base do achismo, experimentacao e ouvir falar, ninguem me prova em termos tecnicos qual a melhor situacao, segundo pq a situacao pode se inverter dependendo do resultado esperado e da agua utilizada, terceiro pq é caro pra caramba.

 

Muitos ganham velocidade, claro, mas tb gastam os tubos nisso, outros tem perda de desempenho, fora que uma helice de desempenho superior deve ser balanceada junto com o conjunto, do contrario vc pode gerar desde vibracoes a folgas a tb um tremendo prejuizo, principalmente por serem mais agressiva tb exigem mais da carcaça do motor, eixo, etc...

 

Claro q sempre tem receitinhas testadas e que nao tem problema, ok... mas saiba que ao utilizar um passo ou uma helice com profundidade ou sei la o que muito diferente, tb esta prejudicando o motor.

 

Assisti algumas provas de corrida aquaticas, e o cuidado com as helices é imensurável, vai desde alto polimento tecnico ate afiarem as bordas a laser, fica tao afiado quanto um gillete...

 

e para uma mesma prova, ha 4 ou 5 tipos de helices disponiveis conforme a agua. Claro que nivel de competicao nao se compara, mas te da uma ideia que muitas vezes ganhar 3 ou 5 km/h pode ser muitas vezes prejudicial ao motor a longo prazo.

 

sinceramente, se a rpm esta casando com a aceleracao, vale muito mais trabalhar outros ítens mais interessantes que o helice, tipo aspiracao de oxigenio, alivio de peso do eixo, queima do combustivel, injecao de combustivel, pressao interna da injecao e por ai vai... ao menos esses mods sao perenes, nao vai ser uma pedra que vai te fazer perder o prejuizo nem o uso ao longo do tempo.

 

eu por exemplo comecaria com injecao de oxigenio frio e por inducao nos motores, nao consigo entender como os motores atuais nao trabalham isso de forma absolutamente impar. Da pra ocnseguir mais de 10km/h tranquilamente num motor de 40 a 60hp apenas com inducao forcada de ar e queima equilibrada.

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Verdade Astra. Tem muito de achismo na escolha de uma hélice.

Em geral a busca por velocidade.

Mas essa escolha em verdade, é uma escolha em dicotomia de compromisso. Ou se quer velocidade, ou economia.

 

Pra fugir um pouco do achismo, tem-se este "programa" da Mercury: https://www.mercurymarine.com/en/us/propellers/selector/#/step-one

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Para motores Mercury é indispensável o uso do transon saver, já estourei um power trim por falta deste acessório.

 

Abraços

 

Olá. Isso quer dizer que o suporte do motor não é suficiente??? ou não entendi nada.... Poderiam me esclarecer????

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pra andar com o carro nao é suficiente, o peso do motor pode quebrar o suporte sim ou entorta-lo com solavancos e buracos, mas o mais importante de um " transon saver" é realmente nao deixar a popa do barco segurar todo o peso, pois pode rachar, quebrar, abrir no meio com a pancada , especialmente nas nossas suaves estradas e cidades...

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