Ir para conteúdo

Piraíba em pesqueiro


Roney

Posts Recomendados

Fala Caio,

Em Luziânia-Go, a 60km de Brasília, tem um pesqueiro fantástico, com um lago de 25mil m2e 29m de profundidade com muitas pirararas. Acho q o dono poderia colocar piraiba também, mas da última vez q fui, não o achei para perguntar.

Quanto ao clima, no período da seca faz calor de dia, mas a noite esfria, e lá como é área rural, deve esfriar ainda mais.

Abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Espécie que não conseguiram realizar a reprodução em cativeiro, se tem pesqueiros com piraíba cabe denúncia, é ilegal, conheci pesqueiros que tentaram introduzir alguns exemplares em seus tanques, ilegalmente capturado do araguaia, nenhuma sobreviveu, a piraíba é um peixe extremamente sensível, diferente da pirarara que se adapta bem em cativeiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem em pesqueiros sim! Engraçado não ter em Brasília, pois aí não é quente o ano todo?

Aqui em SP tem em alguns pesqueiros. Mas eles guardam eles no inverno.

 

Caio vc não esta confundindo com pirarucu? Se não vc sabe o nome dos pesqueiros? Fotos?

 

Essa eu queria ver.

 

::tudo::  ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito suspeito esse vídeo.

Não é possível reconhecer a matriz, vejam que a manipulação é muito rápida quase querendo esconder o peixe.

Desconfio porque o tamanho do exemplar é relativamente pequeno para ter maturidade sexual.

A Piraíba, por ser um peixe enorme, deve atingir a maturidade sexual com um porte bem mais avantajado.

 

O segundo vídeo também é suspeito. Haja vista que coletam os ovócitos de um pintado e o sêmen de um Jundiá, vejam o padrão das manchas.

Também acho que não é Pintado, porque a fêmea é muito pequena e os ovócitos são de coloração amarela, e no Pintado a coloração é esverdeada. Mas pode ser de outro tipo de surubim.

 

As pós larvas mostradas no copo também são suspeitas pois possuem tamanho muito maior do que comumente são as larvas dos peixes de couro, ainda mais com apenas 10 dias.

Em geral, peixes do topo da cadeia alimentar possuem larvas diminutas, ao contrário de outros peixes como o Corimba e Pacu.

 

O grande problema da reprodução induzida nem é tanto a reprodução em si, mas a larvicultura. Peixes de couro e mesmo o Dourado e Brycons tem a larvicultura complicada por causa do canibalismo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caio vc não esta confundindo com pirarucu? Se não vc sabe o nome dos pesqueiros? Fotos?

 

Essa eu queria ver.

 

::tudo::  ::tudo::

 

Aqui em SP tem Pirarara no Castelinho, Corrego das Antas, Monte Negro Arujá, dentre outros...... não é pirarucu não! é pirarara mesmo!

 

Quem for o primeiro a colocar peixe de 100kg vai poder cobrar pelo menos R$80,00 de entrada que tenho certeza que enche!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite galera,

Sou um novo apaixonado por pesca pesada em rios e pesqueiros, mas uma dúvida: porque não existem piraíbas em pesqueiro, pelo menos que eu saiba?

Abs aos colegas!

Realmente confundi sim!!! aqui tem PIRARARA e não PIRAíba kkkkk!!!

Mas o futuro está logo alí!!! ::tudo::  ::tudo::  ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui em SP tem Pirarara no Castelinho, Corrego das Antas, Monte Negro Arujá, dentre outros...... não é pirarucu não! é pirarara mesmo!

 

Quem for o primeiro a colocar peixe de 100kg vai poder cobrar pelo menos R$80,00 de entrada que tenho certeza que enche!

 

A tá pirarara, ai sim, adapta muito bem em pesqueiros, muito resistentes, por aqui tb quase tds os pesqueiros tb tem pirarara.

 

::tudo::  ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia!!

 

Aqui na minha região, temos uma empresa do ramo de corte de peixes. Eles tentaram a alguns anos atrás a reprodução da espécie, porém não tiveram sucesso.

 

Tinham 3 exemplares de uma faixa de 50 a 60 KG em um lago grande.

 

Acredito que essa dificuldade na reprodução tenha a ver com a migração, com a temperatura da agua ou algo assim.

 

Hj não sei se eles ainda tem elas.

 

Só p deixar bem claro, a piraíba entrou em cota zero somente ano passado no estado do MT. Então estava td dentro do permitido.

 

Abraçosss...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos,

Essa questão de reprodução em cativeiro é apenas um desafio que será superado pela tecnologia & pesquisa !

Precisa sim, existir interesse econômico em buscar uma solução viável para que isso aconteça !

Não custa lembrar (aos mais "antigos") que sempre existiu a ideia da impossibilidade de reprodução em cativeiro de peixes "carnívoros", dos que seguem a piracema, e por aí vai, e hoje já temos uma enorme gama de indivíduos sendo criados em cativeiro, alguns inclusive híbridos, que sequer existem na natureza !

Acho que tudo isso é uma questão de tempo... (e interesse). Não demora a termos notícia de que já estão evoluindo nesse processo...  ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...