Ir para conteúdo

Posts Recomendados

Eu desenhei meu barco baseado em três modelos, o Apolo 500 Tracker, o Marujo 550 Fishing e o Karib 500. De cada um eu pinchei o meu gosto.

                     Assim ficou:

 

Borda alta,1.40m de boca, 5,0m, casco soldado em chapa 2,0mm, lateral e bancos arrebitados em chapa 1´8mm de alumínio naval, plataforma de pesca com cadeira giratória, dois baús e suporte para motor elétrico. Dois bancos com suporte de bateria, tanque de combustível e viveiro de iscas, Caixa de contorno com 12cm em toda lateral com mancebos de proa e popa. Porão de proa preenchido com pet comprimido, popa fechada, dois canhões de popa,bomba de porão, dois porta remos, dois porta varas, 4 poltronas estofadas, torre de comando com volante, chave geral, kit de interruptores, porta documentos estanque, gps, luzes de navegação, luzes de cortezia, ancoragem e salvatagem. Casco em V para proporcionar desempenho e estabilidade.Motor de popa Mercury Super de 18hp com comando a distancia. Na cor Grafite e prata.

 

1013008_552038004854426_80131570_n.jpg?o

 

Tomando forma.

 

 

559909_459145310810363_1182928989_n.jpg?

 

 

Inspecionando elementos

598360_461399280584966_75856481_n.jpg?oh

 

 

Montando instrumentos

1005694_552039654854261_761750640_n.jpg?

 

Instalação da máquina

 

5991_552040228187537_153753472_n.jpg?oh=

 

 

970721_552039334854293_1504865196_n.jpg?

 

A carreta é uma Lana.

 

480680_504018059656421_16656159_n.jpg?oh

 

Primeiro banho

 

1424463_633281903396702_1055888126_n.jpg

 

A partir de Fevereiro de 2015 vou retirar as duas poltronas da popa  e aumentar o tamanho do baú para 1,2m formando uma plataforma de pesca. Somos só dois pescadores, eu e meu filho. Já instalei o som, sonar e gps. Não estou me adaptando ao comando com duas alavancas, vou trocá-lo por um sincronizado. Este é o meu barquinho, fiz ao meu bel-prazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ai sim ! aiii sim! aaaiii simm!!

 

que barco show! muitas e muitas perguntas!!! finalmente um barco com comanda a distancia com motor peqno!

 

vamos as perguntas?

 

1- como o motor está se comportando com o peso e a distribuicao de peso ?

2-esta aguentando ou ficou lento ?

3- 1.40 de boca, ficou ruim de andar dentro do barco ? 

4- ainda sobre a boca, ficou estavel? 

5- pq fez as caixas de contorno (pra que serve e qual finalidade)?6

6- o que é esse canhao de popa? pra que serve?

7- o que é esse pet comprimido?

8- pq fez com a popa fechada?

9- qual o problema com as alavancas ? (nunca usei nenhuma das duas opcoes nao sei nem como funcionam na verdade nenhuma delas)

10- quanto custou tudo?

 

nossa ficou show d+++ se isso td der certo com um motor desses, talvez de certo pro meu 15, aliviando o peso um pouco... embora eu quisesse um de 6 metros... adorei!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pelo sonho realizado!!

Ficou TOP ::tudo::  ::tudo::

 

 

Parabéns.... Bem legal

 

 

Show de bola, parabéns pelo feito!

 

 

 

::tudo::  ::tudo::  ::tudo::

 

 

Parabéns!!! belo barco  ::tudo::  ::tudo::  ::tudo::

 

:amigo:

 

 

Parabéns, bom gosto.

 

Xique no úrtimoi.

Parabéns e muitas alegrias e pescarias

 

Amigos, obrigado pelos comentários sobre o barquinho. Apesar de merecer alguns ajustes, estou satisfeito com o desenpenho.

                                    

                                                     Atenciosamente, abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Belo barco amigo... o 18 tá tocando bem o barco ? Chegou a medir a velocidade ? 

 

Parabéns.

 

Thiago Rossi, o motor é um 15 Super (Mercury) e ainda não abri para 18. Um certo dia, na baía de Inajás com muito vento de proa e pequenas ondas ele atingiu 20 knot¨s sem forçar a aceleração.  Estávamos em dois com duas caixas de pesca e um a caixa com gelo e a caixa de isca com água. Uns 250 kgs de peso. Não vejo necessidade de abrir o motor, ele atende bem este barco com dois pescadores e é muito econômico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Thiago Rossi, o motor é um 15 Super (Mercury) e ainda não abri para 18. Um certo dia, na baía de Inajás com muito vento de proa e pequenas ondas ele atingiu 20 knot¨s sem forçar a aceleração.  Estávamos em dois com duas caixas de pesca e um a caixa com gelo e a caixa de isca com água. Uns 250 kgs de peso. Não vejo necessidade de abrir o motor, ele atende bem este barco com dois pescadores e é muito econômico.

 

Mirandinha... 20 nós é uma velocidade ótima se for levar em consideração o peso total em deslocamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ai sim ! aiii sim! aaaiii simm!!

 

que barco show! muitas e muitas perguntas!!! finalmente um barco com comanda a distancia com motor peqno!

 

vamos as perguntas?

 

1- como o motor está se comportando com o peso e a distribuicao de peso ?

2-esta aguentando ou ficou lento ?

3- 1.40 de boca, ficou ruim de andar dentro do barco ? 

4- ainda sobre a boca, ficou estavel? 

5- pq fez as caixas de contorno (pra que serve e qual finalidade)?6

6- o que é esse canhao de popa? pra que serve?

7- o que é esse pet comprimido?

8- pq fez com a popa fechada?

9- qual o problema com as alavancas ? (nunca usei nenhuma das duas opcoes nao sei nem como funcionam na verdade nenhuma delas)

10- quanto custou tudo?

 

nossa ficou show d+++ se isso td der certo com um motor desses, talvez de certo pro meu 15, aliviando o peso um pouco... embora eu quisesse um de 6 metros... adorei!

 

Astra-Taranis, terei imenso prazer em responder suas dúvidas. Uma a uma.

 

1 - O motor é um 15 Super e foi dimensionado para deslocar 450 kgs em arrasto. O barco pesa 200 kgs com motor, bateria, combustível, ancoragem e salvatagem. Suporta dois pescadores com sua tralha, lanches e bebidas. Ele pode atingir até 40 km/h. Se colocar mais um pescador, reduz a velocidade, aumenta o consumo e gera desconforto para arremessos.

2 - Não sei que parâmetro eu uso para medir sua eficiência quanto à velocidade. Para pesca em rios, 20 km/h é uma ótima velocidade e este pode atingir até 40 km/h. Para mar aberto 40 km/s é lento, mas ele não vai lá. Em baías abrigadas, as ondas  permitem. Então... é difícil mas estou satisfeito. 

3 - 1,40 de boca é muito estreito para o mar, mas para rios não. Grande parte das minhas pescarias são em rios e lagos e como tenho vontade de pescar em água salgada, adaptei alguns recursos que são essenciais; A popa lavada, casco soldado, quebra ondas borda alta, chapa 2mm, bancos com 50cm, quilha com 12,5 graus, luzes de navegação e mancebos. Apesar de tudo isto, só tenho pescado no mar.

4 - Ficou bom para quem já é acostumado a andar de canoa. Carece equilíbrio e bêbado tem que andar de quatro. Só uma questão de costume. Ficou bom para navegação, é muito estável navegando e dispensa comando quando alinhado. É capaz de fazer zerinhos, desenhar oitos e dar cavalo de pau. Ficou muito ágil nas manobras.

5 - As caixas de contorno servem para esconder e proteger os cabos de bateria, fiação das luzes de navegação, do motor elétrico, caixa de interruptores, cabos de comando e direção, fixar os mancebos e a capota além de dar um aspecto de conforto. Na parte inferior da caixa tem um suporte para fixar e proteger as iscas artificiais em uso.

6 -  O canhão de popa é um suporte com dois tubos que servem como porta varas quando se está pescando de currico. Usa-se varas longas e grande quantidade de linha para manter as iscas distantes do barco em movimento. Navega-se a uma velocidade de 10km/h para a pesca de cachorra e tucunaré.Um barco que tem 1´60 de boca usa-se quatro canhões. Eu optei por dois. Na verdade o canhão é um porta vara direcionado.

7 - Assim como usei o pet comprimido, poderia ter usado bolinhas ou escamas de isopor. O sentido é preencher os locais inúteis e vagos como as bochechas de proa com algo que facilite a embarcação boiar em caso de naufrágio.

8 -  A popa fechada por que, quando se desacelera qualquer embarcação que causa um certo arrasto, parte deste volume tende a adentrar pelo espelho da popa. Se ela é fechada e drenada, a água que entrar tem que sair sem atingir o porão.

9 -  Eu não participava de nenhum fórum de pescaria quando iniciei o projeto do barco. Só me orientava através dos modelos existentes dos barcos que eu desejava nas propagandas de lojas e fabricantes. Comprei o comando de duas alavancas, uma comanda o acelerador e a outra o engate de tração, pensando que o funcionamento seria igual ao de uma alavanca e mais barato.Não me atendeu e agora estou tentando adquirir o sincronizado com uma alavanca. Já fui orientado por pescadores experientes. A direção com bezel ficou joia, mas o comando só me dá desgosto.

10 - Os barcos similares com motor  25 ou 40 em São Paulo me custariam por volta de 38 a 42.000 Dilmas sem a carretinha mais o frete. Este está por 25.000 Dilmas com GPS, Sonar, Som, Motor elétrico e Carretinha.

Obrigado pela participação e qualquer dúvida estou pronto para ajudar.

                                                                                                 Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mirandinha... 20 nós é uma velocidade ótima se for levar em consideração o peso total em deslocamento.

 

Thiago, esta velocidade é boa para rios mas para o mar não. As lanchas que pescam há 30km  da costa necessitam desenvolver mais que o dobro. Vai gastar o dia para chegar ao ´ponto? Além do mais o barquinho não tem estrutura para turbulências. Aguenta marolas...Olhe!.. Ele pode até ultrapassar mais de 34km/h mas eu ainda não tive coragem de abria a garganta dele. Quando eu for pescar no rio eu vejo isto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mirandinha se possivel responda minhas perguntas abraco!

Eu havia lido seu comentário hoje ao meio dia, mas eu estava há 300 km de casa. Só agora eu tive tempo. Desculpe. Às vezes passo uma semana fora de casa, mas sempre respondo aos comentários dos amigos.

                                                                                    Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mirandinha: muito obrigado pelas respostas, virao novas perguntas! Sem duvidas! Sensacional conseguir essa velocidade com um 15hp ! 

 

nao sei qto a aguentar marolas, mas certamente 30 km mar a dentro nao é o mais indicado para um barco de 1.40 com o desenho do usado nos de aluminio, alias a essa velocidade ja deve realmente ficar nervosinho no mar.

 

Se fosse mais largo, certamente daria pra por um motor muito maior e ir a velocidades bem maiores, mas 1.40 realmente deve ficar perigoso, porem pra rios se dá bem.

 

Mais tarde posto mais duvidas ! muito obrigado, show de bola!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mirandinha: muito obrigado pelas respostas, virao novas perguntas! Sem duvidas! Sensacional conseguir essa velocidade com um 15hp ! 

 

nao sei qto a aguentar marolas, mas certamente 30 km mar a dentro nao é o mais indicado para um barco de 1.40 com o desenho do usado nos de aluminio, alias a essa velocidade ja deve realmente ficar nervosinho no mar.

 

Se fosse mais largo, certamente daria pra por um motor muito maior e ir a velocidades bem maiores, mas 1.40 realmente deve ficar perigoso, porem pra rios se dá bem.

 

Mais tarde posto mais duvidas ! muito obrigado, show de bola!

 

Com estas medidas ele não navega no mar, mesmo quilhado com quebra ondas e chapa 2mm soldada. Ele é bruto na água doce. Muito resistente e ágil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mirandinha, bom dia "

 

Me explica melhor o item 3 em relação à essa quilha de 12,5 graus, os outros barcos são assim ou você quis que o seu fosse assim por qual motivo especificamente ?

 

3 - 1,40 de boca é muito estreito para o mar, mas para rios não. Grande parte das minhas pescarias são em rios e lagos e como tenho vontade de pescar em água salgada, adaptei alguns recursos que são essenciais; A popa lavada, casco soldado, quebra ondas borda alta, chapa 2mm, bancos com 50cm, quilha com 12,5 graus, luzes de navegação e mancebos. Apesar de tudo isto, só tenho pescado no mar.

 

Valeu.

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mirandinha, bom dia "

 

Me explica melhor o item 3 em relação à essa quilha de 12,5 graus, os outros barcos são assim ou você quis que o seu fosse assim por qual motivo especificamente ?

 

3 - 1,40 de boca é muito estreito para o mar, mas para rios não. Grande parte das minhas pescarias são em rios e lagos e como tenho vontade de pescar em água salgada, adaptei alguns recursos que são essenciais; A popa lavada, casco soldado, quebra ondas borda alta, chapa 2mm, bancos com 50cm, quilha com 12,5 graus, luzes de navegação e mancebos. Apesar de tudo isto, só tenho pescado no mar.

 

Valeu.

 

Abraço.

 

Vou te explicar com fotos:

205121_459146910810203_928303030_n.jpg?o

Não fui eu quem inventou a angulação de 12,5 graus no início da quilha. Isto facilita a navegação principalmente quando se ataca as ondas de frente.

 

 

17766_459147647476796_469479969_n.jpg?oh

 

A quilha finda na popa com 10 graus. Tudo que fiz no meu modelo de barco foi copiado de algum já existente no mercado. Fruto da minha imaginação foi só a aglomeração dos itens. Por isso ele é único..

Nem todos os barcos são assim, alguns têm o fundo chato.

Espero ter satisfeito sua curiosidade.

                                                           Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

engracado, eu andei a vida toda de motor 15 hp em barcos de 6 metros, maioria deles fabricado ali em mirassol e regiao, nunca foi nenhum fogete, mas sempre atenderam bem...

 

entrei no forum e resumindo as postagens diz mais ou menos assim: barco de 6 metros só com 25 pra cima, mesmo de 5 metros com chapa maior q 1.5 vai sofrer, nao vai planar, etc...

 

ai entra um membro e mostra um barco de 5 metros, com comando a distancia, chapa de 2 mm , SOLDADO, plataformado, 5 cadeiras, com 250 kilos + 2 pescadores chegando a quase 40km/h ... nao tenho pq duvidar dele, mas pra mim isso está de ótimo tamanho!

 

Ainda que o motor dele ande mais que o meu johson 15, acredito que tirando uns pesos extras, bateria, bla bla bla, e colocando 6 metros, eu vá andar muito parecido com isso! ou estou enganado?

 

Só acho 1.40 estreito.. talvez 1.50 ja ajudaria bastante, bom seria 1.60...

 

enfim... ainda perdido... soh nao quero gastar essa bala toda...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Usei a chapa 2,0mm no fundo. As laterais, bancos e plataforma com chapa 1,8mm. Outra coisa; um barco com 6,0m de comprimento e 1,6m de boca não é mais leve que o meu. Para sua apreciação, dê uma olhadinha neste vídeo.

          http://www.pescaki.com/index.php?/topic/69519-veja-diferenca-velocidade-consumo-e-rpm-do-mercury-15-transformado-p-18hp/

 

Tenho certeza que em águas calmas e sem vento de proa ele atinge os 34 km/h. Apesar que a meu interesse não foi a velocidade. Tentei conforto, agilidade, segurança e economia para dois pescadores. Deveria ter colocado duas poltronas e duas plataformas de pesca e não alteraria o peso. Mas ainda vou fazer isto. Quando eu me cansar de sua lentidão com o 15, eu troco por um 25 já que ele não suporta o 40 hp.

 

Astra-Taranis, vou filmar com gps e posto aqui. Espere...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

esse video do peso foi esclarecedor! 

 

 Pois é cara. Eu não fiz milagre nem imitei pescador. Eu acredito que sem carga alguma ele plana. Outra informação que gostaria de dar; Já possui um Jonhson 15 e nem de longe imita o Mercury 15. Perde na velocidade, no consumo e na potência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...