Ir para conteúdo

ISCAS HÉLICES - ENQUETE


João Antonio Rech

Posts Recomendados

Opa Eloy

 

É uma honra para mim ter uma isca sua.

Vou me empenhar em pegar um parudão com ela em tua homenagem e com direito a fotos.

Vais receber  boas novas quando acontecer.

 

Abç

 

*Meu endereço te mando por MP

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 85
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Milagre não existe ...

 

As ferragens mais resistentes são mais pesadas e demandam um corpo que tenha flutuação suficiente pra suportar todo o peso dos ferros.

 

Uma Rip 5.5 ou 6.25 ou 7 tem os seguintes materiais:

- pitão da frente e cup - 1,14 g

- pitão da barriga e cup - 0,70 g na Rip 5.5 e 0,81 g nas Rips 6.25 e 7

- 2 cups traseiros - 0,43 g

- pitão traseiro - 2,17 g

- palheta da hélice - 3,00 ou 3,30 g (aleatório - só desmontando pra saber)

- cjs de garateia e argola - cerca de 3,61 g cada cj (VMC 9626 #3/0)

 

Considerando a palheta mais leve, 3,00 g, nas 5.5, temos 7,44 g de ferragens sem as garateias ... e 14,66 g com as 2 garateias ...

Nas maiores, temos 8,36 g de ferragens sem as garateias ... e 19,59 g com as 3 garateias ...

 

Um corpo mínimo, bem mínimo, quase ideal em flutuação, com 20 gramas, já daria uma isca com 40 gramas.

 

E vejam as garateias usadas ... cada uma pesa 2,00 g a menos que as garateias que considero ideais ...

 

Onde tirar peso??

 

Pitão traseiro?

Palheta da hélice?

Garateias?

Corpo?

 

Não há milagres.

 

Abração a todos ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa Wellington

 

Beleza de explanação no teu tópico ::tudo::

 

Bem. Vamos ao milagre. Estou tentando operar o milagre talvez muito mais pelo orgulho pessoal de criar algo e insuflar meu ego de pescador  esportivo do que por uma necessidade haja vista que temos no mercado boas e já consagradas iscas hélices (Suras, Rips, Caribe, Devassa e outras tantas ); tem para todos os tamanhos e gostos...mas aquela que nós mesmo desenvolvemos tem um sabor todo especial ( que o diga o amigo Eloy  e outros Lure Makers ).

 

Então vamos lá: como você diz não tem como operar milagres. As ferragens ( e falo das boas ferragens ) tem um peso que não tem como tirar. Mexe-se aqui e ali e no final sai 0,3g o que não representa nada no peso final.

 

Então, ai surge a solução Amazônica – O MOLONGÓ  - que é uma madeira extremante leve e macia mas que traz consigo o problema de fixação das ferragens nela (acho que por isso o Eloy tentou fazer ela “recheada” com pinus ). Ele abandonou a ideia ( talvez ele possa comentar o porque ). Vamos lá Eloy... :gorfei: :gorfei: :gorfei: .

Fiz uma copia em MOLONGÓ de uma Rip gorducha 5.2”. Abaixo estão as fotos da Rip e do protótipo para fins de comparação do peso e etc. Consegui uma redução apreciável  do peso mesmo após a fixação da ferragem com uma resina especial.

 

As fotos explicam melhor o que falo então vamos aos  dados da isca protótipo comparativamente aos da  Rip gorducha quase original porque as gartéias forma subtituidas pelas OWNER 4X 2. ( as garatéias em ambas as iscas são iguais )

 

0930c3e9-7710-4bac-811a-e3dc1ce25c2e_zps08c4fb11-344a-476c-9712-9424262711e8_zps

 

Consegui uma redução de pêso na ordem de 10,6 g.

 

A seguir testei a FLUTUABILIDADE: (as fotos falam por si )

 

bd12f924-448e-4470-88d4-777ebf48baa2_zps72b957e7-db2d-4fb6-be8c-e3fdec030786_zps

 

 

Estes foram os testes de laboratorio ( Ptzzz essa foi pra acabar com o pequi de Goiás :gorfei: :gorfei: :gorfei: )

 

Agora vou partir para os finalmentes....pintura e teste de campo...ai que a cobra vai fumar.... :choquei: blink:: blink::

 

Em tempo Wellington...no teu parecer  as garatéias colocadas aguentam ???

 

Abç

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rech...posso estar falando besteira , mas apesar de as ferragens serem iguais nas duas iscas ,

o local onde estão posicionados os pitões e garateias são diferentes , isso por si só

já altera a posição da isca na água....

Conseguiu um ganho enorme de peso , mas antes de pintar e ou resinar , 

já fez algum teste ( simples ) como amarrar a isca em algum lugar e pendurar peso nela ?

 

Faço isso quando estou "inventando" também...kkkk

 

Mantenha-nos atualizados. 

 

Abraços !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Molongó não aguenta o tranco. O cerne de madeira mais dura sustenta os pitões, mas a isca como um todo precisa ter resistência. Um dos motivos por eu ter desanimado das Sumax, são feitas em balsa. Se tiver um pouco mais de área e menos de peso, o vento carrega.

Já tive que trocar o cabo de duas varas feitos em molongó.

 

O seu molde Rip foi o que inspirou a conversa entre o Fabricio, o VINI e eu lá no Aracá. 

Engordaram a isca e a fizeram mais cabeçuda. Esta testa de dourado do mar facilita os saltos da isca.

Pode afilar mais a frente dela que vc só tem a ganhar.

 

Vc se daria melhor usando o molongó preto ou a cortiçarana. 

 

Testei umas quantas madeiras, era só alguém falar que era leve que eu levava ao torno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa Paulo Marques.

 

Valeu pelas dicas ::tudo:: . Testei quanto a flutuabilidade colocando uma garatéia traseira e a flutuabilidade ainda assim

é muito superior  a Rip. Vou me ater a testar quanto a resistencia e fazer uns testes semelhantes ao que o Eloy o faz com a linhas de pesca. Vamos ver no que dá blink:: .

 

Eloy, essa também é minha preocupação. Pensando nisso procurei fixar os dois pitões dianteiros com um bloco unico de acrilico especial assim como o fiz com o pitão traseiro e o da hélice. Deixei um espaço (camara de ar de mais ou menos 6cm entre os pitões das garatéias, por questão de flutuabilidade da isca e diminuiçao de pêso). Vamos ver se funciona. Como estou em fase de testes doeu::  vamos inventado.

 

Abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legais seus testes ...

 

Iscas leves existem e com boas configurações ...

 

Montadas sempre com Owner 4X #2/0 e CCM 130 lbs ...

- 3 Sumax 14 cm invertidas, com 28, 29 e 31 g

- 2 caribes 6", com 30,5 e 31,5 g

- 1 TRex 170 com ferragens totalmente trocadas e adaptadas pra 3 garateias com 36,7 g

 

E por aí vai ...

 

O molongó nunca testei, pq proseei bastante com o Eloy ...

 

Pode ser q dê certo, com um grande aumento da área de reforço em volta dos pitões ...

 

A Zagaia fez a Kaluana, com corpo em plástico ... apesar de ter falhado no reforço no local dos pitões, o plástico injetado talvez seja o caminho do shape ideal, tipo a Heddon conseguiu, só q em escala menor, com Baby e Magnum Torpedo.

 

As garateias q vc colocou dão conta do recado, mas se eu tivesse uma isca flutuando assim, tacava VMC 6X #4/0 ...

 

Ao contrário do Eloy, as Sumax, especialmente as maiores, são meus devaneios num isca ideal. Montada com 3 VMC 6X #4/0 e hélice embuchada, fica reto, na horizontal, acima dos 45 g ... pelo menos comigo, num teve ainda vento a interferir na trajetória da isca no arremesso.

 

É isso.

 

Abração ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Wellington, meu primeiro açu saiu no na Sumax 140, muito boa. A maior eu não conseguia precisão no arremesso em campo aberto, então só a usava em águas mais abrigadas. Mesma coisa ocorreu com esta que fiz em molongó, muito boa na ausência de ventos.

104.jpg

 

É claro que vc já introduziu alterações nela, isso influência. Resta saber se eles ainda estão usando a balsa. À época os metais Sumax eram ótimos, não vi motivos para trocar.

O esquema do espaço vazio eu testei também, é uma boa, para madeiras mais pesadas, para o molongó não vejo motivos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Novos teste:

 

Seguindo a sugestão do  Paulo Marques  fiz novos testes:

 

O 1º ainda relativo a flutuabilidade: Apenas para teste, não tenho intenção de usar na pratica pelo que já disse, coloquei mais uma garatéia traseira e o resultado esta na foto abaixo. ( a isca ficou numa posição de + ou - 45º à superficie da água ).

 

a230d666-8077-4d42-b0dd-9b3b08221f08_zps

 

O  2º teste foi de resistência da isca e dos pitões ao pêso estático  de 13,06kg; a isca e as garatéias suportaram  muito bem. Entretanto na prática o teste deveria ser feito na forma dinâmica que é o que ocorre quando um Tucuna bocudão fica de mau humor com a isca, mas isso é outra história e vou deixa-la para contar no pós-amazônia.

aa39c6fc-bb0b-4ece-a110-81a64097c6c7_zps

 

Wellington, já havia pensado nisso de reforçar com resina acrílica nas saídas dos pitões porque certamente é a área critica como você  muito bem observou. ::tudo::

 

Eloy, essa  questão do vento é pra acabar. Isso de jogar a isca em direção a Bahia para cair num ponto em Barcelos ou SIRN não tem pescador que aprecie, mas faz parte. :gorfei: :gorfei:

 

E vamos que vamos

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

http://www.tsunami-lures.com/Product/lure/html/ma_tandem.html

 

site japones com iscas de helice sura......se pega não sei, mas que são bonitas a isso são.

Pois num é, Maurão?! Só que aquele video q você me mandou o link, não encontrei mais.

Abrax

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rech, estou te mandando esta: Sem a palheta seila::  seila::  seila::

20141211_1135171_zps9a0adabd.jpg

 

Com a palheta da Six. Coloque uma da Rip, vai passar de 40g mas fica top.

As palhetas até hoje não consegui uma metalúrgica que faça. Estou fazendo no machado.

Acho que o Nakatani e o CCM tem as próprias.

Abrax

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa ...grato mesmo Elóy....

 

Pode deixar ...vou usar as palhetas que comprei do Charles do CCM, são ótimas.

 

Ptzzz o ruim é que vou ter que pegar um bitelo de dois digitos só para celebrar o feito da Sura. :gorfei: :gorfei: :gorfei:

 

Vou me esforçar para isso.... ::tudo::

 

Abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muitas pescadores lendarios já falaram e concordo com quase todos;

Minha humilde opinião:

1 - PESO E TAMANHO IDEAL DA ISCA:

Na minha opinião a melhor relação é a caribe 6", bom peso , pouco arrasto.

2 - BALANÇO DA ISCA:

Vejo pouca diferença neste item

3 - FACILIDADE DE AREMESSO:

Caribe 6"

4 - TRABALHO DO RECOLHIMENTO (alguma dica):

O cansaço, vem da forma de trabalhar, hoje em dia canso mais com uma jumping minnow do que uma caribe 7"

O certo é na batida da ponta da vara , manivelar ao mesmo tempo, isso que dá o som magico e não cansa.

5 - FLUTUABILIDADE DA ISCA: 

Se ficar muito leve, tb não é bom

6 - OUTROS ASPECTOS RELEVANTES QUE QUERIA CONSIDERAR.

Aqui vem o X da questão.

Há uns cinco anos em viagem ao Araca, o ClaudioW, contou que o mestre Eloy (acho que é vc Eloy, posso estar errado) "pescava sempre sem a garateia traseira, pois o tucuna sempre prende na garateia do meio e a de trás só serve para enroscar no molongo". E fiquei com isso na cabeça.

Muitas viagens depois( e coloca viagens nisso....kkkkkk), comecei primeiro notar a notória diferença entre o indice de erros do tucunare no ataque, muito menor na porrada nas caribes 7" e nas Rip6" do que nas Rip 5", é muita diferença, impressionante. Ele sempre dá no meio da isca 5" e erra.

Depois comecei ver que 95% das vezes ele estava preso nas garateias do meio, independente da isca.

Para dar certeza, eu assisti o programa do Johnny Hoffman, pescando os açus na Colombia, com a isca TNT que parece um pouco a Rip 5", e o tucuna erra muito, e a imagem em slow motion, vc vê que o tucuna faz a curva na frente dela e da na cabeça da isca. Aquele barulhão é a rabada que ele da na agua apos a pancada.

Juntando isso, nas minhas duas ultimas viagens, junto com Mestre Akira Sam(quem conhece, sabe, tem no minimo, 40-50 viagens de açus, e um dos maiores batedores de helice que conheço), resolvemos colocar a prova. Retiramos a garateia de tras da Rip6 e da Caribe 7", desparafusamos tres voltas(para rodar mais facil) o pitão traseiro. Resultado, arrasto muito mais facil(um mel), não mudou a produtividade, enrosca menos na pauleira, simplesmente sensacional.

Ai, mestre Akira teve a visão do sucesso supremo, qual o problema da Rip5" e caribe 6", são uma teteia para jogar, aerodinamicas, cabe certinho na boca do pavão...Problema estava, que a produtividade caia 50% , de tanto que ele erra essas iscas, quem pesca sabe...

Problema, resolvido, tiramos a de tras e fizemos dois novos furos, posso adiantar que revolucionou a pescaria dos açus.

 

foto_zps79d63211.jpg

Este fim de semana, prometo fazer um topico descrevendo o passo a passo.

 

Então minhas iscas preferidas são:

 

A Rip5,25" e Caribe6", modificadas.

 

Abs

 

Dini

Boa tarde amigos!!

 

Também retirei a garatéia traseira das RIps e das Caribes e coloquei no corpo da isca. Isto deixa ela com menos posição em Stick e fica mais leve p puxar.

 

Fiz alguns testes em um lago, a Rip tem que ser feita algumas correções ainda, mas as Caribes ficaram doce.

 

Fiz tb o balanceamento da isca ( Vi em um post do Gusso ) e realmente tem isca que o centro esta completamente errado. Hj tenho Rip que tem os olhos p baixo da linha d´agua e outras que estão na lateral da isca ( Ficou zarolha. Hehehe )

 

Abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa ...grato mesmo Elóy....

 

Pode deixar ...vou usar as palhetas que comprei do Charles do CCM, são ótimas.

 

Ptzzz o ruim é que vou ter que pegar um bitelo de dois digitos só para celebrar o feito da Sura. :gorfei: :gorfei: :gorfei:

 

Vou me esforçar para isso.... ::tudo::

 

Abç

Boa sorte, parceiro! Mas te garanto que a satisfação em pegar com uma feita por vc mesmo é top, top...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa ...grato mesmo Elóy....

 

Pode deixar ...vou usar as palhetas que comprei do Charles do CCM, são ótimas.

 

Ptzzz o ruim é que vou ter que pegar um bitelo de dois digitos só para celebrar o feito da Sura. :gorfei: :gorfei: :gorfei:

 

Vou me esforçar para isso.... ::tudo::

 

Abç

Boa sorte, parceiro! Mas te garanto que a satisfação em pegar com uma feita por vc mesmo é top, top...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Novos teste:

 

Seguindo a sugestão do  Paulo Marques  fiz novos testes:

 

O 1º ainda relativo a flutuabilidade: Apenas para teste, não tenho intenção de usar na pratica pelo que já disse, coloquei mais uma garatéia traseira e o resultado esta na foto abaixo. ( a isca ficou numa posição de + ou - 45º à superficie da água ).

 

a230d666-8077-4d42-b0dd-9b3b08221f08_zps

 

O  2º teste foi de resistência da isca e dos pitões ao pêso estático  de 13,06kg; a isca e as garatéias suportaram  muito bem. Entretanto na prática o teste deveria ser feito na forma dinâmica que é o que ocorre quando um Tucuna bocudão fica de mau humor com a isca, mas isso é outra história e vou deixa-la para contar no pós-amazônia.

aa39c6fc-bb0b-4ece-a110-81a64097c6c7_zps

 

Wellington, já havia pensado nisso de reforçar com resina acrílica nas saídas dos pitões porque certamente é a área critica como você  muito bem observou. ::tudo::

 

Eloy, essa  questão do vento é pra acabar. Isso de jogar a isca em direção a Bahia para cair num ponto em Barcelos ou SIRN não tem pescador que aprecie, mas faz parte. :gorfei: :gorfei:

 

E vamos que vamos

 

Abraços

 

João, 13 kg de teste é praticamente nada ...

 

Acredite ... sugiro 130 lbs de teste de impacto ... se não der, 100 lbs ... e vai baixando ...

 

Acredite, o açu é tudo isso.

 

joia::: joia:::

 

Eloy, Velho Amigo, sinto falta das prosas ... vc me mostrou sua Sumax 14 cm ... não esqueço de uma frase sua aqui no fórum, num post: "Um dia, as hélices da Jennerlures serão tão boas quanto as da Sumax."

 

joia::: joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal bom dia. 

 

Estou nesta empreita de encontrar uma hélice. 

 

Usamos (Kexão e eu) Caixeta e cedro para fazer os shapes das iscas (inspiradas nas rips 5,5). 

 

Pintura: tinta automotiva + verniz Pu. 

 

Metais: CCM, Rip e Moro/deconto. 

 

Vou fazer os testes na água.

 

Iscas com 33-34 gramas.  

 

IMG_0075.jpg

 

IMG_0074.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...



×
×
  • Criar Novo...