Ir para conteúdo
Eduardo Chedid

Review da novíssima chronarch ci4 , somente para os fortes de coração

Posts Recomendados

Fala Pessoal estou por aqui de novo e recebi essa semana do nosso amigo Odirlei 2 de suas carretas para limpeza e dar uma turbinada , claro.

São elas :  uma aldebaran mg trocados os rolamentos originais pelos abec 7 cerâmicos e colocação de carbontex , ficou monstruosa de solta , dela temos reviews espalhados pela internet , é uma carretilha de bastante fama então não vamos falar .

O alvo é a CHRONARCH 151 hg , modelo novo , linda , talvez a carretilha mais bonita da atualidade feita toda no seu famoso carbono ci4 , tão comentado e polêmico  pela shimano , vamos aos fatos e fotos :

Já deixando bem claro a todos que não sou patrocinado por ninguém e as opiniões contidas nesse tópico , são meramente baseadas na minha experiência como customizador , portanto vale a opinião de cada um.

FOTOS :

IMG_20141204_141737_1_zpssamnucnm.jpgIMG_20141204_141724_zpsvtvm4zui.jpgIMG_20141204_141753_1_zpshzr8w9hq.jpgIMG_20141204_141745_1_zpss9unkvd1.jpg

Realmente a carretilha externamente é espetacular  , muito bonita , fiquei bastante satisfeito quando vi finalmente a shimano começando a usar uma manivela curvada , (POUCA COISA MAS É CURVADA SIM) .

Outro aspecto importante , finalmente a shimano começou a usar o sistema de destrave no botão quando empurrado para cima , então 2 pontos positivos de início , evidente que a estética é absurda tb .

A estrela do drag é feita no Ci4 , ao invés de alumínio , outra coisa que percebi o caps , botão da sintonia fina não oferece o ponto a ponto , aquele clik que a maioria das carretilhas  intermediárias vem oferecendo , a aldebaran tb não oferece o ponto a ponto , mesmo sendo uma carretilha de categoria maior.

O peso total dela :

185 gramas

O seu carretel com o sistema de freio novo pendular 15 gramas.

IMG_20141204_144451_1_zpsvyfnnjtj.jpgIMG_20141204_144522_1_zpshxazyj5p.jpg

Subentende se  então que essa carretilha lança iscas bem leves e com certeza o faz .

Agora a respeito do sistema de freio dela o sistema é um pouco mais avançado que o antigo VBS aonde agora além de você poder armar e desarmar as sapatas (SÃO 4 ) ela possui um sistema externo que avança e retrocede a parede de contato com as pastilhas deixando assim inúmeras situações de regulagens .

E com isso a shimano desconstruiu um pouco mais a carretilha pois agora ela não possui mais o tão charmoso e bem falado giro na tampa , a tampa agora é destacável como todas as outras :

IMG_20141204_145929_zpsojheqr9q.jpg

foto da tampa mostrando o cone de contato das sapatas :

IMG_20141204_145935_zpspigmczbl.jpg

foto do novo sistema pendular / centrífugo:

IMG_20141204_145942_zpsztykeose.jpg

E agora então vamos ao desmonte.

O acesso ao parafuso da manivela é muito bonito porém muito frágil tb , qualquer forçada vai causar quebra da peça

A manivela possui 4 rolamentos internos que imprime a ela uma maciez no recolhimento ao mesmo tempo que os knobs são em tamhho grande e feitos com uma borracha bastante dura porém bem ergonômicos e confortáveis :

IMG_20141204_150957_zpsmcgf6wlu.jpg

Assim que sacada a manivela e a tampa do caps , um susto , me deparei com o tijolo da estrela e algumas arruelas bem fora de padrão :

IMG_20141203_170732_zpsn5lsolws.jpg

São aquelas 3 peças do canto acima , fui examinar de perto e o susto passou o tijolo não é de plástico e sim de alumínio anodizado , agora as arruelas de pressão são arruelas normais em formato cônico , acredito visando melhorar a área de contato , mas não muda em nada das convencionais :

IMG_20141203_170824_zpsroqwb3ol.jpg

O caps possui a mola interna responsável por manter ele com pressão para o lado contrário  do aperto , o que além de deixar o sistema mais livre ,pois ele não encosta no eixo sem necessidade mantém ele pressionado , e evita aquelas perdas normais de muitos caps quando estão soltos durante a pescaria.

IMG_20141203_170933_zpsgcrm8plk.jpg

Vista superior (está péssima a foto  , fazer manutenção e bater foto tudo junto é complicado viu) , do alojamento do rolamento do eixo.

Aqui cabe também uma consideração a respeito.

A shimano usa normalmente 2 rolamentos no eixo do carretel na maioria das suas carretilhas o que deixa o eixo bastante solto.

Nesse novo projeto da shimano ela acabou por utilizar o sistema de pinhão flutuante sobre rolamentos e ao invés de usar 3 rolamentos ela usa 4 portando dentro da tampa principal existem 2 rolamentos separados por bucha, 1 para o eixo e outro para o pinhão , indicio de preocupação pois uma alteração de projeto desse porte só pode significar algo.

E eu explico o que :

Como a maioria das tampas da manivela são feitas ou em alumínio ou magnésio elas conseguem por si só alojar 1 rolamento e aguentar a carga de esforço dele distribuindo a força pela tampa toda , nesse caso a própria shimano foi cuidadosa e colocou 2 rolamentos para fazer a função de 1 só e diminuir uma eventual torção da tampa em caso de grande tranco.

Como sabemos que o material novo oferece uma dureza muito grande a preocupação com o fato de torção seria uma rachadura ou quebra da tampa.

IMG_20141203_171929_zpsyqhzuudg.jpg

Aqui as entranhas da nossa amiga , aí comecei a ficar desapontado , primeiro por ela ser praticamente toda de chapa , a estrela do destrave e a tampa da fricção , comumente feitos em alumínio , ficaram muito  suscetíveis  nesse caso a corrosão , nessa foto tb os 2 rolamentos da tampa e a bucha de separação deles.

A coroa e pinhão com sistema de microdentes imprimem uma maciez e precisão maior a carretilha e ao mesmo tempo são mais frágeis , portanto discos de carbontex com pouca área de contato de fabrica , não fiz o teste de drag pois estavam bem desgastados já , foram substituídos por novos , vejam nas fotos que eles vem lambuzados de graxa (graxa demais) outro fator de preocupação.

Agora o que mais me deixou chocado e acredito que vai deixar a turma tb , não sei se esse material o Ci4 é duro ao ponto de não permitir que se coloque uma bucha roscada de alumínio ou latão , mas os parafusos que prendem a tampa ao corpo são todos auto atarrachantes , sim pessoal por incrível que pareça são aqueles parafusinhos que se usa em madeira fotos :

IMG_20141203_171945_1_zps649dgwhw.jpg

E são somente 4 para prender a tampa ao corpo , será que esse material com o tempo e desmontagem não vai espanar ?.

Nesse momento da desmontagem estava tão incrédulo que até parei e fui ver outra carretilha aqui.

Quando voltei a desmontagem estava muito intrigado com isso , acabei comparando sem querem a carretiha com aquelas de 20 dolares lá da china que são feitas todas em plástico  e em chapa , pelo menos os internos são bem parecidos , fui buscar para saber se não tratava de uma falsificação e me deparei com o selo da CGK , portanto é original sim.

IMG_20141203_172006_zpss7uofpc5.jpg

Aí a foto das entranhas dela , simples né pois é entenderam por que comparei , outra coisa o eixo principal (manivela ) tb é parafusado no corpo com os auto atarrachantes , continuemos a desmontagem;

IMG_20141203_172038_zpsus60dckd.jpg

Aqui na tampa dá para ver as sedes dos parafusos .

Uma boa notícia o anitreverso ele é um koyo de boa qualidade com micro roletes o que garante um trabalho bem suave e praticamente sem folga de retorno ,OBAAAA .

IMG_20141203_173752_zpsk7aujz5u.jpg

Chegamos a parte do devandor de linha , outra decepção , não possui rolamentos nem buchas para serem substituídas , é uma peça em monobloco como de qualquer outra carretilha de 20 dólares .

Outra particularidade que me deu algumas pistas sobre os parafusos auto atarrachantes foi simplesmente o excesso de travas elásticas na carretilha e de eixos passando de um lado para o outro como se fossem postes para travar o corpo , realmente esse material tem cara de ser muito duro e não aceitar buchas inseridas nele.

Curiosiade a todos , em todas as peças existe o símbolo de reciclagem e nele está escrito PA  aos engenheiros químicos de plantão favor verificar a sigla.

IMG_20141203_173756_zpsszf1aygd.jpg

O eixo da manivela é de alumínio sistema padrão com rolamento travado por trava elástica e com uma pequena folga longitudinal que foi tirada colocando uma micro arruela , depois disso ficou mais macio ainda.

IMG_20141203_182949_zpsenbha0pl.jpg

Acima já montada e esperando a finalização da tampa.

IMG_20141203_182959_zpsv5uaofgf.jpg

Mais um detalha da tampa , vejam que ela é até em formato de calota para não substituir a fricção por outra de maior área de contato , poderia ser de alumínio.

IMG_20141204_141724_zpsvtvm4zui.jpg

E é isso aí gente a novíssima chronarch 151 hg esmiuçada para vocês .

Consideração final :

Deem um valor especial as antigas série E e série G pois acredito que com o passar do tempo essa novas poderão apresentar alguns defeitinhos , não vejo essa carretilha brigando com os tucunarés amazônicos , acho ela limitada aos nossos aqui só Sudeste .

ABRAÇOS A TODOS !!!!!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parabéns pelo review Eduardo

Desmontar e fotografar não é fácil mesmo, Estes materiais alternativos ( Carbono CI4 ou Zaion no caso da Daiwa) não me convenceram, eu como engenheiro mecânico , prefiro ligas métalicas no frame , existem varios problemas relatados por fragilidade destes materiais na Net.

Ex o rotor do novo Molinete Daiwa Saltiga é feito em Zaion, Teoricamente para ficar mais leve , ser a prova de corroção , mas em testes de esforço ( Friccão ajustada com 8KG de DRAG) pescaria de Jumping Jigs , o rotor deforma e encosta no corpo do molinete, ocasionando desalinhamento do conjunto.

Uma coisa fiquei intrigado no seu review , a Shimano colocar parafuso auto atarranchante para fixar a tampa é o fim da picada, desmontou 3 vezes já era, só colando com Loctitte. até a sumax Orion vez bucha de bronze para não detonar a tampa lateral.

Outro problema relatado na net desta nova Chronarch é a corrosão prematuro do Carretel ( Varios casos, é só pesquisar no google)

Este problema é devido ao material do corpo ser em polímero e o carretel ser em liga de alumínio , em meio salino, a liga de alumínio sofre um processo de eletrólise ( se tornando o metal de sacrifício do meio). , acredito que com a venator aconteça a mesma coisa.

Abração

Ricardo

Compartilhar este post

Link para o post

Parabéns pelo review Eduardo

Desmontar e fotografar não é fácil mesmo, Estes materiais alternativos ( Carbono CI4 ou Zaion no caso da Daiwa) não me convenceram, eu como engenheiro mecânico , prefiro ligas métalicas no frame , existem varios problemas relatados por fragilidade destes materiais na Net.

Ex o rotor do novo Molinete Daiwa Saltiga é feito em Zaion, Teoricamente para ficar mais leve , ser a prova de corroção , mas em testes de esforço ( Friccão ajustada com 8KG de DRAG) pescaria de Jumping Jigs , o rotor deforma e encosta no corpo do molinete, ocasionando desalinhamento do conjunto.

Uma coisa fiquei intrigado no seu review , a Shimano colocar parafuso auto atarranchante para fixar a tampa é o fim da picada, desmontou 3 vezes já era, só colando com Loctitte. até a sumax Orion vez bucha de bronze para não detonar a tampa lateral.

Outro problema relatado na net desta nova Chronarch é a corrosão prematuro do Carretel ( Varios casos, é só pesquisar no google)

Este problema é devido ao material do corpo ser em polímero e o carretel ser em liga de alumínio , em meio salino, a liga de alumínio sofre um processo de eletrólise ( se tornando o metal de sacrifício do meio). , acredito que com a venator aconteça a mesma coisa.

Abração

Ricardo

Pois é na verdade além de trabalhar como ânodo de sacrifício ele é de magnésio , por isso viu alguns com buracos por aí de fato não considero o fato de ela ir para agua salgada , mesmo sendo indicada para isso , esse carretel deveria ser tb em carbono porém nesse caso iria o eixo pro espaço , abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

::tudo::  ::tudo::  ::tudo::

Muito bom esse trabalho.

Vai orientar muitos pescadores na hora de comprar.

Foi como abrir o capô do carro e mostrar o motor.

A carretilha é muito boa , macia etc , mas por dentro fiquei decepcionado por ser uma chronarch se fosse uma caius ok , mas não é , abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Gostei do trabalho meu amigo.

Eu a comprei para usar no Amazonas e somente lá. Usei demais em uma semana no Demeni onde peguei peixe demais. Se irá aguentar várias temporadas eu não sei. Mas sobre o arremesso. Peso. Maciez e ergonomia da um show nas curados e scorpions. Aposentei essas para a chronarck.

Daqui uns dias te mando a Metanium xg. Q também pegou peixe demais. E arremessou muita hélice.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu a comprei para usar no Amazonas e somente lá. Usei demais em uma semana no Demeni onde peguei peixe demais. Se irá aguentar várias temporadas eu não sei. Mas sobre o arremesso. Peso. Maciez e ergonomia da um show nas curados e scorpions. Aposentei essas para a chronarck.

Daqui uns dias te mando a Metanium xg. Q também pegou peixe demais. E arremessou muita hélice.

Abraços.

Odirlei conforme disse a carretilha é excepcional macia , precisa ao extremo , só não recomendo para agua salda do mais é usar bastante e depois mandar pra mim dar outra geral , obrigado e abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Odirlei conforme disse a carretilha é excepcional macia , precisa ao extremo , só não recomendo para agua salda do mais é usar bastante e depois mandar pra mim dar outra geral , obrigado e abraços.

Aguardo a Metanium XG.... aposto nela também com hélices!!!! mas será que tem que trocar a coroa???? para  usar  no AM.

Compartilhar este post

Link para o post

Abraços.

Aguardo a Metanium XG.... aposto nela também com hélices!!!! mas será que tem que trocar a coroa???? para usar no Am. ????

Compartilhar este post

Link para o post

Aguardo a Metanium XG.... aposto nela também com hélices!!!! mas será que tem que trocar a coroa???? para usar no Am. ????

usei bastante a metanium...e peguei muito peixe  nada grande, mas forcei um poco a danada, fiquei tao curioso q vou mandar ao eduardo..

Compartilhar este post

Link para o post

Aguardo a Metanium XG.... aposto nela também com hélices!!!! mas será que tem que trocar a coroa???? para  usar  no AM.

Se trocar a coroa terá que trocar o pinhão tb , e voltar para o sistema de dentes normais , ela vai perder a maciez ,ela é um misto de magnésio com o ci4 , então sal para ela nem pensar , acredito que aguenta sim os amazônicos assim que tiver alguma em mãos faço um review pra galera ,  abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

usei bastante a metanium...e peguei muito peixe  nada grande, mas forcei um poco a danada, fiquei tao curioso q vou mandar ao eduardo..

Está com a pulga atrás da orelha né Odirlei , manda ela sim para eu ver , se não pegou peixes muito grandes acredito não ter mexido no interior , talvez a troca das fricções , como ela tem uma velocidade absurda de recolhimento as zaras e torpedos com ela realmente serão eficazes , abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Muito legal o post Eduardo, eu acho que todas carretilhas a tampa lateral não podia se soltar do corpo pois a chance de cair na água é muito grande!

concordo com vc meu amigo...

tenho algumas shimanos aqui, alias gosto muito da marca...essa chronarck e a metanium xg sao dessa forma...tambem nao gostei..

Compartilhar este post

Link para o post

Eduardo, 

Sabe me dizer se os parafusos de fixação da tampa lateral ao corpo da carretilha venator , são igual a desta Chronarch ?

Na verdade até agora ´só desmontei a black widow nova como o corpo é de alumínio os parafusos usam rosca fina  ,abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Muito legal o post Eduardo, eu acho que todas carretilhas a tampa lateral não podia se soltar do corpo pois a chance de cair na água é muito grande!

Eu achei um absurdo isso , sinceramente além de prático era charmoso demais né .

Compartilhar este post

Link para o post

concordo com vc meu amigo...

tenho algumas shimanos aqui, alias gosto muito da marca...essa chronarck e a metanium xg sao dessa forma...tambem nao gostei..

Odirlei a shimano tirar um eixo que dava total segurança a tampa é desconstrução como disse no tópico , é claro que a turma que tem elas não vai gostar é marca registrada , mas acredite logo logo volta , abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora