Ir para conteúdo
Eduardo Chedid

Review da novíssima chronarch ci4 , somente para os fortes de coração

Posts Recomendados

Fala Pessoal estou por aqui de novo e recebi essa semana do nosso amigo Odirlei 2 de suas carretas para limpeza e dar uma turbinada , claro.

São elas :  uma aldebaran mg trocados os rolamentos originais pelos abec 7 cerâmicos e colocação de carbontex , ficou monstruosa de solta , dela temos reviews espalhados pela internet , é uma carretilha de bastante fama então não vamos falar .

  O alvo é a CHRONARCH 151 hg , modelo novo , linda , talvez a carretilha mais bonita da atualidade feita toda no seu famoso carbono ci4 , tão comentado e polêmico  pela shimano , vamos aos fatos e fotos :

 

Já deixando bem claro a todos que não sou patrocinado por ninguém e as opiniões contidas nesse tópico , são meramente baseadas na minha experiência como customizador , portanto vale a opinião de cada um.

 

FOTOS :

 

IMG_20141204_141737_1_zpssamnucnm.jpgIMG_20141204_141724_zpsvtvm4zui.jpgIMG_20141204_141753_1_zpshzr8w9hq.jpgIMG_20141204_141745_1_zpss9unkvd1.jpg

 

 

 

Realmente a carretilha externamente é espetacular  , muito bonita , fiquei bastante satisfeito quando vi finalmente a shimano começando a usar uma manivela curvada , (POUCA COISA MAS É CURVADA SIM) .

Outro aspecto importante , finalmente a shimano começou a usar o sistema de destrave no botão quando empurrado para cima , então 2 pontos positivos de início , evidente que a estética é absurda tb .

A estrela do drag é feita no Ci4 , ao invés de alumínio , outra coisa que percebi o caps , botão da sintonia fina não oferece o ponto a ponto , aquele clik que a maioria das carretilhas  intermediárias vem oferecendo , a aldebaran tb não oferece o ponto a ponto , mesmo sendo uma carretilha de categoria maior.

 

O peso total dela :

185 gramas

O seu carretel com o sistema de freio novo pendular 15 gramas.

 

IMG_20141204_144451_1_zpsvyfnnjtj.jpgIMG_20141204_144522_1_zpshxazyj5p.jpg

 

 

 

 

 

Subentende se  então que essa carretilha lança iscas bem leves e com certeza o faz .

Agora a respeito do sistema de freio dela o sistema é um pouco mais avançado que o antigo VBS aonde agora além de você poder armar e desarmar as sapatas (SÃO 4 ) ela possui um sistema externo que avança e retrocede a parede de contato com as pastilhas deixando assim inúmeras situações de regulagens .

E com isso a shimano desconstruiu um pouco mais a carretilha pois agora ela não possui mais o tão charmoso e bem falado giro na tampa , a tampa agora é destacável como todas as outras :

 

IMG_20141204_145929_zpsojheqr9q.jpg

 

 foto da tampa mostrando o cone de contato das sapatas :

IMG_20141204_145935_zpspigmczbl.jpg

 

 

 

foto do novo sistema pendular / centrífugo:

IMG_20141204_145942_zpsztykeose.jpg

 

 

 

 

E agora então vamos ao desmonte.

 O acesso ao parafuso da manivela é muito bonito porém muito frágil tb , qualquer forçada vai causar quebra da peça

A manivela possui 4 rolamentos internos que imprime a ela uma maciez no recolhimento ao mesmo tempo que os knobs são em tamhho grande e feitos com uma borracha bastante dura porém bem ergonômicos e confortáveis :

 

IMG_20141204_150957_zpsmcgf6wlu.jpg

 

 

 

Assim que sacada a manivela e a tampa do caps , um susto , me deparei com o tijolo da estrela e algumas arruelas bem fora de padrão :

 

IMG_20141203_170732_zpsn5lsolws.jpg

 

 

 

São aquelas 3 peças do canto acima , fui examinar de perto e o susto passou o tijolo não é de plástico e sim de alumínio anodizado , agora as arruelas de pressão são arruelas normais em formato cônico , acredito visando melhorar a área de contato , mas não muda em nada das convencionais :

 

IMG_20141203_170824_zpsroqwb3ol.jpg

 

 

 

O caps possui a mola interna responsável por manter ele com pressão para o lado contrário  do aperto , o que além de deixar o sistema mais livre ,pois ele não encosta no eixo sem necessidade mantém ele pressionado , e evita aquelas perdas normais de muitos caps quando estão soltos durante a pescaria.

 

IMG_20141203_170933_zpsgcrm8plk.jpg

 

 

 

 

Vista superior (está péssima a foto  , fazer manutenção e bater foto tudo junto é complicado viu) , do alojamento do rolamento do eixo.

Aqui cabe também uma consideração a respeito.

A shimano usa normalmente 2 rolamentos no eixo do carretel na maioria das suas carretilhas o que deixa o eixo bastante solto.

Nesse novo projeto da shimano ela acabou por utilizar o sistema de pinhão flutuante sobre rolamentos e ao invés de usar 3 rolamentos ela usa 4 portando dentro da tampa principal existem 2 rolamentos separados por bucha, 1 para o eixo e outro para o pinhão , indicio de preocupação pois uma alteração de projeto desse porte só pode significar algo.

E eu explico o que :

Como a maioria das tampas da manivela são feitas ou em alumínio ou magnésio elas conseguem por si só alojar 1 rolamento e aguentar a carga de esforço dele distribuindo a força pela tampa toda , nesse caso a própria shimano foi cuidadosa e colocou 2 rolamentos para fazer a função de 1 só e diminuir uma eventual torção da tampa em caso de grande tranco.

Como sabemos que o material novo oferece uma dureza muito grande a preocupação com o fato de torção seria uma rachadura ou quebra da tampa.

 

IMG_20141203_171929_zpsyqhzuudg.jpg

 

 

 

 

Aqui as entranhas da nossa amiga , aí comecei a ficar desapontado , primeiro por ela ser praticamente toda de chapa , a estrela do destrave e a tampa da fricção , comumente feitos em alumínio , ficaram muito  suscetíveis  nesse caso a corrosão , nessa foto tb os 2 rolamentos da tampa e a bucha de separação deles.

A coroa e pinhão com sistema de microdentes imprimem uma maciez e precisão maior a carretilha e ao mesmo tempo são mais frágeis , portanto discos de carbontex com pouca área de contato de fabrica , não fiz o teste de drag pois estavam bem desgastados já , foram substituídos por novos , vejam nas fotos que eles vem lambuzados de graxa (graxa demais) outro fator de preocupação.

Agora o que mais me deixou chocado e acredito que vai deixar a turma tb , não sei se esse material o Ci4 é duro ao ponto de não permitir que se coloque uma bucha roscada de alumínio ou latão , mas os parafusos que prendem a tampa ao corpo são todos auto atarrachantes , sim pessoal por incrível que pareça são aqueles parafusinhos que se usa em madeira fotos :

 

IMG_20141203_171945_1_zps649dgwhw.jpg

 

 

E são somente 4 para prender a tampa ao corpo , será que esse material com o tempo e desmontagem não vai espanar ?.

Nesse momento da desmontagem estava tão incrédulo que até parei e fui ver outra carretilha aqui.

Quando voltei a desmontagem estava muito intrigado com isso , acabei comparando sem querem a carretiha com aquelas de 20 dolares lá da china que são feitas todas em plástico  e em chapa , pelo menos os internos são bem parecidos , fui buscar para saber se não tratava de uma falsificação e me deparei com o selo da CGK , portanto é original sim.

IMG_20141203_172006_zpss7uofpc5.jpg

 

 

 

Aí a foto das entranhas dela , simples né pois é entenderam por que comparei , outra coisa o eixo principal (manivela ) tb é parafusado no corpo com os auto atarrachantes , continuemos a desmontagem;

 

IMG_20141203_172038_zpsus60dckd.jpg

 

 

 

 

 

 

Aqui na tampa dá para ver as sedes dos parafusos .

Uma boa notícia o anitreverso ele é um koyo de boa qualidade com micro roletes o que garante um trabalho bem suave e praticamente sem folga de retorno ,OBAAAA .

 

IMG_20141203_173752_zpsk7aujz5u.jpg

 

 

 

 

Chegamos a parte do devandor de linha , outra decepção , não possui rolamentos nem buchas para serem substituídas , é uma peça em monobloco como de qualquer outra carretilha de 20 dólares .

Outra particularidade que me deu algumas pistas sobre os parafusos auto atarrachantes foi simplesmente o excesso de travas elásticas na carretilha e de eixos passando de um lado para o outro como se fossem postes para travar o corpo , realmente esse material tem cara de ser muito duro e não aceitar buchas inseridas nele.

Curiosiade a todos , em todas as peças existe o símbolo de reciclagem e nele está escrito PA  aos engenheiros químicos de plantão favor verificar a sigla.

 

 

 

IMG_20141203_173756_zpsszf1aygd.jpg

 

 

 

 

O eixo da manivela é de alumínio sistema padrão com rolamento travado por trava elástica e com uma pequena folga longitudinal que foi tirada colocando uma micro arruela , depois disso ficou mais macio ainda.

 

 

 

 

IMG_20141203_182949_zpsenbha0pl.jpg

 

 

 

Acima já montada e esperando a finalização da tampa.

IMG_20141203_182959_zpsv5uaofgf.jpg

 

 

 

 

Mais um detalha da tampa , vejam que ela é até em formato de calota para não substituir a fricção por outra de maior área de contato , poderia ser de alumínio.

IMG_20141204_141724_zpsvtvm4zui.jpg

 

 

 

 

 

E é isso aí gente a novíssima chronarch 151 hg esmiuçada para vocês .

Consideração final :

Deem um valor especial as antigas série E e série G pois acredito que com o passar do tempo essa novas poderão apresentar alguns defeitinhos , não vejo essa carretilha brigando com os tucunarés amazônicos , acho ela limitada aos nossos aqui só Sudeste .

ABRAÇOS A TODOS !!!!!

 

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parabéns pelo review Eduardo

 

Desmontar e fotografar não é fácil mesmo, Estes materiais alternativos ( Carbono CI4 ou Zaion no caso da Daiwa) não me convenceram, eu como engenheiro mecânico , prefiro ligas métalicas no frame , existem varios problemas relatados por fragilidade destes materiais na Net.

Ex o rotor do novo Molinete Daiwa Saltiga é feito em Zaion, Teoricamente para ficar mais leve , ser a prova de corroção , mas em testes de esforço ( Friccão ajustada com 8KG de DRAG) pescaria de Jumping Jigs , o rotor deforma e encosta no corpo do molinete, ocasionando desalinhamento do conjunto.

Uma coisa fiquei intrigado no seu review , a Shimano colocar parafuso auto atarranchante para fixar a tampa é o fim da picada, desmontou 3 vezes já era, só colando com Loctitte. até a sumax Orion vez bucha de bronze para não detonar a tampa lateral.

Outro problema relatado na net desta nova Chronarch é a corrosão prematuro do Carretel ( Varios casos, é só pesquisar no google)

Este problema é devido ao material do corpo ser em polímero e o carretel ser em liga de alumínio , em meio salino, a liga de alumínio sofre um processo de eletrólise ( se tornando o metal de sacrifício do meio). , acredito que com a venator aconteça a mesma coisa.

 

Abração

 

Ricardo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parabéns pelo review Eduardo

 

Desmontar e fotografar não é fácil mesmo, Estes materiais alternativos ( Carbono CI4 ou Zaion no caso da Daiwa) não me convenceram, eu como engenheiro mecânico , prefiro ligas métalicas no frame , existem varios problemas relatados por fragilidade destes materiais na Net.

Ex o rotor do novo Molinete Daiwa Saltiga é feito em Zaion, Teoricamente para ficar mais leve , ser a prova de corroção , mas em testes de esforço ( Friccão ajustada com 8KG de DRAG) pescaria de Jumping Jigs , o rotor deforma e encosta no corpo do molinete, ocasionando desalinhamento do conjunto.

Uma coisa fiquei intrigado no seu review , a Shimano colocar parafuso auto atarranchante para fixar a tampa é o fim da picada, desmontou 3 vezes já era, só colando com Loctitte. até a sumax Orion vez bucha de bronze para não detonar a tampa lateral.

Outro problema relatado na net desta nova Chronarch é a corrosão prematuro do Carretel ( Varios casos, é só pesquisar no google)

Este problema é devido ao material do corpo ser em polímero e o carretel ser em liga de alumínio , em meio salino, a liga de alumínio sofre um processo de eletrólise ( se tornando o metal de sacrifício do meio). , acredito que com a venator aconteça a mesma coisa.

 

Abração

 

Ricardo

Pois é na verdade além de trabalhar como ânodo de sacrifício ele é de magnésio , por isso viu alguns com buracos por aí de fato não considero o fato de ela ir para agua salgada , mesmo sendo indicada para isso , esse carretel deveria ser tb em carbono porém nesse caso iria o eixo pro espaço , abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

::tudo::  ::tudo::  ::tudo::

 

Muito bom esse trabalho.

Vai orientar muitos pescadores na hora de comprar.

Foi como abrir o capô do carro e mostrar o motor.

A carretilha é muito boa , macia etc , mas por dentro fiquei decepcionado por ser uma chronarch se fosse uma caius ok , mas não é , abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gostei do trabalho meu amigo.

Eu a comprei para usar no Amazonas e somente lá. Usei demais em uma semana no Demeni onde peguei peixe demais. Se irá aguentar várias temporadas eu não sei. Mas sobre o arremesso. Peso. Maciez e ergonomia da um show nas curados e scorpions. Aposentei essas para a chronarck.

Daqui uns dias te mando a Metanium xg. Q também pegou peixe demais. E arremessou muita hélice.

Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gostei do trabalho meu amigo.

Eu a comprei para usar no Amazonas e somente lá. Usei demais em uma semana no Demeni onde peguei peixe demais. Se irá aguentar várias temporadas eu não sei. Mas sobre o arremesso. Peso. Maciez e ergonomia da um show nas curados e scorpions. Aposentei essas para a chronarck.

Daqui uns dias te mando a Metanium xg. Q também pegou peixe demais. E arremessou muita hélice.

Abraços.

Odirlei conforme disse a carretilha é excepcional macia , precisa ao extremo , só não recomendo para agua salda do mais é usar bastante e depois mandar pra mim dar outra geral , obrigado e abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Odirlei conforme disse a carretilha é excepcional macia , precisa ao extremo , só não recomendo para agua salda do mais é usar bastante e depois mandar pra mim dar outra geral , obrigado e abraços.

Aguardo a Metanium XG.... aposto nela também com hélices!!!! mas será que tem que trocar a coroa???? para  usar  no AM.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gostei do trabalho meu amigo.

Eu a comprei para usar no Amazonas e somente lá. Usei demais em uma semana no Demeni onde peguei peixe demais. Se irá aguentar várias temporadas eu não sei. Mas sobre o arremesso. Peso. Maciez e ergonomia da um show nas curados e scorpions. Aposentei essas para a chronarck.

Daqui uns dias te mando a Metanium xg. Q também pegou peixe demais. E arremessou muita hélice.

Abraços.

Aguardo a Metanium XG.... aposto nela também com hélices!!!! mas será que tem que trocar a coroa???? para usar no Am. ????

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aguardo a Metanium XG.... aposto nela também com hélices!!!! mas será que tem que trocar a coroa???? para usar no Am. ????

usei bastante a metanium...e peguei muito peixe  nada grande, mas forcei um poco a danada, fiquei tao curioso q vou mandar ao eduardo..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aguardo a Metanium XG.... aposto nela também com hélices!!!! mas será que tem que trocar a coroa???? para  usar  no AM.

Se trocar a coroa terá que trocar o pinhão tb , e voltar para o sistema de dentes normais , ela vai perder a maciez ,ela é um misto de magnésio com o ci4 , então sal para ela nem pensar , acredito que aguenta sim os amazônicos assim que tiver alguma em mãos faço um review pra galera ,  abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

usei bastante a metanium...e peguei muito peixe  nada grande, mas forcei um poco a danada, fiquei tao curioso q vou mandar ao eduardo..

Está com a pulga atrás da orelha né Odirlei , manda ela sim para eu ver , se não pegou peixes muito grandes acredito não ter mexido no interior , talvez a troca das fricções , como ela tem uma velocidade absurda de recolhimento as zaras e torpedos com ela realmente serão eficazes , abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito legal o post Eduardo, eu acho que todas carretilhas a tampa lateral não podia se soltar do corpo pois a chance de cair na água é muito grande!

concordo com vc meu amigo...

tenho algumas shimanos aqui, alias gosto muito da marca...essa chronarck e a metanium xg sao dessa forma...tambem nao gostei..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eduardo, 

 

Sabe me dizer se os parafusos de fixação da tampa lateral ao corpo da carretilha venator , são igual a desta Chronarch ?

Na verdade até agora ´só desmontei a black widow nova como o corpo é de alumínio os parafusos usam rosca fina  ,abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito legal o post Eduardo, eu acho que todas carretilhas a tampa lateral não podia se soltar do corpo pois a chance de cair na água é muito grande!

Eu achei um absurdo isso , sinceramente além de prático era charmoso demais né .

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

concordo com vc meu amigo...

tenho algumas shimanos aqui, alias gosto muito da marca...essa chronarck e a metanium xg sao dessa forma...tambem nao gostei..

Odirlei a shimano tirar um eixo que dava total segurança a tampa é desconstrução como disse no tópico , é claro que a turma que tem elas não vai gostar é marca registrada , mas acredite logo logo volta , abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

×