Ir para conteúdo

Carretilha para AÇÚ


Eric Murata

Posts Recomendados

Pessoal!!! ao invés de nomes e marcas de carretilhas!!! quais as características que temos que buscar para uma pescaria de AÇÚS?

 

      .O drag influencia? Vejo que boa parte dos mais experientes na espécie trabalha com a fricção relativamente aberta, qual a força necessária?

 

      . Peso. qual o máximo? é unânime que é uma pescaria cansativa

 

      . Recolhimento. Hélice. Zara/Stick

 

      . Capacidade de linha. Vejo que muitos tem preferência por carreteis fundo mas até onde conheço o Tucunaré, se ele tomar mais de 5 metros de linha já era

 

abração a todos                

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tudo bem Eric, já zuei bastante, agora vamos falar sério. Sendo um pouco mais específico, vou considerar uma pescaria de açus com heliçe. A vel tem que ser alta > 7:1, um bom drag, capacidade de linha não é primordial e é claro tem que ser uma máquina de confiança, além disso, e é a minha paixão pela Zillion, o tamanho da manivela me dá o time da puxada (só a zillion e a smoke tem este comprimento) e a ergonomia, já que tenho a mão pequena.

PS pesco 95% com heliçe. e a isca judia mais que o próprio peixe legal::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aproveitando o gancho do Lamana e completando um pouco...

 

Acho interessante também a escolha por conjuntos de carretilhas com mesmo sistema de freio para evitar cabeleiras!!! É comum pescar com mais de um conjunto e, na pressa de arremessar uma determinada isca em um peixe, sistemas de freios diferentes acabam por provocar as famigeradas!!!(Pescando com Shimano e MS de freio centrífugo não dava muito certo com Zillion que tem freio magnético!!!)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal!!!! apenas características!!!!

 

mas de qualquer forma agradeço a ajuda

arrow:: DRag potente, acima de 5 kgs. Porém pode ser melhorado trocando os discos.

arrow:: Boa capacidade de linha , pois são usadas linhas de bitola maior. Que comporte pelo menos 50 M de linha 65 Lbs.

arrow:: IPT (quantidade de linha por manivelada) Se for puxar hélice acima de 80 cms. Outras iscas não tem tanta necessidade.

 

Peso e tamanho é muito relativo ao tipo de empunhadura, tamanho da mão, e resistência de cada um.

 

O mais importante é treinar  "em casa", ou seja num rio próximo. Não deixe pra fazer isso lá durante a pescaria.

 

Treinando antes vc descobrirá se o conjunto vara+ carretilha é bom ou não.

 

Treine com as iscas que irá usar lá e vá pegando o jeito.  ::tudo::  ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Aproveitando o gancho do Lamana e completando um pouco...

Acho interessante também a escolha por conjuntos de carretilhas com mesmo sistema de freio para evitar cabeleiras!!! É comum pescar com mais de um conjunto e, na pressa de arremessar uma determinada isca em um peixe, sistemas de freios diferentes acabam por provocar as famigeradas!!!(Pescando com Shimano e MS de freio centrífugo não dava muito certo com Zillion que tem freio magnético!!!)

Decidi por comprar duas daiwa tatula type r 8.0

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

50 mts de linha é o suficiente? na pesca dos acús, a distância do  arremesso é de mais ou menos quantos metros?

dá sim.

 

O problema é quando não se usa leader, e vc deve cortar o pedaço esgarçado. Então vai diminuindo alguns metros.

Na Venator coube 47 metros de PP 65lbs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Rodrigo não tive nenhum problema com elas e a grande vantagem são muito leves.

Aprendi com um amigo que já foi mais de 30 vezes para a AM que a carretilha pode ser qualquer

uma de boa qualidade e que te atenda no tipo de isca que vc vai usar, o segredo é trabalhar com o freio

meio liberado.

Quando é peixe grande a primeira corrida é dele não tem o que fazer.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo não tive nenhum problema com elas e a grande vantagem são muito leves.

Aprendi com um amigo que já foi mais de 30 vezes para a AM que a carretilha pode ser qualquer

uma de boa qualidade e que te atenda no tipo de isca que vc vai usar, o segredo é trabalhar com o freio

meio liberado.

Quando é peixe grande a primeira corrida é dele não tem o que fazer.

 

Abraços

Legal. Valeu pelo toque Helson.

Já vi que as Cores e Metaniuns vão para o AM então.

Abraços.

Akira

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só uso as pequenas:

Core 51

Exo 101

Liger

Elas dão conta do recado.

Abraços

Amigo , desculpe a intromissão mas core 50 ou 51 para o Amazonas ( Barcelos ou SIRN) , como assim ?

Qual seu maior peixe com essa carretilha ?

Vc tirou ele da pauleira ?

Vc consegui puxar uma rip roller 5.25 ou 6 essa carretilha a semana toda sem danifica-la ?

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O maior peixe foi 9 kilos e só usei iscas grandes:

 

Zig-zara

Trairão

T20

Hélices Amazon king (14 cm)

Hélices Rip 4,5

 

E vou de novo este ano e serão as mesmas:

 

Core 51

Exo 101

Liger

Venator

 

 

 

Como disse meu amigo Valtuir (Casa da Camionete) que 

já fez mais de 30 viagens, carretilha é qualquer uma basta

não travar o freio.

Para vc ter uma idéia ele usa uma Daiwa Steez há muito tempo no AM. 

 

Perdi muitos peixes grandes mas não foi por causa da carretilha, o líder

quebrava no snap, então não usei mais o líder e foi só alegria.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De boa, companheiros pescador !

Só me espantei ao ver sua postagem , por saber q a core por ser uma carretilha leve, bem q gostaria de utiliza-la no AM , porém com componentes feitos por materiais de ligas leves não sejem apropriada para uma pesca desgastante como no amazonas , e eu já presenciei essa carretilha cantar ao pegar peixe grande, não freiando, e era meramente tucunaré azul no angical, imagina com um açú !

Quanto a steez eu usaria ela de olho fechado , por ser uma carretilha superior a tudo em relação as carretilhas citadas acima e ser bem mais robusta, no meu ponto de vista!

A única q eu compararia com a core seria a aldebaran , porem a primeira é feita para o mercado americano e a segunda para o mercado japonês!

Estarei indo pela minha quarta temporada no amazonas e não presencio o uso dessa carretilha na pesca do açu, pelo menos nas turmas q já fui !

Já conversei com muitas pessoas experientes por lá e a grande maioria não me recomendar por isso q eu citei acima !

Tenho uma Core , porem estou receoso em colocar aquela teteia nesse tipo de pescaria , depois q o dono e operador de barco no rio sucunduri me disse q os açus dessa ultima temporada quebrou duas carretas na mão dele , sendo q uma dessas era uma cronach e a outra nao me lembro qual era , porem era bem mais robusta do que a core !

Estamos aqui para compartilha nosso conhecimento e técnica .

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Alexandre peguei muito peixe grande com a Core só não consegui tirar por causa do líder como te expliquei.

Sinceramente vou levar para SIRN em outubro e te falo sem nenhum medo e preocupação a Core aguenta o tranco.

Assim também vai ser com a Liger.

Com as pessoas experientes com quem pesquei não vi tantos cuidados em relação a carretilhas, mas em relação a linhas e

garatéias a atenção era redobrada.

 

:amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O maior peixe foi 9 kilos e só usei iscas grandes:

 

Zig-zara

Trairão

T20

Hélices Amazon king (14 cm)

Hélices Rip 4,5

 

E vou de novo este ano e serão as mesmas:

 

Core 51

Exo 101

Liger

Venator

 

 

 

Como disse meu amigo Valtuir (Casa da Camionete) que 

já fez mais de 30 viagens, carretilha é qualquer uma basta

não travar o freio.

Para vc ter uma idéia ele usa uma Daiwa Steez há muito tempo no AM. 

 

Perdi muitos peixes grandes mas não foi por causa da carretilha, o líder

quebrava no snap, então não usei mais o líder e foi só alegria.

 

Abraços

 

Olá Helson, Que estas carretilhas aguentam, deixando o freio mais solto, eu não duvido...mas quanto deve caber de linha de bitolas mais grossas (aprox. 65 Lbs)? Calculo q na Liger ou na Core deve caber uns 45M...lembrando que com o freio mais solto o peixe toma mais linha na primeira arrancada...com isca pesada, um bom arremesso beira os 40 metros, se um açuzão pegar já na batida da isca, sobrará poucos metros p/ a briga...isso sem falar que conforme a isca vai ralando, temos que cortar alguns pedaços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...