Ir para conteúdo

Mudança nas garateias da Rip Roller- Dica-Carlos Dini-Agora editado para melhorar a Rip5,25


Carlos Dini

Posts Recomendados

Amigos, sou um viciado em qualquer tucunare e de carterinha do açu, só de rio negro tenho 20 viagens, vou colocar aqui um mudança que eu particularmente adorei, e espero ajudar aos demais. Fica claro que é minha opinião, não que seja a verdade absoluta, mas alguns amigos já colocaram a prova e verificaram a veracidade dos fatos

Em todas as viagens, desde a primeira vez, me apaixonei pela pescaria de helices. Inicialmente eu pescava só com a 5,25" e verificava que mesmo com tanta agressividade ele errava metade das vezes. Fui aconselhado então a migrar para a 6", nitidamente o aproveitamento quase dobrou. Comecei também notar, que quase todos os peixes vem presos pelas garateias do meio, nunca na garateia traseira. Vendo alguns videos de ataques em slow motion, voce vê o tucuna virar na frente da isca e dar na cabeça dela, não importando se ele vem de tras da isca. 

Assistindo alguns videos de programa de pesca, no caso Johnny Hoffman, Eduardo do PescaPara, eles usavam iscas de 2 garateias, é impressionante o numero de vezes que o peixe errou até ele acertar, como já verificava nas minhas pescarias usando iscas 5,25". 

Um dos programas https://www.youtube.com/watch?v=s33BlWijljs

Somado a isto, em conversa há alguns anos, fui informado que o mestre Eloy pescava sem a garateia traseira em suas iscas de helice.

Somando isto tomei algumas decisões, optei por tentar inicialmente tirar a garateia traseira das rip 6" e da caribe 7", e em duas viagens, junto ao mestre Akira, colocamos em prova, e o aproveitamento foi superior a 90% nas investidas dos tucunas(então a de tras não faz falta na produtividade),e o trabalho ficou muito mais facil(um verdadeiro mel). 

Verifiquei tambem, em arremessos com iscas mudadas e não mudadas, que ficar mais inclinada ou horizontal, não muda nada no trabalho, e olha que tinha seu AkiraSam junto que é um conhecedor de helices como ninguem, dificil alguem que já foi mais vezes atras dos açus do que este homem.(Ele é um dos caras que aparece em um video lendario dentro do Unini ,que o grande Marcos Reia gravou há bem mais de uma decada, pessoal pescava na epoca com pistol grip...) 

 

Vamos a primeira mudança:

 

A-Mudanças na Rip6" e na caribe7"

-Retirar a garateia traseira da Rip6" e da caribe 7" 

-e desparafusar 2 voltas o pitão traseiro

Vantagens:

-a falta da garateia de tras não muda a produtividade;

-sem a garateia traseira, diminui o arrasto, fica mais leve;(a maior vantagem)

-normalmente quando o peixe busca refugio no toco ou molongo, quando vc chega lá ele já prendeu a garateia traseira no enrosco e usou como alavanca para lavar a boca, desta forma descrita, por diversas vezes o peixe entrou lá no meio da tranqueira, e como não tem garateia para fora da boca, o guia puxava a linha ele vinha sendo rebocado sem perder um peixe sequer. e olha que foram diversas vezes.(segunda maior vantagem);

-eu solto um pouco o pitão traseiro(2 a 3 voltas), por três motivos, a helice mais solta canta muito mais facil(Eufrasio Tracaja testou e viu a diferença), desgasta menos o pitão, pois não fica rodando em um unico ponto(aumenta em 4x a durabilidade, vide que eu destruia um pitão por dia) e como não tem garateia, eu não preciso me preocupar se ali vai precisar de mais resistência(mais voltas para dentro), ão me preocup o enfraquecimento deste pitão.

--------------------------------Original----------------------------------------------Mudado

DSC00177_zpsbbeb93f8.jpg

B-Mudança na Rip 5,25" e na Caribe6"

-retiro a garateia do pitão traseiro

-desparafuso o pitão traseiro em 2 a 3 voltas

-Mantenho o pitão da garateia da frente na mesma posição

-faço um novo furo com um pequeno prego de 4cm de distancia da cauda da isca(fim da madeira) 

--coloco novo pitão  e garateia neste furo

EDITADO, POIS NOTEI QUE QUANDO COLOCAVA O PITÃO ANTERIOR, UM POUCO MAIS NA FRENTE, A ISCA AFUNDAVA UM POUCO NA PUXADA, COLOCADO NA POSIÇÃO ORIGINAL, ACABOU O PROBLEMA, DESCULPE A TODOS.

Vantagens:

-As mesmas vantagens descritas no item anterior acrescidas das seguintes:

-primeiro fica mais horizontal, e na pratica se mostrou mais facil de trabalhar;

-ela é mais leve que a Rip6", portanto mais facil de trabalhar;(maior vantagem)

-ela é mil vezes mais aerodinamica, portanto com arremessos mais precisos, sem dançar no ar;(segunda maior vantagem)

-com a nova distribuição das garateias em baixo, ele não erra uma pancada, acabando com o unico defeito que esta isca tinha

 

PS-No topico original(antes da correção), colocava a garateia da frente 1cm a frente do seu furo original, e a segunda garateia 7cm atras da primeira.

 

-----------Original---------------------------------------------------mudado--------------------------

DSC00178_zps89f38350.jpg

DSC00179_zpsd7472a37.jpg

Os pitoes eu tenho comprado no site da Lureparts-tamanho 3/4 de polegada, alguns eu encurto tb:

http://lurepartsonline.com/Online-Store/Screw-Eyes/-092-Magnum-Screw-Eyes.html

 

Abs

 

Dini

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje fui testar as iscas reconfiguradas conforme o tópico. ::bassboat::

 

Oque eu achei é que a isca quando fica na horizontal , levemente inclinada , fica muito mais fácil de puxar. 

 

Não sei ao certo, mas quando a isca fica na posição Stick o pescador demanda uma força inicial só pra tirá-la da posição para então ela começar a nadar.

Quando está quase na horizontal, ela já inicia o trabalho de imediato. 

Estou certo???!!! blink::

 

Até consegui trabalhar ela do barranco, com água na cintura.

 

E com essas carretilhas mais rápidas melhorou muito o "serviço". Uma puxada e uma manivelada.

 

Apesar do calor infernal que fez hoje caveira:: , consegui trabalhar muito com a isca, quase o dia todo. Cansa um pouco é verdade, mas com treino fica moleza.

 

E como sempre,  tem que ter uma história de pescador..... :gorfei:

Não é que bateu um Azulão na RIP.............e escapou suici::  suici::

 

Ele abriu a garateia (4X) e quase arrancou o Pitão traseiro.

 

 

PC160005_zps77b47699.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de fazer as mudanças descritas,achei muito interessante e pertinente,principalmente na melhora do arrasto,mais conforto p nós sem prejudicar a captura

   Obrigado pela dica excelente ,em janeiro a turma do Furlan vai por a prova a nova isca Rip Dini!!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muita experiência e aptidão para adquirir novos conhecimentos. Isso é sensacional. Parabéns, Dini, e obrigado por compartilhar!!

 

Pergunta: nas Rip 5.25,  na 2ª garateia, o pitão aguentou o tranco? Vendo o relato do amigo Rodrigo, fiquei imaginando o que poderia ter acontecido.

 

Abração!!

 

Edu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

GRande Sone,  ::tudo::

Devo dizer que não usei o pitão recomendado pelo Dini, então pode ocorrer diferenças de resistência.

 

Eu ainda não entendi como o peixe fez o estrago, porque ele não foi pra pauleira, simplesmente fez força e se livrou.

 

Ademais vale lembrar que quem pesca com hélices deve esperar fortes emoções, pois o peixe vem com muita raiva podendo acarretar em danos às iscas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mestre::  mestre::  mestre::  mestre::

 

Curti demais as modificações, bem simples de fazer.

Mas tbm fiquei com um certo receio do pitão do meio.. Parece que não ficou tão arrochado.. (Usei de uma trex 110 que tava encostada aqui).

Dini, outra pergunta, que garatéias vc ta usando nelas? vmc 6x 1/0?

Valeu pela contribuição, esse forum é animal por isso. Gente que entende, sempre disposta a acrescentar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mestre::  mestre::  mestre::  mestre::

 

Curti demais as modificações, bem simples de fazer.

Mas tbm fiquei com um certo receio do pitão do meio.. Parece que não ficou tão arrochado.. (Usei de uma trex 110 que tava encostada aqui).

Dini, outra pergunta, que garatéias vc ta usando nelas? vmc 6x 1/0?

Valeu pela contribuição, esse forum é animal por isso. Gente que entende, sempre disposta a acrescentar.

Eu tomaria cuidado com Trex pois a base dela é mais fina e não sei se não vai sacar o pitão.

O segredo para não sair é usar um pitão de qualidade, fazer um pequeno furo só de entrada, e ir abrindo espaço com a rosca do pitão.

Tenho usado as VMC Gladiator 2/0 e as VMC 6x 3/0

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mestre::  mestre::  mestre::  mestre::

 

Curti demais as modificações, bem simples de fazer.

Mas tbm fiquei com um certo receio do pitão do meio.. Parece que não ficou tão arrochado.. (Usei de uma trex 110 que tava encostada aqui).

Dini, outra pergunta, que garatéias vc ta usando nelas? vmc 6x 1/0?

Valeu pela contribuição, esse forum é animal por isso. Gente que entende, sempre disposta a acrescentar.

 

Como eu só tinha pitão longo e ele iria transpassar a isca, atarrachei ele em diagonal inclinando pra frente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal Dini....vou levar umas rip de 6" sem  a garateia traseira...nao gosto de usar a 6" devido a não fazer um "ronco" legal na helice...estimo, como vc notou, que menos peso na traseira melhore! legal o tópico....em janeiro estamos juntos   danca::  ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa Dini

 

Dividir e transmitir tuas experiencias com os demais do forum é por demais top.

 

Você teve a humildade de somar as próprias experiencias com a de outros  experientes

 

pescadores (Eloy, Akira, Johnny Hoffman, Eduardo) e partir dai por em prática nas tuas 

 

hélices. 

 

O amigo Eloy tem feito o mesmo com as Suras.

 

E  nós do forum estamos nos beneficiando muito com a experiencia de vocês. Valeu ::tudo:: 

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...