Ir para conteúdo

Controlando o Chine Walk!


Posts Recomendados

 Um americano postou um vídeo de como ele controlava o chine no seu bass boat.

Achei interessante e resolvi postar para os amigos do FTB.

 

http://vid88.photobucket.com/albums/k186/bigharry_2006/vids/fullvideo1testversiondelete2.mp4

 

 

::tudo::  ::tudo::  ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá.

Eu já havia visto esse vídeo. Ainda tenho receio (para não dizer medo) do chine walk.

Eu não tenho jack plate e controlo a lancha no trimm. Nunca passei das 50 MPH....(mercury optimax 115).

Aí me surgiu mais uma dúvida: ter um jack plate poderia amenizar o chine?? Por que se vc trimar mais, a proa fica mais elevada e menor é o contato do casco com a água....

E um hélice de passo menor, poderia influenciar??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Luis,

 

No caso do jack plate, com ele vc pode levantar mais o motor e fica mais fácil regular a altura ideal do motor no barco.

Quando se usa o jack geralmente subimos o passo do hélice.

Usar um hélice de passo menor só irá diminuir sua velocidade final, 

baseado na formula:

 

5300 giros / 2.33 relação x 24 passo x 60 minutos x 0.0000254 =  84,28 km / 1.6 = 52,67 milhas

 

Pelo que já ouvi dos experientes  e pela experiência que tenho cada casco tem a sua velocidade de chine,

pode ser grande ou pequeno em determinada velocidade vai começar a dar chine.

 

Qual o passo do hélice que você usa e e chega a quantos rpm?

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá.

Eu já havia visto esse vídeo. Ainda tenho receio (para não dizer medo) do chine walk.

Eu não tenho jack plate e controlo a lancha no trimm. Nunca passei das 50 MPH....(mercury optimax 115).

Aí me surgiu mais uma dúvida: ter um jack plate poderia amenizar o chine?? Por que se vc trimar mais, a proa fica mais elevada e menor é o contato do casco com a água....

E um hélice de passo menor, poderia influenciar??

 

 

Luis...vamos lá....

- Sim, o jack ajuda sim, a diminuir o chine. Quando vc levanta o Jack, vc abaixa a frente do barco. 

Se vc levanta o Jack, a traseira do barco levanta tb. Vc terá menos contato/resistência com a água e o barco vai andar mais. Ocorre q vc só consegue fazer isso se o barco estiver leve. Se estiver pesado, vc irá é perder velocidade ao invés de ganhar.

 

- Hélice não tem a ver com Chine. Claro q hélice faz o motor vibrar mais ou menos, mas isso é regulagem pra quem é avançado...no nosso caso, pesca esportiva, vc tem q encontrar a hélice ideal (RPM máximo, com barco levando uma boa quantidade de carga), e pronto. 

Se vc levantar demais o jack e o trim, e a sua hélice conseguir "empurrar" o barco mesmo estando próximo a linha da água, pode acontecer do giro estourar e vc ter q usar um passo maior....mas isso tb é regulagem pra quem já domina o barco e já se acostumou a conduzi-lo com carga, sem carga, com trim alto, com jack alto e por aí vai. 

 

Só de deve gastar dinheiro com regulagens depois de conhecer o barco e domar o barco.

 

Sobre o chine vou postar numa nova mensagem.  ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Olá Luis,
 
No caso do jack plate, com ele vc pode levantar mais o motor e fica mais fácil regular a altura ideal do motor no barco.
Quando se usa o jack geralmente subimos o passo do hélice.
Usar um hélice de passo menor só irá diminuir sua velocidade final, 
baseado na formula:
 
5300 giros / 2.33 relação x 24 passo x 60 minutos x 0.0000254 =  84,28 km / 1.6 = 52,67 milhas
 
Pelo que já ouvi dos experientes  e pela experiência que tenho cada casco tem a sua velocidade de chine,
pode ser grande ou pequeno em determinada velocidade vai começar a dar chine.
 
Qual o passo do hélice que você usa e e chega a quantos rpm?
 
Abraços

 

Buenas... eu sou bem colono nessas coisas... Fui olhar agora o hélice (sempre achei que fosse feminino!) e os número que tem são 131/2X22XL - Ballystic.

Quanto à rotação, não saberia te dizer... talvez 5500.... E nessa rotação, chegou a 50MPH...

Mas acho que tinha motor sobrando.

Amanhã estou indo para a Argentina e vou experimentar esticar um pouco mais...

Obrigado.

Abraços...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

boa tarde helson, esse 0,0000254 é Oque ???? porque o meu motor e 115 4t, 6400 giros / 2,07 relação x 19 passo x 60 min x 0,0000254 = 89,52 / 1,6 = 55,9 milhas , e ele anda a 49,5 milhas !! Obs: Hélice de aluminio !

 

Bom dia Gabriel!

 

Este valor é uma constante (0,0000254) que é a polegada.

Vamos lá seu motor é igual ao que eu tinha e a relação dele é 2,33.

Então seu cálculo seria:

 

64000 giros / 2.33 relação x 19 passo x 60 minutos x 0.0000254 = 79,53 km / 1.6 = 49,70 milhas

Exatamente a velocidade que seu barco dá.

 

Abração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Grande abraço Luis Inácio.

Depois posta a velocidade final que vc conseguiu.

 

Olá. Estive na Argentina no final de semana. A pescaria foi muuuuuuuuuuuuuito ruim. Mas graças às sugestões e ajuda dos amigos do FTB, estou conseguindo controlar o chine walk.

Quanto à velocidade final, ainda não tive coragem de acelerar até o fim....

Quando conseguir, posto o resultado aqui. Mas creio que deva passar um pouco das 50 MPH...

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá.

Na teoria, está tudo uma beleza. Mas vamos para a parte prática:

Imaginemos que eu quero dar uma volta no rio, sozinho, e o barco pende para o lado que eu sento.

O que fazer num caso desses?? E a bateria tb está colocada no meu lado.

Deveria levar um peso compatível com o meu, para equilibrar???

Ou que sugestão vcs me dariam??

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...