Ir para conteúdo

Tablet no painel com as informações do seu combo? Sim, saiba como.


Posts Recomendados

...informações aprendidas através do nosso amigo Raul Neto... joia:::

gofree_04.jpg

Sim...é possível instalar um tablet no painel do seu barco e usá-lo pareado e controlando o seu combo. Daí vc pergunta: - qual a vantagem disso?? Explico.

Atualmente comprar um combo (GPS com Sonar) custa caro. Com a alta do dólar e por ser um acessório caro, muitos não tem condições de comprar e, muitas das vezes, não vale o investimento.

Qualquer combo acima de 9 polegadas custa mais de R$ 10.000,00 aqui no Brasil, ou seja, muito, mas muito dinheiro.

Foi aí q o Raul começou a pesquisar em sites gringos e descobriu uma forma muito top de se fazer isto.

Trocamos algumas idéias, instalamos em nosso barcos e tudo funcionou 100%. joia:::

Antes de começar o tutorial, gostaria de dizer q este tipo de instalação não ficou barato, até pq fomos cobaias e compramos algumas peças erradas, pagamos caro no frete, dólar em alta, taxas e etc, mas ainda assim digo q vale muito a pena. Quer saber pq?!?! Aqui vão algumas razões.

arrow:: Telas enormes. Sim, ver as informações do combo numa tela de 10" é tudo de bom.

arrow:: Eliminar o combo do painel do barco e comprar apenas o da proa. Sim, vc precisará de adquirir no mínimo 1 combo.

arrow:: A maioria de nós já temos um tablet em casa, então, não precisa comprar outro.

arrow:: Poderemos continuar usando o tablet em nosso dia-a-dia, enquanto q o combo apenas nas pescarias.

arrow:: Baixar músicas e usar o tablet como media player do barco. Sim, dá pra fazer isso por bluetooth ou por cabo e ligar tudo nos falantes.

arrow:: Usar vários tipos de mapas e o próprio GPS do aparelho. 

arrow:: Ligar o combo na rede NMEA 2000 do barco e ver as informações do motor de popa (Evinrude - Ok, mas para Mercury é necessário adquirir acessórios extras pra isso)..

arrow:: E ainda usar o tablet como máquina fotográfica, usar todas as funções q vc usa e muito mais.

....as possibilidades de uso são infinitas.

Então, vamos lá...Vc irá me perguntar como fazer isto?!?!

Este tutorial será para os proprietários (ou futuros proprietários) dos combos da marca LOWRANCE. APENAS DA LOWRANCE.

arrow:: Vamos as observações:

Quanto a compatibilidade da linha.

gofree_02.jpg

....mas vamos tentar explicar ainda mais.

- Toda a linha de HDS Gen2 (5, 7, 9 ou 10) são compatíveis com este tutorial, mas os HDS (SEM SER O TOUCH) apenas enviam as informações para o tablet, NÃO SENDO POSSÍVEL CONTROLAR o combo. A informação do combo apenas vai para o tablet.

- Toda a linha HDS TOUCH (5, 7, 9 ou 12) tanto ENVIAM a imagem da tela para o tablet, como permite que o tablel CONTROLE O COMBO. A informação vai para o tablet mas o tablet tb envia e controla as informações do combo.

- Vc precisará adquirir um combo para fazer esta instalação. Compre, por exemplo, um HDS 5 TOUCH (q é o mais barato da linha) e replique a imagem dele em quantos tablets vc quiser...mas ainda assim vc precisa comprar um combo.

- Atualize o firmware do combo para o último disponível.

Bem, até agora foram só dicas, observações e blá-blá-blá...O q vc precisará adquirir a mais para fazer tudo funcionar??? Vc encontra tudo no Ebay.

- 01 Módulo Gofree Wi-Fi da Lowrance # 000-11068-001.

- De um tablet, é claro. Caso use um Ipad vc precisará comprar uma capa Liveproof para q ele fique a prova d'água. Mas existe o Sony Xperia Z2 q é muito fino e já é prova d'água.

- Baixar o aplicativo GoFree da Lowrance (grátis) para o seu tablet ou celular.

gofree_01.jpg

gofree_03.jpg

Agora vem a parte mais fácil...a parte da instalação.

Todas peças e dispositivos são Plug and Play...basta conectar os cabos e pronto.

Vc irá ligar o módulo wi-fi no bateria (12V com cabo q vem no kit)...e ligar o cabo network (cinza com terminais amarelos que tb vem no kit) na traseira do combo e na traseira do módulo. Só isso.

Agora pegue o seu tablet e acesse as configurações do Wi-fi dele e o conecte ao wi-fi do módulo. Lembrando que a senha do módulo está em uma etiqueta na traseira dele. Insira a senha e pronto...Os dispositivos estarão se comunicando entre si. palmas::

Ligue o seu combo e abra o aplicativo Gofree da Lowrance no seu tablet.

Vc verá que o aplicativo encontrará o seu combo e perguntará a vc se ele pode comunicar com ele. Clique em SEMPRE.

Prontinho....tudo o q estiver na tela do seu combo aparecerá na tela do seu tablet. joia:::

Aproveite e controle tudo através do tablet ou celular.

E assim finalizo mais este tutorial aqui do fórum BassBoat Brasil.

Espero q seja útil pra todos os interessados.

Abs.

Fabrício Biguá

Ah...- APENAS se vc quiser ver as informações do seu motor de popa no combo (depois com o tablet) vc precisará ligar o seu combo em uma rede NMEA 2000.

arrow:: Clique aqui e saiba como.

nmea_04.jpg

joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Shou de bola, gostei desse negócio. Qual o preço desse combo HDS 5 Touch? E as conexões?

Explica melhor a questão da bateria do tablet, ela não vai acabar rápido? Ou ela vai ficar carregando quando o barco estiver ligardo?

 

Nelson...lá fora um HDS 5 Touch custa em torno dos $ 1200 + taxas...mas aqui no Brasil vc terá q sair pesquisando por aí.

 

A bateria dura o dia inteiro de pescaria...mas basta vc ligar o cabo numa tomada 12V do barco para ir carregando.  ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • 1 mês depois...
  • 1 mês depois...

Fabrício qual tablet vc usa? Ele agüenta o sol quente o dia todo? Faz quanto tempo vc usa o tablet no barco?

 

Neto...tenho usado um Sony Xperia Z2, q é a prova dágua. Mas o bicho já deu pau na bateria.

Ele aguenta legal o sol...Se não quebrar outra coisa...vai tranquilo...rsrsrs...

 

O Ipad desliga quando submetido a muito calor...e vc precisa colocar uma capa a prova dágua nele...Isso faz o bicho ocupar mais área no painel..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fabricio, como vc prende o tablet no barco?

Enviado de meu D6633 usando Tapatalk

 

Prendo ele com fita de velcro. Nem precisa colar em toda a traseira do tablet...Pode colocar apenas nas extremidades.

Se colocar em toda a traseira fica até difícil de arrancar o bicho de lá.

Passa cola de contato na traseira do tablet e no painel e pronto.

 

Futuramente, caso queira retirar, é só tirar a cola das costas do tablet. Simples... ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Boa noite, Fabrício!!

Estou a procura de montar um conjunto desse... Mas fiquei na dúvida... Eu adquirindo esse combo HDS5 ele já vem pronto para uso?? Ou preciso além de comprar o combo+ structure scan? Eu sempre usei o garmin.. N sei Nd do lowrence...

OBs: eu entendi quanto ao Goofree...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite, Fabrício!!

Estou a procura de montar um conjunto desse... Mas fiquei na dúvida... Eu adquirindo esse combo HDS5 ele já vem pronto para uso?? Ou preciso além de comprar o combo+ structure scan? Eu sempre usei o garmin.. N sei Nd do lowrence...

OBs: eu entendi quanto ao Goofree...

 

 

Blz pura, Eduardo?!?!

 

Todos os equipamentos necessários pra instalação e parelha do tablet no sonar foram postados acima. Esse tutorial serve pra vc ver no tablet todas as informações q aparecem na tela do sonar. Serve tb pra controlar tudo direto do tablet.

 

O Structure Scan é outra coisa. Se vc instalar ele no seu sonar certamente as funções aparecerão na tela e vc controlará tudo do tablet.

 

Garmin ainda não tem módulo Wi-Fi...(pelo menos eu ainda não conheço)...  ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...