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Nem aluminio, nem fibra: plásticos!


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Há alguns dias discutíamos sobre aluminio versus fibra, suas vantagens e desvantagens...

 

Hoje assistindo um programa sobre caiaques e correntezas , me veio a cabeça: por que não barcos de plásticos?

 

Os compósitos estão super avançados, são muito mais fortes que o metal, mais leves que o metal (e consequentemente também que a fibra), fáceis de consertar (depende do compósito).

 

Como vantagens vejo :

 

- PESO

- maleabilidade de formas (podemos ter formas de cascos que hoje não podemos pensar)

- preço

- rapidez de produção (quase imediato em alguns compósitos)

- zonas de deformaçao programada

- cores alternativas

- entre outros

 

Como desvantagens vejo:

 

- preconceito com o material

- investimento incerto

- ???

 

Qualquer um que já navegou com caiaques antigos e modernos rapidamente percebe as diferenças, o peso é baixíssimo dos atuais caiaques, uma criança carrega perfeitamente, o desenho deles é muito mais inteligente e confortável, alem de ter milhares de opções (ok a fibra pode fazer o mesmo, mas o custo de fabricar é muito maior devido ao tempo e as intervenções), fora que pode-se abusar e massacrar o casco sem problemas, tanto é que usa-se em rafting sem problemas .

 

Ha uma infinididade de compósitos disponíveis no mercado, desde as baratas de nylon e pvc, até compósitos de alto custo que contenham fibras especiais, entre elas a famosa fibra de carbono.

 

Segurar motores, equipo de pescaria, vários gordinhos dentro e ainda levar boas pancadas no casco, definitivamente não é problema algum, basta saber dimensionar e ter engenharia em pontos corretos.

 

Acredito que um barco de uns 6 metros, seja uns 20 a 30 kilos mais leve que um de aluminio, e o custo? uma fração!

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bom o topico nao rendeu muito... apenas 9 views mas vou tentar melhorar e explorar um pouco a ideia..

 

No BR temos um fabricante, chamado rodoplast, especializado em plasticos para caminhoes, tem um modelo simples, segue o link: http://www.rodoplast.com.br/produto/006020/barco-pescador-i-rodoplast/

 

Obviamente é um modelo pequeno, feito para explorar o mercado, utilizando as máquinas que eles possuem. Algo bem rudimentar mas a idéia está lá... 

 

Pesquisando rapidamente via google , achei a Polycraft boats http://www.polycraft.com.au/

 

Eles tem vários modelos, de lanchas a barquinhos simples, vale a conferida, para atiçar um pouco, vou postar 3 vídeos deles que exemplificam a durabilidade do PEAD, achei muito bom, muito parecido com a fibra de vidro! Vejam: 

 

 

 

 

Essa tecnologia não é nenhuma novidade, caixas de agua são feitas há décadas assim no Brasil. Basicamente temos uma engenharia naval atrás e uma boa qualidade dos materiais...

 

Aqui vou colocar alguns links de barcos diferentes, minha idéia é fugir do tradicional, feioso, para mim precisa ter tecnologia, visual de arrebentar, conforto, sofisticação, alguns desses links tem fotos tolas, mas algumas mostram coisas legais como cores, formatos e possibilidades, vale a entrada!

 

http://besttoddlertoys.eu/tag/plastic-boat

 

http://features.boats.com/boat-content/2013/05/triumph-186-sportsman-roplene-plastic-fantastic/

 

http://www.ecofriend.com/eco-boats-manta-bay-cruiser-electric-boat-made-from-bio-plastic-and-recycled-materials.html

 

Hoje a TECA sintética está ganhando espaço rapidamente entre os iates, com grandes melhoras em relação a teca natural, acredito que em pouco tempo a sintética vai vender mais que a natural (se é que isso já não ocorre!). É mais um dos inúmeros usos para os PEADs..

 

Espero que agora o topico vá para a frente!

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Provavelmente será o futuro, o problema ainda ao meu ver é as fábricas se adequarem a fazer as formas pra essas novas embarcações e principalmente barrar o preconceito, hoje em rios 99%dos barcos são de alumínios, pois são leves resistentes, fácil de reparar e o preço .

Uma coisa é o caiaque, mas não sei quanto que sairia o custo de um barco de polietileno de 6m reforçado pra aguentar 500kg e um motor 25hp atrás tocando, mas acredito que seria bem mais que um  de alumínio. 

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guto, q bom que respondeu ao topico!

 

Entao, chegou a ver os vídeos? 

 

na realidade o barco de PEAD, é naturalmente mais forte e como não tem emendas, é até mais estanque que um soldado pois alem de não ter junçoes é uma peça única.

 

aguentar 500 kilos será moleza! 

 

ja viu as caixas de agua modernas? É exatamente o mesmo material, elas aguentam facilmente 20 mil litros internamente, isso é pressão para caramba!!! Basicamente a diferença entre uma caixa de 250 litros e uma de 10 mil litros é o tamanho e um pouco mais de material (nao é muito! fui conferir pessoalmente!).

 

Obviamente o formato CILINDRICO ajuda e muuuuito na dissipação de energias contrárias. Mas estamos falando de pressão forte e muito peso! muito mesmo!

 

O custo de um barco na venda pelo que andei googleando chega de 50 a 30% inferior para um barco de 3.20 a 4.0 metros.

 

Particularmente, chutando alto, vejo que um barco com tantas qualidades poderia custar MAIS caro que um de aluminio, igual aos de fibra, ou igual aos bass boats (sim, é possível plenamente construir um bass boat de PEAD, muito mais leve que a fibra e ate mais leve que o aluminio, pense nas vantagens!!!

 

Se vc olhar os videos, verá que em um deles o apresentador chega a quase levantar o barco num momento de reflexo (acho que é no terceiro video) sozinho. Veja o tamanho desse barco! Fazer o mesmo com a mesma facilidade nem num barco de aluminio de 5 metros! Alias o terceiro video mostra muito do reforco desse barco é absurdo! Nao da pra SONAHR em fazer o mesmo com um de aluminio.

 

Ora com tantas vantagens, o natural é cobrar masi que de um aluminio, ate pq do contrario vc estaria denegrindo o produto  e PRINCIPALMENTE fazendo que o mesmo nao cause interesse nos consumidores (é +- aquela lei: se ta mais barato nem vou ver pq é porcaria... se fosse bom seria mais caro)

 

Tem que ver os videos, ver os sites as possibilidades!!

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Sim eu vi os vídeos,  curti muito porém são feitos nos exterior, queria ver como seriam fabricados aqui,   vide  os barcos de aluminio usados nos EUA, são um luxo, os daqui nem se comparam. Dá uma olhada nos Lund que tops :

Mas que será o futuro não resta duvida , o que falta é uma empresa corajosa  enfiar a cara e vencer principalmente o preconceito,  coisa que nem as de fibra conseguiram mesmo com muitas propagandas que fizeram(  no quesito barcos pra água doce e controle manual)  .  http://www.lundboats.com/

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Guto, essa aqui é uma caixa dagua fundo de quintal no Ceará...  (ao menos nunca ouvi falar e nitidamente me parece com uma qualidade bem digamos... humilde... heheh)

 

 

Vi os Lunds, são barcos realmente bem feitos e bem acabados, preciso estudar mais para entender esses Lunds, acho que para nós não compensa pois ficaria muito caro, provavelmente o preco de um bass boat de fibra mas temos que entender também que a cultura pesqueira e aquatica é MUUUUIITOOO diferente da nossa (oque é um absurdo visto o tanto de rios e litoral que temos! acredito que não somos nem 0.00001% dos estados unidos nesse quesito, isso se não tiver mais zeros...).

 

Para nossa realidade vislumbro que precisamos antes de mais nada PREÇO, seja em que material for. Tudo aqui é muito caro a começar pela gasolina do carro, gasolina da embarcação, óleos, carretas, pedágios, etc.. Antes mesmo de chegar no rio já dispensamos de um custo que inviabiliza para grande maioria.

 

Nesse cenário, se você conseguir um barco MELHOR, mais leve e com um preço competitivo, o mercado seja bem próspero.

 

Fico aqui imaginando quanto tempo demora pra construir um barco de 6 metros de aluminio, o mesmo barco de fibra e o mesmo barco de PEAD, a diferença é altamente brutal ! 

 

Imagine ter ao menos uns 6 modelos de barcos de PEAD, bem desenhados, acabados, pintados... Seria muito legal!

 

O mesmo barulho que os bass boats estão fazendo, pensa neles com o peso de um aluminio e preço igual de aluminio, ao invés de custas 100 mil reais um casco , custando 50 mil e mais leve! Seria um estrondo!

 

Estou ficando interessado no assunto cada vez mais, quem sabe montar uma fábrica disso!

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Olá muito interessante esse tópico. A onda da vez é o Pead. Tenho um amigo que construiu um equipamento de rotomoldagem, ele já colocou 150 mil e espera faturar muito. Um barco de 5 ou 6 mt é. Possível e rápido de fazer. Os caiaques que vemos espalhados pelo Brasil e com as mais diversas modificações dão prova disso.

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Ainda não tive tempo de ir atras para saber como funciona e o que precisa (maquinas, energia, moldes, etc) para produzir o barco, mas eu vou atrás, fiquei interessado!

 

Se seu amigo puder contribuir ou tiver um e-mail para trocarmos idéias, seria ótimo!

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  • 2 semanas depois...

Ainda que no vídeo haja uma enorme dificuldade de quebrar o casco, tenho notícia de que os novos jet ski da Sea Doo, os Spark, tem tido problema no casco e não se consegue emendar.

Mas tudo é de ouvir falar.

Mas não resta dúvida que se esse casco for tudo o que mostra no vídeo, seria fantástico.

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obrigado... pena que nao pegou no forum... embora ainda ache que seja muito bom!

Acho que pegou no forum sim, é que o pessoal custa a responder Astra.

 

Acredito que a maioria como eu ficou muito impressionado com a embarcação.

 

Quem na verdade tem que correr atrás disso, são os empresarios do ramo ou aqueles que tem bala na agulha para investir.

 

Uma pena não termos um governo como o dos EUA para permitir o desenvolvimento mais rápido, por que gente que trabalha bem o país tem. (bass boat nacionais por exp.)

 

::tudo::  

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  • 11 meses depois...
  • 3 meses depois...

ASTRA  =  NA MINHA OPINIAO  ISSO VAI FICAR CARO DEMAIS EM ???   Ñ QRO DESANIMAR VÇ  OK SABE Q É FATO = DEPOIS AQUI NO BRASIL SEI LÁ Ñ TEM TECNOLOGIA P/ ISSO AINDA  = MSMO Q DE CERTO VAO TER Q INVESTIR MUITO EM PROJETOS  RPOTOTIPOS E TESTAR  ANTES  ???  AGORA  AMIGAO ASTRA  = TOP MSMO SERIA DE FIRA DE CARBONO NÉ  ???  TAMOS NA LUTA ASTRA VAMOS VER NOQ DA´ //   BIGUASADA = SE NEM CASCO SIMPLES  DE ALUMINIO  TÁ DIFICIL DE ALGO IINTEREÇANTE A NIVEL  DE OUTROS PAISES  ???  IMAGINA  DE FIBRA DE CARBONO = MATERIAL Q A NASA FORMULA UM USA ?????   ABRAÇO TURMA ;;;;;

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SABE GUTAO  = AXO Q É MAIS FACIL MUDAR P/ LA´ = DOQ FICAR AQUI INVESTINDO  NÉ KKKK  =  XIKEEE   O VIDEO  EM  = AXO Q ESTAMOS NO LUGAR ERRADO VIU AMIGAO =  TAVA VENDO AS MOTOS  DA POSTO 6  MOTO NAUTICA  OS OUTROS MOTORES  E  TALS  TOP EM CARA CURTI MSMO GUTO  =  AQUI NO BRASIL TA DIFICIL COISA BOA = AINDA TEMOS Q IMPORTAR  POR INCRIVEL Q PAREÇA VIU PESSOAL /// 

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