Ir para conteúdo

Silicone na linha multi????????


João Paulo

Posts Recomendados

Olá novamente para todos, quero saber a opinião de vocês sobre o seguinte assunto :

Ouço falar que é importante passar silicone líquido ( aqueles que se passa no painel dos carros ) na linha trançada, pois melhora os arremessos, e absorve menos água na pescaria seguinte.

Alguém sabe algo sobre isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O silicone ideal para este uso é o alimentício por não conter solventes potencialmente deletérios à tintas e plásticos (especialmente os de má qualidade); mas não vejo problema em usar o que se usa no painel do carro.

Mas eu não acho que melhore significativamente os arremessos, e embora eu concorde que sirva para absorver menos água eu não acho isso importante... A razão para usar o silicone ou o revestimento é reduzir o atrito da linha com passadores e guia de linha, o que reduz a vida-útil da linha (supostamente, o passador e o guia de linha são resistentes à linha trançada, mas eles também podem se beneficiar do uso do silicone...). E eu também acho importante lembrar que linhas que já vem revestidas (teflon, silicone,...) podem perder este revestimento (basicamente, ocorre por causa do solvente). Com estas linhas eu não recomendo usar o silicone, até porque eu não sei se o silicone deixa cheiro na água...

Eu também não uso o silicone por fora de molinetes ou carretilhas, nem em linhas de mono...; apenas na linha de multi'.

Essa é apenas minha humilde opinião...

Esse é um assunto controverso e tem lugar para muitas opiniões diferentes.

Minha única certeza nesse assunto é que o ideal seria um revestimento que tornasse uma linha de multi' um monofilamento, proporcionando uma superfície lisa e menos propensa ao atrito; mas ainda não ví nenhum relato de um que realmente funcione a contento... Todos os revestimentos que eu conheço se desgastam e com o tempo acaba que a linha vira uma multi' normal.

Um abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PS: O silicone em si não tem cheiro (ou o cheiro é muito discreto mesmo), mas ocorre que sempre tem "algo mais" junto com o silicone que não seja o alimentício.

Como cultura não ocupa espaço, e já que estamos batendo papo:

Já ouviu falar em "cheirinho de carro novo"? Era uma espécie de sprayzinho que vendedores de carros borrifavam dentro de carros (usados ou novos) para deixar o carro com cheiro de novo. Ocorre que este cheiro foi proibido por ser considerado cancerígeno (compostos alifáticos; em outras palavras, solventes como o solvente da cola de sapateiro). O cheiro de carro novo é, na verdade, o cheiro do solvente da cola usada no estofamento do teto e do fundo do carro...

E daí? O que isto tem haver com o presente assunto?

Esse tipo de solvente é usado tanto no silicone para passar no painel do carro, como no WD-40! E esse tipo de solvente tem por característica sair rapidamente da solução quando imerso em água, e eu vislumbro a possibilidade de deixar uma trilha de um cheiro estranho ao peixe por onde a linha passe (isto é, antes da isca... causando refugos inclusive????????? e se o peixe achar que o gosto destes compostos é o gosto da isca????)...

Quero deixar claro que estou apenas "filosofando (ou melhor, viajando)" sobre o que o peixe sente e pensa...

É claro que eu não tenho como dizer ao certo o que se passa na cabeça do peixe e, portanto, não tenho muitas certezas sobre esse assunto...

Em ambiente natural, parece-me que este cheiro não afeta a pescaria...; mas será que não afeta mesmo?????

Um abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caraca Moacyr!!!

Uso silicone em spray nas linhas multi do meu material e ainda aplico uma camada nos passadores das varas!!!(Acho que acabamos lendo muito e não vendo a real utilidade de uso de determinado produto!!! oloko:: oloko:: oloko:: )

Quanto ao WD-40... Já lí uma reportagem na Pesca&Cia que era aplicado o produto nas minhocas e garantiam um melhor aproveitamento na pescaria!!! morto:: morto:: morto::

Vai entender???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caraca Moacyr!!!

Uso silicone em spray nas linhas multi do meu material e ainda aplico uma camada nos passadores das varas!!!(Acho que acabamos lendo muito e não vendo a real utilidade de uso de determinado produto!!! oloko:: oloko:: oloko:: )

Quanto ao WD-40... Já lí uma reportagem na Pesca&Cia que era aplicado o produto nas minhocas e garantiam um melhor aproveitamento na pescaria!!! morto:: morto:: morto::

Vai entender???

Jean;

Como eu havia adiantado, esse é um assunto onde há lugar para muitas especulações... Cada um tem a sua opinião, a sua dica,...

Eu, como sempre, sou um questionador...

Ou faz sentido, ou a prática já consagrou; ou eu discordo!!! uhrm:: vergonha:: blink::

Agora (falando sério lingua:: ); embora eu use muito o WD-40 para auxiliar a limpeza de engrenagens (antes de relubrificar, sempre), ou ainda para tirar o sal; eu simplesmente não acredito nesta que o WD-40 melhora a produtividade de iscas soft! Ocorre que a razão apontada para tal seria que o WD-40 seria feito a base de óleo de peixe, o que não condiz com a verdade (é óleo de petróleo mesmo)...

Porém, estes solventes fazem parte do grupo dos compostos aromáticos, que contém um anel benzeno em sua composição. Eu não sei dizer se o peixe vai gostar desse cheiro/gosto; mas eu acho que não vai não! Só se for um "peixe-pivete cheirador de cola"!

gorfei:: ninja:: gorfei:: ninja:: gorfei::

E eu sigo questionando... vergonha:: seila:: ::evil::

OBS: O silicone em spray tem as maiores quantidades de solventes dentre as diversas apresentações do silicone!

Se for para seguir minha modesta opinião, esse deveria ser o último a ser usado...

Aquele abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

VOU ENTRAR NESSA!!!

FALA PAPAY mestre:: - TAVA COM SAUDADES uhrm:: - UM BEIJO NO TEU CORAÇÃO - E A FACU - JÁ ERA????

ninja:: PASSO SILICONE TODAS AS VEZES QUE VOLTO DA PESCARIA - TANTO NAS MULTI COMO NAS MONO ninja:: - TENHO MULTI A + DE 5 ANOS - COM PELO MENOS 8 PESCARIAS/ANO - E ACREDITEM - ESTA COMO NOVA. fome::

ANTES EU USAVA LIQUIDO - ISTO É - DERRAMAVA SOBRE A LINHA - AGORA USO O SPRAY.

PORQUE? arrow:: - TIRA O EXCESSO DE AGUA - E FORMA UMA CAMADA DE BAIXO ATRITO - POR EXPERIENCIA CONSERVA MESMO.

QUANTO AO ODOR? MEUS PEIXES NÃO TEM RECLAMADO....EHEHEHE babei:: babei:: babei::

PASSO TAMBEM NO CORPO DO MOLINETE E DA CARRETILHA - AJUDA A PROTEGER A PINTURA - PRINCIPALMENTE QUANDO MEU MATERIAL FICA LÁ NA PRAIA ::excl:: ::excl::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ninja:: PASSO SILICONE TODAS AS VEZES QUE VOLTO DA PESCARIA - TANTO NAS MULTI COMO NAS MONO ninja:: - TENHO MULTI A + DE 5 ANOS - COM PELO MENOS 8 PESCARIAS/ANO - E ACREDITEM - ESTA COMO NOVA. fome::

ANTES EU USAVA LIQUIDO - ISTO É - DERRAMAVA SOBRE A LINHA - AGORA USO O SPRAY.

PORQUE? arrow:: - TIRA O EXCESSO DE AGUA - E FORMA UMA CAMADA DE BAIXO ATRITO - POR EXPERIENCIA CONSERVA MESMO.

QUANTO AO ODOR? MEUS PEIXES NÃO TEM RECLAMADO....EHEHEHE babei:: babei:: babei::

PASSO TAMBEM NO CORPO DO MOLINETE E DA CARRETILHA - AJUDA A PROTEGER A PINTURA - PRINCIPALMENTE QUANDO MEU MATERIAL FICA LÁ NA PRAIA ::excl:: ::excl::

Sou dessa linha de pensamento Silvio!!!

Agora se funciona mesmo... É outra coisa!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

VOU ENTRAR NESSA!!!

FALA PAPAY mestre:: - TAVA COM SAUDADES uhrm:: - UM BEIJO NO TEU CORAÇÃO - E A FACU - JÁ ERA????

ninja:: PASSO SILICONE TODAS AS VEZES QUE VOLTO DA PESCARIA - TANTO NAS MULTI COMO NAS MONO ninja:: - TENHO MULTI A + DE 5 ANOS - COM PELO MENOS 8 PESCARIAS/ANO - E ACREDITEM - ESTA COMO NOVA. fome::

ANTES EU USAVA LIQUIDO - ISTO É - DERRAMAVA SOBRE A LINHA - AGORA USO O SPRAY.

PORQUE? arrow:: - TIRA O EXCESSO DE AGUA - E FORMA UMA CAMADA DE BAIXO ATRITO - POR EXPERIENCIA CONSERVA MESMO.

QUANTO AO ODOR? MEUS PEIXES NÃO TEM RECLAMADO....EHEHEHE babei:: babei:: babei::

PASSO TAMBEM NO CORPO DO MOLINETE E DA CARRETILHA - AJUDA A PROTEGER A PINTURA - PRINCIPALMENTE QUANDO MEU MATERIAL FICA LÁ NA PRAIA ::excl:: ::excl::

De fato; o fato de ser em spray facilita enormemente o trabalho de limpar a linha (nunca considerei problema a linha estar molhada, só me preocupo se a linha estiver suja ou salgada); mas se a linha estiver enrolada no carretel, não vai limpar de verdade mas sim afundar a sujeira e o sal na linha... Eu uso o líquido mesmo (o de painel de carro, de qualquer marca que não tenha muito cheiro; pois ainda não achei o alimentício). E eu desenrolo a linha inteira para aplicar o silicone com um pano, se a linha estiver suja ou salgada. Quando é para limpar outras coisas, como o molinete, eu uso o WD-40 mesmo.

Embora plásticos (PE = polietileno = plástico) estejam na lista de produtos susceptíveis aos solventes, ocorre que ele se torna imune ao solvente se ele for de alta conversão polimérica (o que é o caso da linha de multi). Mas, ao menos em teoria, ele não deveria ser exposto à solventes, ao menos por prudência; mas a prática mostra que a teoria não se confirma na prática!

Só para exemplificar, o isopor também é feito de PE, e é altamente susceptível a solvente! Plásticos de baixa conversão polimérica (de pouca qualidade) também não resistem aos solventes, assim como os revestimentos que eu vi até hoje...

Falando em prática; eu também não observei nenhum efeito negativo do silicone sobre as ações (nunca tentei com o WD-40, de forma que não posso falar nada de prática sobre isso...).

Resumindo, esse é um assunto cabuloso pá mais di metro!!!

E, sobre a faculdade, eu me formo no final do ano! Finalmente médico! heheheheheheheheheheehehehehehehehehehehehe

Sou dessa linha de pensamento Silvio!!!

Agora se funciona mesmo... É outra coisa!!!

Eu também não tenho certeza do significado prático dos conceitos aqui abordados...

Aquele abraço Fylho!

Aquele abraço pessoal!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

WD-40 serve muito bem pra limpar arma e, se não retirar o excesso ele é prejudicial!!!(É um pouco corrosivo!!!)

Falo isso porque quem limpa os armamentos do quartel usa uma outra solução diferente do WD-40!!!

Agora que tem gente que usa WD-40 em rolamentos de materiais de pesca... Isso tem!!!

Fazer O Q???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

WD-40 serve muito bem pra limpar arma e, se não retirar o excesso ele é prejudicial!!!(É um pouco corrosivo!!!)

Falo isso porque quem limpa os armamentos do quartel usa uma outra solução diferente do WD-40!!!

Agora que tem gente que usa WD-40 em rolamentos de materiais de pesca... Isso tem!!!

Fazer O Q???

Concordo Jean - WD40 é corrossivo - serve apenas para limpar os porta varas do barco e alicates.

Para rolamentos e parafusos dinamicos o certo é uma gota de oleo de maquina ( popular Singer).

Papay - discordo com sua narrativa - ....mas se a linha estiver enrolada no carretel, não vai limpar de verdade mas sim afundar a sujeira e o sal na linha... -

O silicone serve para dificultar a entrada de oxigenio e umidade, portanto se há sal (higroscopico) - mesmo após um bom banho em baixo da torneira - o silicone agirá como uma capa - não permitindo a higroscopia natural do sal na presença de umidade.

Quanto a restrição de oxigenio - é devido formação de bacterias aerobicas, mucoides e fungos, que podem se alojar na linha devido a sujidade natural, bem como a presença de proteinas por causa do contato com a agua.

Alem de ficar muito mais macia e de baixo atrito.

Beijos Papay

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De fato, o WD-40 é corrosivo...

Eu nunca tinha analisado a questão por esse lado, mas analisando definições, eu vejo que realmente ele se encaixa parcialmente nesta categoria...

Mas, se formos considerar tensoativos (?destilado alifático?) como corrosivos, como iremos tomar banho? Sem sabonete?

Seu poder corrosivo sobre materiais com integridade ultra-estrutural é nulo, pois é justamente nestas irregularidades microscópicas que ele age. É claro que ele continua capaz de ?corroer? plásticos e tintas (polímeros) e ferrugem. Mas tal poder corrosivo é logo zerado pela evaporação do tensoativo.

Eu acho que "solvente polar" descreve melhor a ação do WD-40, pois não há reação química em sua ação que justique este rótulo maldoso de "corrosivo"...; como seria o caso de ácidos ou bases fortes.

Aquele abraço,

e obrigado meu fylho e Jean pelo "papo-cabeça"! doutor::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...