Ir para conteúdo

Motor novo: ligo ou não?


Posts Recomendados

Olá amigos.

 

Novamente venho aqui me socorrer com vocês.

 

Comprei um Mercury Super 15hp, chegou dia 15/01 deste ano. A única coisa que fiz foi colocá-lo no carrinho de transporte.

 

Eis minha pergunta: devo ligá-lo ou não? Já tenho o óleo recomendado.

 

Obrigado desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só use quando for pescar de verdade, depois funcione 1 x por mes no orelhão pelo menos

 

Obrigado Guto, essa era a minha dúvida. Pelo fato de ainda não ter o barco, achei que aconteceria algo se não ligasse o motor.

 

Aí sim, depois de ligado uma vez, eu faria pelo menos uma ligação por semana.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma dúvida... a loja deve ter ligado ele para testar... Não acredito que tenham desmontado ele pra limpar a gasosa que sobrou... Assim, equivale a uma pescaria, portanto, não seria melhor já ligar ele no orelhão da forma como o Guto falou. Da forma que foi dito, é como se ele nunca tivesse sido ligado.

O que vocês acham?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

thiago nao precisa desmontar, só esgotar. 

 

muitas lojas enviam os seus motores ainda nas caixas de fabricas, outras testam realmente, mas duvido que uma loja nao iria esgotar, procedimento padrão nesses casos.

 

se ainda assim nao tiver sido esgotado, a loja vai ter que arcar com a manutencao que possa dar.

 

particularmente eu esperaria, a primeira ligada e amaciada do motor sao importantes de serem feitas direito, no orelhao basicamente vc liga da umas aceleradinhas de leve e só... nao da pra fazer o amaciamento por um periodo longo de uso, usar varias faixas de rpm, imprimir forca, etc. orelha é uma gambiarra, nao um uso normal. ainda que pareca normal ehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que o motor fora testado, pois tinha um pouco de gasolina na mangueira e no bico de entrada de combustível.

 

Tenho um orelhão, mas nessa época de crime hídrica acredito que seja um absurdo desperdiçar água desnecessariamente.

 

Enquanto não cobrar o barco, vou deixá-lo guardado!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pra funcionar apenas, dar uma partida de vez em qdo, ate um balde de lixo de banheiro ja resolve, soh nao pode acelerar. se for pra deixar mais tempo ligado, acelerar alguma coisa leve, um baldao/lixeira grande, resolve com boa seguranca... mas pro primeiro uso, eu esperaria. no maximo levaria na loja e pediria pra esgotar o carburador pra nao ter problemas, ja q vai demorar pra ligar.

 

mas primeiras partidas tem q ser bem feita, pra amaciar, temperar o metal, e depois mandar o pau hehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eis a resposta formal da Mercury Marine:

 

"Prezado sr. Diego, bom dia. 

Obrigado pelo produto Mercury escolhido e a oportunidade em respondê-lo. 

A durabilidade dos componentes do seu motor são maiores de que a validade dos combustíveis que utilizamos. Desde que não haja combustível em seu motor, o mesmo poderá ser armazenado por 1 ano da compra, respeitando os cuidados de armazenamento apresentados no Manual de Operação e Manutenção que acompanha o seu motor. 

Após 1 ano de armazenamento, é importante que o senhor entre em contato com o Serviço Autorizado Mercury mais próximo para efetuar a revisão periódica do seu motor. 

Qualquer dúvida ou esclarecimento, estamos a disposição para auxiliar. 

Atenciosamente, 

Leonardo Machado
Supervisor de Serviços
Mercury Marine do Brasil"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Guto, essa era a minha dúvida. Pelo fato de ainda não ter o barco, achei que aconteceria algo se não ligasse o motor.

 

Aí sim, depois de ligado uma vez, eu faria pelo menos uma ligação por semana.

Diego, verifique apenas no seu manual se há a necessidade de fazer uma troca de óleo na assistência técnica (após 20h ou 3 meses da compra, o que vencer primeiro) para manter a garantia. 

 

No caso da yamaha, eles exigem que seja feita a primeira revisão com 20h ou 3 meses para manter a garantia contratual. Conheço pessoas que compraram o motor e, por não usá-lo nesses três meses, simplesmente perderam a garantia. Sei que isso é juridicamente discutível mas, por via das dúvidas, se puder, use-o.

 

Enquanto você não usar o motor pela primeira vez, será como se ele estivesse na loja exposto. A necessidade de ligá-lo 1x por mês decorre desse primeiro uso (para não ficar depois gasolina velha dentro, geralmente).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Diego. 

Voce não precisa funcionar seu motor toda hora, toda vez que volto de uma pescaria funciono ele por 10 a 15 minutos com gasolina azul (aquela de avião) facilmente encontrada em aeroclubes, essa gasolina limpa tudo e depois esgoto bem.Daí só funciono o motor uns dias antes da proxima pescaria pra garantir e nunca tive problema, e da ultima vez ele ficou 7 meses parado. Comprei uma mangueira só para isso pois não uso o tanque e sim uma garrafinha d'água com 300ml dessa gasolina e 6ml de óleo.Essa recomendação quem me deu foi o proprio pessoal da autorizada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Diego. 

Voce não precisa funcionar seu motor toda hora, toda vez que volto de uma pescaria funciono ele por 10 a 15 minutos com gasolina azul (aquela de avião) facilmente encontrada em aeroclubes, essa gasolina limpa tudo e depois esgoto bem.Daí só funciono o motor uns dias antes da proxima pescaria pra garantir e nunca tive problema, e da ultima vez ele ficou 7 meses parado. Comprei uma mangueira só para isso pois não uso o tanque e sim uma garrafinha d'água com 300ml dessa gasolina e 6ml de óleo.Essa recomendação quem me deu foi o proprio pessoal da autorizada.

 

Obrigado Cícero!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Diego. 

Voce não precisa funcionar seu motor toda hora, toda vez que volto de uma pescaria funciono ele por 10 a 15 minutos com gasolina azul (aquela de avião) facilmente encontrada em aeroclubes, essa gasolina limpa tudo e depois esgoto bem.Daí só funciono o motor uns dias antes da proxima pescaria pra garantir e nunca tive problema, e da ultima vez ele ficou 7 meses parado. Comprei uma mangueira só para isso pois não uso o tanque e sim uma garrafinha d'água com 300ml dessa gasolina e 6ml de óleo.Essa recomendação quem me deu foi o proprio pessoal da autorizada.

 

Legal Cicero... o meu fica muito tempo parado também.... vou começar a ligar ele pelo menos quinzenalmente. Pensei em usar uma garrada de 2 litros pra fazer isso... precisa fazer alguma coisa com a mangueira ou só dar um jeito de conectar ela na garrafa? a Proporção que usa é 300 ml de gasosa com 6 ml de óleo ? Quando você falar em esgotar bem é deixar o motor funcionando até toda a gasolina ser queimada ? Eu fico apertando aquela valvula onde conecta a mangueira do motor, disseram que a esgota bem desse jeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ontem eu abri o capô do motor para dar uma olhada no filtro de combustível, percebi que tinha 2 dedos de gasolina no fundo. Presumo que a loja tenha testado o motor antes de me mandar.

 

Outra dúvida minha é quanto ao esgotamento da gasolina: o combustível irá esgotar quando acabar a gasolina no tanque ou eu preciso dar partida (ou fazer outra manobra) até não mais pegar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu nao lembro de ter esse filtro no meu motor, mas o meu é um johnson antigo...

 

De qqr forma, eu esgoto da seguinte forma, retiro a mangueira do tanque e venho acelerando o motor ate onde der (normalmente fica uns 10 - 15 metros da margem, então é tranquilo), qdo ele morrer, ainda ligo umas 2 ou 3x , sempre dá partida normal com direito a algumas aceleradas, depois comeca a só tentar ligar e depois nem isso. Feito isso, tiro do barco e vou ser feliz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu esgoto assim:  retiro a mangueira e quando ele começa a querer apagar eu puxo o afogador ele vai funcionar por mais uns 5 segundos , depois aperto a saida de combustível da plugue da mangueira e espero drenar o resto. Lembre se possível esvaziar a mangueira ou se ficar muito tempo parado antes de conectar  mangueira dar umas bombadas pra retirar pelo menos uns 100ml de resto de combustível que fica nela. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faço assim: retiro a mangueira e deixo ele funcionando sem acelerar (mecânico da autorizada quem disse, na dúvida, faço)... quando vejo que o motor vai apagar, também aperto a saída do combustível com o dedo (preciso arrumar um plug só pra fazer isso, detona o dedo) e aguardo ele apagar. Ainda assim, puxo o afogador e dou umas fieiradas, ele ainda pega, mas por poucos segundos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu esgoto assim:  retiro a mangueira e quando ele começa a querer apagar eu puxo o afogador ele vai funcionar por mais uns 5 segundos , depois aperto a saida de combustível da plugue da mangueira e espero drenar o resto. Lembre se possível esvaziar a mangueira ou se ficar muito tempo parado antes de conectar  mangueira dar umas bombadas pra retirar pelo menos uns 100ml de resto de combustível que fica nela. 

 

 

 

Faço assim: retiro a mangueira e deixo ele funcionando sem acelerar (mecânico da autorizada quem disse, na dúvida, faço)... quando vejo que o motor vai apagar, também aperto a saída do combustível com o dedo (preciso arrumar um plug só pra fazer isso, detona o dedo) e aguardo ele apagar. Ainda assim, puxo o afogador e dou umas fieiradas, ele ainda pega, mas por poucos segundos.

 

 

Obrigado pelas dicas. Já estava imaginando que esse seria assim o procedimento.

 

Vou comprar uma lata de lixo retangular que sirva no carrinho de transporte e ligar o bichinho, estou com muita vontade de escutar o ronco da criança.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nao faria isso... como eu disse antes, os primeiros minutos sao cruciais para o bom amaciamento do motor, depois tem as primeiras horas, fazer isso num balde, nao é o ideal, nem orelhao.

 

depois de amaciado, toca o pau.

 

mas antes vc precisa retemperar o metal com base na temperatura, atrito e uso das pecas....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nao faria isso... como eu disse antes, os primeiros minutos sao cruciais para o bom amaciamento do motor, depois tem as primeiras horas, fazer isso num balde, nao é o ideal, nem orelhao.

 

depois de amaciado, toca o pau.

 

mas antes vc precisa retemperar o metal com base na temperatura, atrito e uso das pecas....

 

Bem, vou esperar ir para água, até lá o motor fica guardado no quartinho aqui de casa!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Galera, com 68 anos nas costas e um bocado de aprendizado com motores novos e usados, penso o seguinte: se o motor é novo e não foi funcionado na revenda, deixe como está, não precisa funcionar. Se a revenda fez a entrega técnica, aí a coisa começa a complicar. Não basta que você abra a cuba do carburador para esvaziá-la. O ideal é que você o funcione um pouquinho com gasolina de avião para eliminar qualquer vestígio de álcool e detergentes, que além de muito erosivos, formam a meleca que se acumula por toda a linha de combustível. Caso tenha dificuldade em obter gasolina de avião, compre 1 litro da chamada "Mijolina" comum da Dilma, coloque num recipiente plástico translúcido (garrafa pet de refrigerante 2 litros serve), complete com água, agite ligeiramente e deixe repousar entre 3 e 5 minutos. A gasolina (mais leve) vai se separar do bagaço e ficará na parte superior da garrafa. Na parte de baixo fica uma solução aquosa, esbranquiçada, que é o álcool e o resto da porcaria. Enfie uma mangueira fina até o fundo da garrafa, mantenha a outra ponta abaixo da base da garrafa e dê um jeito de sugá-la (a mangueira do próprio motor é ótima para isso, acione o bulbo e pronto). Sobra na garrafa um pouco menos de Mijolina, mas agora virou gasolina pura. Exceto nos carros flex, só uso em meus motores a gasolina assim purificada.

Confirmando o que já foi sugerido, a melhor forma de arrefecer o motor na bancada é usando uma bombona de 50 litros sem tampa. Encha-a de água e cuide para colocar uma mangueira na saída da água do motor, fazendo-a retornar para a bombona, o que evita uma bronca da patroa e o superaquecimento por falta de água. Outro lembrete: tire o hélice nessas ocasiões, mesmo com o câmbio no neutro, ele costuma ficar girando, e forma um turbilhão que manda água pra todo lado. 

Abraços do Gilbertinho            

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...