Ir para conteúdo

motor não desengrena a ré


Luis Maia

Posts Recomendados

Amigos, mal entrei no forum e já vou pedir ajuda... Rsrs

Tava testando o barquinho numa lagoa perto de casa e quando percebi estava em cima de um banco de areia. Sem experiencia, ao invés desligar o motor, acabei engatando uma ré e acelerando pra sair. Saiu mas não consigo mais engrenar ora frente. Mesmo colocando a alavanca de marcha pra tras e pra frente a hélice continua travada na ré. Alguem sabe o q aconteceu?? Motor Johnson 25hp 2t

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 possibilidades.  As vezes o varão peça que transfere o engate do cambio até a rabeta´pode ter se soltado em alguns motores ele é dividido em 2 partes , normalmente ocorre ou na Rabeta naquela parte visível ou dentro do motor, é fácil arrumar.  Uma vez no Araguaia o motor da Pousada travou em ré , estávamos 2h pra baixo, o guia tava até chorando,  encostamos o motor na beirada,  uma porca que ligava o varão ao diferencial se soltou , na  rabeta mesmo eu engatei manualmente com ajuda do alicate a marcha avante, retirei o protetor de partida engatado, era um Yamaha 25hp e pronto pescamos o resto do dia mas só em marcha avante e podemos voltar pra pousada, o guia ficou meu fã, hehehehe.   Outro problema que aí pode ser mais grave é ter soltado o garfo dentro do diferencial, aí tem que desmontar toda rabeta.

Procure vídeos como se troca rotor de bomba dagua que verá onde normalmente o varão se solta

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

3 possibilidades. As vezes o varão peça que transfere o engate do cambio até a rabeta´pode ter se soltado em alguns motores ele é dividido em 2 partes , normalmente ocorre ou na Rabeta naquela parte visível ou dentro do motor, é fácil arrumar. Uma vez no Araguaia o motor da Pousada travou em ré , estávamos 2h pra baixo, o guia tava até chorando, encostamos o motor na beirada, uma porca que ligava o varão ao diferencial se soltou , na rabeta mesmo eu engatei manualmente com ajuda do alicate a marcha avante, retirei o protetor de partida engatado, era um Yamaha 25hp e pronto pescamos o resto do dia mas só em marcha avante e podemos voltar pra pousada, o guia ficou meu fã, hehehehe. Outro problema que aí pode ser mais grave é ter soltado o garfo dentro do diferencial, aí tem que desmontar toda rabeta.

Procure vídeos como se troca rotor de bomba dagua que verá onde normalmente o varão se solta

Acabei de abrir um topico referente a essa questao, o meu aconteceu isso, mas nao sei como ligar elas, pois é uma porca com pouca rosca, sera q poderia colocar outra com mais rosca ? Ou sera que tem amis alguma outra peca que acabou se perdendo pelo caminho ?
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de abrir um topico referente a essa questao, o meu aconteceu isso, mas nao sei como ligar elas, pois é uma porca com pouca rosca, sera q poderia colocar outra com mais rosca ? Ou sera que tem amis alguma outra peca que acabou se perdendo pelo caminho ?

Bruno se vc conseguir unir firme as duas portes com uma nova rosca e o engate dê curso pra engatar as marchas não vejo problema, mas só vendo mesmo.   

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guto segui o conselho e abri um video no you tube do rapaz trocando a bomba d'agua, incrível, a primeira coisa que ele faz era justamente minha duvida, pois ele desconecta a união dos cabos, no meu caso a porca mais grossa foi para vareta de cima se soltando da vareta de baixo e a porca fininha esta na vareta de baixo, vou engatar a re aqui pra ela se aproximar e assim eu conseguir parafusar elas, muito obrigado pelo auxilio, grande abraço

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sempre é bom ter um pouco de conhecimento, ninguém sabe quando podemos ficar o Rio a deriva, lógico sempre que possível leve o motor num mecanico.  Mas esse lance e soltar o varão é muito comum e seguindo a lei de Murphy sempre ele solta com a marcha ré ou no neutro.   Se caso acontecer isso no rio faça assim:   Com um alicate vc engata a marcha avante na própria rabeta puxando para cima.

Vou citar por exemplo( tava em casa almoçando e resolvi tirar as fotos) 

 

No Mercury Seapro 25hp o varão é emendado com pinos.

11825100_876278279136631_601949668232546

 

 

No Yamaha é com porca, mas pra engatar o mesmo procedimento

11873386_876278375803288_662032391356121

 

No Mercury Americano no caso esse um 18hp o varão provavelmente é uma peça só e não é aparente, mas tb é simples, retire a capa do motor e o engate do varão fica abaixo do carburador, é só puxar.

 

 

11828744_876278605803265_708634331137092

 

 

 

Depois de engatar marcha a frente , retire o cabo , porca ou  peça da proteção de partida engatado caso o motor tenha, essa é do Yamaha 15hp bem semelhante ao Seapro, e outros Japoneses.

11855790_876278735803252_790351478227017

 

 

E pronto dá pra continuar pescando o resto do dia, e lembre-se cuidado ao dar a partida pois o motor vai pegar engatado, se acelerar muito é video cassetada na certa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outro macete que já fiz e já vi muito ocorrer, é trocar ou quebrar o engate do tanque de combustível, essa é fácil.  No Painel da maioria dos motores tem o afogador, o engate, o botão STOP e uma vedação de borracha ou plástico que é pra se colocar a saida ou botão da partida elétrica opcional.

Retire essa membrana, passe a mangueira  do tanque por ali sem o conector, retire a mangueirinha que sai do conector do motor e leva pro filtro de combustível e coloque dentro da mangueira do tanque, normalmente ela cabe certinho dentro da outra mangueira sem vazar, caso necessário aperte com uma arame e pronto problema resolvido provisoriamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...