Ir para conteúdo

Tucunaré Rio Paraíba do Sul


Posts Recomendados

Boa Noite Pessoal...

 

Moro em Cambuci, interior do estado do Rio de Janeiro, cidade banhada pelo Rio Paraíba do Sul. A alguns anos me apaixonei pela pesca esportiva e comecei a frequentar mais o Paraíba....sempre da busca de Dourados ou Robalos, peixes mais esportivos encontrados por aqui.

 

Porém, a alguns meses tem acontecido o que nunca imaginei...o Rio Paraiba esta infestado de Tucunarés...de todos os tamanhos, desde filhotes até adultos. Não sei como isso aconteceu, pois por aqui não se encontrava tal peixe. Só sei que aqui por Cambuci qualquer lago se encontra hoje o tucunaré.

 

O que me deixa mais triste é a falta de fiscalização e a falta de conscientização dos pescadores.  ::nada::  ::nada::

 

Fica ai meu relato aos pescadores esportivos da região.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

João eu não conheço este rio.

 

Ele está "natural" ou foi represado?

 

É uma situação preocupante para espécies nativas.

 

Só para ter uma ideia, hoje temos o reservatório 3 irmãos Tietê e depois do represamento e introdução do tucunaré, diminuiu drasticamente a população nativa.

 

P.s. embora que a culpa na grande verdade não é do tucunaré e sim dos "grandes estudiosos" que introduziram espécies para combater outras e no fim que sumiu foi o peixe nativo mau::  

 

:amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

João eu não conheço este rio.

 

Ele está "natural" ou foi represado?

 

É uma situação preocupante para espécies nativas.

 

Só para ter uma ideia, hoje temos o reservatório 3 irmãos Tietê e depois do represamento e introdução do tucunaré, diminuiu drasticamente a população nativa.

 

P.s. embora que a culpa na grande verdade não é do tucunaré e sim dos "grandes estudiosos" que introduziram espécies para combater outras e no fim que sumiu foi o peixe nativo mau::  

 

:amigo:

 

 

Olá Marcelo

 

Não entendi o que quis dizer com essa última frase (a do P.S.).

Poderia explicar melhor (se possível com exemplo)?

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

João eu não conheço este rio.

 

Ele está "natural" ou foi represado?

 

É uma situação preocupante para espécies nativas.

 

Só para ter uma ideia, hoje temos o reservatório 3 irmãos Tietê e depois do represamento e introdução do tucunaré, diminuiu drasticamente a população nativa.

 

P.s. embora que a culpa na grande verdade não é do tucunaré e sim dos "grandes estudiosos" que introduziram espécies para combater outras e no fim que sumiu foi o peixe nativo mau::  

 

:amigo:

 

Olá Marcelo...

 

O rio está natural, não foi represado. Entendo que o que está acontecendo por aqui pode sim afetar espécies nativas. Só não sei como essa quantidade de tucunarés começou a aparecer nessa região. Provavelmente alguém a alguns anos soltou alevinos no Paraiba e agora que eles estão dando as caras.  blink::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carlos

 

Na verdade na frase anterior a esta, coloquei a culpa do sumiço das espécies nativas, apenas nas costas do tucunaré. Mas a grande verdade é que após o represamento, introduziram várias espécies, uma para tentar combater outra que havia virado praga. Ex:

 

Geophagus Surinamensis = Porquinho

Satanoperca Jurupari = Zoiudo

Sphyraena Guachancho = Bicuda

Serrasalmus Spilopleura =Piranha amarela

não exatamente nesta ordem  joia::: 

 

E como não obtiveram sucesso, coloco mesmo a culpa nos que "estudaram" sobre a introdução destas espécies.  joia::: 

 

:amigo: 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem alguns anos que tem tucunaré no rio Paraíba , entre os municípios de Cantagalo-RJ,Pirapetinga-MG e Itaocara o que equivale a uns 40 km de rio. Essa é a região que conheço . Em Cambuci é novidade para mim.

 

Em 2008 houve um acidente ambiental em Resende (sul do estado do Rio de Janeiro) que acabou com várias espécies . Algumas se recuperaram e outras não. Traíra não tem mais , piau não tenho certeza mas se tiver tem muito pouco.

 

Além do dourado e robalo outro peixe que está aumentando é a piabanha ( esse sim peixe nativo do rio Paraíba ).

 

O tucunaré começou a aparecer novamente no ano passado. 

 

Para quem se interessar sobre :

 

 

 

http://ww.ecodebate.com.br/2009/04/09/contaminacao-no-rio-paraiba-do-sul-rj-cronica-de-uma-catastrofe-ambiental-artigo-de-andre-deak/

 

 

A respeito a introdução creio que foi acidental . Açudes particulares que arrebentou a barragem e o peixe foi para o rio.

 

Apesar de ser um rio muito pescado e sem fiscalização ainda tem peixe.

 

 

 

df9b5b3f-2a66-4ae9-9897-45fdeb041f35_zps

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Na realidade varias introduções de peixes exóticos à bacia do rio Paraiba do sul foram feitas des a época de D. Pedro que foi o responsável pela introdução de dourados nesta bacia, isto afetou muito a ppulação principalmente das piabanhas que juntamente com sua necessidade de águas mais impas vem ficando cada vez mais raras principalmente na calha do rio. Com o tucunaré eu sei que foram feitos várias solturas por pescadores amadores em lagoas da região, no inicio parece que eles não se reproduziram com eficiência, talvez pela salinidade da água porem agora parece que tem aumentado sua população. Outro peixe muito voraz  que foi introduzido provavelmente pelo rompimento de barragens foi infelizmente o bagre africano. Alem disto no rio tambem já se encontra tambaquis pacus, pirarucus e outro peixes que não são da bacia do Paraiba do sul. Infelizmente este é um quadro que se repete em muitas das bacias brasileiras e o que vai acontecer? Certamente um grande desequilibrio das populações originais, no mínimo. Quanto ao aparente aumento na população das piabanhas isto se deve aos esforços do projeto Piabanha que vem fazendo campanhas de educação, pesquisas e repovoamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Há dez anos eu e os amigos já pegávamos tucunarés em Além Paraíba.

 

 

Pra ele aumentar em quantidade, precisa apenas de uma coisa: COMIDA. E é o que mais ele tem nesse rio.

 

O desequilíbrio é iminente. Ele come muito. E o pior é que ele come os alevinos de peixes importantes. Se o danado comesse só cumrimbatás, tava de boa. Mas imaginem ele comendo filhotes de dourado? Dá uma dó não dá?

 

blink::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...