Ir para conteúdo

Vara de duas partes??


Luis Rauber

Posts Recomendados

Olá, pescadores.

Depois de QUEBRAR uma das minhas varas de estimação (Abu Garcia Veritas), fiquei bem desconfiado das varas de duas partes.

Terá a quebra da vara ter sido mera coincidência? blink::

Ou o fato dela ter duas partes pode ter influenciado??

O blank inteiriço pode tornar uma vara melhor ou mais forte?? doeu::

Se alguém puder me ajudar a esclarecer, agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As varas de hj em dia não vejo diferença em relação a isso. Veja a shimano world shaula ou a scorpion que são duas partes e são varas top de linha.

Pra mim não vejo diferença, pesco com vara inteiriça e 2 partes e não vejo diferença no trabalho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quebrei uma Daiwa Aird Rod 16lb 2 partes na minha última pescaria. Primeira fisgada com essa vara e ela quebrou bem na junção das duas partes. 

 

Ainda tentei arrumar a vara, achando que ela ficaria boa, mas a vara quebrou de novo quando eu estava arremessando! doeu:: ... Peguei um pouco de trauma de vara duas partes (e olha que eu sempre fui fã das varas duas partes). Não sei se a vara veio com defeito (pesei a vara e deu apenas 90g ::evil::  ::evil::  ::evil:: ) mas achei ela frágil demais nessa junta.

 

Vou pular para uma vara MS Greenbass 14lb INTERIÇA!

 

Abraço e boas pescarias a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho mais de dez varas de 2 partes. Tem que verificar todo momento, se está bem encaixado. Se não "já era". Já quebrei várias varas, mas nenhuma de 2 partes. Pode ser coincidência. Atualmente só pesco com inteiriças, pois, estou montando as minhas próprias varas. Ainda não descobri a tecnologia de 2 partes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Tarde, Também não vejo diferença entre duas partes e inteiriça, quer dizer duas partes dá trabalho de montar né?! KKK... Dou preferência para duas partes só que hoje em dia é difícil encontrar, então compro inteiriça mesmo, mas a comodidade no transporte de duas partes nem se fala, duas partes quando acha ou não é o tamanho que você quer ou não é a libragem...

Com relação a quebrar por ser inteiriça ou duas partes é complicado dizer, os mais experientes devem saber, eu acho que a quebra da vara não se de somente por ser duas partes ou inteiriça...

 

 

Abraço 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Moçada, sobre as varas de duas partes ou inteiriças tem sim haver com ser mais resistente ou não (em partes).

No caso de varas onde a emenda é na parte do meio do blank (lugar onde enverga mais) há sim uma perda de resistência (em varas de carbono ou grafite, justamente por serem, na maioria das vezes, ocos e muitas vezes a parede desse blank ser fina demais).

No caso das shaulas e scorpion da shimano e também algumas da fleming que são de duas partes, porém a emenda delas são na parte onde o blank faz força (parte mais perto do cabo) com isso as chances delas quebrarem na emenda são menores.

 

Espero ter ajudado. 

Abração e boas pescarias!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Sempre tive "um pé atrás" em varas de dois pedaços, mas usei uma 6'6" (Berkley Lightning Rod 6-12lb) que não me gerou qualquer problema !

Acredito que hoje em dia, a tecnologia já está bastante desenvolvida para evitar essas "fragilidades" nas emendas...

Aliás, lembro que envergar mais do que vara de fly é impossível, e todas elas são de vários pedaços...

arrow:: Mas cada um com suas crenças e manias...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em pergunta ao Eduardo Monteiro, respondeu-me que as varas, atualmente, são de mesma qualidade, seja se interiça ou partida. Aquele preconceito arcaico contra as partidas, podem ser esquecidos, de sorte que, hoje, são de mesma qualidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal ,evidente que não sou técnico o bastante para falar das varas (blanks) e sua nuances , se o Marcão , o Rinco , o Tj ou algum personalizador experiente entrar nesse tópico provavelmente darão uma aula em relação a isso , mas vamos as minhas impressões , como customizador de varas caseiro que sou , kkkkk , afirmo que varas 2 partes perdem sim um pouco de envergadura na fisgada pois na emenda não existe a mesma flexão do resto da vara , numa vara de ação mais rápida ( flexiona mais a ponta) verifico menor concentração de esforço na emenda ( que seria o ponto crítico da vara) , e isso acaba por não atrapalhar o desempenho dela , em varas de ação mais moderada existe sim um esforço por conta da flexão na parte oca do tubo , que normalmente é reforçada por fio e resina , normalmente aí de dá a quebra ou rachadura , lembrem -se estamos falando de manta de carbono , material duro , esse não costuma aguentar desaforo , quando feita uma rachadura , muitas vezes não visível , o material perde o treliçamento dele , se torna instável e vai quebrar.

A maioria das vezes essa quebra se dá por nossa culpa mesmo (mal encaixe da vara ) , no transporte (peso na parte oca de encaixe) , nesse aspecto as varas de fibra de vidro e grafite são superiores suportam mais desaforo ,fora a disposição da fibra que é feita longitudinalmente ao blank quando feito . Mas nesse caso perdemos em peso.

Mas imaginem carregar uma vara de 7 pés numa viagem dentro de um carro , acaba se tornando um transtorno , por conta disso são em 2 partes , abraços.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que verificar nos últimos anos a tecnologia para varas de partes avançou muito, tenho vários companheiros de pesca por comodidade de transporte as usam, marcas Shimanno e Berkley e marcas menos famosas.

 

Eu não uso porque já tive a infelicidade de quebrar duas varas, as duas na hora da fisgada, prefiro ter uma vara de 5/3 pés ou menos, conforme a necessidade até corto uma vara mais antiga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...