Ir para conteúdo

Um dia diferente... mas excelente !


Posts Recomendados

Embora ainda incompleto por conta da ausência de imagens (estão em trânsito, "vindo de jegue"...), prefiro fazer o registro, mesmo que tenha que posteriormente postar as fotos !

Ontem fizemos (eu e um dos meus genros - Paulo) um programa diferente (para nossos padrões de rotina). Aproveitando o feriado do Carnaval, saímos cedo de casa (Salvador) e seguimos para a cidade de Feira de Santana (100 km distante), onde marcamos de encontrar o Marcel Werner, usuário do FTB e operador de pesca na região, para passarmos um dia pescando nas águas que formam a represa Pedra do Cavalo (rios Paraguaçu e Jacuípe) !

Encontramo-nos no horário estabelecido, e seguimos para o ponto onde seu barco (Quest 160 motorizado com 90 Hp) já se encontra a nossa espera !

 

Confesso-lhes que mesmo tendo uma pequena propriedade rural próxima desse local (São Gonçalo dos Campos), não conhecia essa região que fomos pescar. Já tinha ido em outros pontos da represa, cujo acesso era outro e a região bastante diferente dessa encontrada, que apesar da época de seca, apresentava um visual completamente diferenciado do até então conhecido ! Belas propriedades, com criação de cavalos (haras) e relevo incrível, misturando encostas de declive suave, a paredões imensos de rocha sólida com mais de 30 m fora d'água ! De fato uma variedade de locais de pesca impressionante !

 

Saída matinal com pouco vento e deslocamento fácil na máquina em que nos encontrávamos os 3 afortunados !

No local desde a véspera e com notícias que o peixe estava comendo (ele próprio já com fotos da véspera com inúmeros exemplares capturados), seguimos felizes pela oportunidade de esticar linhas...

Não navegamos muito tempo, mas isso é difícil de avaliar a bordo de um conjunto como esse ! Céu claro, poucas nuvens e uma brisa bem convidativa !

Pela experiência e conhecimento da região, a opção foi ir no distante para voltarmos ao longo do dia batendo às margens, já que costuma ventar na parte da tarde...

Com a conversa rolando e a surpresa de navegarmos num canal cuja medição no equipamento de bordo (muito completa a embarcação) mostrava-nos (para minha total surpresa) uma profundidade de 70 m, algo imaginável apenas na barragem (esta com 110 m de coluna d'água). Pontos de marcação indicavam que a represa estava bastante abaixo dos pontos em que se estabiliza nas épocas das cheias em mais de 15 m... (uma verdadeira loucura o que fica submerso nessas ocasiões - inclusive casas e pontos de embarque...).

 

Chegamos nos primeiros pontos de pesca, e eles se revelaram extremamente convidativos, com estruturas diversas, de pedra, "baronesas" (aguapés) e alface d'água em muitos dos locais ! E os arremessos tiveram início e a troca de iscas também, mas o peixe parecia não querer colaborar...

Mudanças de locais diversos e estratégias com iscas com trabalho em diversas profundidades, e nada dos amarelinhos darem as caras...

Esforço do Werner não foi pouco atrás de alternativas, até que finalmente saiu o primeiro pinima ! Nada muito grande, mas o que não tinha de tamanho, tinha de beleza ! Uma coloração amarelo dourada fantástica, e brigador como poucos ! Um espetáculo que nos animou e injetou adrenalina com as possibilidades de sentir a sensação da retirada de linha dos nossos molinetes !

 

02827ad1-f6f7-4d3f-b0ee-b541b12bd25a_zps

 

A água, apesar de tom escuro, era (estava) completamente transparente ao ponto de vermos o trabalhos das iscas de sub superfície com clareza ! Nada de ataques na superfície, de modo que a opção foi mesmo buscar as twitch e as meia águas mais consagradas...

Uma coisa bastante curiosa, foi a informação de que nessa região, a alimentação natural dos tucunas é camarão, que existe em abundância em toda a barragem ! A forração natural é do camarão, pouco existindo as tradicionais "piabas" (lambaris) e assemelhados ! Claro que tem, mas não são vistos como alvo prioritário dos tucunas !

Os peixes dessa região são mesmo os pinimas, algumas vezes com características de "paquinhas", mas tudo leva a crer se tratar de uma mutação da própria espécie, já que vimos alguns exemplares "mesclados" como se híbridos fossem...

 

52bad3e7-cc1a-498c-9192-96564d6b1891_zps

 

Continuamos na busca do nosso objetivo, e de forma muito espaçada, embarcávamos espécimes isoladas, todas de um colorido impressionante !  

O tempo que estava claro, começou a virar, e após alguns trovões, eis que chega a chuva com mostras de que iria virar o cenário inicialmente tão promissor !

Água para ninguém botar defeito ! Pingos grossos e fartos, fizeram-nos procurar um ponto de abrigo, onde passamos uma meia hora conversando com o "caseiro" de uma pequena ilha acima do ponto de inundação ! "Delegado" (seu apelido) também era pescador, e com isso, o entrosamento foi direto... Soubemos por ele de exemplares bem grandes de tucunaré na região (inclusive de mergulhadores com seus arpões), alguns dos quais com peso superior aos 6 quilos... Relatos de esticadas em que a linha existente no carretel foram totalmente retiradas e coisas do tipo... Ou seja, a região é bastante promissora em termos de pesca... (apesar de tudo). A principal fonte de atividade extrativa do local é o camarão, pescado com armadilhas de "pet", que se encontram em todos os locais... 

 

Aproveitamos a parada para o lanche e quando a chuva deu trégua e aparentou ter passado, voltamos ao bote em busca de novos locais !

Mudamos muito de ponto, num esforço considerável do Werner em nos colocar diante do peixe, até por ele além de conhecer bastante da região, havia pescado no dia anterior (e bastante bem, a julgar pelas fotos...), mas o resultado foi pouco efetivo. Contudo, pude conhecer estruturas absolutamente "impensáveis" na região, todas elas com uma sensação de abrigarem cardumes enormes... (que me parece ser o mais comum de ser encontrado - peixes de até dois quilos com relativa abundância).

 

A chuva fez uma "curva", e voltou a nos alcançar outra vez, desta feita sem trovoada e apenas com muita molhação ! Continuamos pescando assim mesmo, e vez por outra apresentando um ou outro exemplar ! Voltou o sol, e com ele o calor do verão, inicialmente por trás de um "nublado", até que se descortinou um final de tarde de céu limpo e com poucas nuvens no céu... E o peixe sem querer comer... (incrível) !

 

Finalmente, num ponto próximo ao local onde embarcáramos pela manhã, um momento de adrenalina com um grande rebojo atrás de minha isca, seguido de novo rebojo atrás da isca do Werner, até que a linha correu no molinete do meu genro (Paulo) ! Tirada de linha, molinete cantando e não sem algum esforço, uma bela fêmea era embarcada, fotografada e solta ! Impressionante a força desses pinimas, que aparentam ser bem maiores do que são ao serem retirados da água ! Muito legal...

 

58bf991f-379a-40f1-9823-ca7eb1250d8a_zps

 

Brindados com um belo por de sol, já era hora de regressar, mas as linhas insistiam em permanecer nas águas, atrás de um penúltimo arremesso... fominhagem explícita !

Estávamos bastante próximos do local onde deixamos os carros, e não se gastou nem meia hora para tirar o bote da água, colocando-o na carreta e estarmos prontos para seguir viagem... Werner para a cidade de Feira de Santana (onde mora) e nós para Salvador, com "pit stop" na propriedade que temos para deixar a ração dos cachorros que havíamos comprado pela manhã. Coisa mais adequada não pode existir, pois o caminho da fazenda é na direção da BR, onde voltaríamos para Salvador (21:00 h em casa).

 

Por fim, e sem qualquer outro motivo que não o de agradecer ao Werner pelo dia que nos propiciou, deixar registrado que para os que eventualmente desejem ter uma experiência de pesca como essa relatada, ele "é o cara" ! Atua profissionalmente, com enorme conhecimento e desenvoltura, conhece tudo na região, e tem um equipamento de pesca absolutamente fantástico para ser desfrutado, com motor elétrico controlado através controle remoto, conforto pleno para três pessoas e nada que possa ser dito em contrário ao procedimento de pesca que oferece. Não fosse o suficiente, é um cara super "gente boa", que qualquer um gostaria de ter junto quando pescando ! 

 

Passei um dia como há muito não tinha, e o mais importante, viável de ser usufruído num dia de bate e volta... É certo que isso será repetido algumas vezes !

Valeu meu amigo Werner, e até muito em breve... palmas::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Após a leitura do relato, fiquei lembrando dos três maravilhosos anos que residi em Salvador (7 a 10 de idade).

 

Kid, não dá pra mandar por Sedex algumas guloseimas? kkkkkkkkk  :gorfei:

 

1º acarajé  alegre::

 

2º carangueijo

 

3º vatapá

 

fome::

 

P.s. manda morno que eu esquento aqui kkkkkkk :gorfei:  :gorfei:  :gorfei:  :gorfei:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até que em fim o mestre Kid resolveu sair da toca. Confesso que  ao ler seu relato já estou sentindo as formiguinhas roendo e me convidando para pescar. Doença danada seu moço.;

Belo relato Kid. 

Quando quiser Serra da Mesa lhe aguarda.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Marcelo,

 

Chegou "o jegue", e com eles as poucas fotos da pescaria... (dão para evitar do relato ser considerado "boato"...)

 

A propósito, atendo-lhe o pleito, encaminhando abaixo as solicitações feitas... (não dá contudo para sentir o cheirinho, mas dá para "lembrar" do sabor). 

 

arrow:: Bom proveito...

 

2d1f4c04-375e-48d2-b1a5-a9e8815bfd82_zps  e6633098-34b1-480e-8fc4-ecfe924e628d_zps  d039f51b-76cb-40bd-8efd-795257e626f1_zps

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Marcelo,

 

Chegou "o jegue", e com eles as poucas fotos da pescaria... (dão para evitar do relato ser considerado "boato"...)

 

A propósito, atendo-lhe o pleito, encaminhando abaixo as solicitações feitas... (não dá contudo para sentir o cheirinho, mas dá para "lembrar" do sabor). 

 

arrow:: Bom proveito...

 

2d1f4c04-375e-48d2-b1a5-a9e8815bfd82_zps  e6633098-34b1-480e-8fc4-ecfe924e628d_zps  d039f51b-76cb-40bd-8efd-795257e626f1_zps

Faz isso não Kid!!!!!!  :gorfei:  :gorfei:  :gorfei:  :gorfei:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kid...só de ver vc pescando meus olhos encheram de lágrimas...kkkkk.... :gorfei:  :gorfei:  :gorfei:

Pensei q vc não fizesse mais isso....(caraca, tirei o dia pra te sacanear...kkkk... - amigo, amigo, amigo...kkk)...

 

...mas é sério...fiquei muito feliz em vê-lo pescando novamente. Bom demais.

 

E estou te esperando pra SM.... ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...