Ir para conteúdo

Quebrou a ponteira da vara. E agora?


Posts Recomendados

Quebrou a ponteira da vara. E agora? Veja como consertar seu equipamento de forma simples e sem gastar muito

É uma das situações mais chatas que podem acontecer a qualquer pescador, assim como quando você está com sua estimada vara e percebe que o anel da ponteira saiu com o nó do líder ou, por algum descuido, quebrar o blank um pouco abaixo da ponteira. Muitos já encostam o equipamento e só arrumam quando voltam da pescaria.

Mas se o pescador está somente com dois conjuntos e acontece este imprevisto logo no primeiro dia de pescaria?

Fatalmente terá que pedir uma emprestada ao parceiro uma vara emprestada, isso se ele estiver com uma sobressalente. Para evitar este transtorno seguem algumas dicas para resolver este problema de imediato.

A primeira sugestão é ter um kit reparo com:

– 3 ponteiras, 6 x 2.0mm tubo, 6×2.2mm, 6×2.4mm. Se for possível uma com o tubo 3.0 mm (essa é para casos em que a vara venha quebrar entre os passadores)

-1 cola de ação rápida que pode se adquirida em qualquer papelaria ou super-mercado

– 1 alicate, que todo pescador tem em sua tralha

– 1 pedaço de lixa ou canivete que sirva para raspar com cuidado

– 1 isqueiro

 

Passo a Passo:

1º- Com o auxílio do isqueiro, esquente a parte do tubo da ponteira e puxe com o alicate.

Limpe o local, se houver necessidade, passe a lixa fina, coloque a cola e fixe a ponteira na posição. Antes de colar confira se ela está alinhada com o passador anterior, pois a cola rápida pode colar fora da posição. Vale lembrar que o correto é colar com resina bi-componente apropriada, mas isso seria difícil fazer em um barco.

 Se a vara quebrar abaixo da ponteira, fixe uma ponteira nova ou tente afinar delicadamente o local com a ajuda de uma lixa ou com canivete. Se você não tiver o kit reparo e use a mesma ponteira.

 

Fiz esse post em 2012 para a Revista Pesca & Cia.

1º- Com o auxílio do isqueiro, esquente a parte do tubo da ponteira e puxe com o alicate.

1a.jpg.bed144dafbca339ae3d735fd21c3f48d.jpg

 

 

 

3.jpg

 

Limpe o local, se houver necessidade, passe a lixa fina, coloque a cola e fixe a ponteira na posição. Antes de colar confira se ela está alinhada com o passador anterior, pois a cola rápida pode colar fora da posição. Vale lembrar que o correto é colar com resina bi-componente apropriada, mas isso seria difícil fazer em um barco

 

8.jpg

 

Se a vara quebrar abaixo da ponteira, fixe uma ponteira nova ou tente afinar delicadamente o local com a ajuda de uma lixa ou com canivete. Se você não tiver o kit reparo e use a mesma ponteira.

5.jpg

 

2.jpg

6.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom cara parabéns vai ser muito útil pra mim que sou leigo no assunto valeu

 

Lucas, são detalhes simples que ajudam muito na pescaria. Muitos pescadores nunca pensam que devem ter uns passadores (principalmente do começo da vara) e algumas medidas de ponteiras na tralha. O ideal é comprar os bem simples que dá para colocar a noite na pousada de boa.

 

abr.

 

Marcão

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lucas, são detalhes simples que ajudam muito na pescaria. Muitos pescadores nunca pensam que devem ter uns passadores (principalmente do começo da vara) e algumas medidas de ponteiras na tralha. O ideal é comprar os bem simples que dá para colocar a noite na pousada de boa.

 

abr.

 

Marcão

Isso mesmo Marcão eu mesmo sou novato no esporte dos mais principiantes kkkk e não tenho um passador na minha tralha, vou providenciar e já vou fazer em uma vara minha que esta encostada aqui em casa para ir treinando, as vezes uma coisa que e muito difícil pra nos com um pouco de ajuda se torna mais fácil obrigado mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

anol passado reformei todas as ponteiras de varas telescopicas que eu tinha (mas aquelas varas mesmo, nao de carretilha, aquelas boas pra pegar piau que vai a linha na ponta, mais simples).

 

O maior trabalho foi justamente tirar a ponta onde vai a linha antiga. deu muito trabalho, mas retirado, limpar bem, lixar, limpar de novo, retirar qualquer coisa e refazer a ponteira.

 

aconselho a fazer em dois, pq em um o servico fica bom mas fica feio que dói heheheh hoje tenho novas ponteiras (que aqui chamamos de cabresto) em varas antigas mas muito boas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcão, hoje já me foi útil, imagine as finas ponteiras das piaparas o que quebram ::tudo::  :amigo:

 

 

Quanto tempo meu  :amigo:  :amigo: , eu fiz esse post em 2012 se não me engano para a Revista Pesca & Cia. e navegando vi que não tinha no Fórum, eu particularmente acho bem interessante ter noção de como tirar e recolocar as ponteiras, as vezes recebemos varas de outros estados para simplesmente trocar uma ponteira.

 

Grande abraço  :amigo:

 

Marcão

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto tempo meu  :amigo:  :amigo: , eu fiz esse post em 2012 se não me engano para a Revista Pesca & Cia. e navegando vi que não tinha no Fórum, eu particularmente acho bem interessante ter noção de como tirar e recolocar as ponteiras, as vezes recebemos varas de outros estados para simplesmente trocar uma ponteira.

 

Grande abraço  :amigo:

 

Marcão

 

 

:amigo:  :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo uma cola instantanea pode ser boa ideia, mas as pessoas que personalizam vara costumam usar cola quente

 

vc corta um bastao da cola quente ate cabet no buraco da pontei depois esquenta e coloca

 

Amigo realmente eu não sei personalizar vara. Isso  que você esta falando é muito amador usar cola quente. Eu uso resina para colar a ponteiras das varas que Customizamos ( Varas Custom by Marco). Faço poucas varas, obrigado por me ensinar a colar ponteiras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Duvidas? Para comprar uma ponteira pela internet com deve medir? Pelo blank ou pela ponteira?

 

Olá Rafael, tire a ponteira quebrada e mede o blank com Paquímetro onde a ponteira vai entrar e também o anel de aro a aro e se quiser maior precisão o interno do anel também. Hoje com alguns modelos novos de passadores os anéis internos tiveram algumas alterações.

 

abr.

 

Marcão

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
  • 2 meses depois...
  • 10 meses depois...
  • 3 anos depois...

So fui ver esse topico hoje... 👏👏👏👏🙌🙌🙌👐👐👐

Interessante e simples de se trocar uma ponteira, já tive esse problema e já deixo a vara encostada,  outro problema que ja tive 2 vezes, e os passadores, de soltar o anel interno, e possível resolver esse problema também numa pescaria?

Deus não conta dias que passamos pescando!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...