Ir para conteúdo

Dúvidas - Varas p/carretilha (tucunaré) e varas pesadas


BetoLaureto

Posts Recomendados

Opa, beleza pessoal?

Então, continuo minhas pesquisas a fim de acertar na compra do meu equipamento de pesca. Viso a pesca em água doce (quase exclusivamente rio Araguaia e Tocantins) e, no momento, para a pesca de tucunaré tenho uma carretilha Daiwa Megaforce (abastecida com Power Pro 30lb) e uma vara Daiwa Strikeforce (6'6, 10-20lb). Estou procurando uma vara menor para este tipo de pesca, além de varas para pesca de peixe de couro, tanto para molinete quanto para carretilha. Segue as opções que achei mais favoráveis até o momento:

Varas para carretilha, pesca de tucunaré e cachorra (até R$ 250):

Althezza II 5'3 8-17lb R$ 120

Rapala Bronze 5'6 8-17lb R$ 129

Rapala Silver 5'3 8-17lb R$ 220

Fleming Ciber Tec III R$ 220

Pesca Brasil Impacto 5'6 10-20lb R$ 110 (pelas pesquisas que fiz, é que está com menor preço em relação a outras lojas)

Sumax Magnum (a desvantagem é que só tem em duas partes, pelo que eu saiba) R$ 220

Pesca pesada (pirarara, jaú, etc):

Millenium Maxforce PBH 181 40-60lb R$ 79

Millenium Maxforce PSBH 191 50-80lb R$ 129

Penn Power Stick 30-50lb R$ 187 (achei meio estranho o preço, para uma Penn...é a última unidade...não tenho intimidade com a montagem das varas, mas me pareceu que o black tava se soltando, então forcei e voltou para o lugar...não sei se isso é normal ou se está danificada, o que justificaria o preço...apesar da baixa libragem, foi a que me pareceu mais "parruda", além de ser leve).

Agradeço se puderem me dar uma força na escolha, assim como agradeço sugestões de outros equipamentos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beto, eu monto a Chronarch 51-MG na Impacto ou na Altheza I para pescar os tucunarés e cachorras do Araguaia. Não é preciso mais. Sugiro avaliar a vara Enzo, que considero a de melhor custo/benefício.

Para as douradas (apapás) com iscas vivas, eu utilizaria um equipamento mais forte, pois corre-se o raríssimo risco de entrar até um filhote, como aconteceu comigo.

Para os pintados e surubins-chicote (bargadas) não acho que a Amazon Tucuna seja demais, pois eles habitam o mesmo endereço das feras.

Para as pirararas eu apelo mesmo e uso um antigo tocão da Yamato com um BG-60.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah é, esqueci de citar a Enzo. Esta eu achei aqui em Campinas por R$ 240, 8-17lb, se não me engano. E a Daiwa Procaster estou ouvindo o pessoal falar bem também, mas não achei por aqui. Tava quase pra comprar a Ciber Tec III, por indicações do Kid M, mas essa Impacto me chamou a atenção pelo preço...a não ser que eu esteja fazendo algum engano (talvez outro modelo de Impacto mais barato, caso exista, algo assim), mas em todas as outras lojas que achei a Impacto ela tava em torno de R$ 160, no mínimo. E na Decatlhon R$ 110!

Como essa vai ser pra variar um pouco com a Daiwa que eu tenho, que é maior, e de imediato preciso de uma vara pesada já que estou sem nenhuma no momento, talvez eu opte pela mais barata (lê-se, abaixo de R$ 200..hehe), até porque daqui a alguns meses penso em pegar a Ciber Tec, quando tiver mais dinheiro, pois além de ter duas de backup às vezes meu pai vai comigo e pode pescar com uma delas. Sem contar a grana que ainda vou ter que queimar num tubo porta-varas e numa caixa para a tralha, já que o que tinha fica em Palmas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho a Altezza I e acho a varinha Show, muito leve e aguenta bem o tranco, tenho também a Procaster, que pra mim é a melhor custo beneficio, possui componentes Fuji e está na faixa do R$ 100,0, é uma vara que tenho certeza que não se arrependerá de comprar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beto, é difícil chegar e falar. Compra essa Vara uqe é a melhor, porque para ums pode ser boa e para outros não. Já que você está na dúvida entre a Enzo ea Cibertec. Sugiro que você vá até a loja de pesca com a sua carretilha, coloque-a na vara e peça para o Vendedor para vc testar o arremesso da mesma com um peso. Assim você irá escolher a que você gostar mais. Literalmente!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode fazer ainda mais: coloca a carretilha na vara e veja o equilíbio (peso centralizado) da seguinte maneira....coloca a vara em cima do dedo indicador, um pouco na frente da carretilha, e veja se ela (a vara) fica equilibrada. O correto é ela ficar na horizontal, aí sim, o conjunto está equilibrado. Pode parecer frescura mas esse equilíbrio faz uma grande diferença durante os arremessos.

Se a vara pender prá frente ela é pesada para a carretilha. Se pender para trás, a carretilha está pesada para a vara. O correto é ficar na horizontal..palavra do Nakamura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Voce tem que decidir quanto quer gastar, pois está comparando varas com preço bem diferentes, a Enzo eu considero uma vara muito boa, só que ela é o dobro do preço de uma Althezza.

Então, como coloquei anteriormente, essa de "baixo" custo (até uns R$ 130) vou pegar por agora e até o fim do ano pretendo pegar uma mais top (nessa faixa de R$ 200), por isso já estou aproveitando para consultar ambas smile::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beto,

Já superei essa fase do "depois"...

Tô gastando "um dinheiro" só, e ficando ( desde já ) com algo mais "definitivo"...

Cada qual faz como pode ( ou quer ), mas essa sensação de "depois" é complicada...

Recomendo um esforço maior, e algo que possa usar ( e aproveitar ) por mais tempo...

Não falo nem de "marca / modelo", e sim da real relação custo x benefício...

Boa sorte com suas escolhas ! wink

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beto,

Já superei essa fase do "depois"...

Tô gastando "um dinheiro" só, e ficando ( desde já ) com algo mais "definitivo"...

Cada qual faz como pode ( ou quer ), mas essa sensação de "depois" é complicada...

Recomendo um esforço maior, e algo que possa usar ( e aproveitar ) por mais tempo...

Não falo nem de "marca / modelo", e sim da real relação custo x benefício...

Boa sorte com suas escolhas ! wink

Então Kid M, o negócio é que vou comprar duas mesmo, pois meu pai também vai usar quando for pescar comigo e, como não dá para bancar duas Enzo ou Ciber Tec, vai uma mais baratinha e outra mais top...hehe...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu compraria com esses (250 conto) duas procaster, uma 5.3 de 17 lbs e uma 6.0 de 25 lbs, dessa maneira você ficaria com 3 varas pau pra toda obra, até porque se voce quiser usar uma isca pesadona, uma varinha de 17 lbs não é a mais indicada, sem falar que se você pegar uma cachorrona na corredeira com uma varinha de 17 lbs, vai suar pra xuxu meu amigo hehehe, isso sem falar nos trairões, uma vara de 25 lbs estaria de bom tamanho pra essas situações.

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Pessoal, agradeço a todos pelas dicas!

Mudei um pouco meus planos e resolvi comprar uma um pouco mais resistente, para as cachorras e algo desse porte que cair no anzol e comprarrei uma de 14 ou 17lb, para tucunarés. Optei pela Daiwa Procaster 12-25lb 5'6. Paguei R$ 135 (pelas pesquisas que fiz acho que o preço foi até abaixo da média). Agi meio que de impulso, pelo medo de que aumentasse logo o preço devido à alta do dólar!

Quanto à vara de libragem menor, acho que no momento não vou mais pegar duas, como eu pensava anteriormente (uma mais "barata" e outra mais cara). Mas minha mão coçou com uma Althezza 17lb, que tava R$ 100. Comprarei somente uma que dê conta do recado por um bom tempo. Penso seriamente na Enzo, por ser levíssima e todo mundo falar tão bem dela (nunca pesquei com uma). Outro fator que me animou em comprar uma Enzo é que a média de preço que econtrei ela é R$ 230. Vim visitar minha namorada, em Alfenas, e, de bobeira numa loja de pescaria, achei uma Enzo: R$ 175 a vista! Vi umas Intergreen por lá, entre elas a Onix, mas achei um pouco pesada...no entanto, ouço muita coisa boa sobre esta vara também! Agora a dúvida se resume entre Intergreen Onix (R$ 150, a vista) e Albatroz Enzo...hehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...