Ir para conteúdo

Tiro esportivo


Astra-Taranis

Posts Recomendados

Inicialmente: se os moderadores desejarem assim retirar este tópico, compreendo perfeitamente.

 

Se há uma assunto tradicionalmente e internacionalmente muito ligado a pesca é o tiro esportivo (na realidade a caça, porém a caça é proibida no país, mas o tiro esportivo não, então vamos tratar do tiro esportivo que é muito amplo e divertido!).

 

O tiro esportivo pode ser de várias modalidades, desde as armas de pressão ou carabinas de pressão até armas de fogo, essas últimas também não proibidas no país, só burramente dificultadas o acesso.

 

Eu fui praticante de tiro de ar ou de pressão, o famoso chumbinho.

 

Mas pera lá, muita coisa mudou daquela arminha de chumbinho que você tinha com 4 anos para as armas de hoje, por exemplo o salto é tão grande que hoje facilmente você compra uma arma capaz de abater um porco (que tem uma carne e ossatura bastante grossas e densas) até 30 metros de distancia.

 

Os calibres cresceram do antigo 4.5 (e ainda usado), para o 5.5 (ou se preferir .22 igual das armas de fogo 22!) e recentemente chegaram ao Brasil as 6.0mm ainda maior. Mas lá fora encontramos acima de 9mm.

 

A saber: os snipers de primeira, treinam exaustivamente em carabinas de ar para depois treinarem em armas de fogo, pois quem atira bem de ar atira muito melhor de fogo, o inverso não ocorre sempre.

 

Carabinas de ar são muito legais, há uma enorme variedade de armas e usos, desde o tiro ao alvo, em papel, com campeonatos, até o famoso plicking ou se preferir, tira a lata.

 

Cada um tem sua dificuldade e diversao, alem de armas específicas para tal.

 

Ao contrário do que se pensa, quem pratica o tiro esportivo o faz em clubes de tiro, locais extremamente familiares, é comum ver familias inteiras curtindo o tiro de forma altamente segura e muito divertida, onde impera a sensatez , serenidade, atenção extrema, técnica e respeito a regras.

 

Se houver interesse e espaço para tal no forum, podemos discutir o assunto, trocar idéias, experiencias e inseri-los nesse mundo absolutamente mágico.

 

A começar por mim, estou há alguns anos sem atirar, mas me tornei um atirador quando morava em SP, e precisava de uma fuga, algo que me tirasse do ar, fizesse ter um momento comigo mesmo, meus sentimentos, respiração, ao mesmo tempo que desligasse do mundo.

 

Sempre gostei de ciclismo levei minha bike pra SP, mas foi impossível andar lá com ela, estava pirando com o stress e sempre gostei de coisas minuciosas, que me fizesse focar em algo e espairecer. O que é muito estranho já que sou quase hiperativo, agitado, nao paro quieto, mas adoro pescaria e fuçar em eletronica justamente por precisar do oposto disso tudo.

 

Bom, pesquisando aqui e ali, cheguei ao tiro, resolvi ir ver como funciona e na época de apaixonei, pelas técnicas de respiração, mira, tiro, pega, o que se pretende no tiro etc.

 

Foi muito bom e me ajudou muito num momento que pescar era impossível ehehhe 

 

Com o tempo tive que parar com o tiro, mudei de cidade, fui para apto, etc... Mas ainda gosto muito...

 

iai alguem se interessa?

 

Reinterando: caça ou abate de animais, sejam eles quais forem (inclusive ratos e pombas) é considerado crime. O tiro a ar e armas a ar não são controlados pelo exército, sendo liberado sua compra e transporte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Astra, muito interessante este seu tópico,

Realmente o tiro esportivo e talvez a própria caça está muitas vezes ligada aos aficionados pela pesca, é sem sombra de dúvida uma atividade apaixonante, onde concentração e técnica se misturam.

Eu também fui atirador por um bom tempo, mas pela falta de um local adequado para treinar, estou mais pescando do que atirando...

Abs.

Carlos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Astra,

 

Sem problemas esse tema !

 

Pessoalmente já cacei muito (pena-aves) no passado, antes de ser considerado ilegal !

Entendo que o esporte desenvolvido em stand de tiro é algo absolutamente coerente com a civilidade !

Divirto-me (leia no tempo de verbo passado) com tiro ao voo, e principalmente o trabalho realizado pelo cachorro atrás da presa !

Assim como peixe não é o essencial numa pescaria, nem sempre abater a caça resulta no êxito do programa !

Importante mesmo é estar sempre em contato com a natureza observando seus detalhes e respeitando seus ciclos !

Também advogo que os principais conservacionistas são aqueles que conscientemente praticam seus esportes, respeitando as épocas de reprodução e recria ! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que bom que houveram idéias interessadas. Vou tentar aos poucos ir add informação ao fórum ok?

 

Uma coisa importante que se diga sobre a caça (não estou fazendo apologia por que sinceramente, não tenho vontade de caçar) é que a caça LEGAL é muito benéfica ao país e a flora e a fauna.

 

A caça legalizada trás muito mais que doláres e euros ao país, ela traz melhorias de preservação, visto que o abate ilegal irá diminuir (alguém aqui duvida que se caça em TODOS os estados brasileiros? Alguém tem a insana idéia de que por ser proibida a caça não é realizada? Pois bem, ela é sim, indiscriminada, sem controle, nem preservação, muitas vezes usando os barcos de pesca da Amazonia que estamos habituados a ver excursões de pescadores, hoteis de luxo onde se pagam muito bem para os empregados te levar ao melhor lugar, picotar e levar a carne sem problema algum, inclusive no estado de SP, basta andar em qualquer matinha perto de cidades que você vai ver cápsulas e ouvir tiros facilmente). 

 

A caça legalizada tira de poucos um ganho e que fomenta o crime organizado para trazer a tona uma industria bem estruturada e com amplas melhorias ao meio ambiente, basta verificar na África que onde há caça legalizada está MUITO melhor que onde é proibida.

 

Dito isso, sejamos muito sinceros, há diferença no abate de uma barata, mosquito para com um rato ou pomba? E quando falamos de animais mais bonitinhos? Até que alguém me prove o contrário, enfiar um chinelo com toda força numa barata é o mesmo que enfiar uma bala numa onça. São ambos animais, ambos cria de Deus. Portanto, se abater barata, pomba, rato, mosquito, onça dá no mesmo. 

 

Particularmente, adoro matar baratas e mosquitos com todos os meios possíveis, mas fico com remorso ao assistir cenas de caças . Não sei explicar o por que, visto que ambos são animais e não merecem. Logo é bom colocar nossa visão e preconceito sob a mesma balança. Como eu disse anteriormente, não pretendo abater animal algum.

 

Isso é importante estar claro, pois invariavelmente iremos falar das armas, e elas são sempre "medidas" pela sua força, que calculamos em JOULES ou mais comumente em MPS (metros por segundo) ou internacionalmente em FPS (pés por segundo).

 

Como essas medidas nunca tem um fim, uma forma de você entender é saber o quão podemos ter o STOP POWER, ou poder de parada: capacidade do projétil paralisar o alvo (poder de abate mesmo...).

 

Veja, que mesmo não desejando caçar ou abater ou exterminar pragas, invariavelmente, mesmo que falemos de potencia, mps, joules, no fundo o que você vai definir o que é bom para voce ou não é o STOP POWER.

 

Pq?

 

Pq o joules pode ser medido, e todos queremos mais joules força.

A velocidade pode ser medida e todos queremos mais força.

O stop power não pode ser medidos mas pode ser mais importante que ambos acima. Por que?

 

Vejamos temos vários tipos de calibres, entre os mais comum 4.5 (.177) e o 5.5 (.22).

 

Em armas iguais (mesmo modelo), de diferentes calibres sempre teremos

4.5 = maior velocidade, menor joule (ou força)

5.5 = menor velocidade, maior força.

 

Para quem vai brincar de tiro ao alvo, no papel, campeonato, pouco importa a força que o projétil perfura, importa basicamente que o tiro tenha uma trajetória no ar (todo tiro forma uma parábola no ar até o projétil sofrer tao atrito que começa a cair para o chão formando a parabola) consistente, ou seja, que o tiro saia do cano da arma e perfure o papel da melhor forma possível e o mais próximo possível do alvo central (vale aqui falar sobre agrupamento que são vários tiros tentados no mesmo alvo, quanto menor a distancia deles, melhor o agrupamento, mais pontos voce recebe mais preciso vc e a arma são).

 

Resumindo o tiro ao papel: quanto menor o agrupamento, melhor for o furo no papel, melhor é para voce.

 

Isso nao impede de vc atirar com 5.5 no papel, eu mesmo não gosto nem um pouco do 4.5, entào vou logo pro 5.5.

 

Mas inegavelmente o 4.5 para o tiro do papel é melhor em termos de campeonatos, em termos práticos, vai do gosto de cada um.

 

Muitas vezes o 5.5 rasga o papel pela sua força muito maior e também maior área de contato.

 

Entretanto, se vc gosta de plicking ou  tiro a lata, usar o 4.5 é na minha opinião literalmente broxante, pois normalmente o seu alvo é apenas perfurado devido a velocidade do projétil e área menor de contato, ele transpassa latas, etc. Quase não há movimento. Já um tiro com 5.5 arregaça a latinha, faz ela voar longe, tem aquele barulho maior, enfim é um tesão muito maior.

 

Explodir latas de spray (coloca-se uma chama por perto), latas de cerveja, frutas, eletronicos é muito gostoso para tirar o stress, ainda que infantil.

 

Voltando a caça, entender isso é muito importante, para quem for abater por exemplo um rato ou pombo com uma arma de pressão, deve-se ter em mente que um tiro de 4.5 pode-se apenas perfurar o animal e nao abate-lo, deixando sofrer por muito tempo com o corpo rasgado, muitas vezes o animal vai morrer muito longe de onde levou o tiro e isso pode ser extremamente macabro já que você não ve o resultado e não pode aliviar o sofrimento, em outras vezes o animal morre no local ou até mesmo não morre.

 

J;á um tiro de 5.5 certamente vai transpassar o animal pequeno, mas vai fazer isso com tal poder de parada que não haverá sofrimento posterior.

 

Em animais maiores, devido a ossatura e carne um tiro de 4.5 pode sim machucar e muito, mas dificilmente irá mata-lo.

 

Veja que o STOP POWER não pode ser medido, ele varia muito, mas é importante para você saber com o que está lidando. Especialmente para saber que tipo de arma voce vai comprar e para quem vai entregar.

 

Iniciantes cometem erros bobos facilmente, crianças não medem muito bem os riscos, portanto, é muitas vezes interessante conhecer o stop power da sua arma.

 

OK, até aqui foi uma introdução massante e chata da coisa, mas acho importante falarmos disso para entender melhor o assunto. Espero daqui em diante não precisar ficar explicando se vai matar uma paca, anta, sei lá o que, até por que não sei, nem pretendo descobrir, mas obviamente com o tempo você vai entendendo do assunto e vai sacando o que pode conseguir ou não.

 

-------------------------------------------------------------

Vamos falar do que interessa então?

 

- Poxa Astra (deveria ter colocado um nome real não um nickname como em outros foruns ehehe), fui na loja e fiquei perdido, senti um asno comendo pipoca e vendo noticiario economico. O que eu compro?

- Amiguinho, vamos entender um pouco sobre armas de pressão?

 

Já vimos sobre calibres mais usuais (4.5, 5.5 e 6.0) . Falaremos novamente sobre eles depois, afinal tudo gira em torno deles. Vamos falar nos tipos de armas.

 

Há MUITAS formas de voce dividir as armas, mas basicamente para efeito de divisão de aguas, vamos dividir em dois tipos:

a) springers ou molas

b) PCP ou a gás

 

Armas springers ou de mola, são as mais conhecidas, ou seja, vc empurra uma alavanca que comprime uma mola que está atrás de um pistão que fica dentro de uma camara fechada (apenas tem um furinho que vai sair o ar pro cano) e nesse pistão vai uma bucha de PU ou couro, quando vc empurra o gatilho vc libera a mola que empurra tudo isso com muita força e rapidez que então vai comprimir o ar dentro dessa camara e que automaticamente vai sair pelo furo que empurra o chumbinho cano a fora...

 

Basicamente não tem segredo algum, é algo bastante simples até, praticamente uma seringa gigante que ao invés de ser empurrada com o seu dedo é empurrada por uma mola. A ação mecanica disso tudo faz o chumbinho ser cuspido por fora da arma.

 

Hoje em dia, trocamos a MOLA por um sistema chamado GAS RAM, que basicamente é um amortecedor muito parecido com aquele do porta malas do teu carro só que menor, que ao ser comprimido faz o papel da mola quando vc aciona o gatilho, vc libera o mesmo que empurra tudo igual uma mola. A vantagem dele sobre a mola é sua constancia nos tiros, maior controle da arma por não ficar chacoalhando e rebatendo como uma mola por todos os cantos e ainda não perder eficácia com o tempo, isso tudo gera um tiro mais preciso. 

 

Armas PCP ou de gás comprimido, são totalmente diferentes, são normalmente muito mais fortes e precisas que as springers, basicamente é um cilindro de ar comprimido a altíssimas pressões que está ligado ao cano da arma, ao acionar o gatilho uma quantidade de ar é expelida e então empurra o projétil. São armas também bem mais pesadas afinal todo esse mecanismo e seguranca de ar comprimido pesam bastante. Essas armas precisam de acessorios, por exemplo o cilindro de ar para recarrega-la, basicamente um extintor de incendio com oxigenio ou outro gas dentro para voce recarregar o cilindro da arma e atirar.

 

Veja não existem arma MELHOR ou pior, existe opções. Com ambas você pode fazer o mesmo, inclusive ter precisão absurda com ambas, mas obviamente vai ter vantagens e desvantagens. Não posso citar todas mas por cima podemos dizer:

 

Springers:

vantagens: mais leve, mais baratas, não precisa de um cilindro pesado de ar junto com voce para onde quiser ir, basta empurrar uma alavanca e está carregada, mais simples, mais confiável, facil de arrumar, ótima para treinamento etc..

desvantagens: o controle da arma é muito pior, tiro mais dificil (por isso os snipers treinam com elas, para terem controle de tiro), precisão menor, não pode ficar engatilhada muito tempo que quebra a mola, algumas armas podem te machucar o ombro rapidinho com a ação de carregamento e coice do tiro, etc

 

PCPs:

vantagens: maior precisao, mais potencia, tiros a longa distancia muito mais fáceis, possibilidade de algumas armas terem tiros sequenciais (semi automatico, tipo um revolver nao tipo metralhadora ehehe), beleza, tecnologia, nenhum coice, maior controle da arma etc..

desvantagens: custo absurdo, necessidade de um cilindro pesado e caro, custo de manutencao altissimo, peso alto etc...

 

Eu ASTRA, não entendo quase nada de PCPs, portanto, não me perguntem muito ehhehe Na realidade acho que as springers são muito mais legais, elas tem a essencia do tiro, nunca me interessei pelas PCPs embora de forma genérica seja muito melhores que as springers. Tem coisa que o melhor nem sempre é o melhor (HEIN?!) heheheh

 

por eqto é só pessoal !! gostaram? eu continuo, tem muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuiiiiiiiiiiiiitaaaa coisa para falar...Mas será menos massante e mais prático. Se curtiram eu continuo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu e meu irmão praticamos. danca:: E ao contrário do Astra, gostamos MUITO mais de PCPs, rs. Somos ex-atiradores de springers (armas de pressão que utilizam molas para gerar pressão e impulsionar o chumbinho) e já tivemos várias, mas depois que conhecemos as PCPs, dificilmente vc volta a se contentar com as springers. Atualmente tenho uma Air Force Condor (regulada) e meu irmão uma Hatsan AT-44 regulada (ambas no calibre 5.5 ou .22) e digo para quem não conhece. A precisão delas é absurda para uma arma de ar. alegre::  Com chumbo bom (os tchecos JSB Exact) e com uma boa mira telescópica, tiros até 100m chegam a ser até fáceis em alvos iguais maiores que uma latinha de cerveja. Parece até conversa de pescador, mas a precisão delas é fenomenal. A evolução das armas de pressão deixa qualquer ex-atirador de armas de fogo ou chumbinho boquiaberto e com aquela cara: "como pode uma arminha de chumbinho fazer isso". Mas como disse, para ter precisão acima dos 50m, as PCPs são as mais indicadas e a manutenção não é tão cara assim. Os chumbos tchecos (JSBs) ou alemães (H&N) é que são bem mais caros, rs. Mas como todo pescador que possui equipamentos bons sabe, precisão custa caro. ::tudo::

Dois vídeos da minha condor em ação:

https://youtu.be/xygd96EcXVs

https://youtu.be/PiKXYfnvSgc  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Astra, muito interessante este seu tópico,

Realmente o tiro esportivo e talvez a própria caça está muitas vezes ligada aos aficionados pela pesca, é sem sombra de dúvida uma atividade apaixonante, onde concentração e técnica se misturam.

Eu também fui atirador por um bom tempo, mas pela falta de um local adequado para treinar, estou mais pescando do que atirando...

Abs.

Carlos

Carlos que bom que temos mais um atirador, tb ando longe do tiro, mas gosto muito dele! Vamos trocando informacoes! 

 

 

Astra!

Gosto muito do tiro com carabina de pressao, quero muito comprar uma e praticar, só não sei qual, rs..

Vamos aprofundar esse tema sim.

Abraço.

 

Thiago, então acompanhe o topico, eu vou tentar primeiro falar um pouco mais sobre o tiro, tipos de arma, tipos de visada, conceitos, etc, depois eu vou entrar na parte de armas, modelos, necessidades etc. Acho que assim pelo menos com os conceitos colocados, fica mais fácil de falar dos modelos de armas (que é bem mais divertido) , senão no meio do caminho terei que explicar muita coisa aí fica perdido em um monte de páginas soltas...  Fique ligado!

 

Eu e meu irmão praticamos. danca:: E ao contrário do Astra, gostamos MUITO mais de PCPs, rs. Somos ex-atiradores de springers (armas de pressão que utilizam molas para gerar pressão e impulsionar o chumbinho) e já tivemos várias, mas depois que conhecemos as PCPs, dificilmente vc volta a se contentar com as springers. Atualmente tenho uma Air Force Condor (regulada) e meu irmão uma Hatsan AT-44 regulada (ambas no calibre 5.5 ou .22) e digo para quem não conhece. A precisão delas é absurda para uma arma de ar. alegre::  Com chumbo bom (os tchecos JSB Exact) e com uma boa mira telescópica, tiros até 100m chegam a ser até fáceis em alvos iguais maiores que uma latinha de cerveja. Parece até conversa de pescador, mas a precisão delas é fenomenal. A evolução das armas de pressão deixa qualquer ex-atirador de armas de fogo ou chumbinho boquiaberto e com aquela cara: "como pode uma arminha de chumbinho fazer isso". Mas como disse, para ter precisão acima dos 50m, as PCPs são as mais indicadas e a manutenção não é tão cara assim. Os chumbos tchecos (JSBs) ou alemães (H&N) é que são bem mais caros, rs. Mas como todo pescador que possui equipamentos bons sabe, precisão custa caro. ::tudo::

Dois vídeos da minha condor em ação:

https://youtu.be/xygd96EcXVs

https://youtu.be/PiKXYfnvSgc 

 

Sum que legal ! Mais um atirador e uma visão diferente! Só acho que não podemos generalizar, sem duvida comparar uma Condor ou Talon com uma CBC é covardia pura a começar pelo visual matador das Condors, entretanto, temos que ter um pouco de calma ao afirmar que as springers são muito inferiores não é verdade, uma Diana 350 é mais potente e MUITO mais precisa que a Condor, falo isso por experiencia própria. Comparar por exemplo diana, tx200 vc precisa obrigatoriamente subir MUITO o nivel da PCP pra chegar ao nível dessas springers. 

 

As Condors tem sim uma boa mecanica, tecnologia, mas é uma pcp média, e deveria ser comparada a no maximo uma Gamo hunter, etc.

 

No passado eu fiz uma tabela com diversos tipos de armas, medindo potencia, precisao, constancia, preco, custo beneficio etc, pena que eu perdi, testei muito a condor e a talon.

 

desconheco completamente a hatsan pcp, conheco as hatsan springers 150 e 80, sao armas turcas, muito potente mas tb com alguns problemas serios de qualidade e constancia. sabemos que a hatsan utiliza nas springers de um conceito antigo para antigir potencia, alta potencia com um pistao pesadissimo, com isso consegue-se muita potencia mas uma arma dificilima de domar e mais ainda desconfortavel. repito em armas SPRINGERS, desconheco as PCPs hatsan. Mas nao vejo a hatsan produzindo alta qualidade.

 

Por isso eu separei as armas em springers e PCPs, acho que comparar uma com a outra é bobagem, do mesmo jeito que nao é pq uma ecosport tenha 4x4 podemos comparar com um jeep 4x4, mesmo ambos chegando no sitio, tem uma longa diferenca entre eles.

 

Particularmente, eu, gosto de tiro sem apoio, mira aberta e tiros a longa distancia. Atirar até 100 metros assim eu conseguia exito acima de 95% com minha gamo hunter 440 modelo antigo, mas obviamente precisa de muito treino pra isso. a essa distancia voce mal enxerga o alvo (no caso latinhas, garrafas pet etc). Acertar tampinhas até 40 metros é tranquilo.

 

Veja é uma questão de gosto e adaptação, eu sempre quis atirar com luneta, tentei muitas vezes mas nao consegui me adaptar, era nitido que o tiro de mira aberta (sem luneta) eram muito melhores NO MEU CASO... Não posso dizer que luneta é ruim, ao contrário é um baita acessório, só que eu prefiro sem.

 

Uma hora eu volto a tentar usar lunetas.

 

mas para mim o tiro sempre foi um desafio, um prazer, quanto mais dificil e mais técnica envolvida mais interessante era, talvez por isso as PCPs nunca me atrairam tanto, afinal é quase como brincar de video game. Um video gamo bastante legal ehehhe.

 

Me ajuda ai a colocar informação de técnica, conceitos etc. Ai a gente entra na parte de modelos, muito mais prático e tátil !

 

Grande abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou tentar falar sobre vários temas e portanto vou seguir essa idéia abaixo, se quiserem perguntar coisas, sugerir temas, fiquem a vontade. Desde já digo que não há uma conclusão final, como podem perceber, tudo é uma questão de gosto/necessidade, bolso, idéia e técnica. Longe de mim saber tudo, nem pretendo ser, só estou dando pano pra manga, o fórum não é de tiro, existem fóruns para tal, a idéia aqui é dar uma mãozinha para ajudar o pessoal ok?

 

Um pouquinho sobre o mundo do tiro: 

 

1) tunagens:

2) tipos de visada:

3) chumbos (tipos, pesos, necessidades)

4) acessórios

5) armas magnum vs alta potencia vs media vs baixa potencias

6) armas olímpicas

7) técnicas de tiros (como melhorar)

8) segurança e esporte familiar

9) custo

10) pqp que cara chato, dá pra falar das armas e dos alvos??? ehhehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tive problemas com a postagem das fotos para elucidar o topico, entao estou colocando os links apenas... se alguém puder ajudar, fique a vontade


 


387d9533-2266-4116-8f23-91bc6a0247a5_zps


 


 


Um pouquinho sobre o mundo do tiro: 


 


1) tunagens:


 


absolutamente nada te impede de retirar uma arma  da caixa e começar a atirar, aliás, faça isso! Com o tempo você irá notar que a imensa maioria das armas (pressão, fogo e eletronicas) necessitam de tunagens/regulagens/afinamento/refinamento/melhorias. Isso não é necessariamente um demérito (embora pareca) , mas sim uma característica do mundo do tiro. Algumas fábricas são mais refinadas ou se preferirem, impõe ao seus produtos uma característica mais suave, outras parte do princípio que é impossível criar um sistema generalista.


O mundo da tunagem é altamente personalizavel e pessoal, há tantas formas de melhorar uma arma que é impossível citar ao menos 10% delas.


As mais usuais são :


a) regulagem do gatilho, que pode ter mais leve, mais pesado, com 1 ou 2 estágios, mais curto ou mais longo, e inclusive diferente entre as armas, por exemplo eu numa arma tenho um gatilho 2 estágios (o primeiro vc empurra leve e profundamente até então chegar ao disparo da arma quando ele dá uma leve enrigecida e então dispara) e na outra tem um gatilho tipo "relou deitou" ou seja, colocou o dedo já era e com o mínimo de peso necessário para não disparar sozinha.


b) troca ou mudança da coronha (que é aquela parte de plastico ou madeira que vc segura)


c) troca de mira (para tipos mais claros, escuros, fechados, abertos)


d) colocação de muzzle (um acrescimo na ponta do cano com o intuito de diminuir o ruido da arma, um supressor)


e) polimento da camara, coloca-se dentro da mesma uma lixa  e faz o polimento da mesma ate brilhar o metal, para tirar imperfeicoes, deixar mais liso e vedado, isso gera maior controle da arma, melhor precisao, mais potencia.


f) retirada de possíveis folgas no conjunto: aumenta a precisao da arma


g) troca de cano por um melhor: maior precisão


h) troca de mola, gas ram, regulagem: melhora do desempenho geral da arma


i) lubrificacao correta: essa uma das mais baratas e faceis de fazer, faz uma diferenca brutal em todo desempenho da arma.


Enfim, há centenas de formas de tunar. Inclusive nas PCPs é bastante comum a regulagem/tunagem.


 


Ë um importante dizer que: uma arma ruim tunada pode melhorar muuuiiitooo mas nunca vai ficar uma arma boa. Vale o resultado o tesao de mexer, aprender, diferenciar. Uma arma boa sempre pode melhorar. Uma arma otima, pode ter um brilho especial. Uma arma excepcional provavelmente não precisará de tunagem, mas certamente voce vai querer fazer ehhehe


 


A tunagem diferente dos carros, agrega valor a arma, mesmo usada, uma arma tunada por bons armeiros ou otimas peças pode faze-la dobrar de preço mesmo sendo usada!


 


Importante lembrar que nem sempre se busca mais potencia, muitas vezes se busca  o contrario, por exemplo vc j;a tem uma arma boa/otima e quer competir baixa-se a potencia para gerar ainda mais precisão e constancia (muita potencia pode causa instabilidade por n motivos).


 


arrow:: Coronha modificada:


5dc2b973-20c2-41b1-8709-6c4daa250b7a_zps


 


 


 


arrow:: Coronha e muzzle:


 ccce8c8a-cf27-457f-a008-f0ac98e32725_zps


 


 


arrow:: Sistema de gatilho:


85288f8a-22cc-4e67-b07f-e28167d17d9e_zps


 


 


arrow:: Mola e Gás Ram


5fdf9d1a-f257-4147-9717-bc9dc2571f84_zps


 


 


arrow:: Agrupamento:


2b8dc415-0ffd-420c-a0af-4dc1bbff0325_zps


 


 


2) tipos de visada:


mais um ítem que não tem conclusão final, a visada (ato de mirar o alvo) eheheheh


a visada pode ser a gosto do fregues, muitos miram logo abaixo do alvo e regulam a arma pra atirar logo acima, assim podem ver o alvo com precisão, na minha opinião é a visada mais inteligente.


Outros (como eu ehhehe) não conseguem esse feito da ótica e precisam mirar exatamente no alvo  e regular a arma para atingir o alvo mirado. é um jeito comum mostrado em filmes, onde o ponto do alvo bate igual o alvo, o problema é que isso pode causar imprecisão, afinal vc TAMPA o alvo , embora eu use esse método reconheço que claramente não é o ideal.


A visada deve ser feita com AMBOS os olhos abertos, pois quando voce fecha um olho, causa distorcao no foco pretendido frente ao realizado. Portanto, esqueça os filmes e faça o correto, rapidamente se acostuma e percebe-se uma constancia muito maior nos tiros (agrupamento melhor).


é importante saber que todo chumbo fará uma parabola no ar, portanto, é necessário conhecer a arma individualmente, pois cada uma vai ter diferença em relação a outra, isso se fará importnate para que o atirador possa fazer uma compensação no tiro, ou seja, colocar mais pra cima ou pra baixo a visada, frente a distancia do alvo. 


O mesmo ocorre frente ao vento, se ventar mais ou menos que quando a regulagem da arma foi feita, precisa haver a compensação. 


Isso ocorre com o tempo e a habilidade de cada atirador e é uma das coisas mais difícieis de se conseguir e regular.


É importante também dizer que cada olho tem uma visada diferente, portanto, se quer sacanear os amigos, regule muito bem sua arma e entregue para eles, não é por que ele está mirando corretamente que o alvo será atingido, pois a arma foi regulada para voce. Portanto, entender isso é essencial para começar a entender de técnica de tiros, agrupamentos, regulagens e atingir o alvo ehehhe .Da pra ganhar uns trocados com essa sacanagem...


A visada na luneta ou telescopica é totalmente diferente, a diferenca entre uma visada e outra é absolutamente proxima, portanto, vc pode pegar a arma do seu amigo e acertar perfeitamente o alvo com uma precisão muito próxima da dele.


Há centenas de tipos de DOT ou aquelas marcaçoes da luneta, vai de gosto do atirador, nao existe melhor ou pior.


Ha tambem tipos de viras eletronicas, por exemplo os RED ou GREEN dot, que sao tipo mira laser, entre outros tipos... Nao vou me aprofundar por que alem de pouco utilizado é assunto pra mais de 3 topicos...


 


4ed3c647-9cb8-4004-aa65-1eb5b3a7bf3d_zps


 


1fa1f2c5-4f5b-467f-97bb-66bc7735f3f8_zps


 


 


79fb69ca-2dc7-4a39-830d-01148c32f55c_zps


 


 


 


 


 


3) chumbos (tipos, pesos, necessidades)


 


Vou ser sincero: há mais tipos de chumbos que tipos de etnias no mundo ehehhe a grande maioria deles é marketing. Mas algumas coisas são importantes de serem ditas.


Armas de altissima potencia e magnum precisam obrigatoriamente de chumbos mais pesados, obviamente um chumbo mais pesado diminui a velocidade do mesmo, mas causa uma trajetoria muito mais fiel, alem de nao se desprenderem dentro do proprio cano. Chumbos muito leves tem a tendencia de ao serem cuspidos pelo cano saiam em trajetória conturbada muitas vezes rolando no próprio eixo. Num tiro de 10 metros isso nao é percebido, mas num tiro de 25 metros eh brutal a diferenca, cada um vai prum lado diferente.


Portanto, não é por que fulano usa um chumbo e adora que voce vai usar e vai adorar. Tambem nao adianta comprar um chumbo carissimo e pesado pra toda arma, armas de media potencia pra baixo nao se dao bem com chumbos pesados.


armas tambem tem vida, algumas gostam de chumbos baratos outras de chumbos caros, tudo depende do cano e de como ele foi fabricado, do dia, da noite, do humor do fabricante, se o time dele ganhou ou perdeu... 


Chumbos variam muito, mesmo numa mesma fabrica e lote, de ano pro outro. Tem latinhas que vc parece q tem mal de parkinson, tem outras que parece um sniper americano eehhe


Ha muita lenda/mito no mercado, do tipo que precisa lavar, lubrificar, etc chumbo por chumbo que isso gera mais isso e aquilo. Sinceramente, já lavei e lubrifiquei muito chumbo por ai, rezei, benzi etc... No final das contas, valeu de nada... mas sempre haverá quem vai afirmar o contrário.


Sobre as formas de chumbos, existem milhões dela, mas é necessário dizer que chumbos que contenham aço ou outros metais que nao seja somente chumbo irão rapidamente destruir o cano de suas armas, chumbos esféricos e tipo bala de arma de fogo, só podem ser usados em armas com cano liso .


Há tantas formas de chumbos que prometem tanto que não vou entrar no mérito, convem um topico só para eles.


 


7355a3fb-7a68-4765-b564-419b85ad63ee_zps


 


c57e7e67-462a-47e9-9983-f5020fc44b31_zps


 


0577594a-4b53-4927-9bf2-2a0f39faa467_zps


 


 


 


 


 


4) acessórios


5) armas magnum vs alta potencia vs media vs baixa potencias


6) armas olímpicas


7) técnicas de tiros (como melhorar)


8) segurança e esporte familiar


9) custo


10) pqp que cara chato, dá pra falar das armas e dos alvos??? ehhehehe


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sum!

Essas Air Force e Hatsan são tops hein!

Quase cai da cadeira quando vi o preço delas.

Abraço.

Sim Thiago, elas são muito caras, mas existem armas MUITO mais caras (Daystates AirWolf, as FX Boss etc que podem chegar aos R$15mil suici:: ). Mas eu e meu irmão compramos usadas em foruns por um preço bem mais baixo e elas reguladas, se tornam-se muito precisas. ::tudo::   

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Astra, louvável a sua iniciativa de mostrar aos amigos o fantástico mundo das armas de ar, mas infelizmente, discordo de algumas coisas. Uma springer, mesmo as de ponta, APANHAM de uma PCP média, no geral. Explico:

Uma springer de ponta (como uma AA TX200), faz meia polegada a 50m se bem regulada e tunada, original também não faz. Mas faz isso com uma potência ínfima, pois atira com o cal. 177 e sua energia é baixa (em torno dos 12ft/lbs na boca). Se atirar com calibre .22, a queda do chumbo já é muito acentuada e dificulta o tiro.

Uma PCP média, como uma condor ou hatsan At-44 reguladas, fazem a mesma meia polegada, mas atirando um chumbo .22 de 16 ou 18 grains a 900....1000FPS. Chega nos 50m com muita energia e como sua trajetória é muito mais tensa (plana), vc precisa corrigir muito menos, facilitando o tiro (vc zera a mira para uma determinada distância e ainda acerta a distâncias mais variadas). As PCPs são fanásticas por isso: aliam precisão e potência, coisa que as springers não conseguem. Uma PCP média faz meia polegada a 50m atirando com 30....35ft/lbs ainda. alegre::  

Quanto a comparação com a Diana 350 Magnum, vc esta equivocado: Uma Diana/RWS chega a uns 25ft/lbs no máx em calibre .22, como as Hatsan 125, Webley Patriot e outras magnuns entre as springers. Uma Condor ou Sumatra 500, no calibre .22 chegam a 65ft/lbs, ou seja, mais que o dobro das springers mais potentes do mercado.

Resumindo: Uma springer de ponta custa o mesmo de uma PCP média. As springers magnuns JAMAIS terão a precisão de uma PCP devido ao mecanismo de propulsão e perdem também em potência. Já uma sringer de precisão, tem precisão semelhante, mas potência MUITO menor. Para quem quer dar tiros acima de 50m e acertar com facilidade, não existe nada melhor que uma PCP média. Na minha opinião, a Hatsan AT-44 é o melhor custo benefício disparado do mercado: Fácil tunagem e muito precisa. Ganha até da Condor, que original tem muita potência, mas precisão deficiente. Só regulada para ficar boa pois seu spred original é péssimo...

Pesquisem na NET...  seila::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comparar uma springer com uma PCP é como comparar um carro supersport de rua (um Veyron, Aventador etc) com um F1. Não tem como. O Veyron pode até ter velocidade final superior e arrancar junto, mas jamais baterá um F1 num circuito. Ele não faz curvas e nem freia como um F1...Não tem equilíbrio, pesa quase 2ton etc. A mecânica, engenharia etc são muito diferentes.

As springers tem o recuo, o pistão esquenta após alguns tiros (o que muda o ponto de impacto ou POI da arma etc). Vejam a pontuação nos campeonatos de benchrest. A internet ta aí e mostra a diferença, basta pesquisar. Passei muito tempo pesquisando antes de comprar, já tive e ainda tenho springers e volto a repetir: uma springer de ponta não consegue aliar precisão e potencia juntos, como uma PCP média o faz com grande maestria.  danca::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sum, eu respeito sua predileção pelas PCPs, como eu disse, se formos generalizar, as PCPs sao melhores que as springers.

 

Em forma geral.

 

Mas vamos limpar um pouco seu texto?

 

Primeiro nao jogue uma sumatra no mesmo nivel de uma condor. a condor é linda. Tem um cano licensiado excelente. Não tem precisão de uma Air Arms S510 , nem a porrada insana de uma sumatra (que chega proxima ao um tiro de 22 de fogo, mas tem uma precisão SOFRIVEL - sim eu já atirei com uma sumatra e digo: dane-se a imprecisão dela é delicioso destruir coisas com uma sumatra!). A condor é uma arma deliciosa, na minha opiniao o visual arrematador e a leveza dela se destacam, mas o cano dela é embora seja um cano  Lothar Walther, sua melhor resposta fica entre 900  e 920 fps, ou seja, abaixo de uma diana 350, acima desse valor ele vibra muito e perde-se um pouco da rpecisão (e não sou eu quem digo, procure pelos reviews do capelo no site da http://www.pyramydair.com/).

 

Eu, pessoalmente, testei por 20 dias uma diana ,uma condor, minha hunter 440 , uma fenix, e uma s510  fiz todos os testes possíveis e impossíveis, e em todas a diana 350 foi superior (exceto no peso claro!) frente a condor, inclusive em potencia, infelizmente não tenho mais a tabela comparativa, mas medimos em 2 cronógrafos com 5 chumbos diferentes.

 

Sem a valvula reguladora, ela atira sem constancia alguma em relacao a força exercida, em 20 tiros vc terá 20 potencias diferentes, quando se usa o regulador de pressão isso diminui bastante, ficando numa faixa quase igual, mas em contrapartida, perde potencia, normalmente fica proximo dos 850 fps.

 

Isso nao significa DEMERITO pra arma, NAO mesmo ! É uma caracteristica de quase todas PCPs. Mas quando vc pega uma Airarms s510 é nítido a diferenca de acabamento, precisao, equilibrio, etc. (embora eu ache uma bigorna... é na minha opiniao uma arma PCP pra impor respeito, e detalhe, ela é vendida sendo mais fraca que uma springer como a diana... agora poe as duas uma do lado da outra e vc vai ver como a s510 é superior)

 

No mundo das carabinas de ar, precisa ter muito cuidado ao cravar que essa é melhor ou mais potente que outra, primeiro pelo chumbo que faz muita diferenca na hora de medir potencia e precisao, segundo pq os fabricantes sao mentirosos ao extremo na hora de divulgar os dados. Inclusive em modelos absolutamente iguais em mecanica eles mudam a potencia divulgada. 

 

Se vc medir com um gamo e com um rifle a diferenca é brutal de velocidade. Usar um Norica que é muito leve vai te trazer muita velocidade mas tb vai perder essa velocidade muito rapidamente, nesse caso compensa usar um HSB ou jim que vai sair mais lento porem vai atingir o alvo com muito mais stop power. 

 

Veja, tudo isso para explicar que precisao e potencia e stop power sao assuntos intimamente ligados mas de nada servem quando se usa o equipo errado para cada arma. Alem do que, vale da tecnica do atirador.

 

Quando eu atirava copiando outros atiradores era mediano, quando tive o aprendizado com um instrutor, descobri um novo mundo pela frente (nao estou dizendo que vc atira errado, longe disso, só dizendo que sabendo lidar com a arma, muita coisa muda!).

 

Te afirmo por experiencia propria, a condor nao tem a mesma precisao nem tao pouco a mesma potencia que uma diana 350/460, isso se ela estiver regulada, se estiver standard terá mais potencia mas sem constancia alguma.

 

Não se engane, comparar uma CBC, rossi, AR, com uma PCP é covardia, mas em termos de potencia e precisão muitas springers chegam sim a bater algumas PCPs.

 

A trajetoria, ou parabola do chumbo depende da potencia e precisao da arma, nao se ela eh de fogo ou springer ou PCP, saiu do cano meu amigo, vale a fisica, e a fisica é sempre igual para todos e tudo, portanto, se saiu ali com qualidade e força, independe se cuspido por ar comprimido ou por mola.

 

OBVIAMENTE, DOMAR ou seja, saber tirar o máximo do equipamento é MUITO mais dificil numa springer que numa PCP, nesse caso, um atirador destreinado ou sem as tecnicas corretas, vai achar a springer uma porcaria, afinal a PCP nao tem recuo, nao tem vibracao, nao tem coice, nao tem um monte de detalhes que uma springer tem.

 

Infelizmente não tenho videos para provar, mas eu atiro numa tampinha sobre uma garrafa pet com uma COMETA 220 5.5 que tem aproximadamente 170mps e acerto sem dificuldade alguma, com mira ABERTA e em pé sem apoio. Acerto com minha hunter 440 5.5 uma lata nas mesmas condiçoes ha 100 metros tranquilamente.

 

Obviamente sao armas (bem) mais fracas que uma PCP ou uma arma magnum, mas isso prova que o que conta é o atirador e a qualidade do tiro aliado a qualidade da arma, nao o tipo de propulsão dela.

 

O decaimento do projétil haverá SEMPRE, esteja vc usando uma Barret .50 ou uma rossi, lidar com isso é a graça do tiro, achar que uma arma é melhor que a outra por que ha 50 metros decai mais ou menos é menosprezar o atirador e mais ainda a fisica.

 

Vale a pena ler o review: http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://thebestairrifle.com/rws-22-350-magnum-air-rifle/&prev=search (ja deixei traduzido para facilitar).

 

Novamente, nao existe tipo MELHOR ou pior, existe o que é melhor ou pior para voce, mas nao podemos comparar coisas diferentes...

 

Nao vejo nexo em comparar uma PCP com uma springer, se bem que estamos fazendo isso ehhehe Nao existe mais de 20 marcas que conseguem criar uma springer magnum de qualidade. Ao mesmo tempo que uma PCP consegue ser magnum com facilidade. Porem essas 20 springers sao realmente boas, tem que testar pra ver e acreditar.

 

Tem a questao do custo beneficio, imagina vc sair com um cilindro de ar nas costas para atirar numa fazenda com 10 amigos. em 40 minutos todos voltarao cansados, com uma springer, basta levar uma latinha de chumbo ehehhe passa a tarde sem problema. Ja na questao preco nao da pra comparar! Vejam os precos nos states (aqui no Brasil nao existe logica, nem vou me dar o trabalho de procurar!)

 

Cometa Fenix 400 US$ 280 (que e uma baita arma, na realidade, é uma diana com nome diferente!)

Diana 350 US$ 430

Condor US$ 760 (quase o dobro!)

Sumatra US$ 670

S510 US$ 1.650

 

Dizer toda springer APANHA de uma PCP, nao é verdade. Mas pode ser na grande maioria dos casos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Curtindo e muito, só estou imaginando quanto custa essa brincadeira!!! Abs. Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

rafael, ha pra todos os bolsos, gostos e necessidades.

 

Uma carabina começa em 400 +- e vai como o SUM disse, bem acima dos 15 mil, tudo depende do que vc quer, como vc quer e o que vai atirar.

 

tem lata de 10 reais, tem lata de chumbo de 200 reais... eu tenho uma pequena colecao de chumbos, tem chumbos que só vieram por colecionadores para o BR e custariam bem mais que esses 200 pra me desfazer ehhehe

 

logo logo eu chego nos modelos de armas, precos, tipos, necessidades etc... acomapnha o topico!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Astra, como eu já comentei anteriormente. Seus posts são muito bons, mas não sei com qual cronógrafo vc atirou ou se as Dianas que vc usou estavam com efeito diesel. Mas é incomparável a potência de uma Condor ou Sumatra (ambas tem potência semelhante originais) com o de uma Springer, mesmo magnuns. Como vc mesmo sabe, as velocidades informadas pelo fabricante são irreais, ou testadas com chumbos levíssimos. Qualquer Condor no calibre .22 dá entre 60 a 65ft/lbs de potência. Ou seja, mais da metade de uma .22LR de fogo. As springers magnum, não conseguem chegar nem em 30ft/lbs, não importando o chumbo. Existem N relatos, testes e reviews na internet a respeito. Claro que uma S410 é mais arma que uma Condor, mas ela custa o dobro também, rs.

Sobre o custo benefício, claro que varia. Tenho uma Cometa Fenix e uma CBC F22, ambas springers. É claro que para brincar, fazer um plinking descompromissado elas são super práticas. Mas para quem quer tiros de precisão acima dos 50m, indico sem sombra de dúvidas uma PCP média (AT-44 p. ex) à uma springer top. As PCPs fazem agrupamentos abaixo dos 5cm a 100m (apoiado, com chumbo JSB Exact e boa luneta) com relativa frequência enquanto springers passam de 10cm com a mesma frequência, rs.

Para tirarmos as dúvidas, podemos marcar de atirar juntos. Vc tem lugar aí? Ou vc pode vir aqui para Tupã, temos inúmeros lugares para atirar aqui. Atiramos juntos. Vc traz as suas armas e tiramos as dúvidas e fazemos testes de potência. A minha Condor esta regulada (estrangulada, rs) e DUVIDO uma springer atirar com mais potência que ela. Podemos até filmar se vc achar necessário. Se eu tirar o regulador, ela dá 1180FPS com chumbo de 18grains.

Não vou mais discutir isso aqui, mas quem quiser saber a respeito é só pesquisar.

Dicas minhas para resumir quem procura comprar uma arma de pressão (ou ar):

1- É melhor acertar com pouca potência do que errar com uma potência de um Barret .50. Erro é sempre erro. Entre potência e precisão, principalmente para a 1 arma, procure sempre precisão.

2- As velocidades informadas são sempre "fantasiosas" na prática e são sempre abaixo do informado pelo fabricante. Para se medir a potência, procure saber quantos joules ou ft/lbs a arma alcança, pois aí eles não podem "mentir", já que para se medir assim é necessário o peso do projétil.  

3- Armas de mola (springers) magnuns são difíceis para armar, são super pesadas e compridas. E geralmente, possuem uma precisão ruim. *Com exceção de armas tops que custam o mesmo de uma PCP média (lá vamos de novo, kkkk).

4- Armas de mola de cano fixo, apesar de mais pesadas, apresentam melhor precisão.

5- Gatilho bom é fundamental para um tiro preciso. Por isso, escolha marcas que tenham o gatilho regulável e funcional.

6- Para tiros a curtas e médias distâncias, as armas de mola "acompanham" as PCPs. Mas para tiros a longa distância e brincar de Marksman (ou Sniper, como muitos conhecem) é melhor uma PCP.

7- Chumbo razoável, tem muitos. Mas chumbo bom mesmo, só JSB (tcheco), HN (alemães), Crosman Premier/Webley Accupel (americanos) ou os chineses Qiang Yuan (último campeão olímpico, rs). *Geralmente é a arma quem escolhe o chumbo que ela gosta mais, mas em 95% dos casos essas marcam premium serão o chumbo escolhido pela sua arma.  

8- Chumbos para papel a 10m => cabeça chata (marcam melhor o papel e como a distância é curta, não precisam ter boa balística). 

Chumbos de precisão acima de 25m => Cabeça arredondada. Possuem o melhor coeficiente balístico (sofrem menos turbulência e perdem menos energia durante a trajetória). *Interessante: armas 4.5 tendem a variar muito de gostos, sendo os melhores no geral na minha opinião: JSB Exact, HN Barracuda, Crosman Premier e HN Field Target Trophy. Já no 5.5, os JSB Exact e Exact Heavy domina facilmente mais de 80% o mercado de tiros de precisão na minha opinião.

9- Mesmo para tiros no campo, prefira os chumbos mais precisos. Não adianta vc comprar um chumbo que explode, dilacera, esmaga, perfura etc, se ele NÃO acerta! Tiro precisa acertar. Por isso, compre menos esses chumbos estilo "hunting" e compre mais chumbos que acertam (JSB exact etc). A diferença entre um chumbo e outro é brutal e vai fazer toda a diferença entre acertar seu alvo ou vc voltar frustrado para casa. Teste chumbos e compre o de melhor custo benefício, prezando sempre a precisão.

10- Assim como pescar, atirar depende de treino e é um excelente esporte. Mas como no Brasil ele ainda é um esporte marginalizado (esqueceram do Guilherme Paraense e os "nobres" deputados não praticam... mau:: ), qualquer "coisinha" é motivo para eles fazerem um escândalo. Portanto: pratiquem com responsabilidade. Não deem mais motivos para esses caná...rios seila::  tentar tirar mais um dos nossos queridos esportes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também to acompanhando... não entendo nada, mas gosto do assunto e pretendo um dia ter as minhas ! A teoria é legal... mas estou esperando aquela parte em que alguém diz qual o melhor custo benefício hoje pra quem está começando.... hehehehe !!!!

Thiago, chegaremos lá! mas pra chegar ao melhor custo benefício que se espera vc precisa antes dizer qual será seu uso, frequencia, $$ disponível, pretensão etc. Pra isso, e mais um pouco conhecer a teoria é necessário (nao totalmente ehehhe afinal 99% do povo sai comprando pra depois ir procurar informacao, mas tb 90% se arrepende da primeira compra ..)

 

Pq nao responde essas perguntas primeiro pra gente? Ai a gente direciona...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...