Ir para conteúdo

Tiro esportivo


Astra-Taranis

Posts Recomendados

Fala Astra ! Bom dia !

Sei que chegaremos nessa parte logo.... tá interessante o tópico, a teoria é importante sim ! Ter um brinquedo desses está na minha lista de desejos para o futuro, espero que não muito distante.

Enquanto isso vamos aprendendo a teoria... atirei muito pouco até hoje, sempre com a dos amigos. Uma CBC Nitro e uma Gamo (não sei o modelo).

 

Quero ter mais do que uma... uma a mola pra eu começar... depois quero ter uma PCP também ! Quem sabe uma coleção com o tempo.

 

Isso é igual a motor de popa, tenho um 25, pode ter certeza que um dia vou ter um 5, um 15, o 25, 40 e o 60. Se vou usar não sei, mas quero ter. Tem gente que sonha em ter uma ferrari, sonho em ter meus motores. Gosto é assim...

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Astra, como eu já comentei anteriormente. Seus posts são muito bons, (obrigado, você também está ajudando muito, ter alguém com conhecimento e visão difernete só ajuda) mas não sei com qual cronógrafo vc atirou (chrony) ou se as Dianas que vc usou estavam com efeito diesel (vai por mim, dentro de um clube de tiro como São Caetano, onde tínhamos vários competidores, armeiros, testando dezenas de armas por meses, não seria um erro infantil como efeito diesel que iria dar erros, primeiramente que qualquer atirador lá já vai munido de arma muito bem lubrificada e sem efeito diesel, segundo que em sua grande maioria eramos experientes - por exemplo quem participava na época eram grandes armeiros como SID criador do GR nacional, alias minha cometa 220 foi a primeira cometa com GR nacional, Nico, sem contar o nelson da alterama, como atiradores tínhamos campeões estaduais e instrutores de tiros com cursos no exterior - nao me lembro mais o nome de todos, mas vivíamos comentando dos cursos que eles davam no exterior) . Ademais, quando se tem efeito diesel, não se tem precisão, você sabe bem disso, portanto, somente por isso toda questão de precisão estaria absolutamente comprometida. Enfim, acho que ficou claro que o nível de atiradores e testes foi altíssimo... Mas é incomparável a potência de uma Condor ou Sumatra (ambas tem potência semelhante originais) com o de uma Springer, mesmo magnuns. Como vc mesmo sabe, as velocidades informadas pelo fabricante são irreais, ou testadas com chumbos levíssimos. Qualquer Condor no calibre .22 dá entre 60 a 65ft/lbs de potência. Ou seja, mais da metade de uma .22LR de fogo. As springers magnum, não conseguem chegar nem em 30ft/lbs, não importando o chumbo. Existem N relatos, testes e reviews na internet a respeito. Claro que uma S410 é mais arma que uma Condor, mas ela custa o dobro também, rs.

Sobre o custo benefício, claro que varia. Tenho uma Cometa Fenix e uma CBC F22, ambas springers.

Não dá pra colocar no mesmo nível uma simples CBC e uma Cometa Fenix, a começar que a fenix nada mais é que uma antiga diana, mesmo projeto, mesma mecanica, mesma fabrica, quando a RWS importava sob sua licença e quem fabricava era a cometa, quando o contrato acabou,  a cometa renomeou e colocou no mercado. Excetuando pelo gatilho um pouco duro, a fenix está no nível das melhores springers de altissima potencia (nao é magnum)

É claro que para brincar, fazer um plinking descompromissado elas são super práticas. Mas para quem quer tiros de precisão acima dos 50m, indico sem sombra de dúvidas uma PCP média (AT-44 p. ex) à uma springer top. As PCPs fazem agrupamentos abaixo dos 5cm a 100m (apoiado, com chumbo JSB Exact e boa luneta) com relativa frequência enquanto springers passam de 10cm com a mesma frequência, rs.

Misturou de novo ... Nao podemos colocar no mesmo patamar uma PCP magnum com uma alta potencia springer, obviamente o resultado sera diferente, mas é possível SIM conseguir resultados espetaculares mesmo com uma Gamo Hunter, que é só alta potencia, eu cansei de fazer isso alias vc pode ver isso nesse video:

 

Fica claro a potencia que é atingido os alvos ha 100 metros com a mesma arma que a minha, que  tem velocidade medida de 216 mps por mim mesmo. Nessa época em 2007 nao haviam JSB enre ojutros, usavamos chumbo gamo ou rifle e tinhamos que nos contentar com isso e só... 

Te reafirmo, treine, arrume uma arma boa e vai atirar, vc vai fazer milagres com uma arma de 215 mps pra cima. Agora AGRUPAMENTOS a essa distancia a menos que vc seja um extraterrestre, vai precisar de uma luneta, pois o olho humano não enxerga o alvo definido a essa distancia, isso nao quer dizer que nao consiga acertar. Agrupamentos vc vai conseguir se tiver luneta, tenha uma hunter ou uma s510.

 

Obviamente as gamo atuais estão inferiores as gamos antigas (como a minha), mas entre uma fenix e uma gamo , fico com a fenix, como vc tem a fenix (se quiser trocar ehehhe), basta treinar e ver que consegue.

Esse video que postei, usaram luneta e tiro apoiado, eu faco ou fazia, como eu já disse, estou ha anos sem atirar devidamente, com mira aberta e em pé sem apoio.

 

 

Para tirarmos as dúvidas, podemos marcar de atirar juntos. Vc tem lugar aí? Ou vc pode vir aqui para Tupã, temos inúmeros lugares para atirar aqui. Atiramos juntos. Vc traz as suas armas e tiramos as dúvidas e fazemos testes de potência. A minha Condor esta regulada (estrangulada, rs) e DUVIDO uma springer atirar com mais potência que ela. Podemos até filmar se vc achar necessário. Se eu tirar o regulador, ela dá 1180FPS com chumbo de 18grains.

 

Olha que eu vou hein!! Não vou perder a chance de atirar com uma condor, já disse lá em cima, adoro essas armas, não contei, mas uma vez apareceram uns policiais no clube de tiro e tinha uma talon (irma da condor) lá, inclusive eu estava atirando com ela, quando eles viram, ia me dar voz de prisão pois acharam que era arma de fogo proibida, foi hilário os caras exaltados e eu nem me tocando o por que...

Não vou mais discutir isso aqui, mas quem quiser saber a respeito é só pesquisar.

Dicas minhas para resumir quem procura comprar uma arma de pressão (ou ar):

1- É melhor acertar com pouca potência do que errar com uma potência de um Barret .50. Erro é sempre erro. Entre potência e precisão, principalmente para a 1 arma, procure sempre precisão.

2- As velocidades informadas são sempre "fantasiosas" na prática e são sempre abaixo do informado pelo fabricante. Para se medir a potência, procure saber quantos joules ou ft/lbs a arma alcança, pois aí eles não podem "mentir", já que para se medir assim é necessário o peso do projétil.  

3- Armas de mola (springers) magnuns são difíceis para armar, são super pesadas e compridas. E geralmente, possuem uma precisão ruim. *Com exceção de armas tops que custam o mesmo de uma PCP média (lá vamos de novo, kkkk).

Concordo em partes, uma diana por exemplo custa metade da condor nos states (aqui no Brasil nao há lógica nos preços), realmente não é leve, nem curtinha, mas não é ruim nem um trambolho, mas nao é dificil de armar, pra ser sincero, fica entre a hunter e a fenix (mais pesada que a hunter, mais leve que a fenix). Mas a grande maioria das magnum realmente sao como vc explicou. Já sobre a precisão vamos pular ...

 

4- Armas de mola de cano fixo, apesar de mais pesadas, apresentam melhor precisão.

Em linhas gerais sim, as basculantes normalmente apresentam uma leve folga que ocm o tempo causa instabilidade, como ali é dificil de diminuir a folga, a maioria perde um pouco de precisão e não arrumam, um armeiro de qualidade resolve isso e coloca ambas em pé de igualdade. Na minha hunter não fiz modificacao alguma nesse local e fizemos o teste com uma CFX , ambas tiveram resultado absolutamente iguais em diametro de agrupamentos. Mas isso é uma exceção , se o dono foi desleixado ou não souber dessa folga, vai dar imprecisão MESMO. Seja ela de baixa ou alta potencia.

 

5- Gatilho bom é fundamental para um tiro preciso. Por isso, escolha marcas que tenham o gatilho regulável e funcional.

Ou troque o gatilho como fiz com a minha hunter ou mande aliviar o gatilho em um armeiro como fiz com a cometa. Gatilho se arruma.

 

6- Para tiros a curtas e médias distâncias, as armas de mola "acompanham" as PCPs. Mas para tiros a longa distância e brincar de Marksman (ou Sniper, como muitos conhecem) é melhor uma PCP.

7- Chumbo razoável, tem muitos. Mas chumbo bom mesmo, só JSB (tcheco), HN (alemães), Crosman Premier/Webley Accupel (americanos) ou os chineses Qiang Yuan (último campeão olímpico, rs). *Geralmente é a arma quem escolhe o chumbo que ela gosta mais, mas em 95% dos casos essas marcam premium serão o chumbo escolhido pela sua arma.  

concondor que a arma que escolhe seu alimento, sem discussão, mas nem sempre os chumbos mais pesados sao os melhores, especialmente para armas nao magnum, nessas armas, esses chumbos sao apenas mais caros, a diferenca de agrupamento ate 25 metros é despresível mesmo usando alvos olimpicos, Para distancias maiores, o peso deles exige compensaçào maior do atirador.

 

8- Chumbos para papel a 10m => cabeça chata (marcam melhor o papel e como a distância é curta, não precisam ter boa balística). 

Chumbos de precisão acima de 25m => Cabeça arredondada. Possuem o melhor coeficiente balístico (sofrem menos turbulência e perdem menos energia durante a trajetória). *Interessante: armas 4.5 tendem a variar muito de gostos, sendo os melhores no geral na minha opinião: JSB Exact, HN Barracuda, Crosman Premier e HN Field Target Trophy. Já no 5.5, os JSB Exact e Exact Heavy domina facilmente mais de 80% o mercado de tiros de precisão na minha opinião.

concordo, qdo se coloca qualidade, aumenta a precisao, nao tem o que discutir, ainda mais em armas magnum que só podem utilizar chumbos pesados sob pena de estragar, mas armas de alta potencia como fenix, hunter, e outras, aceitam chumbos menos nobres sem problema com precisão. por isso a maioria ainda sonha com magnum mas compra mesmo alta potencia ehehhe

9- Mesmo para tiros no campo, prefira os chumbos mais precisos. Não adianta vc comprar um chumbo que explode, dilacera, esmaga, perfura etc, se ele NÃO acerta! Tiro precisa acertar. Por isso, compre menos esses chumbos estilo "hunting" e compre mais chumbos que acertam (JSB exact etc). A diferença entre um chumbo e outro é brutal e vai fazer toda a diferença entre acertar seu alvo ou vc voltar frustrado para casa. Teste chumbos e compre o de melhor custo benefício, prezando sempre a precisão.

10- Assim como pescar, atirar depende de treino e é um excelente esporte. Mas como no Brasil ele ainda é um esporte marginalizado (esqueceram do Guilherme Paraense e os "nobres" deputados não praticam... mau:: ), qualquer "coisinha" é motivo para eles fazerem um escândalo. Portanto: pratiquem com responsabilidade. Não deem mais motivos para esses caná...rios seila::  tentar tirar mais um dos nossos queridos esportes.

isso é verdade, o tiro no mundo inteiro é um esporte nobre ( e caro), mas aqui na republica das bananas, tudo que é bom é marginalizado. Vou entrar nesse merito nos proximos post, quando irei expliquei o que é um clube de tiro, pq eh considerado um esporte altamente familiar, calmo e relaxante e nao como muitos pensam um lugar de mercenarios comedores de carniça que batem na mae prontos para matar animaizinhos indefesos e destruir a vida de velhinhas.... tiro é muito diferente disso, ao contrario de futebol onde só se ve brigas, mortes nos estadios, em clube de tiro se ve familia, churrascos, uniao e confraternização.

 

respondido em vermelho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

(pessoal tenham um pouquinho de paciencia, para responder tanto um post ou criar outro está muito difícil, sou papai novo e um simples post de poucas linhas é uma epopéia, o post do SUM por exemplo demorei 3 horas pra escrever, senta, levanta, pega fralda, limpa aqui, faz leite, vpolta, senta, levanta.... a paciencia vai ao limite e as vezes pode ficar desconexo... )

 

Continuando a linha mestre dos posts:

 

4) acessórios

Não vou dizer que esse ponto terá uma conclusão hehehe, há tantos acessórios, maluquices, gambiarras, DIY que é impossível falar de 1% deles, mas alguns são quase unanimes, mesmo quem não os tem em algum momento já usou, brincou , comprou e vendeu ou já pesquisou... 

 

Luneta e mount : ou mira telescópica e suporte, toda luneta precisa de um mount ou suporte para ser afixada na arma, tem N tipos, tanto de mount quanto luneta, a funcao basica deles é dar a possibilidade do atirador ter uma mira perfeita inclusive a grandes distancias. Sinceramente, só há vantagens em atirar com luneta, diferente de mira aberta (como eu uso), a luneta não exige posicionamento perfeito da arma também elimina diferencas de visada para quem está deitado, sentado, ajoelhado, apoiado ou em pé. Voce pode comprar uma luneta com diversas capacidade de aproximação e tipos de dot, a unica desvantagem que eu vejo nelas é o peso que se é acrescentado. PAra usar uma arma por horas sem apoio fica realmente cansativo. Pq então eu não uso? Pq eu nao me acostumei com elas, talvez seja falta de uma experiencia maior, mas as vezes que usei nao me adaptei. Mas é algo particular, se puderem comprar, facam sem medo, na pior das hipoteses tera um brinquedo bem legal em casa pra brincar de vouyer hehehe. Uma arma indomável ou ruim, como as CBCs por exemplo, vai arrebentar a sua luneta em pouco tempo, isso nao tem ligação direta com a potencia da arma, por exemplo uma gamo hunter 440 (mais potente que a cbc), nao arrebenta luneta, portanto, conhecer sua arma é uma boa antes de gastar milhoes numa luneta.

-luneta-sniper-3-9x40mm-c-luz-interna-co

luneta%20scope%20cod%20ti%202412.jpg

DSC09203.JPGB001TH9ZFE-1a.jpg

Mil_Dot_diagram_2x.gif

O mount ou suporte é algo delicado, há muios no mercado, maioria deles é ruim e com os tiros saem do lugar e portanto, tira a mira da luneta.

Tem o red dot (alguns sao verdes) um red dot (foto ao lado) é um auxílio para pequenas distâncias, entre 10 e 20 metros, afinal, estes instrumentos óticos não aumentam a precisão da arma, apenas auxiliam o atirador. Em armas com uma precisão maior em distâncias maiores, esta ferramenta ótica também é útil. No red dot, você precisa fazer a visada dentro da objetiva, onde aparecerá um pontinho vermelho. A visada fica muito fácil, sendo que o aparelho de alça e massa de mira é dispensado e somente o ajuste de um único ponto deve ser feito. Já vi alguns comentários em que pessoas falam que o red dot é muito utilizado à noite. Nesta caso, cuidado para não confundir red dot com mira laser. A mira laser, no Brasil, é um artefato de uso exclusivo militar. Neste caso, você realmente tem um laser, muito parecido com uma caneta utilizada em palestras, onde o pontinho é colocado diretamente no alvo, dispensando as lentes, e realmente é muito útil no escuro. Diferentemente do laser, um red dot necessita de uma boa iluminação, uma vez que a visada será realizada com o auxílio da objetiva. Você até pode atirar ao anoitecer ou em ambientes com pouca luz, mas se você não enxerga o alvo a olho nu, não conseguirá mirar com o auxílio de um red dot, e numa situação de escuridão total, o red dot de nada servirá. Não confunda, red dot é diferente de mira laser. Ao final do artigo você poderá conferir um vídeo com uma explicação muito simples sobre o red dot.. ainda se usa muito o red dot ligado diretamente ao gatilho para treinamento, onde o atirador ao disparar o gatilha tem uma TV que fica filmando onde esta o alvo e portanto te permite ver onde atirou sem necessidade de usar chumbos, engatilhar arma, etc... Para quem vai treinar 10 horas por dia é uma boa !

image_005-15.jpg

Alça e massas de miras: são aquelas coisinhas que vc usa pra mirar, há diversas formas, tipos, cores, etc. Vai do gosto do atirador.

Al%C3%A7a+e+Massa+de+Mira+em+arma+de+fog

Tripé: como o nome diz, é um tripé que vai no cano , é utilizado para quem gosta de tiros apoiados, sua função é criar um ponto de apoio semi fixo para o atirador, aumenta a precisão. Muitos usam como fim estético também (fica bem legal) mas acrescenta peso.

1361984390_4.jpg

Sandbags e outros bags e apoios: mesma coisa acima, só são sacos de areia ou arroz para dar apoio , existem também atiradores que preferem não tocar na arma, usam uma especie de coxim para tocar a arma, basicamente um pedaco de borracha que o cara segura e entao apoia a arma sobre ele, isso é usado para nao transmitir vibrações do ser humano a arma, como batida do coração ou leves tremidas, em pessoas muito baixas ou muito altas, tb se usa para conseguir um equilibrio maior entre a altura da arma com o ponto de apoio do atirador (joelho, chao, etc)

 

 

EVA do chumbo: nao sei como chamam hehehe mas é basicamente uma placa de EVA colocada na coronha espetada de chumbos, ajuda nao ter que carregar uma latinha e ficar procurando chumbo, fica mais a mao.

SDC121011.jpg

ombreira/soleira/cantoneira: muitos atiradores usam uma ombreira na arma diferente, seja pra dar mais conforto, maciez, diminuir o coice, ou apenas regular a altura da arma. Fica no final da coronha e normalmente é de madeira ou emborrachada.

CIMG9065.JPGCIMG1687.JPG

 

5) armas magnum vs alta potencia vs media vs baixa potencias

6) armas olímpicas

7) técnicas de tiros (como melhorar)

8) segurança e esporte familiar

9) custo

10) pqp que cara chato, dá pra falar das armas e dos alvos??? ehhehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5) armas magnum vs alta potencia vs media vs baixa potencias


Acho que já deu para ter uma idéia do que seja pelo que já conversamos, mas vamos deixar claro:


Carabinas de competição não olimpicas (campeonatos normais), usa-se carabinas de baixa ou média potencia, entre as preferidas pode-se dizer que são as cometa 220 e as Slavias (CZ, sao carabinas tchecas), normalmente os campeonatos exigem mira aberta e armas springers pela sua obvia dificuldade de tiros ser maior que na pcp, qdo se aceitam pcps, sao feitos sub divisoes especialmente para elas.


Cometa 220 : grd_cometa%20220%20ok.jpg


 


Slavia:Slavia_631_LUX.png


 


Baixa potencia: normalmente voltada para criancas, esportistas ou iniciantes, sao armas para atirar ate 15 metros, depois disso sua potencia prejudica o tiro, não é indicada para o plincking a longa distancia , sua baixa potencia ajuda muito na precisão, ainda mais numa carabina de alta qualidade, vai te propiciar muita precisão. Nao raramente atinge uma carta ou folha de perfil para provar sua precisão (embora isso seja possivel ate mesmo com uma magnum). Hoje o marketing quase matou essas armas, como o preço delas de fabricação é quase o mesmo de outras armas, acaba que o fabricante pra vende-la tem que dar desconto, senao o consumidor quer obviamente potencia.


Média potencia: com o advento das altas potencias, esse tipo de arma ficou num limbo entre a precisão que os competidores querem e a alta potencia que vende. Sem mais pra explicar.


 


Armas de baixa/media potencia raramente dao manutencao, quebram, etc, só mesmo por tempo de servico, o que é natural. Sao normalmente muito leves o que ajuda no treinamento o dia inteiro, de tamanho reduzido e normalmente quem compra acaba se apaixonando e nao se desfaz mesmo que nao use (meu caso ehhehe)


 


 


Alta potencia: armas onde se encontra a grande graça do mercado, pois não são armas magnum, que requerem chumbos carissimos e pesados, mas trazem muita alegria e um stop power de responsabilidade. Capazes de abater pragas e animais médios, sao leves em relacao as magnuns e faceis de lidar. Atualmente possuem uma precisão acima do espero, por isso muitas vezes sao usadas nos campeonatos com modificacoes inclusive para baixar sua potencia e ajudar o atirador. diria que 75% das armas estao nesse mundo. 


magnum: armas de extrema potencia, com suas vantagens e desvantagens, sao raras no mercado, caras e exigem qualidade do chumbo. é como o sonho de todo motorista, todos querem porsche, ferrari, lamborghini... Mas mesmo os que podem comprar, nem sempre fazem isso por ser muitas vezes irracional. Mas quem aqui precisa ser racional? ehheheh


*PS: pcps podem ser todas elas numa mesma arma se souber regular, outras nao conseguem ser nada delas com eficiencia ehehe 


 


 


A maravilhosa e desejada DIANA (ai ai ai)


diana_350mag_laminated_800.jpg


350MAGNUM.jpg


Beeman-HW-97-Blue-Laminate_BN-1096_rifle


 


Uma variacao da Cometa Fenix (excepcional arma)


IM_COMETA.jpg


Fenix-400-Compact-Star-02.jpg


 


Armas de alta/magnum não tem jeito, irão quebrar mais, seja por uma lubrificacao incorreta, seja pela porrada que algumas dão ou simplesmente pelo uso natural. Normalmente quebram a mola ou a bucha, coisas de simples substituicao e conserto. Tb sao as mais tunadas e aperfeicoadas, hoje é sem duvida o brilho do mercado.


 


6) armas olímpicas


Antigamente as armas olimpicas eram springers, com o tempo , o mercado, desejo e a normal evolucao, passaram para PCPs, são armas caríssimas, uma olimpica facilmente passa dos 15 mil reais legalmente. Sao armas delicadas e de baixa potencia, tem um intuito simples e pratico : atirar no papel com a melhor precisão possivel. Sao tao raras que nem vou me aprofundar, nem em foruns de tiro se fala muito delas. Só usei uma ate hoje, uma antiga olimpica alemã, sao fantasticas e é outro nivel de esporte, mas a delicadeza delas é algo comprometedor (nao em termos de quebras pq nao quebram mas em precisão, regulagem etc)


Anschutz-9003-Premium-S2-Precise_ANS-011  note a quantidade de pesos na soleira e detalhes de acabamento exclusivamente voltados para performance e nao conforto.


 


 


 


 


PS: tem muita coisa pra falar nesses topicos, mas por eqto vai isso , com o tempo incluo mais itens.... 


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Astra,

 

Verdadeira enciclopédia, também nesse tema !  doutor:: 

Depois vamos fazer um tópico dos temas postados em sequência, para ficar mais simples a leitura ! mestre::  Deixa comigo...  ::tudo::

Dessa vez as imagens já vieram postadas !  palmas::  palmas::  palmas::  palmas::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kid, agradeço suas palavras, incentiva a gente continuar escrevendo !

 

Mas vamos ser francos, estou LOOOOONNGGGEEEE disso ehehhe muuuiiiitoo longe disso, taí o SUM pra provar, por exemplo que não entendo muito de PCPs e com opiniões divergentes (o que é ótimo! afinal, eu nao pesco de artificial sempre torci o nariz mas não é que na ultima pescaria tive que por em pratica o que li de relance no forum? Forum é pra isso mesmo, ter opinião divergente e a gente mesmo a contragosto por em prática).

 

Fica a vontade pra editar o topico, como eu disse, estou super atarefado na missão de papai do século super master vomitado... ehehhe não consigo nem reler ou parar pra fazer acentuação , erros de portugues etc... Vai que vai e boa ehehhe da pra entender entao toca o barco ehehhe

 

as imagens eu vou tentando postar, quando der erro eu deixarei o link, duro que o forum mostra que deu erro mas nao diz em qual das fotos, ai vc posta 10 fotos e pra achar nao consegue.. mas to tentando.

 

muito obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Astra,

 

arrow:: Concordo que Fórum é local de aprendizado e troca de referências !

Importante haver discordâncias e posicionamentos divergentes ! Claro que tudo isso dentro da civilidade esperada nos bons costumes !

Também fica a lembrança - sem qualquer demérito - que mesmo se tratando de um Fórum direcionado à Pesca, temos liberdade de trato de outros temas !

Mas é para lembrar que o foco do FTB é mesmo a PESCA e não o TIRO ESPORTIVO ! Lembremo-nos disso...  :gorfei:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7) técnicas de tiros (como melhorar)


Existem muitas escolas ou veias ou formas de entender o tiro, algumas um pouco mais próximas outras mais distantes em termos de posicionamento, mas em todas se busca uma coisa muito simples, travar o corpo sem travar o atirador, ou seja, manter uma posicao estática e nobre sem travar os movimentos do atirador.


Temos que entender que o corpo humano por natureza está sempre em movimentação, mesmo parado, deitado, duro, só vai parar de se movimentar quando morrer.


Se voce entender isso, vai entender que então pode ter uma arma construída com adamantium que SEMPRE haverá imprecisão pelo simples fato de estar em contato com um ser humano.


O batimento cardiáco, respiração, terminações nervosas, SEMPRE se estará em movimento. 


Então como é possível acertar "na mosca" ou dar "tiro dentro de tiro"? 


é possível por que o ser humano consegue controlar ou amenizar esses movimentos. qto mais conhecemos o corpo mais o treinamos e mais treinados estamos frente ao tiro, mais fácil entender e compensar esses problemas.


Um exemplo é que quando se esta treinado, relaxado e com respiracao correta, consegue notar pequenas variacoes do corpo com clareza profunda, parece que ate vc está dentro de uma rede tamanho a visualizacao do balanco do corpo, assim vc consegue corrigir e atirar o mais perfeitamente possível, quando não se está treinado a sua percepção é bem menor e ai vai necessitar da sorte pra atingir o climax e acertar o alvo.


De modo algum pretendo fazer um post aprofundado sobre o assunto, há pessoas que atiram toda semana ha mais de 2 anos fazendo curso e ainda estão aprendendo, subjulgar um ítem tão importante é menosprezar a inteligencia de todos.


Mas sempre há como ser ajudado não é? Aconselho a leitura desses sites: 


http://www.primeirostiros.com.br/p/fundamentos-do-tiro-esportivo.html


http://varjotatarget.blogspot.com.br/2010/12/posicoes-de-tiro.html


 


Primeiro passo é entender o ato de respirar com o ato de atirar, eles sao intimamente ligados, nao da pra inspirar e atirar ao mesmo tempo, simplesmente pq esse ato de inflar o pulmão vai retirar totalmente sua posicao de tiro.


Se voces lerem os sites indicados terao informacoes melhores, mas basicamente inspiramos ainda na preparacao do tiro, ou seja, o ato de levantar ou colocar a arma no ombro e expiramos (lentamente) no ato de encaixar a mira no alvo suavemente. 


Eu pessoalmente sempre comeco o tiro com a arma apontando acima do alvo inspirando e suavemente expiro trazendo a arma até o alvo definitivamente, se caso nao encaixar, refaco o posicionamento, pois o ato do tiro dura no maximo 3 segundos, passou disso todo seu corpo irá sair automaticamente da posicao de tiro, alguns milimetros que seja mas sai bastante.


 


Já que entramos no momento do tiro, é importante saber além das posições de tiro, saber encaixar o tiro. O tiro é o momento máximo do esporte, não importa nada se não acertar, portanto, para acertar precisa antes dar um tiro correto.


 


O tiro começa na sua cabeça, concentração absoluta e conhecimento perfeito do alvo. Mesmo alvos em movimento a técnica é a mesma.


 


Uma boa forma de vc testar isso é fazer a posicao inteira de tiro de olhos fechados, se vc ao abrir os olhos estiver totalmente desconexo, é hora de voltar a estudar!


 


Vamos lá entao?!


 


Comece focando o alvo de forma relaxada, fixo, entendendo os movimentos que virão, entre em posicao, encaixe o corpo, levante a arma acima do alvo (atirar de baixo pra cima é lindo em filmes, mas inutil na vida real), e vá abaixando aos poucos a arma. Atingiu o alvo? Vc tem no máximo 3 segundos para realizar o tiro. Passou disso volte e refaca o tiro. Vale amis um tiro certeiro que um tiro errado.


 


O ato de atirar: 


A) o gatilho: diferente dos filmes, vc nao atira com o meio do dedo, e siim com a ponta do dedo, a explicacao é simples: o movimento do dedo entorta a arma, seja qual for, qdo o dedo empurra pelo seu meio, a mao se move , qdo se empurra o gatilha com a ponta do dedo apenas seu dedo move, faça o teste ai no ar, verá que é correto!


B) somente tirar a arma de posicao quando atingir o alvo: normalmente as pessoas retiram a arma de posicao quando apertam o gatilho ou ouvirem o barulho, acontece que nesse momento o projétil ainda está no cano, portanto, nao pode ser movido, para nao ter erro portanto, só saia de movimento ao ver o alvo atingido. Isso também é seguranca, pois caso ocorra algum problema (normalmente com fogo) ainda da tempo de nao atingir seu proprio pé ou alguem proximo.


 


Onde segurar na arma?


Claro que tudo depende de alguns fatores, uma arma desequilibrada, vc vai ter que compensar isso na forma de segurar. mas invariavelmente a melhor posicao é sempre com a mao de equilibrio o mais próximo possível afrente do gatilho.


Uma arma equilibrada, vc pode segurar neste ponto com apenas uma mao e ela não vai cair nem pra frente, nem pr trás. Uma arma ruim ou desequilibrada, voce vai ter que compensar isso.


Mas quanto mais a frente sua mão estiver, pior sera o controle da arma e pior sera o resultado do tiro, especialmente em springers.


 


Você vai atirar ou voar?


se voce for voar, ok, mantenha o cotovelo da mao que aperta o gatilho para cima ... Se vai atirar, abaixa esse cotovelo rapaz! isso nao é elegancia, é travamento! Sem contar que após 20 tiros é uma coisa a menos para fazer força ou desequilibrar voce ou cansar mais ainda o braço.


Uma posicao correta, te permita atirar 500x numa tarde. Se deu 10 tiros e descansou é pq está errado.


 


Segurar ou não a arma?


Esse é um ponto polemico, pois se vc tem uma arma equilibrada, de qualidade, mesmo sendo uma magnum, nao precisa segurar a arma, o tiro vai sair, o coice vai vir, mas ela retornará ao seu lugar de origem, se voce tem uma arma ruim, nao tem jeito, oiu vc segura ou vc vai levar uma arma no meio do nariz e isso dói pacas ehehhe Mas via de regra, quanto menor sua interferencia na arma melhor ! 


Por isso muitos snipers usam uma borracha (tipo um coxim de carro) entre sua mao e a arma, justamente para haver o minimo de contato entre eles.


 


Isso tudo falando apenas em tiro em pé... ainda temos tiro sentado, ajoelhado, agachado, deitado, com ou sem apoio... Enfim... tem muita coisa pra ser dita. 


Atletas-Sul-Americano-Carabina-Pistola.j


image006.gif


 


1.jpg


 


3.jpg


 


4.jpg


 


5.jpg


 


6.jpg


7.jpg


sniperposicao2.jpg


Carabina+de+ar+ol%C3%ADmpica+10+metros.j


8) segurança e esporte familiar


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8) segurança e esporte familiar

 

o esporte de tiro esportivo é extremamente seguro, seja para voce iniciante ou para experientes.

Entrou num clube de tiro por exemplo, vao te obrigar as LER as regras e a PRATICA-LAS. Nao tem jeito. Seja voce quem for. (ao menos um clube serio).

Googleiem ai regras clube de tiro, cada um tem a sua. Mas basicamente todas falam em desmunicionamento, nunca apontar arma para outra pessoa, mesmo descarregada , etc etc etc.

Se voce entrar numa loja, imediatamente, o atendente vai verificar sua arma e repreende-lo se estiver errado. Alguem experiente esta ao seu lado? entao ele vai te obrigar a seguir regras inevitaveis.

Por exemplo, em caso de armas de pressao, arma sempre descarregada e com o cano basculante pra baixo. em posicao fechada apenas e unicamente no momento do tiro.

flaando nisso, ao menos nos clubes que andei, se faz sessões de tiros, ou seja, toca-se uma campainha e por X minutos voce pode atirar a vontade ou nao atirar, tocou a campainha, todos sao obrigados a descarregar, abrir o cano da arma e deixa-la repousando em cima do stand.

Eqto houver algum atirador municiado ou atirando, ninguem sai da sua baia.

Todos os visitantes ou atiradores espectadores obrigatoriamente estão atras da linha de tiro , preferencialmente rpotegidos por uma barreira fisica.

Absolutamente NINGUEM entra na linha de tiro equanto todas as armas estiverem descarregadas e sobre a bancada.

Armas e municoes só devem ser guardadas/transportadas em locais diferentes e distantes (isso inclusive é uma regra fora do clube, se a PM te pegar, vai ter que explicar que nariz de porco não é tomada pro pior delegado da região, certeza...)

Essas entre muitas outras regras são respeitadas ao extremo e fazem do tiro esportivo algo muito belo , afinal une respeito, seguranca, obediencia, disciplina, atenção, intimidade e alto custo.

Obviamente vc já percebeu que esse é um esporte caro, minucioso e que quando uma pessoa entra num clube sai desestressado e calmo, como o tiro tem um fundamento importante que é trazer a familia e ensinar criancas e adultos a se conhecer (respiracao, tecnica, auto conhecimento, respeito etc) é inevitavel que o atirador traga consigo toda sua família. 

Normalmente também temos muitos encontros nos clubes de tiro, isso é otimo para o convívio familiar e social, afinal um churrasquinho sempre vai bem.

Ademais, uma familia que aprende a manusear uma arma, especialmente as criancas, tb eh algo natural, a curiosidade ruim some e o respeito aparece. Por isso clubes de tiro incentivam trazerem criancas e familia.

Outro ponto importante: mulher atira melhor que o homem, entao o gostosão chega lá pra dar uma zuada na esposa e sai com o rabinho entre as pernas, ao mesmo tempo que ela toma gosto pela coisa, ai meu amigo, esquece, deixa de comrpar carro pra comprar armas ehehhe é viciante.

Ademais, sempre que houver alguém muito acima de outro, essa pessoa se sente "fodão", num clube de tiro, todos estao armados, em maior ou menor grau, todos estão, logo ninguem é tonto de se achar o fodão e arrumar confusão ehehhe isso nao é explícito mas existe.

Enfim, esporte caro, pessoas cultas, familias, clima gostoso, desestresse, disciplina, etc etc, impossível ter um local ruim, acaba sempre seguro e familiar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só agora vi esse tópico Astra, muito legal, quando adolescente sempre gostei do esporte, tinha umas carabinas CBC bem fraquinhas, 4.5mm modelo Expresso se não me engano, fora que iamos para o rancho e meu pai deixava dar uns tiros de espingarda ou revólver, depois acabei abandonando muito devido as leis restritivas.

Há um mês atrás resolvi voltar, comprei uma carabina Crosman MTR 4.5mm, e estou treinado. Comprei uns chumbinhos diferentes, me impressionei a potencia dessas novas carabinas perto das que usava quando muleque. A bichinha acerta alvo a 50m e a 30 atravessa aqueles Barris de Heinekem de 5litros.  Deu trabalho ajustar a mira, mas estou pegando o jeito. Estou usando chumbinho Gamo Pro Hunter e Redfire e o Tecnogun Sonic que gostei muito.  Vou acompanhar o tópico.  A bichinha minha é essa:

CrosmanMTR77NP_zps67805d71.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

guto nunca vi uma crosman de perto, mas fico louco com esse design, sensacional!!!

 

dei uma olhada nas specs da arma é de alta potencia, parece muito legal! 

 

as crosman tem umas ideias legais, alem do design eles colocam tiro sequencial, e umas coisinhas diferentes, mas na epoca que sai do tiro, eles estavam vindo pro brasil, entao desconheco como atiram, mas eu me interesso muito!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu ia comprar um Nitro x 5.5, mas depois que vi uns review ruins dela e uns positivos dessa Crosman sendo que o preço era o mesmo parti pra ela, além do aspecto visual bem legal, o magazine que sai e serve de depósito de chumbinho, achei ela bem precisa apesar que não dá pra ter muita base pois fazia mais de 15 anos que não atirava, hehehehe, mas depois que regulei e acertava e perfurava um galão de 5l a 50m de distancia fiquei feliz da vida, só achei um pouco pesada pra armar, mas logo comprarei uma 5.5, e lógico praticar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito Legal o Topico Astra, qnd fiz 9 anos ( nao me lembro ao certo a idade) meu pai me deu minha espingarda de chumbinho, uma Gamo Expomatic 2100, na epoca era um dos lançamento, muito boa, ela vem com uma especie de pente, onde cabe cerca de 25 chumbinhos, o que evita de ficar armando e colocando o chumbinho no cano, vc apenas arma e fecha nisso o pente injeta o chumbinho, assim que der posto uma foto pra vcs... como ja faz um tempo, acho que ela perdeu um pouco a pressao ( isso ocorre ?) com reestabeleço a pressao dela? abraços a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulo não seria a Taurus Matic 4.5mm com coronha dobrável, essa a turma toda queria na época, ela cabia 25 chumbinhos mas tinha que bascular toda hora que fosse dar um tiro, com qualquer uma, excluindo as PCP.    Se tiver fraca as vezes tem que trocar a mola  ou a bucha que está deixando escapar pressão.

img16751329.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu ia comprar um Nitro x 5.5, mas depois que vi uns review ruins dela e uns positivos dessa Crosman sendo que o preço era o mesmo parti pra ela, além do aspecto visual bem legal, o magazine que sai e serve de depósito de chumbinho, achei ela bem precisa apesar que não dá pra ter muita base pois fazia mais de 15 anos que não atirava, hehehehe, mas depois que regulei e acertava e perfurava um galão de 5l a 50m de distancia fiquei feliz da vida, só achei um pouco pesada pra armar, mas logo comprarei uma 5.5, e lógico praticar.

 

Guto tu fez uma boa escolha, a CBC, seja ela qual for é um projeto ruim, que pode ser muito melhorado claro, e muitos donos assim o fazem, devido a sua enorme popularidade é quase como um motor AP, tem peça a rodo e fartura de tunagens, mas ela ainda vai ser um projeto ruim, assim como o gol ehhehe Mas pode melhorar e muito. Acho todas elas bonitas, mas a CBC deixa a desejar bastante em qualidade.

 

A crosman tem um proposito muito claro: ser divertida, isso ta na cara... Antigamente eram bem fracas, a sua ja tem uma potencia boa. Ontem dei uma pesquisada e vi que tem alguns senãos, mas é uma arma muito legal, o publico dela é esse mesmo, plincking, brincar, diversão etc. O visual comprova isso.  De maneira geral, acredito ser melhor que uma CBC, talvez tunando de para esperar um desempenho ainda melhor dela. Como nunca vi uma, não posso comentar mais... mas seria otimo para dar um sustinho de vez em qdo ehehhe

 

 

Muito Legal o Topico Astra, qnd fiz 9 anos ( nao me lembro ao certo a idade) meu pai me deu minha espingarda de chumbinho, uma Gamo Expomatic 2100, na epoca era um dos lançamento, muito boa, ela vem com uma especie de pente, onde cabe cerca de 25 chumbinhos, o que evita de ficar armando e colocando o chumbinho no cano, vc apenas arma e fecha nisso o pente injeta o chumbinho, assim que der posto uma foto pra vcs... como ja faz um tempo, acho que ela perdeu um pouco a pressao ( isso ocorre ?) com reestabeleço a pressao dela? abraços a todos

 

Paulo, fica a vontade para trocar mais info da arma, a gamo expomatic é um projeto antigo, mas bem feitinho, não é uma arma de alta potencia, alias a potencia dela é baixa, mas tem boa precisão e a idéia de auto carregamento é sensacional e funciona!

 

Na realidade esse projeto foi copiado por diversas empresas, inclusive a taurus nacional que lancou a taurus matic que o guto colocou logo abaixo. 

 

Ambas sao muito parecidas mecanicamente, o problema da taurus é que normalmente o sistema de carregamento quebrava ou se perdia.

 

Visualmente vc ja ve que sao armas curtas, para criancas, com cano curto, isso obriga a ter baixa potencia senao alem de ficar imprecisa, ainda ficaria muito dificil bascular o cano (alavanca).

 

Mas sao armas muito divertidas, a taurus matic por exemplo pode ser uma pistola ou uma carabina, tem um ar de rifle de assalto ate hoje atual, sempre quis ter uma !

 

Com o tempo elas costumam perder sim a potencia, seja pela mola comprimida que perdeu a ação inicial, seja pela bucha (na taurus matic era de couro, na gamo não sei, provavelmente de PU já). É facil trocar , basta buscar uma loja de armas e solicitar uma mola e bucha compatível, ja peca bucha de PU que e muito melhor.

 

Obviamente n vai virar uma arma de alta potencia mas vai restaurar a potencia original.

 

Eu sempre tive vontade de ter uma dessas e se tivesse restauraria  e faria uma tunagem nela com polimento de camara, bucha pu, mola de qualidade, miras truglo e gatilho novo: diversao por decadas!

 

Procure ai no google restauracoes dessas armas, tem umas bem legais e diferentes!

 

Alias, meu primeiro contato com armas qdo garoto foi justamente uma taurus matic.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaiz... esse tópico tá ficando chique demais  da conta !!!

 

Astra, vamos lá:

 

Qual arma (vamos começar com as de molas primeiro) você indicaria para um iniciante comprar ?

 

Vamos dividir da seguinte maneira: Investimento baixo, médio, alto. Claro, todas com um bom custo benefício. Não adianta ser barata e ruim e nem cara e ruim. Afinal, nem sempre tudo que é caro é bom e vice versa.

 

Li que as Hatsan´s possuem bastante força (não sei se é um modelo específico), mas não tem boa precisão. Então, de que adianta ter força sem precisão e precisão sem força.

 

Assim, qual hoje no mercado possui uma boa potência aliada a uma boa precisão dentro das faixas que falei acima (investimento baixo, médio e alto). Vi que falou da Diana, Cometa Fenix....

 

Ainda assim, se puder especificar o modelo exato para eu dar uma pesquisada no valor !

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Thiago, espero ate o final do post chegar nas tuas perguntas hehehe vai depender de quantas vezes vou parar no meio dele pra fazer alguma coisa, vamos la:

 

9) custo

Olha não vou mentir, é um esporte caro se comparado com corrida, basquete etc, mas é caro principalmente para se equipar, pq depois disso, o custo é relativamente baixo afinal basicamente terá que comprar chumbinho (e não vai ser toda vez, em media uma lata tem de 200 a 300 chumbos, a menos que vc vai receber a sogra HOJE a tarde pra passar 50 dias em casa, vai por mim, tu nao vai dar mais que 50 tiros nem querendo ehehhe) e uma manutenção eventual. Neste caso, se vc nao for um sem noção dá pra fazer dentro da cozinha do apto, faz sujeira mas é só limpar, e basicamente irão jornal e graxa... Tudo coisa barata.

manutencoes maiores, como por exemplo troca de bucha e mola, não é tão caro assim varia de R$20 as nacionais até no máááxxiiimo uns R$180 as importadas, mas demoram anos pra quebrar usando muito , sabendo usar, leva mais anos ainda pra acontecer algo. Uma bucha custa uns R$25 ou até menos se vc mandar fazer sob medida onde trabalham com PU, talvez uns R$5 hehehe

Algo que será importante ter é um kit de limpeza com oleo +- R$50 o kit e R$35 o oleo, que vai durar uma vida inteira e nao vai acabar, esse kit de limpeza sao astes que vc introduz no cano (ui) com diversas escovas para realizar a limpeza do mesmo, retirando chumbo encrustrado, sujeira, oleo etc, isso melhora allem da precisao a vida util do equipamento, ja o oleo, alem de usar na limpeza interna e externa, ainda evita que ela enferruje por causa do suor das maos.

Enfim, gastou inicialmente, comprou o estojo para a arma, a arma, o kit limpeza e o chumbo? Esquece e vai atirar, quando precisar de manutencao, ou leva num armeiro ou senta numa tarde e faz sozinho enquanto a patroa tem infarto vendo a cozinha suja de graxa UAHEuhaeuHae

 

10) pqp que cara chato, dá pra falar das armas e dos alvos??? ehhehehe

 

Vou começar pelos alvos, que é mais rápido , existem diversos tipos, desde folha de papel que vc imprime e usa como alvo (tem oficial, nao oficial, com cores, sem cor, com formatos, etc, vai do gosto do fregues), até alvos mecanicos e automáticos.

Ou mais comuns sao os alvos field target (uma modalidade de tiro, deem uma pesquisada é ótimo para treino e relax!) ou se preferirem, silhuetas, normalmente de metal, onde vc arma com uma cordinha a distancia ou automaticamente pela ação da gravidade e vc desarma com o tiro certeiro.

Tem uma infinidade de modelos, a idéia é colocar a distancias variadas e ir treinando, é um excelente meio de treinamento, usados por forcas armadas no mundo inteiro seguem alguns: 

 

Coelhodeitado.jpg

grd_58.jpg

 

alvo-rebativel-para-pratica-do-field-tar

 

alvo-para-field-target-gamo_MLB-O-213032

 

20120318111337.jpg meus preferidos eheheh preguiça impera! 

 

20120201105334.jpg

 

1379271452_1.jpg

 

 

 

AS ARMAS ! ( Finalmente !!!) 

 

 

Meus amigos, se tem um quesito que não tem fim, nem valor, nem conclusão, e será uma discussão sem fim é esse hehehe

 

Já falei sobre os calibres dos chumbos, sobre potencia, precisão, equilíbrio, mola , gas ram, PCPs, modalidades, luneta, mira aberta, tiro ao alvo, tiro no papel, competição, tiro a lata, stop power etc, etc, etc...

 

Viram que demorei pra chegar aqui pq agora todos sabem como funcionam muitas coisas.

 

Então responder a fatídica pergunta: qual arma comprar? Qual devo procurar? QUal devo evitar?

 

Chegamos a um momento que é algo muito pessoal, por exemplo:

 

1- quanto tem pra gastar?

2- onde mora tem facilidade pra comprar chumbos de alta qualidade?

3- onde vai atirar?

4- pretende atirar em que?

5- quem vai manusear a arma?

6- tem algum tipo de deficiencia ou dificuldade motora?

7- destro, ambidestro ou canhoto?

8- tem algum armeiro/loja boa de carabinas na cidade ou regiao?

9- vc tem facilidade com objetos mecanicos?

10- vc tem lugar pra guardar?

11- prefere qual calibre?

 

Enfim, tem trocentas perguntas que é de cunho pessoal.

 

de nada adianta vc comprar uma Diana se vai atirar dentro de um apto. De nada adianta comprar uma arma de baixa potencia se vc quer atirar no sitio, latas, etc. Vai acabar limitado pelo espaço seja da arma ou do lugar.

Nao adianta comprar uma arma muito boa, como as Noricas se nao tem um armeiro ou loja que possa aliviar o gatilho da mesma, vai perder o tesao rapidinho e nem vai saber o por que.

Tb nao adianta comprar a mais barata ou mais facil de achar (rossi ou cbc) se vc quer atirar no papel, em tampinha de caneta, se vc é mais fraco que papel de seda.

Enfim, tudo depende muito do que vc pretende.

 

A grosso modo temos algumas lições básicas:

Primeira coisa: numa mesma marca pode encontrar todas as potencias e qualidades... ou nao... Portanto, tem que ver arma a arma.

Nacionais: CBC, ROSSI, URKO, FIONDA, etc: sao armas ruins e ponto. voce pode melhorar bastante, inclusive competir com elas, mas ao pegar uma arma melhor vai ser gritante a diferença. como o controle de qualidade delas é ruim, vc pode pegar uma arma deploravel como uma arma legal, como uma excelente como uma mediana. Normalmente está no mediana.

Importadas: 

Slavias ou CZ: armas de baixa potencia e altissima precisao

Cometa: armas de alta/altissima precisão, todos os tipos de potencia. Tunagem boa, é uma arma de alta qualidade SEMPRE. Mas um pouco dificil de achar devido sua importacao ser indiretamente.

Gamo: as antigas eram muito boas, hoje tem um monte de plastico nelas o que diminuiu a qualidade, em geral sao as mais procuradas pela facilidade de achar e preco relativamente baixo, se vc tiver sorte, terá uma excelente carabina ou uma mais raramente mediana. Se possível compre uma usada antiga (+- de 2008/2009 pra baixo) pode ate pagar mais caro que uma NOVA, devido a sua mecanica melhor. Facilimas de tunar, farta quantidade de peças disponíveis. Importacao direta, nao me lembro qual marca importa as gamos, mas é uma das grandes nacionais

Diana: raras, muito raras. Caras, muito caras MESMO. São excelentes armas, são conhecidas como RAINHA, nao é a toa. Achou? Compra, independente do modelo, vai te agradar 150%

Norica: excelente fabrica de armas, unico senao é o gatilho duro pacas, arrumando isso, está no memso nivel de gamo/cometa, alguns modelos acima, outros iguais ...

Crosman, AR, teoben entre outras: sao marcas ainda conquistando mercado, nao sei dizer.

Chinesas em geral: corre que é cilada bino, no inicio sao otimas, 300 tiros depois, vai te dar dor de cabeca, mas tem visual incrivel.

Hatsans: sao armas turcas, de altissima potencia, precisao media, usam maquinario e projeto antigo, tem alguns problemas de construcao mas faceis de serem resolvidos. Pessoalmente não me atrai, mas é um opcao, seja pelo preco, pela disponibilidade e pela alta potencia. Se vc nao vai competir ou nao pretende ser um atirador de primeira, releve e vai em frente. Pra atirar em latinhas sao excelentes opcoes.

 

Arma nova versus arma usada: claro que vai da condicao, mas se a usada tiver sido tunada e bem cuidada, dependendo da tunagem valerá mais que uma nova, diferente de carros onde originalidade é tudo, no mundo das armas, uma tunagem pode ser espetacular, depende claro de qm fez e como ficou.

 

Preços: não seguem lógica , nem concorrencia, as lojas literalmente babam na hora de impor os preços (ou sao impostas nelas...). Entao vale a pesquisa, muita pesquisa. Ha muitos importadores indiretos de armas, importar nao é proibido mas é proibitivo, ou seja, é tanta dor de cabeca, amolação e fica tanto tempo parada no EB que é mais facil e inteligente pagar por alguem que fez isso por vc. nao raramente armas ficam meses até anos esperando uma liberacao, por puro capricho.

 

Mas pra ajudar vou dar dicas como vc pediu:

Vamos dividir da seguinte maneira: Investimento baixo, médio, alto. Claro, todas com um bom custo benefício.

 

Baixo investimento: rossi, urko, cbc, ate uns 700 reais vc ainda pode achar armas de baixa potencia mas de qualidade, cometa, gamo etc. Mas vai ter que pesquisar bastante.

Medio: começamos a falar entre 700 e 1300 reais: aqui vc acha uma gama completa de armas, de baixa a alta potencia, indico noricas, gamos e cometas, claro que ha outras opcoes, vai depender do que vc pretende.

alto : acima de 1700 reais, ai vamos falar de armas de qualidade, de alta potencia e algumas magnuns. Gamo hunter, cometa fenix, dianas (uma diana basica vai sair uns 2500 reais no minimo, uma diana 350 uns 3 mil)

 

Nisso tudo nao estou falando das PCPs, afinal nao entendo muito e nao pesquisei preco algum.

Um Gas Ram varia bastante, mas pra instalar e comprar, pode por uns 250 a 300 reais no preco. Em muitas armas vale a pena!

 

Mas se vc quiser dividir de outra forma, podemos dizer:

 

armas para iniciante, descuidados, amigos, criancas, etc: rossi, cbc ou armas de baixa potencia. pq? se cair, sujar, quebrar, arranhar, enferrujar liga o dane-se e boa... serve pra isso mesmo. Armas ate uns 700 reais no maximo

para quem vai comecar e nao sabe oq ue comprar: armas de medio investimento, assim se nao gostar, coloca no armario, daqui 10 anos elas estarao otimas ainda e talvez vc nao perca dinheiro pra revender ou comecar a gostar novamente.

para quem realmente sabe o que quer, tem dinheiro pra isso: bom pra esse povo, nao existe preco, potencia, nada... o cara tem fetiche por armas e vai gastar precisando ou nao, tendo $ ou nao, etc... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PS: conversando com um armeiro conhecido, me foi falado que as gamo atuais sao inteiras de plastico, estao muito ruins, mas nao vou editar o topico, pois as antigas eram OTIMAS, estao no nivel de CBC alguma coisa melhor, ... 

 

as noricas sao aindas boas armas, mas nao tem mais representante no brasil, pode ser dificil achar pecas... 

 

hoje no brasil, arma boa pra comprar só as cometas.... mas o post ainda é real..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

SUM: para descobrir a forca em joules temos uma formula matematica:

 sabendo a velocidade da carabina é possível obter a energia em joules pela seguinte fórmula: E = (mv²)/30.860 Sendo E a quantidade de joules, m a massa do chumbo em grains e v a velocidade conhecida.

 

portanto, tanto faz se é pcp, springer ou outra forma, td depende da massa do chumbo, velocidade conhecida .. o resto eh calculo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite Astra !

Rapaz... que enciclopédia hein.. não dorme não ???

 

Chegou na parte boa agora.... vi que falou das faixas ($$$$), legal. Fui dar uma procuradas nas cometas !!!

 

E pra decifrar essa sopa de letrinhas ai !?!

 

Cometa 220 Galaxy - 5,5mm

Cometa 220 - 5,5mm - Madeira + Mola Gás RAM

Cometa 220S Compact - 5,5mm

Cometa 220 Magnum cal 5.5+GÁSRAM

Cometa Fusion Premier 5,5mm

Cometa Fusion Galaxy Magnum+GÁS

Cometa Fusion Galaxy - 5,5mm

Cometa Fusion Black - 5,5mm

Cometa Fusion Galaxy - 5,5mm + Mola Gás RAM

Cometa Fenix 400S Compact - 5,5mm - Madeira

Cometa 220 Galaxy - 5,5mm + Mola Gás RAM

Cometa Fenix 400 Galaxy - 5,5mm

Cometa New Fenix 400 - 5,5mm - Madeira

Cometa Fenix 400 Galaxy - 5,5mm + Mola Gás RAM

 

Quem é quem ai meu amigo ? Classificar pelo valor delas é suficiente ?

 

Qual modelo indica ?

 

Abraço e valeu pelas aulas sobre o assunto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu amigo, deu trabalho fazer esse topico ehehheh na real, da pra por muito mais coisas, mas nem eu estou atualizado pra isso nem o forum é voltado para o assunto... Entao vamos que vamos né!? Que bom que esta gostando... Agora dormir é para os fracos ehhehe

 

vamos separar da seguinte forma:

 

modelos GALAXY: sao a mesma arma com coronha em plastico, o visual é mais moderno, eh mais leve, mas eu prefiro de madeira, ela gera mais conforto e ajuda no controle da arma. Mas ai vai de gosto, frente aos precos que andei vendo, acho q pode compensar levar com coronha de plastico.

 

Gas Ram ou sem gas ram: gas ram é uma mola a ar, ou seja, um amortecedor que fara o papel da mola, só ha vantagens em usa-lo, a arma fica mais precisa, mais suave, nao vibra , o coice é menor, enfim, só vantagens, sem contar que é mais estavel que a mola (varia menos as potencias entre os tiros). Enfim, se puder pagar, pague. Se vc pretende aprender MESMO a atirar, a curtir, domar uma arma, etc, comece primeiro com a mola original, a mola ensina MUITO , é tipo aprender a dirigir num fusca e num fiesta automatico, qual é melhor? qual vc vai aprender mais? 

Sempre é possivel instalar um gas ram tardiamente. Processo relativamente simples, ha kits no mercado.

 

Atualmente a cometa tem um linha imensa, mas basicamente eh a mesma arma mecanicamente com diferencas visuais.

 

por exemplo as galaxy que sao coronha de polimero, tem com cano com muzzle, outras sem, com mira ou sem mira, enfim... vai do gosto do fregues.

 

Passando a regua sobrou entao no final das contas dois modelos ai, a cometa 220 (eu tneho uma) e a 400 (a top da marca).

 

A cometa 220 é uma arma de baixa potencia, com uma precisao digna de competidores internacionais, é sensacional, leve, rapida, macia, estavel, um monstro de baixa potencia. Muito rígida, arma pra vida toda.

 

A cometa 400 é o top de linha da marca: alta potencia, alta precisao, alta qualidade em tudo, acabamento, beleza, etc. Na sua categoria uma das mais tops do mundo, sem duvida, antigamente era chamada de RWS (o outro nome das Dianas) 94, ou seja, era uma diana fabricada pela cometa que acabou o contrato e entao colocaram outro nome, outra arma pra vida toda, um monstro de arma, com alta potencia. Dá pra sonhar com ela.

 

Ai vai do teu bolso e o que pretende. Deu pra clarear?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...