Ir para conteúdo

Tiro esportivo


Astra-Taranis

Posts Recomendados

possivel é .... (se for o video no cafezal e usando chumbo match...) ou a dificuldade disso é altissima.

 

nao eh soh questao de força, vc tem que compensar o caimento do projetil, o vento, a propria açao do giro do projetil, olha, impossivel nao é. mas é muito dificil, alem de precisar de uma bela luneta. o cabra tem que estar MUITO treinado, seja o calibre que for.

 

no calibre 4.5 é MENOS dificil de acertar do que com o 5.5, a essa distancia um 5.5 cai muito muito, muito, muito, muito, o 4.5 cai um muito a menos ai nessa conta ehhehe

 

veja o chumbo match é reto, ou se preferir com a cabeça cortada, é um chumbo ótimo para pequenas e medias distancias, ou seja, ate uns 35 metros ele vai bem, depois disso, a aerodinamica desse chumbo faz ele desviar ao extremo. 

 

uma latinha ha 155 metros é uma manchinha do tamanho de um alfinete ehhehe só na luneta mesmo e mesmo assim, nao é só specs, precisa ser um boa luneta em termos de claridade, nitidez etc.

 

Como eu ja disse nos posts passados, o tiro tem diversas modalidades e gostos, quem gosta do desafio, mas gosta de verdade, vai partir para logo o pior cenario possivel, springer, alta potencia, longas distancias, mira aberta, em pé, sem apoio.

 

esse cara aí pelo que andei olhando no canal dele, é um desses caras, gosta do tiro de VERDADE, dos fundamentos, de acertar, do desafio etc.

 

Eu costumo falar que atirar até sem querer vc atira, agora na hora do sufoco meu amigo, vc precisa acertar, e ai nao tem jeito, nem sempre vai poder sentar, abrir a luneta, escolher a melhor posicao, colocar sandbag, abrir tripé, usar a espotagem , atirar, descer a arma e ir ver se acertou.

 

Na vida real ou numa situacao de emergencia, meu caro, tu precisa virar e acertar, ou se possivel acertar primeiro e depois virar.

 

Nada contra pcps e toda parafernalha de tiro apoiado. Mas o pessoal usa luneta pra acertar 10 metros... fala serio! 

 

ok como modalidade, conhecimento, treinamento, tudo é válido, mas se vc tivesse no meio de uma mata ou numa guerra, vai querer estar do lado de um cabra que nem esse do video ou do lado de um cabra que precisa de 10 minutos pra se ajeitar e entao olhar pro alvo?

 

Por isso sempre tive tesao em mira aberta, em pé sem apoio, springer etc. Se eu for bom nisso, a probabilidade de executar um bom tiro com um equipo completo é imensa. O contrário já não sei se será tão mais fácil.

 

mas repito, esse tiro ai ha 155 metros, seria imensamente dificil com springer, pcps, calibre variado, potencia, com ou sem luneta (acho que sem luneta é quase impossivel para um ser humano normal), mesmo para um cara treinado.

 

é de se levantar e aplaudir de pé.

 

PS  a arma estava com gas ram, talvez com mola seria mais dificil ainda, o GR ajuda bem, embora em termos de força pelo que ele explicou nos comentarios, é a mesma da original.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que bom ver o pessoal  se interessando pelo esporte do tiro com ar comprimido! temos que aproveitar enquanto o pessoal lá do governo não inventa moda de dificultar/ proibir isto tambem. Participo regularmente de campeonatos de armas de pressão e pcps e me coloco a disposição para ajudar tambem aqueles interessados e iniciantes neste esporte tão legal, parabens pela criação deste tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Astra qual chumbo vc indica pra precisão e penetração,  como eu disse que voltei a pouco tempo nesse esporte então eu estou por fora, tenho usado o Tecnogun Sonic, Gamo pro Hunter e Gamo Redfire( ganhei do meu irmão) e por incrível que pareça o nacional Tecnogun que tem mais me satisfeito,  estou impressionado depois de ver alguns vídeos do Gamo Raptor porém o preço é bem salgado compensa comprar?  O que vc diz do gamo pro magnum?    Outro problema que tenho com minha Crossman, ela joga  pra baixo, mesmo regulando a massa de mira o mais baixo possível e a alça o mais alto, isso acontece em tiros de 10 a 15m, em tiros de 50m ela parece muito mais precisa, vi alguns relatos que isso acontece com ela mesmo, será que ela é melhor pra tiros longos visto que é uma carabina Magnum?  Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vamos la guto:

 

Primeira e mais importante dica que posso te dar a respeito de chumbos:

TESTE ANTES. Uma mesma arma pode se dar bem com chumbo de um jeito e a arma do vizinho igualzinha nao se dar bem nela, isso é ABSOLUTAMENTE comum.

Logo eu cravar isso ou aquilo seria diminuir a tua experiencia que pode sim ser muito correta.

 

Segunda dica:

Chumbos mudam MUITO de lote pra lote e de ano pra ano. A fabricação de chumbinhos é alto MUITO básico, são normalmente máquinário velho, desbalanceado, torto, etc. Voce encontra chumbos da mesma marca completamente diferentes. Seja em qual lugar do mundo for, chumbo é algo barato, não gera lucro, é um complemento.

Claro que chumbos melhores (e mais caros!) serão sempre mais uniformes, mas mesmo os JSB da vida vc vai ter diferenca.

Por isso muitas vezes cria-se lendas que deixam o atirador maluco (como eu já fiquei), de pesar chumbo por chumbo, lavar um a um pra tirar resíduos que tiram a estabilidade, buscar chumbos parecidos dentro da mesma latinha e por aí vai... Não tem jeito, sempre haverá variações, aceite isso e curta o tiro :)

Terceira dica:

Vc ajusta a mira para um tipo e marca de chumbo, o resto vc atira e faz a compensação. Nunca irá achar um padrão ou agrupamento igual para todos os tipos e marcas.

 

Quarto: 

Entenda como a sua arma se porta pro tipo de chumbo que vc ajustou. Por exemplo, os chumbos rifles são ruins a curta distancia, mas a longas/médias, eles se dão bem com as minhas armas.

Como eles eram baratos, eu ajustei as armas para eles, afinal era o que ue mais atirava e me divertia.

Os gamo match (cabeca chata), sempre foram bons nas minhas armas até 25-30 metros, portanto, quando eu nao ia atirar mais que ia, ajustava pra eles e ia ser feliz assim.

Entre o match e o rifle, se fosse pra treinamento, tecnica etc, ajustava pro match, se fosse pra tiro na lata, curtir, ajustava pro rifle. 

 

Ou se estivesse de saco cheio pra ajustar, metia o dedo do jeito que tava e compensava, a diferenca de resultado entre um e outro eram milimetros, só se fazia importante quando realmente ia treinar tecnica, tiro no papel etc. dia a dia ambos eram muito parecidos.

 

Quinto:

Chumbos especificos, como os penetrantes ou os ocos (stop pwer) ou os que possuiam cabeças especificas, saias diferentes, vou ser bem sincero, 99% é marketing visual pra vc gastar dinheiro. 

E 90% davam resultado de precisão ruim. Ou seja, adianta um chumbo cabeca pontuda pra perfurar se ele nao acerta? Adianta ter uma cabeca mais dura pra gerar impacto maior se nao acerta? Aqueles ocos ou que na teoria se abririam para gerar um dano fisico maior, normalmente quando batiam no alvo nao penetravam pq se expandia ou nao acertava ou nao dava resultado algum , qdo nao batia no alvo de lado, o que tira toda precisao.

 

Particularmente, eu tenho alguns, vale muito mais como curiosidade, diversão do que resultado.

 

A linha PRO da gamo era sensivelmente melhor acabada que a linha normal, visualmente era claro isso. Em tiros tecnicos dava pra sentir melhora sim, mas no tiro a lata, caça, algo assim, nao fazia diferenca essa melhora de precisao. Ou seja, pra atirar numa carta de perfil, tampa de garrafa, ele ajudava comparado ao mesmo chumbo da linha normal. 

 

Mas o custo elevado dele tirava a graca.

 

sua crosman nao é bem uma magnum, ela ta na alta potencia ainda, mas é uma arma de recreacao, nao da pra esperar uma precisao de diana, cometa, pcps, slavia, etc. 

Entretanto, seja magnum ou nao, vc deve ajustar a mira para uma distancia especifica, nao da pra querer que o tiro ha 10 metros seja igual a visada para um de 50 metros.

 

Por isso normalmente ajustamos a mira pra mais perto, tipo 10 ou 15, pois assim fica mais facil ajustar no olho a compensacao do projetil qdo a distancia aumenta, o contrario fica quase impossivel.

 

reveja o ajuste para 10 metros, use sempre a mesma posicao de tiro, o mesmo chumbo, depois vc vai variando e compensando na mira conforme vai mudando chumbo ou distancia.

 

Se faltar clicks na mira pra regular, vc pode usar de artificios como por exemplo colocar um palitinho de dente embaixo da mira pra levantar ela, trocar o parafuso de ajuste por um maior , nao sendo possivel nada disso, talvez seja necessario um ajuste na forma que vc segura a arma ou coloca a coronha na bochecha, isso muda muito de pessoa pra pessoa (lembra que eu expliquei +- isso na parte que escrevi da visada?).

 

Tem gente que coloca inclusive uma almofadinha de eva ou outra coisa pra levantar o encaixe do rosto na coronha . enfim, tem que ver qual fica melhor pra vc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Astra top, realmente algumas coisas que imaginava.  Eu gosto muito da mira aberta acho luneta e Reddot sem graça, melhorei muito esses dias.  Existe alguma especificação de para uma carabina ser Magnum? Visto que a minha tem potencia de 1000 e 1200fps( 365m/s), a força pra engatilhar de 45lbs ou seja 20kg, uma Nitro X  13000 a força é de 27kg e mola de 88kg. Não sei a potencia da mola de gás Ram dela pois não há especificação mas vi alguns fóruns internacionais ele dizem ser superior a 60kg, isso não a tornaria uma magnum?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Testando..........testando....................

1.2.3... alo... 1.2..3.. alo...

 

Valeu Astra top, realmente algumas coisas que imaginava.  Eu gosto muito da mira aberta acho luneta e Reddot sem graça, melhorei muito esses dias.  Existe alguma especificação de para uma carabina ser Magnum? Visto que a minha tem potencia de 1000 e 1200fps( 365m/s), a força pra engatilhar de 45lbs ou seja 20kg, uma Nitro X  13000 a força é de 27kg e mola de 88kg. Não sei a potencia da mola de gás Ram dela pois não há especificação mas vi alguns fóruns internacionais ele dizem ser superior a 60kg, isso não a tornaria uma magnum?

 

Basicamente para ser magnum ela precisa ser 4.5 de 1250 pra cima, , a forca de engatilhar mais tem haver com o tamanho do cano e do mecanismo em si (basicamente é uma alavanca bem simples, só modelos mais top que possuem sistema para facilitar isso, coisa rara), o tamanho da mola, forca etc, é uma questao de projeto em si (vai variar por causa do pistao, tamanho de camara, etc) ou seja, vc pode ter uma mola pesada para uma carabina fraca.. Gas ram vc escolhe a potencia que deseja, normalmente 60kg é para quem busca potencia, mas ela nao vai aumentar a potencia da arma salvo qdo customizado pra isso.

 

Nao se baseie muito pelo que o fabricante diz, pois se vc usar um chumbo norica por exemplo que é bem leve, capaz de chegar nos 1200 fps mesmo, se usar um gamo isso deve cair para baixo de 1000 um jsb nao passa de jeito nenhum de 900.

 

Entao tem que fazer a medicao por uma media e cronografar.

 

Nao se preocupe muito com isso, a crosman eh de alta potencia e seja feliz assim, relax em ser magnum, sinceramente, REZE pra nao ser hehehe senao alem de chumbo maior, vc vai ter uma bomba na mao, afinal é uma arma com mutias pecas internas de plastico, entre outras coisas, uma arma assim magnum nao dura 6 meses. Ja de alta potencua terá um brinquedo pra muitos anos.

 

armas magnuns sao normalmente armas grandes, grandes tipo mais de 1.20 de arma facilmente, pesa mais de 4 kilos, a crosman por exemplo tem 102cm e pesa 3.200.

 

uma arma magnum é SEMPRE desejada, como tb um superesportivo tb eh, mas é aquilo, superesportivos nao servem pro dia a dia nem pra brincar descompromissado. Mesma coisa uma magnum.

 

os atiradores vao me matar mas pra mim, uma magnum so faz sentido no calibre 5.5 pra cima ... 

 

relaxa qto a isso guto, vai por mim, vai ser mais feliz com uma alta potencia ou vai precisar de ambos no fim das contas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

faz assim.... me leva junto na proxima vez que eu regulo e ainda deixo vc brincar com as minhas ehehehe que lugar gostoso!! da pra brincar de td q eh jeito ai !!! cansou? pesca... cansou de novo? atira... cansou de novo? dorme... cansou? come./.. adorei!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O lugar e legal mesmo, ahhhh se eu tivesse um pedacinho de chão igual a esse.

Astra, to meio dividido pela Cometa New Fusion 4.5 tentando colocar um Gás RAM nela ou a Gamo CFX Royal de 5.5 também com Gás RAM, iguais a do Arquimedes daquele canal que falamos. O que acha?

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Thiago, como ja comentei no topico, antes de sair falando de arma vs arma, vc tem que explicar o que deseja, preço, onde vai atirar, quais as suas necessidades, etc. (procure mais pra cima, fiz uma listinha em algum post com todas as perguntas).

 

Vamos la, sobre ambas as armas ok?

 

calibres diferentes nao da pra comparar, entre 4.5 e 5.5, eu sempre prefiro o 5.5, mas muito disso é gosto, tem gente que acha o 5.5 uma aberração, eu acho o contrario heehhe (viu como as perguntas sao importantes?).

 

se vc comprar uma CFX das antigas, basicamente a maior diferenca entre elas sera o manuseio,  a cfx é cano fixo, ou seja, vc arma e municia de forma diferente, em contrapartida, tem uma suposta precisao melhor (suposta pq isso é facilmente resolvivel em armas de cano de bascular).

 

se vc comprar uma cfx nova, elas ficaram cheias de plastico por dentro, caiu muito a qualidade, entao nem dá pra comparar com uma fenix.

 

voltando pra cfx antiga toda de metal vs cometa fenix: a fenix estaria num golinho de nada melhor, talvez o cano ou um pouco mais de velocidade, em compensacao, tem um gatilho inferior (e isso faz toda diferenca, alias na realidade o gatilho da gamo vc pode comprar um alternativo que a deixa muito diferente, pq o original tb nao eh bom, ja o da cometa, precisa passar na mao de um armeiro pra ficar show mas original nao eh ruim tb nao).

 

na pratica, acho que vc estaria com duas armas tao parecidas e com suas vantages e desvantagens que se equivalem , repito  NA PRATICA. Na teoria a fenix é um tiquinho melhor, repito novamente, comparando cfx antiga! as novas tem muito plastico e nao estao tao boas.

 

mas antes de escolher, veja as perguntas basicas para escolher sua arma, vc vai primeiro descobrir qual calibre é melhor pra vc e se esse tipo de arma tb eh..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje comprei uns chumbinhos na NET, dentre eles o Gamo Raptor por sinal bem caro, R$ 50  a caixa com 100, depois que testar posto aqui se compensa ou se há realmente alguma diferença em termos de perfuração.  Comprei também um kit de limpeza do cano, de quanto e quanto tempo é bom fazer? Ou não precisa?  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guto:

 

É isso mesmo, tem que comprar e testar, se alguem se dispuser a receber minhas fotos e postar, coloco minha colecao de chumbos e armas para vcs verem...

 

Ha um teste com o sabao em barra YPE glicerinado, aquele amarelo que toda despensa tem, com chumbos arredondados, se atira bem proximo da barra e mede a profundidade da penetracao, com isso, mais uma formula matematica, se chega a uma velocidade aproximada MUITO proximo da realidade (coisas de brasileiros e suas artimanhas ehhehe).

 

Esse teste é bem legal pra ter nocao do impacto tambem, alem da penetracao, as vezes é mais eficaz para ter nocao do que atirar numa tábua por exemplo, pq alguns chumbos sao mais moles, outros dependendo da potencia da arma, se estilhaçam por completo qdo se impacta numa madeira por exemplo. Entao é um bom teste pra ter ideia.

 

ou parte pro profissionalismo e vai na gelatina balística eehheh

 

Limpeza do cano:

é OBRIGATORIO a limpeza , claro que bom senso é sempre útil, nao precisa ser feito a cada uso, mas se vc usou e atirou 300x convem limpar, em média a cada 100-200 tiros (varia da arma, do chumbo etc).

 

Toda vez que vc atira ficam restos de chumbos no cano, com o tempo isso entope literalmente o cano, as vezes o chumbo gruda nesses restos, as vezes ele deixa o cano lisinho (encobre as ranhuras do cano), as vezes solta pedacinhos que arranham o cano etc. Entao limpar é sempre necessário.

 

Como fazer?

 

Primeiro vc aperta bem as hastes, se elas desencaixarem la dentro, pode dar trabalho pra retirar, e jamais, nunca, em hipotese alguma, use um chumbo pra retirar ooutro chumbo ou alguma coisa emperrada la dentro, vai destruir a arma e pode te machucar seriamente.

 

Acredito que no teu kit tenha vindo um oleo num potinho, pelo menos no meu veio, esse oleo é bem ruinzinho, mas no desespero da pra usar. Recomendo comprar um polarprot (linha na www.alterama.com.br e pergunta a respeito).

 

Esse polarprot vc pode passar na arma inteira, sem receio de manchar, retirar oxidacao (aquela protecao original dela que parece uma tinta, na realidade é uma oxidacao no metal que protege superficialmente de outras oxidacoes.. nao me pergunte como e pq, nao entendo disso).

 

bom, vamos la: 

 

vc passa a ponta METALICA no oleo, (mergulha mesmo), e coloca na ponta do cano (na parte que poe o projetil e nunca o contrario!), e suavemente empurra o kit pra dentro do cano pode ir girando conforme as ranhuras do cano (que chamamos de raias ou raiamento), ou seja, nao é pra girar com forca, mas ir girando conforme o movimento natural das raias, vc pega o jeito com o toque, é bem simples e naturalmente vai achar o ponto.

 

Passa todo o cano ate a ponta sair por completo, seca um pouco com um papel higienico, mergulha no oleo, retorna na mesma velocidade e giro (so que agora o giro é invertido).

 

Se estiver com algo encrustrado ou entupido, refaca ate sair, se nao saiu em 4 ou 6 passagens, desista e leve num armeiro.

 

Retire o kit, troque a ponta pela ponta de escovinha co oleo , ai vc faz o mesmo processo, mas pode passar varias vezes pq essa só limpa, nao tem risco de estragar.

 

retire o kit, deixe escorrer uns segundos o oleo que ficou la, coloque a ponta de algodao ou parecido e passe ate sair o maximo possivel de sujeira ou oleo. vc pode passar tb enrolado num papel higienico ou cotonete ou algodao, isso ajuda a secar o cano.

 

Feito isso, passe o oleo sobre as partes metalicas da arma (cano e gatilho) e ta pronto.

 

atire algumas vezes pro nada, pq vai dar efeito diesel e a arma vai ficar muito potente mas tb sem nenhuma precisao, em media uns 10 tiros ja limpa bem.

 

Efeito diesel é bem simples de entender, oleo em alta pressao e temperatura explode, ou seja, ao atirar, vc aumenta a pressao bruscamento em todo sistema da arma, desde camara ate o cano, ar sob pressao fica quente, logo o chumbinho é cuspido com uma sobreforca.

 

Alem de fazer barulho, estraga a arma (que nao eh projetada pra isso). portanto, deu efeito diesel, espere secar, sair a fumaca, atire novamente, ate secar bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

TOP o tópico!

Gosto muito do tiro com armas de pressao desde 6 , 7 anos de idade sempre pratiquei tiro informal. Antigamente era em uma rossi, uma TaurusMatic e uma pistola urco antigas nos anos 80 de meu pai, hoje tenho uma Norica Dream rider 5.5. brinco com alvos oficiais para 10m metros e tiros em latas e outros alvos até 40 a 50 metros. Sempre em pé e Mira Aberta. 

Parabéns pelo tópico Excelente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É muito Sow. Oxidaçao top. O Gatilho é um pouco duro mas já me acostumei. Gosto da precisao dela. 

Fácil de armar, qualquer pessoa seja menino ou adulto arma ela. Tem um recuo forte mas a minha tem um amortecedor (nao sei como é que chama) na coronha que voce nem sente . Pressao forte.

Desculpa a falta do til, meu teclado está ruim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Astra nunca tinha ouvido falar desse polarprot, seria um bom produto para realizar limpeza tb em arma de fogo no caso pistola GLOCK?

Qual sua opinião sobre esse produto para armas de fogo? Sem querer mudar o foco do tópico mas fiquei interessado nesse produto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pinguim como eu imaginava! conheco as norica antigas, eram armas muito bem feitas e fortes, mas o gatilho era duro mesmo, sempre gostei delas!

 

edson: http://www.alterama.com.br/produto/pagina/0/alterama/prot_l75__500_ml.html

 

tai o polarprot, é um oleo especial para armas, serve muito bem em armas de fogo, mas nao posso dizer mais sobre isso pq nao tenho nenhuma.

 

vc vai usar pra limpar e lubrificar a arma, ele nao vai deixar residuos depois de seco, nao fica engordurado ou algo assim, ele limpa bem e nao tira a oxidacao dela, gosto muito dele. Antes de usar nas minhas armas, comecei a notar pontos que virariam ferrugem se nao cuidar, comecei a passar e nunca amis tive nada, la se vao muitos anos assim, passo de vez em qdo,,,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Testando uns chumbinhos,  comprei uma caixinha igual aquelas de guardar anzol e comprei uma variedade de chumbinho.

Minha opinião:

-Rifle: uma m...., precisão ruim, varia muito com o vento, não é bom pra nada, só se for se divertir. Preço: R$8,00 CX com 250

-Gamo Pro Hunter: gostei, muito boa precisão, poder de perfuração mediano. Preço: R$ 20 CX com 250

-Tecnogun Sonic: pra minha arma o melhor custo x benefício, ótima precisão e perfuração, é banhado a latão. Preço : R$15 CX com 250.

-Crosman Destroyer EX: Também gostei muito, o impacto é fenomenal, jogando uma Pet de 2L cheia dágua pro alto. Preço: R$30 CX com 250.

-Gamo Refire: Não gostei, o impacto é menor que o Crosman, varia muito com o vento. Preço: R$50 CX com 150

-Gamo Raptor:  feito de liga especial, esse é f..., poder perfuração impressionante, precisão a média distância ótima, na minha carabina ele perfura calha de chuva ou 3 Pet 2L cheias em sequencia. O Ruim dele é por ser muito leve se tiver ventando ele varia muito, além devido a sua maior velocidade na minha carabina ele se torna supersônico causando muito barulho, lembrando tiro de .22 LCR.  Preço R$50 CX com 100

11059463_786413914799742_433000370085122

 

E-D:  Rifle, Pro Hunter, Sonic, Destroyer, Refire e Raptor.

 

Um dúvida aos especialistas, já ouvi dizer se usar muito chumbos latonados como o Sonic ou de ligas como Raptor o cano da carabina e raiamento podem estragar, isso procede?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

guto, qdo li la em cima feito de latão cheguei a chorar aqui.... lendo o resto vi que tem outro chumbo com liga diferente, doeu mais ainda !!

 

realmente, eles alisam os raios da arma com velocidade impressionante, claro que atirar de vez em nunca nao vai dar problema, mas ir uma atras da outra, latinha atras de latinha, o cano some, fica lisinho e ou a ponta do cano perde mais rapido ainda seu formato, qdo vc arredonda esse formato ou se ele for reto mas tiver alguma falha, trinca, lascado, por menor que seja, vai deixar a arma totalmente imprecisa, cada chumbo vai para um lado.

 

muita atencao com isso ok?

 

chumbos compridos parecidos com balas de arma de fogo (na argentina tem muito deles, acho que postei aqui no topico ja), tb fazem isso, mesmo de chumbo, eles alisam rapidinho.

 

um cano liso perde potencia, precisao e nao faz o projetil girar, se ele nao gira, cai rapido  e nao tem trajetoria correta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...