Ir para conteúdo

TRANSFORMEI MEU GPS AUTOMOTIVO EM "NÁUTICO" 1


Posts Recomendados

Amigos, tenho notado uma grande dificuldade dos companheiros pescadores, quanto a falta de mapas para gps. Pricipalmente em rios do interior do Brasil. E espero que com esse post eu possa auxiliar.  ::tudo::
 
 
Não quero dizer que isso é um curso ou talvez um tutorial de como transformar seu gps automotivo em um gps "náutico" ( ponto a ponto), pois não tenho a habilidade como o companheiro Fabrício, mas tentarei mostrar o caminho das pedras, pelo menos as que eu sei. E se alguém já se enveredou por esses caminhos, e por ventura queira adicionar suas pedras nesse "mapa", estejam a vontade.
 
Há tempos atras, estive consultando preços de gps náutico. Mas mesmo no Paraguai iria ser bem salgado ( ao menos pro meu bolso). Então resolvi pesquisar a respeito e acabei descobrindo num fórum de discução do GpsPoint algo muito interessante a respeito do programa Ozi Explorer.
 
Vamos lá, para seguir este tutorial precisamos da ajuda de tais programas:
 
Ozi Explorer p/ PC
Ozi Explorer CE
Google Ozi
Image to OZF
 
Eu poderia ter qualquer mapa a partir Google Maps, com imagens de satélite ou mapa, ou dos arquivos em .geotiff das cartas náuticas  existentes no site da marinha.
1- Baixe os programas Ozi Explorer PC e CE no site http://www.oziexplorer.com/
2- Descompacte o Ozi Explore e instale no PC
3- Descompacte o Ozi Explorer CE no PC e transfira a pasta para seu gps. Na pasta onde estão os programas de navegação
4- Baixe o programa Google OZI no site http://googleozi.soft32.com/free-download/ e coloque em uma pasta em que você possa descompactar. O programa é muito simples, não precisa de intalar, é só clicar que ele roda.
5- Baixe o programa Image to Ozf no site http://www.oziexplorer3.com/img2ozf/img2ozf.html. Descompacte e instale no pc.
 
Abra o site do Google Maps, em seguida abra o Google OZI.
 
tuto_ozi_01.jpg
 
Selecione Go To e clique em Paste map.google.com url.
Você pode ter vários tipos de visualização dos mapa do Google
 
tuto_ozi_02.jpg
 
O deslocamento do mapa, na tela, é o seguinte:
- Clique no botão esquerdo do mouse para Zoom +
- Clique no botão direito do mouse para  Zoom -
- Movimentação da visualização do mapa clique nas Setas indicativas
 
Escolha a área pretendida do mapa, e com dois cliques, arrastando o cursor, abra o perímetro do mapa que queira fazer.
 
tuto_ozi_03.jpg
 
Feito o perímetro, você deve definir a qualidade do mapa. Sempre tomando cuidado com definições elevadas de qualidade, para não tomar muita memória no gps. Após isso clique em Make.
Eu particularmente prefiro a definição abaixo pois consigo um bom nível de zoom sem deixar o arquivo muito grande.
 
tuto_ozi_04.jpg
 
O programa vai criar um mapa em jpeg com as coordenadas do google em uma pasta da sua escolha.
Com esse arquivo feito, abra o Image to Ozf e abra o arquivo que vc salvou, ative na cx seleção e clique em Convert Maps.
 
tuto_ozi_05.jpg
 
 
Esse programa vai converter esse arquivo JPEG em vários arquivos usados pelo Ozi Explorer
 
tuto_ozi_06.jpg
 
 
Com o gps ligado ao seu pc, copie somente os arquivos .ozf4 e _ozf.map para a pasta map que esta no Ozi Explorer do seu gps.
 
::excl:: Quando ligar o gps lembre-se de ir em configurações e escolher o Ozi como navegador.
 
Aí é só navegar!  legal::
 
A Marinha disponibiliza algumas cartas náuticas no site http://www.mar.mil.br/dhn/chm/box-cartas-raster/raster_disponiveis.html
Com o arquivo Geotiff é possível construir cartas ozf.map para o gps.
 
Baixe o arquivo pretendido e descompacte.
Abra o Ozi Explorer de seu pc e importe o arquivo como abaixo:

tuto_ozi_07.jpg
 
Antes abrir o arquivo, o programa vai, em alguns passos, converter e salvar, automaticamente, em terminações/extensões que o O Ozi usa, na pasta que vc informou.
Neste programa também é possível abrir os mapas que vc converteu e criar rotas, waypoits e outras ferramentas. E se necessário construir um mapa muito grande, faça em  partes( para não ficar pesado) e posteriormente  faça a calibragem no Ozi Explorer no PC.
 
tuto_ozi_08.jpg

 

Agora vá até o Image to Ozf e faça o processo de conversão para os arquivos .ozf4 e _ozf.map que serão usados pelo seu gps na pasta map do navegador Ozi.
 
Espero que tenha ajudado aos amigos pescadores com essas informações.

 

Abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

André....recebi o seu email e ajeitei o seu tutorial. Acho q ficou fera, e vc!??!

 

De qualquer forma muito obrigado pela iniciativa. São atitudes como esta q fazem do nosso fórum um espaço interessante e cada dia melhor frequentado.

 

Vlw mesmo.... ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bela iniciativa mesmo Andre ! Parabéns amigo.

 

Vou tentar fazer também.

 

Abraço.

Obrigado Thiago.

Não sou expert no assunto, mas em que eu puder ajudar, estamos aí. Instalei no meu há um ano e está rodando. Estou aprendendo ainda os recursos do programa, mas lembre-se esse programa é para mapeamento. Ele não emite sinais de alerta como uma carta raster. Navegue sempre com segurança.

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Andre Pesenti

 

aqui deu tudo certo .....ta rodando mapa que eu criei no gps automotivo MIDI  Paraguai....belezinha....só não com segui qualidades melhores pois a versão é DEMO...mapa de resolução baixa .mas para navegar no lago do peixe e serra da mesa da beleza.

 

valeu.

cleiton

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Andre Pesenti

 

aqui deu tudo certo .....ta rodando mapa que eu criei no gps automotivo MIDI  Paraguai....belezinha....só não com segui qualidades melhores pois a versão é DEMO...mapa de resolução baixa .mas para navegar no lago do peixe e serra da mesa da beleza.

 

valeu.

cleiton

Fico feliz em poder ajudar os companheiros.

Abraço! :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

To apanhando pra conseguir.

O meu GPS é esse http://www.mio.com/br/products-car-navigation-Moovm300-specifications.htm

Será que ele é compatível com o programa Ozi Explorer CE???

Já tentei todos os arquivos PND da página.

Olá Rodrigo!

Pelo que eu vi em compatilidade, no link que vc me mandou... seu gps é windows ce, pela descrição de software que tem na página.

Agora... não estou entendendo que arquivo PND é esse que vc diz, e em que página vc pegou esses arquivos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

3- Descompacte o Ozi Explorer CE no PC e transfira a pasta para seu gps. Na pasta onde estão os programas de navegação

 

No site não tem o Ozi explorer CE em .rar ou .zip, ele é em exe e não da para descompactar!!!!

 

Iai?

 

Obrigado!

Olá Douglas!

Realmente houve uma falha minha na descrição dos procedimentos, talvez por ter feito os mesmos há muito tempo.

No próprio site da Ozi, em download oziExplorerCE tem todo procedimento para baixar o programa executavel.

Ele vai instalar o programa em seu pc, depois vc copia e transfere para o gps.

Dê uma lida nas instruções.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Google OZI também nao baixa!

Interessante... parece que transferiram esse link para o terra incógnita, que tambem é um programa de captura de geomapa. Tenta esse novo link, http://download.cnet.com/GoogleOzi/3000-2648_4-10589398.html e clique mais abaixo onde aparece escrito "Direct Download Link"

 

Google OZI também nao baixa!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, quando eu executo o Google OZI, ele não surge a opção GO TO! Só aparece o menu HELP e mais nada. Já executei o mesmo em modo de compatibilidade com windows xp e administrador e mesmo assim nada.

OK.

Sugiro , então vc baixar o programa terra incógnita, que é o programa que foi substituido no link que foi redirecionado e que eu postei no inicio. Ele tambem é um programa de captura de georeferencia e seu funcionamento é bem parecido com o google ozi, mas com mais recursos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...