Ir para conteúdo

Verniz em cortiça


Luiz_Carlos

Posts Recomendados

Inicialmente, pelo desculpas se esse não for o local adequado para esse post.

 

Atualmente, muitas carretilhas já começam a vir com as manoplas em cortiça, na tentativa cada vez mais de diminuir o peso dessas, assim como já é mais antigo o emprego desse material nas varas de carretilhas e molinetes pelo mesmo motivo. Acontece que com o uso contínuo, sob sol, chuva ou simplesmente molhando esse material, com o tempo a cortiça ganha uma cor escura e suja devido ao suor e a água recolhida junto com a linha. Para voltar à cor original, o trabalho é complicado.

 

Quando compramos uma vara com cabo em cortiça, existe a recomendação para tirarmos aquele plástico que envolve essa parte, para se evitar mofo, etc. Mesmo fazendo isso, ainda acontece esse desconforto da aparência. Então, pensando nisso, para preservar essa valiosa peça da pesca, resolvi tentar fazer seguindo um conselho.

 

Não quero ensinar ninguém apenas compartilhar algo que recebi como dica de um vendedor de loja de pesca, o qual já tinha visto e que constatou ser eficiente.

 

Não sei se é certo ou errado, não entendo de restauração, porém eu mesmo fazendo e já tendo testado em campo (água), até agora está funcionando perfeitamente e impermeabilizando a cortiça das varas e da carretilha (Venator). Caso os especialistas da restauração apontarem um erro grave na aplicação desse produto, não farei em nenhuma mais. Vejam como ficou:

WP_20150322_09_31_34_Pro_zpsxyikpb68.jpg

 

A vara é nova, bastando apenas retirar o plástico e isolar os pontos que não devem ser atingidos pelo verniz.

 

A sequência na vara e carretilha:

 

WP_20150322_09_39_58_Pro_zpslghot7bu.jpg

 

WP_20150322_10_19_24_Pro_zpskb2tz6ci.jpg

 

WP_20150322_10_19_54_Pro_zpsozj77bsj.jpg

 

WP_20150322_09_25_01_Pro_zpsevtscv8h.jpg

 

WP_20150322_10_20_24_Pro_zpsqpfclaoa.jpg

 

WP_20150322_09_22_55_Pro_zpsvqij6vpv.jpg

 

WP_20150322_09_21_19_Pro_zpsmp94faoh.jpg

 

Bom, para quem não tiver tiver a coragem de testar em uma vara ou manoplas novas, faça nas mais velhas, antes porém passando uma lixa bem fina para deixar a cortiça com aparência de nova e assim permanecer por mais tempo sob o verniz.

 

Espero ter contribuído.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fica muito bonito mas em uma pescaria em Luiz Alves com o grupo da cidade vizinha a minha, um pescador do grupo perdeu todo o conjunto - vara e carretilha - com um peixe fisgado. o peixe já estava próximo ao barco aparentado estar já vencido quando dá uma cabeçada e por o pescador estar com a mão com protetor solar que acabara de passar, a vara escapou da mão dele.

abraço. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo Luiz,

 

Creio que a cortiça precisa (respirar), por isso ninguém enverniza. Eu mesmo nunca vi uma vara de cortiça com verniz.

 

Vamos esperar os comentários mais preciso sem ( Achismos).

Esteticamente ficou show.

 

Abraço!

Pois é Sebastião, eu também não tinha visto ainda. Como disse antes foi uma ideia apresentada por alguém que já tinha visto. Só o tempo dirá que a ideia é boa ou não, caso contrário vou abandonar essa prática.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luiz Carlos , li o seu relato e creio q tenho uma objeção a fazer , vc esta impermeabilizando somente a parte externa na cortiça , sendo q a parte que fica encaixada no blank , fica invulnerável, pois a agua pode entrar na parte de cima , na junção entre o reel Seat e o cabo , ou ate mesmo pelo o encaixe do reel seat , fazendo q essa parte possa vir a ter problema futuramente , logico q isso não seja uma regra !

Como disseram no post acima , a sua cortiça não secará, como ela estivesse sem a impermeabilidade !

Logico q esteticamente ficou legal , mas vc só saberá se valeu a pena , arriscando como vc fez !

Abraço Alexandre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma vez impermeabilizei um cabo de uma vara aqui mas fiz um esquema diferente, ao invés do verniz misturei araldite com álcool e passei com pincel, ficou bom também e até hoje tenho a vara sem problemas, não sei se por "dentro" entre o cabo e o blank esteja ruim, mas como disse faz um tempão meeesssmo que fiz isso, acho que com o verniz ocorra a mesma coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz isso em todas as minhas varas, mas fiquei sabendo que a cortiça precisa "respirar", dito pelo amigo e provavelmente maior customizador do país "By Marco", estou retirando gradativamente os vernizes. Estou lavando com água sanitária, qdo suja muito. Tem um agravante: O verniz fica "liso" qdo. molha. Tenho feito cabos de vara de madeira "piteira" ou "tamanqueira", dava acabamento com verniz, mas escorregava muito. Hoje, estou resinando os cabos com epóxi(os mesmos dos passadores). Estou satisfeito com os resultados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia!!

 

Nunca usei verniz. Deixo as minhas originais, inclusive a sujeira na cortiça da aquele AR de "velha de guerra", " Guerreira ".

 

Porém, qdo a coisa ta muito feia, uso borracha. Isso mesmo ( pega emprestada na mochila do seu filho de 8 anos ). Apaga a sujeira e a cortiça fica zerada.

 

Abraçosss...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alem do fato do verniz impedir q a cortiça respire, acreditonq no inicio pelo verniz ser novo ao tomar sol e com o próprio contato com a mão fica meio pegajoso...e qdo finalmente secar deve ficar escorregadio...uma dia muito boa pra deixar a cortiça sempre novinha que uso e sempre tive ótimo resultado é... Sempre que voltar da pescaria ou quando achar q ta muito suja, pegue uma esponja daquelas verde e amarelas...de lavar louça e esfregue a cortiça com a parte verde e detergente neutro de lavar louca tbem....minhas varas ficam novas.

Enviado de meu Nexus 5 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...