Ir para conteúdo

[Mercury 40 p/ 50hp] Talvez Você Também Tem Essa Dúvida...


Posts Recomendados

duvida: os cabos de comando são diferentes para os motores Mercury 40, partida elétrica (fabricação japonesa e fabricação americana)?

Olá Moisés,

Sim. Os modelos japoneses utilizam um tipo de ponteira diferente do americano. Quando for comprar os cabos deve-se informar o modelo correto do motor e também as ponteiras da caixa .Por exemplo o motor 40 EO vem com ponteira do motor japonês e caixa japonesa também. Quando se utiliza uma caixa de comando paralela é necessário informar com o fabricante sobre o sistemas de ponteira que será utilizado.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Reginaldo , o motor 40 mercury japones ele vem com helice mercury ou nacional ? , pois meu amigo comprou um 25 sea pro  e veio com duas helices mercury e eu gostaria de saber se voçe tem helice mercury passo 15 para o 40.

Olá Vladimir, qual seu fone para melhor atendê-lo. Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 1 ano depois...

Saudações ;  o manual de serviços  da tohatsu modelos M40D eM50D indica diferenças dos modelos de carburador . o do 40 é modelo 3C8 E O 50 HP é 3E3. diferença no ventury e mais 4 diferenças físicas que não são adaptáveis no modelo 3C8. tem ajustes tambem na red válvula com maior abertura no 50 hp.  oque imagino que da para experimentar sem comprometer o motor é retificar o limitador de avanço em 2 a 3 mm permitindo o avanço do ponto em alguns graus e completar o ajuste do avanço de ponto sem alterar a haste do avanço simplesmente reduzindo no ajuste existente de comprimento buscando permitir que o ponto avance de 18 para 24º que é o avanço máximo do 50 hp . a vela do 40 hp segundo manual não precisaria ser trocada. com somente o avanço do ponto e devendo ajustar anteriormente a equalização e abertura máxima das borboletas sem forçar deixando próximo ao máximo de 90º acredito ganhar hp's. Estou pensando  tambem em polir a parte posterior ao carburador retirando qualquer aresta que impeça a total circulação da gasolina até as red valvulas. escrevi esta teoria sem medir o caburador do motor 40 hp EO ,vou retirar a proteção plastica e medir para confirmar as dimensões do catálogo de serviços.   inicialmente vou reduzir  ao  máximo a haste do ponto e ver se melhora ,acho que ganho uns dois ou tres graus. Se houver ganho vou retificar o limitador ganhando oque falta para os 24º. Pensei ainda em ajustar o giclê de baixa  de 66 para 70 , ai teria que ajustar o ar para melhorar a mistura mas acredito que prejudicaria a lenta e talvez não fique redondo o ajuste mesmo partindo para 2voltas e3/4 + ou- 1/4 no ar que é o ajuste para 50 hp. alguma dica estou aberto para ponderarmos e buscar um consenso para melhorar. Um grande abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

qta coisa  tem que ser feita né sandro ???  

minha opiniao como ja falamos em outros topicos a respeito  =  muda muitas coisas ;  e msmo fazendo  os procedimentos basicos p/ transformaçao  ; ja´sabe nunca sera um 50hp  real  ;

a ñ ser que vç troque todas as peças   nesseçarias ok  amigao  ???

enquanto ñ equalizar ;  as palhetas de tork ;  p/ 50hp  ;  e avanço ;  e tudo mais oq vç disse ai  =  esqueça / 

tem que trocar carbura ( venturi diferente  )  giles diferentes  e outras coisas que ja sabemos  ok  / 

ñ que ñ possa melhor  o 40hp c/ as mudança  ; mas p/ ser um 50 hp original ;  de verdade  = melhor comprar um 50 hp original ok /

ou  gasta ; gasta ; gasta $$$$  ;   sem dizer nervoso  = e te garanto  ; no final   ñ fica igual /

o mais simples ;  eficiente ;  e  em conta  ,   é fazer oq guto disse;  o curso ;  e kit   que  nosso amigao herrera  ; acerta um helice  ;  e  bola p/ frente  sandro  joia:::

agora se quiser tentar ;  vç está completamente certo  doq disse ; a respeito das  diferenças  entre  os hp ,  dos  motores ok  palmas::

abraço  :good:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saudações aos amigos deste fórum; obrigado pela dica Guto, comprei o curso que voce indicou e não transformei o motor ainda porque como descrevi anteriormente sou perfeccionista e para melhorar com técnica solicitei ao sr. Julio ,mecânico da TI alguns esclarecimentos com referência a ponto e temperatura das velas.  Acredito que temos de evoluir  porque  ha muitos  pontos a discutir não somente alcançar  velocidade final maior. Exemplo .: este fim de  semana naveguei  com diversos barcos de 40 hp ,YAMAHA ,MERCURY, TOHATSU, e com quatro adultos e uma criança corri  na frente mantendo 5200 rpm e o amigo que vinha tocando o yamaha 40  falou que estava dificil me alcançar. então concluo que para superar  ajustes feitos anteriormente realmente tem que ter muito conhecimento para melhorar sem comprometer durabilidade e integridade do motor.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

saudações; conversando com o dono do yamaha 40 , soube que é um 40 hp de 1997 e que é da série J que tem menos cilindradas ,+- 650 cc , por isso consegui andar na frente e tambem porque a rabeta esta muito baixa . vou ajudar  e vamos levantar uns dois centímetros  para teste. á fiz novas alterações para avanço de ponto e aceleração  sem cortar hastes de ponto e aceleração. vamos aos testes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde Sandro,

de uma lida neste tópico que abri:

Nele explico que, pesquisando bastante sobre este motor na internet, encontrei em um forum gringo, a total diferença entre o tohatsu 40hp e o 50hp, que é o mesmo motor que o mercury 40hp 3 cilindros nosso... Como a maioria dos gringos são perfeccionistas e são contra gambiarras, e lá as coisas são mais fáceis e honestas, ele teve a ideia de comprar a planta ou o manual de peças todo detalhado dos dois motores, o de 40 e de 50hp, e viu quais peças são diferentes...

leia o tópico acima e entendera...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saudações Daniel ; antes de comprar o curso eu já havia lido o tópico onde você esclarece sobre as diferenças e concordo contigo. O meu questionamento é sobre como melhorar  aperfeiçoando ajustes e dialogando em alterar por exemplo avanço na messa de ponto quando ainda houver aceleração. O motor não é ajustado corretamente seguindo as instruções do manual de manutenção . se você observar ele para de avançar a messa de ponto antes de concluir a aceleração. o detalhe é que como 40 hp o ponto inicial é -3° e o final é 18° com variação permitida de + ou- 1°. O 50 HP tem ajustes de -3° a + 24° com variação permitida também de +ou- 1°.  Ajustando a carburação devidamente pelo manual temos variação de 2 voltas e 1/2 + ou- 1/4 voltas para o ar e não somente 2 1/2 voltas porque nenhum carburador é perfeitamente igual ao outro logo deve-se ajustar respeitando essas diferenças. outro item a ser observado é a distancia entre centros na haste de acionamento dos carb. que deve ser de 90 mm com precisão e sem tolerância tanto no 40 hp como no 50 hp.  adquiri o curso de transformação com intuito de verificar o milagre e como técnico queria saber donde sai os hp's sem alterar aqueles sabidos itens que diferenciam estes motores. sinceramente já havia melhorado muito com afinação de carburadores e um acréscimo de 1mm no diametro do rolete de aceleração. coloquei um pequeno pedaço de mangueira de combustível justa no rolete e melhorou bastante . Agora verifiquei a diferença no limitador de aceleração do carburador nº 1 e ajustei de tal forma que quando chegar a aceleração total estarei com 21° na messa e com + ou - 10° na borboleta dos carburadores que é o máximo que consegui sem cortar hastes  do ponto e aceleração. para chegar a estes ajustes medi a diferença entre o rolete e o curvilíneo de aceleração quando o motor estiver ligado em ponto morto e engatado antes de acelerar,no meu caso mandei fazer uma bucha de naylon de 15mm de diâmetro por 12 mm de comprimento com furo de 10mm que é o diâmetro do rolete original. esta tudo pronto para novos testes e acredito que poderei andar acima dos 50 km/h que já havia atingido com ajuste anterior; inclusive vou testar uma hélice de 10 1/8 x 15" para ver se não ficara muito baixo o giro do motor.  um grande abraço e obrigado pelo post.  vou testar com carga de  250 kg entre pessoas e combustível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...

Bom dia Sandro de acordo com suas conclusões gostaria de uma opinião tenho um karib 500 console e aki em Maringá ninguém sabe ao certo sobre essa mudança. E gostaria muito de fazer essa mudança mas ao pé da letra .na sua opinião melhoraria consideravelmente. Obrigado desde já 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Saudações Rodrigo; desculpe não ter respondido anteriormente. Resolvi ler as 70 e poucas paginas deste fórum e acabei de  reiniciar a leitura quando vi o seu post. Talvez você já tenha até alterado seu motor mas se não o fez acredito que consegui atingir o objetivo que é máximo de rendimento sem alterar  fisicamente peças do motor.  Inicialmente deve definir se é velocidade ou força que você almeja para dai partir para alterações . Eu fiz uma pesquisa grande e selecionei tudo que li e houvi de bom para não trocar de motor do Mercury para  Yamaha que sou fã; agora depois desta pesquisa e ajustes obtidos já me ofereceram um Yamaha zero e acabei ficando com o Mercury 2016. se você quiser posso te ensinar tudo que foi feito para obter o resultado. o custo é muito pequeno,eu gastei em peças e mão de obra uns r$ 200,00 porque precisei de serviço de torno . Sei fazer a transformação do sr. Reginaldo Herera da TI náutica mas por respeito a este profissional não poderei lhe ensinar. Oque desenvolvi com este fórum posso publicar sem constrangimento. Durante A leitura deparei com textos que informam que este motor tem tecnologia de 1980...e que é troglodita,já li a respeito de que é o top porque é super usado em competições onde sofre todo tipo de fuçadas para estourar potência e corresponde. Bom estou a seu dispor . um grande abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saudações Fabio ; após dois anos experimentando alterações que resultassem em ganho real de potência descobri que teremos que fazer trocas muito grandes para chegar aos 50 hp. Então resolvi corrigir o possível para obter ganho de potência sem trocar nada e acrescentar sem alterar características originais, lendo as citações do sr.Leonardo rennó verifica-se que o primeiro e grande problema do motor é que não se consegue esgotar os três carburadores. Comigo foi também o primeiro defeito pois comprei da  Martinelli ficou seis meses parado e na primeira utilização estava com o segundo carburador travado e terceiro com giglê de lenta entupido , imagina a decepção.Curioso e´que em casa e na assistência funcionava sem carga no oreleã. Comprei na internet três registros de gasolina de bicicletas motorizadas, R$ 15,OO cada e retirei os parafusos de purga dos três carburadores ,fui ao torneiro mecânico e solicitei a confecção de três niples  para conectar mangueiras  as saídas dos carburadores com a mesma rosca dos parafusos caso queira retornar. fiz uma placa de alumínio para fixar os registros e conectei aos carburadores com mangueiras nitrílicas transparente para gasolina e na saida dos registros conectei a uma saída comum utilizando  dois T's  mais um pedaço de mangueira para poder puxar a gasolina. Uso um bulbo de borracha para sugar a gasolina dos registros .Falam muito em avanço do ponto mas na realidade vem pre definido em 18 graus na aceleração máxima com variação permitida de +-1 grau oque implica que a haste de ponto tenha ajuste variável minimo. citam 99 mm a 100 mm de centro a centro.Para meu motor ficou melhor  100 mm. Com isso definido acelerando até o encosto fixo avante devemos ajustar a haste da bomba de óleo que deve ficar com seus marcadores  alinhados ( //).O manual informa que a seguir devemos ajustar a haste de aceleração ,a segunda de cima para baixo, de forma que o rolete de aceleração tenha folga entre 0´005 a 1,00 mm. com o motor na marcha lenta.Tambem em marcha lenta devemos ajustar o ponto de lenta em -3º +-1º através do parafuso de encosto ,aquele com porca sextavada; ajuste para uma lenta sem trepidações a 950 rpm.  Para mecânica a variação de 0,005 a 1,00 mm é gigantesca e permite uma gama de possibilidades. Tentei inúmeros ajustes e cheguei ao ideal para meu barco quando respondeu uniforme o movimento do acelerador do comando a distancia e a resposta de aceleração foi  correspondendo redondinha.(obs.:Pode ser usado com manche também). A haste n 2 ficou com 115 mm. usei para obter este ajuste um artificio que foi colocar uma bucha de tecnil  de 12 mm de diâmetro com 15 mm de comprimento e furo no diâmetro do rolete  encaixado sobre o rolete de aceleração.este recurso faz com que tenhamos maior abertura das borboletas permitindo alcançar giro máximo gradualmente. Testei outras medidas de bucha e não apresentaram resposta gradual,ora eram lerdas ora disparavam sem velocidade proporcional.

. Na sequência verifiquei  que neste motor podemos ajustar os carburadores individualmente pois o motor trabalha independente cada cilindro como sendo um motor  mono cilindro.para isso tem que retirar a haste de equalização,a que une os carburadores , retirar os cabos de vela dos dois carburadores que serão ajustados posteriormente e iniciar dando duas voltas e meia no ar do primeiro carburador.De partida  e  no parafuso de lenta ajuste +- 950 rpm ,ajuste o  ar para o carburador ficar nesta rpm aumentando ou reduzindo até afinar. É bem pouco pois a faixa é 2 e 1/2 +- 1/4 de volta.Desligue o motor e conte o numero de roscas do parafuso de lenta e anote. retire este parafuso com a molinha e instale no carburador nº 3 deixando com mesmo numero de roscas do carburador 1 . coloque o cabo de vela do nº 3 e retire o do um . ar com 2 voltas e meia ,  de a partida e ajuste igual ao anterior mesma rpm e ajuste no ar até afinar, minima diferença do 1.Desligue e proceda a seguir para numero 2 , repita os passos anteriores colocando o cabo de vela 2 e retirando o 1 e 3. ajuste o numero 2 . Ajustados os três carburadores partiremos para a equalização que consiste em ajustar a abertura simultânea dos três carburadores . volte o parafuso de lenta com a molinha que estará no carburador 2 para o numero um ajustando o numero de voltar do ajuste de rpm anotado no inicio.  A haste de ligação dos carburadores tem 90 mm de centro a centro entre os carburadores e deve permanecer com estas medidas. No carburador 2 e 3 existe junto as borboletas de aceleração um parafuso normalmente pintado em azul que tem rosca ESQUERDA frouxa para direita devem ser afrouxados para colocar  a haste de ligamento. encoste com a mão ajustando para que comecem a se mover juntas as três borboletas apertem definitivo o parafuso cor azul para esquerda. para verificar o movimento das borboleta dos carburadores retirem a tampa da frente,plastica preta,  verifique acelerando manualmente .A seguir ligue o motor que deverá estar levemente acelerado após estes ajustes. deixe aquecer e abaixe o ajuste de lenta no carburador nº 1 que agora comanda os três via haste de ligamento deixe em +- 950 rpm. Com estas modificações atingi o melhor que pude . obs.: instalei também um sensor de temperatura programável que informa a temperatura do motor e desliga conforme você programar. é digital e custa +- R$ 100,00 porque não vem proteção de sobretemperatura neste motor . só vem o alarme de baixo nível de óleo .Existe um furo com rosca entre as velas tampado por tampa plastica ,é o local do  sensor de temperatura que está faltando. vou tentar acrescentar fotos para verificarem o exposto acima.  Um grande abraço e estou a disposição para discussões e esclarecimentos. obs.: tenho que abrir o capô para esgotar os carburadores porque instalei os registros internamente; acho mais seguro.

20171031_165926.jpg

20171031_170422.jpg

20171031_170635.jpg

20171031_170656.jpg

20171031_175356.jpg

20171031_175427.jpg

20171031_175544.jpg

20171031_175557.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

p/ ficar como 50hp orinial  ;  repetindo  = ñ é viavel   =  fato  .....como sr sandro  ja viu tambem  ....

 

  sr. sandro   ; bacana  as pesquisas ;  testes   ; e  como tambem  = a execusao do  serviço   palmas::

 grato pela sua explicaçao  ;   atençao  ; e compartilhamento  =   c/ a turma   ok  ; amigao  joia:::

detalhe  =   caso a mangueira  ai  =   ficar dura logo   = substitua por mangueiras de injeçao eletronica  ;  aguenta nossa gasolina ;  e ñ fica dura /

tambem vi que o sr. colocou espigao  =  engate rapido  ;  e  material latao  =   joia    ;    c/ enforça gato (  cinta )  ....

 bacana  =  o esquema  regristros  x esgotar cubas  carburas  ...

a bucha  da haste   ( tecnil  )  ficou melhor  que da mercury  =   pode crer  amigao joia:::

 

interessante  = que o motor ñ venha c/ sensor de oleo  ??? 

uma tampa no local  ?? 

no 50 hp  original  = vem c/ sensor   ;   ou tampa  tambem  no cabeçote  ???

  sr. sandro  = meus parabens  ; amigao   ficou joia  o trampo  ; e  motorzao     ....  bem cuidado  ;;;;;::bassboat::

abraço ; boas pescas  :good:

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/10/2017 em 17:28, Sandro R. S. Buzatti disse:

Saudações Rodrigo; desculpe não ter respondido anteriormente. Resolvi ler as 70 e poucas paginas deste fórum e acabei de  reiniciar a leitura quando vi o seu post. Talvez você já tenha até alterado seu motor mas se não o fez acredito que consegui atingir o objetivo que é máximo de rendimento sem alterar  fisicamente peças do motor.  Inicialmente deve definir se é velocidade ou força que você almeja para dai partir para alterações . Eu fiz uma pesquisa grande e selecionei tudo que li e houvi de bom para não trocar de motor do Mercury para  Yamaha que sou fã; agora depois desta pesquisa e ajustes obtidos já me ofereceram um Yamaha zero e acabei ficando com o Mercury 2016. se você quiser posso te ensinar tudo que foi feito para obter o resultado. o custo é muito pequeno,eu gastei em peças e mão de obra uns r$ 200,00 porque precisei de serviço de torno . Sei fazer a transformação do sr. Reginaldo Herera da TI náutica mas por respeito a este profissional não poderei lhe ensinar. Oque desenvolvi com este fórum posso publicar sem constrangimento. Durante A leitura deparei com textos que informam que este motor tem tecnologia de 1980...e que é troglodita,já li a respeito de que é o top porque é super usado em competições onde sofre todo tipo de fuçadas para estourar potência e corresponde. Bom estou a seu dispor . um grande abraço.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...