Ir para conteúdo

Dúvidas Carretilha e Vara MS


Posts Recomendados

Olá pessoal, sou novo no fórum, e pesquisei bastante mas tenho algumas dúvidas. Primeiro deixa eu situar os amigos.

 

Resolvi fazer um upgrade de material de pesca, pois eu comecei ano passado a pescar com carretilha e artificiais e carretilha de uma marca que não lembro (xingling) usava linha mono e vara de molinete..

 

Bom, comprei uma Lubina Black Widow, vou colocar linha multi 20lbs de 0,23mm, e vou montar ela com a vara Black Widow 10-25lbs de 1,90 ou 1,73. O objetivo desse conjunto é pescar em um lago que tem traíras, e pegar alguma coisa no rio, traíras, dourados pequenos, e por aí vai..

 

Porém, já estou pensando em um segundo conjunto que aguente algo mais pesado, como por exemplo uns dourados de 5kg, quem sabe 10kg. Estava de olho na Titan Big Game, mas agora já fiquei encantado pela Venator. Para usar com uma vara 30 lbs ou 40 lbs, quem sabe esperar a tal vara Venator...

 

PERGUNTAS:

  • Minha BW com linha multi 20lbs e vara 10-25lbs está bem alinhada para esse propósito certo?
  • Para dourados de 5kg, quem sabe 10kg. Venator ou Titan BG? Vara de 30 lbs está bom mesmo? Se alguém tiver alguma dica melhor, fique a vontade.
  • Gostaria de saber qual a relação do drag da carretilha com a vara e a linha, por exemplo, se a carretilha tem um drag de 25 lbs (Titan BG), significa que eu não preciso de uma linha com capacidade maior que 25lbs, e nem a vara mais que 25lbs?

Obrigado e abraço! *Escolhi MS pelo custo benefício.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A linha mult 0,23 aguenta o tranco, mas recomendo usar lider de fluocarbon, 0,52 pois as trairas e dourados podem romper a Mult. A Vara de 25lbs é até muito para peixes de 5 a 10 kg, eu uso vara de 17lb para esses peixes.

A Titan Big Game também acho que é muito, eu a usaria só para a pesca no mar ou para pescar peixes de couro.

Venator é muito mais apropriada para esse tipo de pescaria que pretende. Eu tenho 3 delas e aposentei todas as minhas outras carretilhas. Nesse projeto a Marine Sports acertou bonito.

O tamanho da vara influencia principalmente na distancia dos arremessos. Se pesca embarcado, use no máximo de 5,8 pés. Eu uso 5,6".

 

Boas pescarias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Rodrigo e Leonardo!

 

Rodrigo, a terceira pergunta simplificada seria o seguinte: se a minha carretilha tem drag de 14 lbs, isso influencia na escolha da lbs da linha e da vara?

 

Leonardo, só tenho visto elogios para a Venator, fiquei com dúvida só sobre qual o máximo de lbs de linha e vara que o pessoal usa..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Rodrigo e Leonardo!

 

Rodrigo, a terceira pergunta simplificada seria o seguinte: se a minha carretilha tem drag de 14 lbs, isso influencia na escolha da lbs da linha e da vara?

 

Leonardo, só tenho visto elogios para a Venator, fiquei com dúvida só sobre qual o máximo de lbs de linha e vara que o pessoal usa..

Não acho que sejam coisas interdependentes porque o Drag é variável, vc ajusta conforme a situação.

 

O Drag, não é feito para ser usado no limite, mas sim para diminuir a fadiga do conjunto vara-linha-anzol, afim de evitar que o sistema se rompa.

Portanto um Drag elevado não quer dizer que sua ação será a do limite, mas que ele suporta ATÉ aquele limite.

 

Agora, não resta dúvida que o ideal é um conjunto harmônico, equilibrado.

Que te permita praticar a pesca com confiança e conforto. 

 

Se o seu tipo de pesca exige linhas mais finas ou até mesmo linhas de Fluor como no Finesse, vc não precisa usar uma carretilha de Drag mais fraco. O cuidado que vc deve ter é o de regular o Drag para que ele não seja maior que a resistência da linha senão ela poderá estourar.

 

De modo inverso, usamos carretilhas com Drag de 5 ou 6 kgs para pescar Açus com linhas de 65 ou 80 Lbs. doeu::

Matematicamente falando parece uma loucura, porque o Drag é tão inferior à resistência da linha mas no fim das contas quase sempre dá tudo certo!! :gorfei:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que da pra pescar assim com a venator.

Vara 5,8 10 a 20 linha multi 50 lbs 

vara 5,8 8 a 7 linha multi 40 lbs

Da pra ir tranquilo com dourados maiores de 10 kg.

O dourado briga limpo, sempre em cima, entao pesco eles com o freio bem solto, e nao teria a menor importancia o drag para dourados.

Como na minha regiao tem q pegar 50 pequeno pra 1 grande. eu iria com o kit mais leve.

abracos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Rodrigo e Hugo, a matemática não ajuda muito nessas horas hehe

Eu por ser engenheiro e perfeccionista, gosto de deixar tudo como diz o manual.. Mas o negócio é a prática mesmo.

Já to cogitando a vara de 16lbs da BW para a minha carretilha BW, e depois pego uma mais forte pra futura Venator.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O equipamento que uso para pescar Dourados de até 13kg no pincho.

Carretilha:Quantum Smoke 150 e Venator,as duas dão conta e acredito que sua BW também de.

Vara:Shimano Crucial de 6,6 de 25lbs e Shimano Compre de 6' de 20lbs,a Crucial é extra rápida e a compre é rápida,vara para dourado quanto mais rápida(dura,toco,só entorta a ponta) é melhor,nesse ponto a Crucial se sai melhor,e confirmo na pratica pois é muito mais efetiva que a Compre.só usaria uma 17lbs se fosse realmente bem rápida,caso contrario ira perder muitos peixes.

Linha: Multifilamento(sem elasticidade para a hora da fisgada) de 40lbs com pedaço de líder do tamanho da vara de 52mm atado ao snap(esse ultimo por menor que seja ira ajuda a proteger a isca contra cortes de linha)

Para dourados de 5 ou 10 kg a fisgada será a mesma e nesse ponto o equipamento que mais influenciara na captura será a vara por isso lhe aconselho a optar por varas de 25lbs. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...