Ir para conteúdo

Circulação de água em viveiro


Posts Recomendados

Moçada, duas coisas:

 

1 - sempre apanhei para regular o nível da água dentro do viveiro do barco, utilizando as roscas de entrada e saida.

As vezes secava, as vezes transbordava. 

Qual a manha para fazer funcionar?

 

2 - como melhorar a circulação/fluxo de água e também oxigenação? Eu vi que existem algumas bombas de viveiro, mas não entendi exatamente o seu funcionamento. Vi também que algumas pessoas usam tb a bomba de porão. Eu pensei em arrumar uma bomba de aquario, converter em 12 e utiliza-la para circular a água dentro e ao mesmo tempo levar bolhas de ar.

 

Me ajudem ai  

 

=)

 

Abraços

Rodolfo

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse tema já foi bem explorado, procure tópicos antigos. ::tudo::

 

1- Pra ser sincero, eu acho que os viveiros de barco não são projetado pra fazer a água circular constantemente, mas sim pra encher e deixar quieto. E no fim da pescaria esvaziar.

São viveiros de ISCA ! 

E chego a essa  conclusão porque a pesca esportiva é um conceito recente no Brasil, e nenhum fabricante imaginava que o pescador não mataria os peixes.

 

 

2- A renovação dependerá ser for para manter as iscas ou os peixes.

 

Com os lambaris não precisa ficar renovando muito, mesmo porque eles podem escapar pelas bueiras se não estiverem dentro de um covo.

Se for pra manter os peixes para medição em competição, aí a exigência de oxigenação e renovação é maior; principalmente porque os peixes embarcados ficam exaustos.

 

A melhor forma de oxigenação É A RENOVAÇÃO DA ÁGUA. Por que?

Porque temos que lembra que a respiração não se resume no simples fornecimento de Oxigênio, mas também na eliminação do gás carbônico (tóxico) que se concentra no viveiro. Portanto a renovação além de introduzir oxigênio NOVO, promove a retirada do CO2.

 

Nisso os Bass são melhor projetados porque utilizam um sistema ABERTO , com fluxo constante de entrada e saída por bombeamento.

 

Os barcos de alumínio são um pouco mais complicados de manusear.

Durante a pescaria vc pode abrir as bueiras e a renovação se dará já com a movimentação pelo motor elétrico.

Quando for mudar de ponto vc deve fechar as bueiras pra não inundar e ligar o aerador.

 

Eu uso uma bomba de porão adaptada pra criar bolhas ao fazer a água circular.

Lembrando que a simples movimentação da água no viveiro não é eficaz em oxigenar. É necessário criar bolhas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Para isca no viveiro, coloco aquelas hastes com Bujão de rosca, uma é curva, parece aquelas de bebedouro, esta é a que entra água, e a outra haste é reta, com uns 17 cm fazendo o viveiro trabalhar com uma altura de 20 cm de água.

 Esta renovação se dá apenas quando o barco esta em movimento, quando parado uso as bombinhas de oxigênio a pilha.

 Para iscas vivas da certinho!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pela ajuda pessoal.

 

A ideia e transporte de peixes vivos e não de iscas.

 

Rodrigo, a movimentação de água, desde que seja na superficíe, também promove a oxigenação, pois há a a troca de gases com a movimentação.

As bolhas, obviamente, também são uma boa opção.

 

Vou pesquisar e matutar mais sobre o assunto.

 

A proposito, vocês sabem como isso funcionaria?

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-631484983-bomba-de-viveiro-attwood-800gph-3028lph-12v-uso-nautico-_JM#D[s:HOME,L:RECOMITEM-CORE-UNO-HISTORYITEMS,V:4]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pela ajuda pessoal.

 

A ideia e transporte de peixes vivos e não de iscas.

 

Rodrigo, a movimentação de água, desde que seja na superficíe, também promove a oxigenação, pois há a a troca de gases com a movimentação.

As bolhas, obviamente, também são uma boa opção.

 

Vou pesquisar e matutar mais sobre o assunto.

 

A proposito, vocês sabem como isso funcionaria?

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-631484983-bomba-de-viveiro-attwood-800gph-3028lph-12v-uso-nautico-_JM#D[s:HOME,L:RECOMITEM-CORE-UNO-HISTORYITEMS,V:4]

a MOVIMENTAÇÃO DE ÁGUA que eu citei é no caso do viveiro fechado, que faz sim as trocas gasosa, mas muito menos efetiva do que as bolhas.

 

Esse produto me parece ser pra viveiro de Bass.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Para isca no viveiro, coloco aquelas hastes com Bujão de rosca, uma é curva, parece aquelas de bebedouro, esta é a que entra água, e a outra haste é reta, com uns 17 cm fazendo o viveiro trabalhar com uma altura de 20 cm de água.

 Esta renovação se dá apenas quando o barco esta em movimento, quando parado uso as bombinhas de oxigênio a pilha.

 Para iscas vivas da certinho!!

Essa ideia do tubo é muito boa, já fiz um também  ::tudo::  ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tambem uso a que o Leonardo citou. Simples entrada e saida controlada nâo etndo a necessidade de ficar abrindo e fechando bujões para renovar a água. Eficiente.

 

Marco, você teria uma foto com o esquema montado para ilustrar?

 

Obrigado.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A jabsco tem uma torneira que voce coloca no bujao da entrada ja com a rosca prontinha pra instalar,,,, ai na medida que vc navega dependendo da velocidade voce vai regulando a entrada de agua..... o sistema do cotovelo com cano na saida tambem funciona eu na verdade usava os dois no marfim.... nunca tive problemas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...