Ir para conteúdo

A Lua faz alguma diferença? Ou só serve para namorar?


Posts Recomendados

Sobre a Lua em pescarias, eu dividiria sua influência em 2 vertentes:

A influência direta da Lunação sobre o humor já foi atestada diversas vezes, inclusive por estudos científicos, em diversas áreas do conhecimento humano. Por exemplo, o corpo de bombeiro de Los Angeles verificou um aumento de até 3 vezes na incidência de incêndios criminosos durante as Luas cheia e vazia; índices semelhantes foram observados com suicídios, homicídios passionais, e outras maluquices... Quanto mais baixa a colocação do ser na escala evolutiva, maior esta influência (influencia mais vermes e insetos que um peixe, e influencia mais o peixe que o ser humano); pois seu comportamento terá maior proporção de instinto, em detrimento da inteligência (a força responsável por inibir os instintos, quando estes não favoreçam o ser). Insetos e vermes se agitam nestes períodos, agitando os peixes forrageiros, que agitam os predadores... Em suma; desde a antiguidade, observou-se quê os impulsos primitivos são mais ?irresistíveis? nos períodos citados; embora tal fato ainda permaneça obscuro em seus exatos mecanismos; portanto, pode ser mais fácil pescar um peixão ao meio dia da Lua nova, à meia noite da Lua cheia, ou nos 3 dias ao redor destes horários.

Porém...; entre tais impulsos primitivos está, não apenas a agressividade e a fome, mas também o sono e o medo (de um encastoamento, de um pescador,...); portanto, outros fatores devem ser considerados como mais importantes que este tipo de influência, pois pode ser que o estímulo de dormir ou fugir seja reforçado por esta ?maré biológica? (e não o instinto de se alimentar ou defender seu território, como gostaríamos).

Antes de esgotar este assunto, vale observar que esta influência lunar obedece às mesmíssimas regras das marés alta (a mais influente e favorável, quanto mais alta a maré melhor) e baixa; sendo uma dica usar uma tábua das marés (no caso do local de pesca não possuir uma tábua das marés, como ocorre no interior, use uma tábua de um local de mesma latitude; pois os horários das marés coincidirão). Se você não tiver acesso a uma tábua das marés; lembre-se de que a Lua tem 2 vezes a influência do Sol, e que a maré sobe quando um destes astros passa sobre o local, ou sobre o local diametralmente oposto da Terra. A maré morta ou maré de quarto ocorre quando temos o Sol e a Lua com 90º entre si, nas luas ?enchendo? ou esvaziando?; nas Luas cheia e ?vazia? suas forças gravitacionais se somam, fazendo as grandes marés.

Eu só levo em conta a maré biológica quando está no inverno; e, por desafio, resolvo ir pescar assim mesmo. A pesca no inverno (em água doce, e sem ser em pesque-pague) exige grande conhecimento e considerações para acertarmos o momento mais favorável (ou menos desfavorável), sendo cada detalhe decisivo.

Sobre as marés de verdade (na beira-mar, costões, estuários, mangues,...), deve-se pescar com uma ?grande maré alta (quando maior parte das terras, inacessíveis em outra condição, está acessível aos peixes)?, e continuar pescando em sua vazante. Na vazante (quando a maré está abaixando); pequenos peixes e outros pequenos (camarões,...) são desalojados pela correnteza e promovem um banquete para peixes maiores como um robalo...

Tudo isto deve ser considerado juntamente com outros fatores, pois a lua sozinha não é suficiente para determinar se uma pescaria será ou não produtiva!

Observação: Kid M, se você achar que eu localizei mal este tópico, pode mudar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Moacyr..td joia?

eu acho que, dependendo a pescaria que vc for fazer, a lua interfere.

Exemplo: Pescaria de robalos, onde a maré dita o resultado da pescaria. Acredito que a lua interfira. Já na pescarias dos tucunares, não acho que tenha muita interferencia..se eu estiver errado, por favor..me corrija..haeuihieuhi

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Moacyr..td joia?

eu acho que, dependendo a pescaria que vc for fazer, a lua interfere.

Exemplo: Pescaria de robalos, onde a maré dita o resultado da pescaria. Acredito que a lua interfira. Já na pescarias dos tucunares, não acho que tenha muita interferencia..se eu estiver errado, por favor..me corrija..haeuihieuhi

abraço

É essa minha opinião! Apenas observo que acho que um único fator é pouco para determinar o resultado de uma pescaria, qualquer que seja ela; mesmo que seja na pescaria de robalos... O lugar, se ele é poluído, se o mar está de ressaca, se o lugar está batido, se o local é bom de peixe, de camarões, temperatura, profundidade, se houve um acidente ecológico...

Quer dizer, é minha opinião que 1 fator é pouco para determinar o resultado da pescaria!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Moacyr,

Não há necessidade de mudarmos o local do tópico ! Tá em bom lugar...

Sobre suas considerações, muito interessantes, informo-lhe que não consegui perceber maiores diferenças na pesca dos rios com relação a influência da lua ! Depois de ler o que você escreveu, até acho que possa haver ( e passarei a observar de forma mais cuidadosa ) ! Sei contudo, que nas noites de luar, os grandes peixes de couro aparecem menos... ( podem ter sido só coincidências... ) e a movimentação de alimentação é maior ! Digo-lhe isso pela influência das piranhas, que são muito ativas na lua cheia, contrariamente a um céu estrelado... ( pode ter a ver... )

Quanto aos estuários, a pesca do robalo está condicionada ao movimento das marés ! Maré "morta" o peixe fica inativo... :wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Moacyr,

Não há necessidade de mudarmos o local do tópico ! Tá em bom lugar...

Sobre suas considerações, muito interessantes, informo-lhe que não consegui perceber maiores diferenças na pesca dos rios com relação a influência da lua ! Depois de ler o que você escreveu, até acho que possa haver ( e passarei a observar de forma mais cuidadosa ) ! Sei contudo, que nas noites de luar, os grandes peixes de couro aparecem menos... ( podem ter sido só coincidências... ) e a movimentação de alimentação é maior ! Digo-lhe isso pela influência das piranhas, que são muito ativas na lua cheia, contrariamente a um céu estrelado... ( pode ter a ver... )

Quanto aos estuários, a pesca do robalo está condicionada ao movimento das marés ! Maré "morta" o peixe fica inativo... :wink:

Com traíras, eu observei que elas gostam de escuridão...; e não é qualquer escuridão, é aquela de não dar para ver a vara de pescar na mão!

Parafraseando Humberto Vito Pentagnã: ?Quando está claro, peixinho vê peixão e dá no pé. Como o peixão sabe disso, ele nem se abala em tentar comer o peixinho e espera estar bem escuro?.

Pelo que eu sei, os grandes peixes de couro também são predadores; por isso é que eu acho que possa ser o mesmo com eles (acho, já que eu ainda não tive a oportunidade...).

Um abraço Kid M; e desculpa eu ficar pondo pilha com o negócio da mudança de lugar, é que eu tava na dúvida mesmo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Moacyr, o que pude notar nas minhas pescarias de águas internas é que os peixes de couro têm mais tempo de chegar às iscas antes de "bisbilhoteiros" em noites sem lua.

E não sei se por cincidências ou não mas já pude perceber que em pescarias de luia cheia os peixes de escamas se tornam mais ativos no decorrer do dia.

Talvez levando em consideração a sua citação:

"Parafraseando Humberto Vito Pentagnã: ?Quando está claro, peixinho vê peixão e dá no pé. Como o peixão sabe disso, ele nem se abala em tentar comer o peixinho e espera estar bem escuro?. "

Não seria uma teoria tão absurda pensar que a maior procura por abrigos em noites de lua clara, proporcione um peixe diurno mais descansado e com necessidade de se alimentar logo, antes do "escurecer"...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Moacyr, o que pude notar nas minhas pescarias de águas internas é que os peixes de couro têm mais tempo de chegar às iscas antes de "bisbilhoteiros" em noites sem lua.

E não sei se por cincidências ou não mas já pude perceber que em pescarias de luia cheia os peixes de escamas se tornam mais ativos no decorrer do dia.

Talvez levando em consideração a sua citação:

"Parafraseando Humberto Vito Pentagnã: ?Quando está claro, peixinho vê peixão e dá no pé. Como o peixão sabe disso, ele nem se abala em tentar comer o peixinho e espera estar bem escuro?. "

Não seria uma teoria tão absurda pensar que a maior procura por abrigos em noites de lua clara, proporcione um peixe diurno mais descansado e com necessidade de se alimentar logo, antes do "escurecer"...

Xande; desculpe, mas eu não entendi direito o que você quis dizer...

Sei que eu penso que os peixes que representem presas fiquem ?assanhados? durante uma noite clara por causa da luz suficiente para evitar que sejam surpreendidos por um predador. Isto deve deixar os predadores com fome (e ocultos em abrigos como locas ou qualquer outro)... Sua conseqüente fome justifica sua maior atividade durante o dia.

Um abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Moacyr, o que pude notar nas minhas pescarias de águas internas é que os peixes de couro têm mais tempo de chegar às iscas antes de "bisbilhoteiros" em noites sem lua.

E não sei se por cincidências ou não mas já pude perceber que em pescarias de luia cheia os peixes de escamas se tornam mais ativos no decorrer do dia.

Talvez levando em consideração a sua citação:

"Parafraseando Humberto Vito Pentagnã: ?Quando está claro, peixinho vê peixão e dá no pé. Como o peixão sabe disso, ele nem se abala em tentar comer o peixinho e espera estar bem escuro?. "

Não seria uma teoria tão absurda pensar que a maior procura por abrigos em noites de lua clara, proporcione um peixe diurno mais descansado e com necessidade de se alimentar logo, antes do "escurecer"...

Xande; desculpe, mas eu não entendi direito o que você quis dizer...

Sei que eu penso que os peixes que representem presas fiquem ?assanhados? durante uma noite clara por causa da luz suficiente para evitar que sejam surpreendidos por um predador. Isto deve deixar os predadores com fome (e ocultos em abrigos como locas ou qualquer outro)... Sua conseqüente fome justifica sua maior atividade durante o dia.

Um abraço!

Exatamente Moacyr, foi o que quiz dizer, o peixe diurno se arrisca mais e termina por aumentar sua atividade e consequentemente sua fome. Por outro lado, não acho "fora de cogitação" a hipótese de que os peixes mais velhacos se escondam mais ainda em luas claras, fazendo com que o descanso seja mais um motivo a grande atividade diurna a ser considerada.

Cito esta segunda posibilidade para espécies forrageiras, uma vez que nota-se claramente a dificuldade de se tarrafear iscas em noite clara, a isca branca fica muito arisca. :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Xande; eu nunca tarrafeei, mas penso que forrageiros se agitam mais durante o dia, e que eles se escondam com o escurecer ; é um ciclo. Mas penso que a escuridão lhes represente um enorme risco, de forma que quanto mais escuro, mais eles se escondam. Já tentou tarrafear em noites escuras? Suponho que seja ainda mais dificil obter alguma isca (que em noites claras), tenta qualquer dia...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Xande; eu nunca tarrafeei, mas penso que forrageiros se agitam mais durante o dia, e que eles se escondam com o escurecer ; é um ciclo. Mas penso que a escuridão lhes represente um enorme risco, de forma que quanto mais escuro, mais eles se escondam. Já tentou tarrafear em noites escuras? Suponho que seja ainda mais dificil obter alguma isca (que em noites claras), tenta qualquer dia...

Moacyr, sempre que pesco na bacia do Araguaia tarrafeio a noite atrás de iscas pra peixes de couro. Sempre em praiados. Lua escura é uma beleza, pegamos 10, 15 iscas numa tarrafada, lua clara é uma merd... dá pra ver os peixinhos estourando quando vêem sombra da tarrafa.

Quantos aos forrageiros: os espertos se escondem, os bobos dão sopa na praia, em áreas preservadas do Araguaia, a festa acontece a noite inteira nas praias, onde podemos ouvir as jurupocas, mandubés e cacharinhas pescando na rasura durante toda a noite. Mas é muito barulho mesmo, vou estimar por chute, mas é mais de 1 estouro por minuto em épocas de água clara e alta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...