Ir para conteúdo

Tohatsu 18 x Mercury Super 15. Procede?


Posts Recomendados

Esse vídeo é muito ruim, já tinha visto, tinha que fiilmar um do lado do outro. O Mercury Super original como o João disse vem estrangulado, voltando a configuração original ele anda igualzinho, tive a oportunidade de usar os 3, Nissan, Tohatus e Super transformado juntos são exatamente iguais em desempenho e consumo, quem já foi na Pousada Suiá-Miçu sabe pois eles tem uns 10 conjuntos com os 3 motores.  Deveriam fazer um vídeo assim:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho um Mercury 15 Super,

 

O que pude observar no vídeo, se eram os dois da reportagem que pilotaram, já tem diferença no peso, não me parece que as embarcações são iguais, podendo haver diferença também de peso ou mesmo a forma do casco pode influenciar... 

 

O barco com o 15 Super, está com o cavalo d'água muito próximo ao barco, o trim parece estar mais baixo, e o barco não empina o suficiente para ter velocidade e está com muito arrasto.

 

Na serra da mesa, já andei perto de um tohatsu 18 e mesmo sem transformar o 15 Super, pode ter certeza que 3HP não dá essa diferença toda de velocidade...

 

Este 15 Super não deve estar transformado, a transformação é autorizada pela mercury, e o motor já chega pro revendedor com manual e possíveis peças para fazer a transformação(mercury 25 precisa trocar algumas coisas) sem custo(o meu foi transformado na revisão de 10hrs, paguei só o óleo da rabeta)

 

Nas primeiras 10 horas, consegui velocidade máxima com 3 pessoas, tralha e bebidas de 33,6km/h

Após a revisão, com 5 pessoas, tralha e bebidas, 30km/h e com 2 pessoas, tralha e bebidas a 38,7km/h

Medido com GPS, pode não estar 100% correto

 

Se você analisar de perto verá que os motores são idênticos, o 15 Super, vem para o brasil estrangulado, apenas para pagar menos imposto, pois o percentual de imposto varia de acordo com a potência, fazendo o 15 Super ser mais barato que os demais.

 

 

E REPITO, mesmo sem transformar a diferença mostrada no vídeo não é verdadeira, 3 HP não dá muita diferença assim...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiramente bom dia!

No dia em que este vídeo foi filmado eu estava presente mas por outro motivo ,é tive a curiosidade de olhar essa comparação entre os motores.

Os 2 motores vão andar basicamente o mesmo, os cascos são iguais de fundo ( mesma hídrica ), são 2 Flash 500 Calaça, um se não me engano e ano 2006 e outro 2011, sabe por que deu essa diferença?

É o que mais explico, muitas vezes clientes reclamam ou dizem que o barco não anda, tem muito arrasto ou seja dizem que não presta, mas esse vídeo mostra muito bem isto, o barco que está com o Mercury super está com "trim" do motor mais baixo, e no Tohatsu já está mais alto em relação ao peso que está dentro do barco. Essa é toda a diferença, simplesmente o "trim" do motor, se não souber regular vai sim perder performance. Já regulando certo o barco vai plainar corretamente e atingir maior velocidade.

Vale constar que eles fizeram também o Tohatsu 18 x Yamaha 25 e vimos o Tohatsu andar na frente, foi aí que resolvemos interferir por que parecia errado isso. Regulamos o trim do Yamaha da melhor forma possível e fomos queimar gasolina.

Resultado: leve (1 pessoa) o Tohatsu 18 e Yamaha 25 HP's andam realmente juntos, isso nos surpreendeu.

Já com mais peso (2 pessoas + ) o Yamaha já tem alguma vantagem porém não é muita. Devido ter maior HP tem deve ter uma maior força.

Guto, o Tohatsu e o Nissan, eles tem uma diferença sim com o mercury, anda mais, porém a diferença e difícil de perceber na navegação, eu não sou muito "entendendor" neste assunto, te recomendo conversar com o Altamiro da Calaça Motores, ele é distribuidor Tohatsu no centro-oeste e vai saber te explicar com precisão.

Lembrando que o único vínculo entre a Calaça Mototes e Calaça Nautica e na montagem de lanchas, ou seja esses videos e explicações não sao da Calaça Náutica.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

João nunca vi o carburador dos dois abertos, mas nessa pescaria com barcos idênticos com mesmo peso todo mundo saindo no mesmo horário e quase 2h de navegação não houve diferença, ao não ser alguns Tohatsus que ficaram pra trás porém eram bem mais velhos.

 Mas o Mercury super mesmo mudando o Giglê e avança do carburador ele fica pra trás? Já ouvi dizer que o Mercury super não dá 18hp com todas mudanças e sim 17.5hp o que não é nada ao meu ver, bom isso eu não sei. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tudo depende da intençao do marketing ,,,, ainda estamos longe de ver testes realizados com a seriedade e imparcialidade no uqal sao realizados nos EUA, como Foi dito pelo sr. Joao Calaça a gente se surpreende com certos resultados , mas ha de observar se ambas condiçoes estao realmente iguais...abraxxxx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

São tantas variáveis na navegação que é muito dificil comparar um com outro, até mesmos motores da mesma marca e do mesmo ano existem uns que tem desempenho melhor que outro.  Na minha opinião esse vídeo foi feito mais com intuito de alavancar as vendas do Tohatsu do que comparação mesmo. Eu já andei muito no Tohatsu 18hp foi praticamente 5 dias de pesca navegando 3h por dia, e também já pilotei e já andei muito no Mercury Super e sinceramente nunca que eles andam perto do Yamaha 25hp em barcos iguais e situação normal de pesca. Os vídeos do Reginaldo estão aí pra comprovar, um Mercury Super transformado atinge 34km/H num barco de 6m com 3 pessoas, o Yamaha 25hp naquele vídeo da troca da Hélice atingiu 47km/H no mesmo barco em mesma carga.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guto, como eu disse não fomos nós que fizemos o vídeo, mas eu estava no local e pilotei também para testar os 2. É realmente com 1 pessoa andaram praticamente juntos.

Não estou favorecendo nenhum lado, pois não vendo motores, estou levando em base o que vi.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por essa eu não esperava, o Tohatsu 18 andar junto com o 25 nas condições especificadas, interessante. Ainda mais que o João estava lá e comprovou isso in loco.

 

Um Tohatsu 25 deve ser um motorzão então hein ! Se seguirmos o mesmo raciocínio, ele deve bater o Sea Pro então !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por essa eu não esperava, o Tohatsu 18 andar junto com o 25 nas condições especificadas, interessante. Ainda mais que o João estava lá e comprovou isso in loco.

 

Um Tohatsu 25 deve ser um motorzão então hein ! Se seguirmos o mesmo raciocínio, ele deve bater o Sea Pro então !

 

Tohatsu e Mercury é o mesmo motor(isso para os portateis.. 15 a 40, senão me engano)

Mercury 15 Super é o Tohatsu 18

Mercury 25 é o Tohatsu 30

Mercury 40 é o Tohatsu 50

 

Basta fazer as transformações certas nos mercury fazendo-os voltar a potência ORIGINAL, iguais as do Tohatsu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, já tive os dois motores e usei ambos no mesmo barco. 

A diferença que achei nos motores foram:

1º. Ha uma diferença no venturi dos carburadores, o Mercury tem 20mm e os 18 (tohatsu e nissan) possuem 22mm.

2º. Diferença nos gicles, o Super tem gicles de baixa 80 e de alta 110 (salvo engano), já os 18 (tohatsu e nissan) possuem gicles de baixa 60 e alta 116.

3º. Tem uma peça de aluminio que é um batente que desliza uma roldana do carburador e esta peça limita a borboleta do carburador a abrir uns 60% apenas, já os 18 hp (tohatsu e nissan) esta peça de aluminio tem um ressalto maior, assim ao acelerar tudo no manche o carburador realmente acelera tudo.

 

A peça é esta de aluminio onde está apoiada esta roldana branca, neste caso é de um 18 hp.

9ceb08eb-8de5-4d4b-9043-83e9e5f34966_zps

 

Aos amigos que possuem o Mercury 15 super, por curiosidade, em casa, com motor desligado, acelerem tudo no manche, e com a mão tentem acelerar mais segurando naquela pecinha dourada que segura uma haste onde está escrito em amarelo. mesmo acelerando tudo no manche, vão perceber que o carburador ainda tem curso de aceleração. Isso ocorre porque a pecinha de alumínio supracitada no Mercury é menor.

 

Abraço!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guto, como eu disse não fomos nós que fizemos o vídeo, mas eu estava no local e pilotei também para testar os 2. É realmente com 1 pessoa andaram praticamente juntos.

Não estou favorecendo nenhum lado, pois não vendo motores, estou levando em base o que vi.

João me desculpe caso entendeu errado, não disse que foi vc que fez o vídeo.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nessa pescaria medimos a velocidade, eram chatas bem leves com 1.30 de boca , 5m,  borda média porém com 3 pessoas mais tralha pesada para um dia todo no rio, os Tohatsus, Nissans e Supers atingiam 35km/H descendo e 33  subindo, acredito que um Yamaha facilmente pegaria 43 a 45km/H e um Sea Pro entre 45 a 48km, mas o consumo realmente surpreendeu  caculei em torno de 7 a 8L/H no máximo.  Olha elas aí :

16300_649619895145812_599486524544757118

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Guto, com o nissan, ainda amaciando, primeiro tanque, com um squalus 500, duas pessoas mais tralha, descendo rio 42km/h, subindo 39, 40km/h.

 Com o Mercury 15 super que eu tive, nunca medi pois na época não tinha gps.

 

 Neste nissan que esta comigo agora, andei muito pouco, gastei apenas 10 litros de gasolina, devo ir por estes dias com uma semi chata Pantanaltica Araguaia plataformada, aí posto mais resultados e filmarei mostrando com gps.

 

 Tive os motores Mercury15 super 2007, um tohatsu 2008 e agora o nissan 2015, todos tirados zero. A impressão que eu tive que o mercury mesmo fazendo as mudanças que a fábrica indica não da os 18 hps. Principalmente pelas diferenças nas peças que eu supracitei.

No último Mercury eu mandei encher com solda de aluminio aquela pecinha que eu citei, para abrir toda borboleta do carburador, mudei o avanço e tive que mudar o diâmetro do gicle de baixa, pois com a nova configuração o motor murchava de baixa pra media quando se arrancava mais rápido. Assim este Super ficou andando mais e bebendo mais também.

 

Depois de um ano acabei trocando pelo Tohatsu, percebi uma pequena diferença para o mercury mexido e uma boa diferença para um mercury original. Senti que o Tohatsu tinha mais um pouquinho de força e gastava menos, pois eu tinha mexido no Mercury né. Este Tohatsu no primeiro tanque, dava umas engasgadas, depois abria a aceleração, foi meio chatinho, mas depois deste tanque o motor deslanchou!!! Andava bem viu!!

 Todos são bons motores, mas prefiro comprar o Tohatsu ou o Nissan porque já vem com os exatos 18 hp. 

Abraço!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou fazer um esforço para estrear meu conjunto neste final de semana.

 

Futuramente, pretendo trocar por um Tohatsu 18hp. Pensei num 30hp, mas o fato de ter que tirar e colocar na popa os 52kg não me animaram muito. Até porque eu quero um barco para pescar e lazer mesmo.

 

Não prezo, no momento, por velocidade, e sim economia e praticidade!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Reativando, essa semana estava lavando o motor e resolvi abrir o capô pra olhar.. então acabei tirando uma foto da peça que o Leonardo postou a foto... realmente a diferença é boa!!! é bom saber pra quando mandar transformar meu Mercury Super

 

 

Tohatsu 18

9ceb08eb-8de5-4d4b-9043-83e9e5f34966_zps

 

Mercury 15 Super

20150810_175102.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho quase certeza que o meu Super 15 não está transformado.

 

A aceleração máxima atinge em aproximadamente 75% do manche, acelerar mais que isso é em vão, não sinto sequer aumento da rotação ou ronco do motor.

 

Vou levar o motor para revisão e pedir para fazer a transformação.

 

Postarei o resultado!!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

 tenho um tohatsu 18 hp 2001 ele abre todinha a borboleta !

 porem ele nao diz q o venturi seja 20  ou 22 mais os gicles estao com 80 na baixa e 110 na alta e anda redodinho axei ele muito veloz mais nao axei tao economico nao kkk 

  aquela varetinha q faz abrir a borboleta da para abaixar mais ela fazendo q abra mais um poco a borboleta masi nao abre os 100% o meu tohatsu aquela varetinha fica no limite ele nao passa para cima como ta la na foto nao !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...