Ir para conteúdo

AJUDA !!! Barulho estranho na carretilha


Posts Recomendados

Olá turma !!!

Amigos preciso da ajuda de vocês !!!

A pouco tempo notei um barulho estranho em minha carretilha, uma Shimano Caenan 100...

Pois quando eu giro a manivela com mais força e quando giro ela e breco com a mão ela faz um ruído estranho que eu não sei o que pode ser... O que seria ??? Será que algum amigo aqui do fórum pode me ajudar !?

Fiz um vídeo pra facilitar.

http://youtu.be/nRaSrMzDwl0

Valeu !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já tive esse problema mas agora não me lembro da solução...

você desmontou ela? Se não me engano alguma peça mal encaixada

Fala Renato...

Eu nunca desmontei ela, só saquei os rolamentos para limpeza básica. Sempre limpo eles e nunca tive problemas, e agora fui notar esse problema.

Se souber o que eu posso fazer para resolver da um alô.

Valeu abraço !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Está patinando no pinhão .

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Amigos se realmente está patinando o pinhão sabe o que eu possa estar fazendo para resolver ?? Ou de alguém que resolva, se compensa... Se puderem dar uma luz porque sou leigo nesse assunto.

Obrigado !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se não ficar com medo, desmonta ela...

Retira peça por peça colocando tudo na ordem que você retira sobre um papel toalha.

E vai tirando fotos das engrenagens que também para ajudar na hora de montar.

Veja se não tem nada aparentemente fora do lugar, algum "desencontro" de dentes de engrenagem...

Se as peças estiverem todas ok, quando remontar não tem porque dar problema...

Para remontar é só seguir a sequência inversa do desmonte...

Estou na rua agora senão ajudava mais.

Procura na net algum tutorial de carretilhas Shimano. As vezes tem até um especifico pra sua...

Pode ser "como lubrificar carretilha X"

Qlq coisa grita ai!

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se não ficar com medo, desmonta ela...Retira peça por peça colocando tudo na ordem que você retira sobre um papel toalha.E vai tirando fotos das engrenagens que também para ajudar na hora de montar.Veja se não tem nada aparentemente fora do lugar, algum "desencontro" de dentes de engrenagem...Se as peças estiverem todas ok, quando remontar não tem porque dar problema...Para remontar é só seguir a sequência inversa do desmonte...Estou na rua agora senão ajudava mais.Procura na net algum tutorial de carretilhas Shimano. As vezes tem até um especifico pra sua...Pode ser "como lubrificar carretilha X"Qlq coisa grita ai!Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

O Lênio obrigado pelas dicas, mais não vou me ariscar não, pois nunca mexi as vezes em vez de melhorar posso piorar tudo kkkkkkk

Obrigado mesmo !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo boa noite

Tenho uma Shimano Caenan 100 já a 3 anos e um pouquinho. Não consigui ver seu video porque a net aqui tá ruim; o que posso te dizer é que a minha, em meados do ano passado, tava patinando na fricção...mesmo com a regulagem mais apertada. Até na hora da briga, soltava linha e fazia um barulho estranho. Abri ela e verifiquei que o disco do freio tava em frangalhos!

Coloquei carbontex nela e ficou show de bola.

Forçava a bichinha demais nos trairões aqui, agora só uso ela nos piaus e peixes de ceva. Apesar que esses dias entrou um pacu bacana, e ela deu conta do recado de boa.

Vou ver se de madrugada, consigo ver seu vídeo e vejo se posso lhe ajudar...

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo boa noite

Tenho uma Shimano Caenan 100 já a 3 anos e um pouquinho. Não consigui ver seu video porque a net aqui tá ruim; o que posso te dizer é que a minha, em meados do ano passado, tava patinando na fricção...mesmo com a regulagem mais apertada. Até na hora da briga, soltava linha e fazia um barulho estranho. Abri ela e verifiquei que o disco do freio tava em frangalhos!

Coloquei carbontex nela e ficou show de bola.

Forçava a bichinha demais nos trairões aqui, agora só uso ela nos piaus e peixes de ceva. Apesar que esses dias entrou um pacu bacana, e ela deu conta do recado de boa.

Vou ver se de madrugada, consigo ver seu vídeo e vejo se posso lhe ajudar...

Abraços!

O Rafael...

Então a flição da minha está boa, até no início que eu detectei o barulho eu pensei que era ela, apertei, forcei mais não é ela. A minha patina o tambor conforme gira a manivela e faz um ruído, como eu nunca tinha visto isso não sei o que pode ser, mais imagino que seja o pinhão como alguns amigos citaram...

Pelo que eu estou vendo vou ter que falar com alguém que entenda e que tenha oficina de pesca para tá resolvendo o meu problema, Pq pelo jeito é só abrindo mesmo.

Se você souber de alguém para tá me indicando eu agradeço.

Mesmo assim muito obrigado pela força.

Abraço !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acho que coroa pinhao terao que ser trocados

Pois é amigo... Vou ter que procurar alguém de alguma oficina de pesca para resolver isso ai.

Amigos se solver de alguém de confiança e que entenda do assunto para tá indicado eu agradeço!!

Valeu Massao. Abraço !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos se realmente está patinando o pinhão sabe o que eu possa estar fazendo para resolver ?? Ou de alguém que resolva, se compensa... Se puderem dar uma luz porque sou leigo nesse assunto.

Obrigado !!!

Verefica se a carreta está recollhendo a linha normal , prenda a linha em algum ponto , vai soltando linha andando para traz e dai recolhe a linha segurando na vara firmando como se estivesse um peixe engatado , para isso aperte bem a fricção , se recolher a linha normal sem barulho não tem problema , também faça o teste de fricção prendendo alinha puchando a carreta para traz até soltar linha com a fricção bem apertada , se soltar a linha com dificuldade tipo pesada , a carreta está normal .

No meu ponto de vista este problema que você menciona no vídeo não é desgaste nem na coroa e nem no pinhão . Girando a manivela como você vez o carretel atinge certa velocidade , no travamento brusco da manivela com a mão como está no vídeo , faz com que o carretel continue rodando fazendo o pinhão levantar devido a pressão da velocidade , patinando o pinhão na coroa . A mesma coisa pode acontecer se você vai arremessar e esquece de destravar o carretel , com a preção o pinhão patina e faz esse mesmo barulho , e isso não quer dizer que a carreta esteja com defeito , pois continua normal , o jeito como foi sem querer no caso feito o arremesso foi de modo endevido .

O correto seria no vídeo , ter girado a manivela e junto apertar o botão de destrave do carretel , aí o carretel vai rodar livre sem prejudicar os componentes internos e não vai fazer aquele barulho , a mesmo coisa quando se procede o arremesso , arremeça e para parar o carretel se trava o carretel com o dedo , pois se travar o carretel girando a manivela vai dar esse tranco também causando o patinamento do pinhao .

Bom por isso acho que a sua carreta não tem defeito , o defeito é o modo como está procedendo no manuseio .

Espero ter ajudado e desculpe se o que escrevi estiver errado pois não sou tecnico em carretilhas , apenas gosto de mexer nas minhas carretas .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verefica se a carreta está recollhendo a linha normal , prenda a linha em algum ponto , vai soltando linha andando para traz e dai recolhe a linha segurando na vara firmando como se estivesse um peixe engatado , para isso aperte bem a fricção , se recolher a linha normal sem barulho não tem problema , também faça o teste de fricção prendendo alinha puchando a carreta para traz até soltar linha com a fricção bem apertada , se soltar a linha com dificuldade tipo pesada , a carreta está normal .

No meu ponto de vista este problema que você menciona no vídeo não é desgaste nem na coroa e nem no pinhão . Girando a manivela como você vez o carretel atinge certa velocidade , no travamento brusco da manivela com a mão como está no vídeo , faz com que o carretel continue rodando fazendo o pinhão levantar devido a pressão da velocidade , patinando o pinhão na coroa . A mesma coisa pode acontecer se você vai arremessar e esquece de destravar o carretel , com a preção o pinhão patina e faz esse mesmo barulho , e isso não quer dizer que a carreta esteja com defeito , pois continua normal , o jeito como foi sem querer no caso feito o arremesso foi de modo endevido .

O correto seria no vídeo , ter girado a manivela e junto apertar o botão de destrave do carretel , aí o carretel vai rodar livre sem prejudicar os componentes internos e não vai fazer aquele barulho , a mesmo coisa quando se procede o arremesso , arremeça e para parar o carretel se trava o carretel com o dedo , pois se travar o carretel girando a manivela vai dar esse tranco também causando o patinamento do pinhao .

Bom por isso acho que a sua carreta não tem defeito , o defeito é o modo como está procedendo no manuseio .

Espero ter ajudado e desculpe se o que escrevi estiver errado pois não sou tecnico em carretilhas , apenas gosto de mexer nas minhas carretas .

O Anderson... Valeu pelas dicas!!!

Fiz os testes que me falou, a linha está recolhendo normal e a fricção tbm está boa... Depois de ter feito esses testes tomei coragem e resolvi desmontar para verificar o que poderia ser.

Não tinha nada danificado, tirei todas as peças limpei, lubrifiquei e engraxei... montei ela e o barulho sumiu, não sei o que era pois agora ela está perfeita, sem ruídos, imagino que era sujeira pois tinha um pouco de areia dentro dela, mais coisa pouca. Estou esperando um tempo para testar ela de verdade.

Eu agradeço a todos que de alguma forma me ajudaram. Obrigado a todos!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verefica se a carreta está recollhendo a linha normal , prenda a linha em algum ponto , vai soltando linha andando para traz e dai recolhe a linha segurando na vara firmando como se estivesse um peixe engatado , para isso aperte bem a fricção , se recolher a linha normal sem barulho não tem problema , também faça o teste de fricção prendendo alinha puchando a carreta para traz até soltar linha com a fricção bem apertada , se soltar a linha com dificuldade tipo pesada , a carreta está normal .

No meu ponto de vista este problema que você menciona no vídeo não é desgaste nem na coroa e nem no pinhão . Girando a manivela como você vez o carretel atinge certa velocidade , no travamento brusco da manivela com a mão como está no vídeo , faz com que o carretel continue rodando fazendo o pinhão levantar devido a pressão da velocidade , patinando o pinhão na coroa . A mesma coisa pode acontecer se você vai arremessar e esquece de destravar o carretel , com a preção o pinhão patina e faz esse mesmo barulho , e isso não quer dizer que a carreta esteja com defeito , pois continua normal , o jeito como foi sem querer no caso feito o arremesso foi de modo endevido .

O correto seria no vídeo , ter girado a manivela e junto apertar o botão de destrave do carretel , aí o carretel vai rodar livre sem prejudicar os componentes internos e não vai fazer aquele barulho , a mesmo coisa quando se procede o arremesso , arremeça e para parar o carretel se trava o carretel com o dedo , pois se travar o carretel girando a manivela vai dar esse tranco também causando o patinamento do pinhao .

Bom por isso acho que a sua carreta não tem defeito , o defeito é o modo como está procedendo no manuseio .

Espero ter ajudado e desculpe se o que escrevi estiver errado pois não sou tecnico em carretilhas , apenas gosto de mexer nas minhas carretas .

O Anderson... Valeu pelas dicas!!!

Fiz os testes que me falou, a linha está recolhendo normal e a fricção tbm está boa... Depois de ter feito esses testes tomei coragem e resolvi desmontar para verificar o que poderia ser.

Não tinha nada danificado, tirei todas as peças limpei, lubrifiquei e engraxei... montei ela e o barulho sumiu, não sei o que era pois agora ela está perfeita, sem ruídos, imagino que era sujeira pois tinha um pouco de areia dentro dela, mais coisa pouca. Estou esperando um tempo para testar ela de verdade.

Eu agradeço a todos que de alguma forma me ajudaram. Obrigado a todos!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Anderson... Valeu pelas dicas!!!

Fiz os testes que me falou, a linha está recolhendo normal e a fricção tbm está boa... Depois de ter feito esses testes tomei coragem e resolvi desmontar para verificar o que poderia ser.

Não tinha nada danificado, tirei todas as peças limpei, lubrifiquei e engraxei... montei ela e o barulho sumiu, não sei o que era pois agora ela está perfeita, sem ruídos, imagino que era sujeira pois tinha um pouco de areia dentro dela, mais coisa pouca. Estou esperando um tempo para testar ela de verdade.

Eu agradeço a todos que de alguma forma me ajudaram. Obrigado a todos!!!

Que bom que está tudo certo então , e não esquenta não , vai pescar de boa  ::tudo::  valeu amigo !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Paulo Marques o ``problema´´ ao qual você presencia na sua carretilha não tem nada a ver com a coroa ou pinhão, mas sim com o rolamento de roletes ou roller clutch bearing e o ``inner tube´´ partes BNT2396 e BNT3474 na vista explodida da tua carretilha.O rolamento de roletes tem a função de evitar que a manivela gire em sentido contrário, sendo que este fica fixo na lateral da carretilha, já o inner tube fica inserido nele e conectado ao primeiro drag drag washer, tal que o drive shaft passe por dentro do inner tube e fique centralizado.O que ocorre com tua carretilha eu presumo que não seja problema algum, mas apenas um artificio de engenharia para que quando paradas repentinas sejam aplicadas à manivela (iguais a que tu simulou) a coroa e o pinhão não sofram nenhum tipo de deformação plastica.Já observei isso em várias carretilhas e dado que a manivela não está girando ´´notoriamente`` em sentido contrário quando há tensão na linha, não é preciso se preocupar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...