Ir para conteúdo

Serra da Mesa Demorando Muito para Encher


Natan Jr

Posts Recomendados

REGIÃO NORTE (situação atual 81.89%)
Rio Tocantins
96,17% da região
Serra da Mesa (43,68% da região) 35.16%
Tucuruí        (51,53% da região) 100%
Outras          (3,83% da região)
 

Pessoal tem uma pergunta intrigante esse mês de abril choveu muito no estado de Goiás e Tocantins e infelizmente o reservatório de serra da mesa ainda não encheu o bastante como os demais, por exemplo, Tucuruí no começo do ano estava seco e agora tá com 100% lago angical também na tampa acredito que as demais usinas do rio Tocantins todas devem esta lotadas.

 

Dai vem à pergunta. Porque Serra da Mesa não está enchendo com força? Se alguém souber responder agradeço.   

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 67
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

A princípio eu pensava que a represa de serra da mesa, por ser muito grande, estava dando vazão na água, justamente para encher as da frete.. angical, tucuruí...

 

Porém, depois que o tucuruí encheu, serra da mesa não aumentou o nível muito... no carnaval estava com cerca de 28% e agora ainda está com 35%, estou torcendo para que comece a subir forte.. senão no fim do ano vai secar demais!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jeferson tem razão.. porém após a barragem de Serra da mesa, sai pelo Rio Maranhão, se tornando o Rio Tocantins, do Angical... mais a frente terá a represa de Porto Nacional em Palmas, o Tocantins, só se encontra com o Araguaia, próximo a Marabá-PA, e os 2(araguaia e tocantins formam a Lago de Tucurui...

 

e realmente, quando chove bem aqui em Brasília, a água chega na Serra da mesa.. e olha que tá chovendo bastante no fim do dia por aqui...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Começam a encher de baixo pra cima. Depois de tudo cheio pra baixo eles irão fechar a Serra da Mesa.

Acredito q a nos próximos dias a subida seja significativa.

 

Ano passado a Serra da Mesa sofreu muito para se manter os lagos de baixo em condições ideais. Acho q este ano eles usaram a cabeça...hehee

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Começam a encher de baixo pra cima. Depois de tudo cheio pra baixo eles irão fechar a Serra da Mesa.

Acredito q a nos próximos dias a subida seja significativa.

 

Ano passado a Serra da Mesa sofreu muito para se manter os lagos de baixo em condições ideais. Acho q este ano eles usaram a cabeça...hehee

Espero que esse ano seja melhor Fabrício, porque ano passado foi complicado d+. e ainda tenho esperança de ver a serra da mesa cheia novamente rsss...gosto d+ da SM. Quase todo dia dou uma olhada na site da ONS http://www.ons.org.br/tabela_reservatorios/conteudo.asp

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos estiveram recentemente no rio Araguaia e disseram que ele ainda está enchendo e o rio Araguaia enche de baixo para cima. Quem acompanha o site http://www.ons.org.br/tabela_reservatorios/conteudo.asppercebe que o reservatório da Serra ainda está enchendo mas está muito longe ainda da maior cheia dele. Também gosto muito do lago da Serra da Mesa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estive a semana passada no Angical e na serra da Mesa. O Angical está no seu nível máximo, com a água invadindo a mata ribeirinha. A Serra da Mesa está enchendo, subindo um pouco  todos os dias. Pela quantidade de chuvas que está caindo a Serra da Mesa vai dar uma bela subida nos próximos dias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Um pena estive na Serra da Mesa semana passada o lago já está baixando muito. A SM vai sofrer muito esse ano e acredito que não encherão o lago só para deixar nossa energia mais cara pois chuva teve muita. tanto que o lago de Tucuruí e todos os outros da bacia do tocantins estão com 100% ou quase 100% da capacidade vai entender a cabeça do povo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Infelizmente acho que esse ano Nossa querida serra da Mesa chega ao seu nível critico e uma vergonha porque encherão todos os reservatórios da bacia do tocantins e serra da mesa não...hoje o reservatório esta com 16,9 acredito que até o final do ano chegue a 10%.

Serra da Mesa (43,68% da região) 16.9%

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

   Calma Natan... normalmente a subida das águas começa em Dezembro... Meus pais moram a uns 100 do maranhão e menos ainda do Rio das Almas.. e pra quelas bandas tá chovendo bastante... ainda deve baixar um pouco ainda este ano.. mas deve começar a subir em breve... desejar que o EL NINO tenha trago a forte seca deste ano e que no próximo mande bastante água... normalmente depois de uma grande seca vem uma grande cheia.. estou na torcida... senão, pescar vai ficar difícil!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 4 semanas depois...

Pelo boletim diário da ONS, Serra da Mesa está agora com 12,45% do volume útil (capacidade).

 

http://www.ons.org.br/resultados_operacao/boletim_diario/index.htm

 

Obs: Depois que entrar no site, Click em "Situação dos Principais Reservatórios de Acumulação"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estive lá em Novembro..triste de se ver...tá subindo pouco, muito pouco...pessoalmente não acredito volte no nível em que estávamos acostumados a ver...tomara que eu esteja errado...e os peixes sumiram junto com a água...no lambari pega muito pois vi dois senhores com o barco cheio (como sempre) ..na artificial esquece, principalmente se for superfície...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...



×
×
  • Criar Novo...