Ir para conteúdo

Serra da Mesa Demorando Muito para Encher


Natan Jr

Posts Recomendados

  • Respostas 67
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

  • 2 meses depois...

fio... todos os reservatorios abaixaram consideravelmente, mesmo nao chovendo ha 51 dias em SP, é claro a tentativa deles de diminuir as represas.

 

os rios que desaguam no rio grande ainda estao bufando de agua, tem muita agua descendo e as represas abaixam todos os dias um pouco.

 

qdo estavam com agua com mais de 95% abriram os vertedouros, ok, medida de seguranca, mas as represas comportam pelo menos 125% com seguranca, daria pra estar estocando agua sem problema algum... 

 

pt arrebenta com td, nao salva nada. se gerenciarem o deserto, te garanto, em 3 anos vao comprar areia pra repor... vai faltar areia no deserto !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hidrelétrica  foram construidas pra geração de energia, e não lazer , isso foi que ouvi de um funcionário de uma hidrelétrica.  E no fim das contas é a verdade, se baixarem o fluxo das turbinas a represa enche mas a geração de energia fica prejudicada e é prejuízo pra css.   

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hidrelétrica  foram construidas pra geração de energia, e não lazer , isso foi que ouvi de um funcionário de uma hidrelétrica.  E no fim das contas é a verdade, se baixarem o fluxo das turbinas a represa enche mas a geração de energia fica prejudicada e é prejuízo pra css.   

 

guto, acontece que vc pode controlar o nivel de agua que sai pelas comportas e tb pelos vertedouros, produzir energia é possivel , gasta milhoes de vezes menos agua pra produzir com a represa cheia e tb o que entra é muito maior do que o que sai... acontece que ta saindo nuam velocidade anormal. ou seja, eles estao jogando agua a mais do que deveria. assim falta agua la na frente e cobram mais por isso...

 

Tem informação quente de que a represa está liberando água para suprir outras represas mais abaixo. Não sei se é verdade.

 

joao, sim, eles liberam pra ir enchendo em efeito cascata, porem as chuvas do verao, encheram todos por igual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cada usina é uma  esquema .  Aqui no Pardo não está saindo pelo vertedouro há 15 dias, mas pela saida das turbinas tão a todo vapor.  Para manter o volume alto do reservatorio tem que diminuir fluxo das turbinas diminuindo produção de energia. Outro problema Serra da Mesa é uma hidreletrica tipo "caixa Dágua", ou seja ela mais reserva do que produz, se ela diminuir o fluxo vai ferrar tudo pra baixo, ela só vai encher se chover absurdamente o que não aconteceu em GO.  

Em tamanho menor é que ocorre com a Represa de Caconde aqui no Pardo, hoje ela está cheia , mas agora ela começa abaixar pra manter o fluxo pra outras usinas e abastecimento de cidades abaixo , lá pra setembro ela já deve estar 20 metros abaixo, enquanto que as 2 hidreletricas aqui não abaixam nem 1m.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outro exemplo de usina "caixa dagua" é Furnas, note que foi a ultima a começar a subir das do Rio Grande, todas recuperaram abaixo dela mas ela,   mesmo com a quantidade imensa de chuvas que teve aqui no sudeste não  recuperou totalmente.   Acho que Serra e Furnas são as maiores represas em volume dágua do Brasil

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que o problema maior está na ganancia da CS porque chuva aqui foi muita o rio maranhão e outros rios estavam no seu limite. que eles estão enchendo as outras e a verdade olha só tucurui com mais de 90%. o que o Guto falou e a pura verdade as usinas são construídas para gerar energia agora quero ver gerar energia com elas secas porque se a serra da mesa não encher mais e isso que vai acontecer ou ela vai ter que paralisar a produção de energia e só olhar nos gráficos de anos passados. já imaginou se no próximo ano agente tiver uma seca histórica como vai ficar a situação do reservatório. Vejo muitas pessoas falando que os peixes na Serra da mesa aumentou....não acredito nisso acho que o que realmente aconteceu e uma concentração maior de peixes devido a baixo volume de água. o que para os pescadores e ótimo...mais para o futuro do lago acho que não e uma boa. e claro pessoal não estou querendo gerar polemicas rsss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As usinas abaixo geram mais energia que SM por isso esvaziam ela .  Tenho um primo que é engenheiro especializado em hidrelétrica, ele foi co-responsavel no projeto e execução da usina de Estreito no Tocantins e mas umas 3 no Exterior, o que ocorre é como vc disse Tucuruí  tá com 90% da capacdade não é atoa, ela tem capacidade  de geração quase   8x maior que SM (8.700MW contra1.200MW,), até essa de Estreito mesmo com lago bem menor gera mesma coisa que SM. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
15 horas atrás, Eric Campos disse:

Fala rapaziada! Pescador de Lobó aqui hehehe estou indo a SM dia 3/6 sabem como está por lá? Vou por Niquelândia. Como que está a fiscalização? os caras tão "aterrorizando" ou estão de boa!

Um abraço e boa pesca!

Fiscalização por lá é sempre um mistério... eles fazem quando menos se espera... o que pra mim tanto faz.. não sou de matar peixe, muito menos trazer pra casa.. por mim poderia ter todos os dias 24h direto.. seria o paraíso...

Fui no Lago tem umas 3 semanas, está baixando, temperatura alta demais, fazendo o peixe sumir.. muito mato na superfície da água, dificultando muito.. mas tá saindo muito peixe mesmo assim...

O que me incomodou foi avistar a presença de no mínimo, repito, no mínimo 50 botos juntos no lago... nunca havia visto nenhum.. e quando vejo, aparece de gangue!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse ano a SM vai sofre bastante essa época já ta baixando e triste. Como falei muito peixe mais muito mesmo. Mais fiscalização pouca só no carnaval eles estavam no lago depois só vi uma vez em Niquelândia mais nem a metade do carnaval. Não trago peixe para casa. mais o que vejo no lago serra da mesa e muita hipocrisia por parte das pousadas e operadores de pesca, fazem uma propaganda grande sobre a pesca esportiva e cota zero. mais nunca vi ninguém investir um centavo e repovoamento do lago nem fazendo nada para o lago melhorar. só vejo exploração mesmo. Me desculpe o desabafo e porque gosto muito daquele lugar para ver do jeito que esta. imagina em setembro outubro época do lago baixo como vai fica nem quero imaginar. #peixenaoaumentou #aguaqueacabou rssss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Serra da Mesa está se tornando infelizmente igual as represas do Sudeste, pra ter sucesso só com muita sorte e insistência.  Um bom ponto pra quem mora perto, mas aquele frenesi que foi a 10 anos atrás esquece.   A primera vez que fu fo em 2012, uma pescaria muito boa, mas presenciei muita matança, principalmente dos rancheiros da região, matavam tudo. A última vez que fui prometi em nunca mais voltar, cheguei a ficar 1 dia batendo isca que nem doido pra ter 1 ou 2 ações, isso que o tempo estava bom e sem vento, e com os companheiros de pesca foi o mesmo.  Pena pois é um lugar top, com tucunarés azuis monstros.    

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...



×
×
  • Criar Novo...