Ir para conteúdo
Natan Jr

Serra da Mesa Demorando Muito para Encher

Posts Recomendados

REGIÃO NORTE (situação atual 81.89%)
Rio Tocantins
96,17% da região
Serra da Mesa (43,68% da região) 35.16%
Tucuruí        (51,53% da região) 100%
Outras          (3,83% da região)

Pessoal tem uma pergunta intrigante esse mês de abril choveu muito no estado de Goiás e Tocantins e infelizmente o reservatório de serra da mesa ainda não encheu o bastante como os demais, por exemplo, Tucuruí no começo do ano estava seco e agora tá com 100% lago angical também na tampa acredito que as demais usinas do rio Tocantins todas devem esta lotadas.

Dai vem à pergunta. Porque Serra da Mesa não está enchendo com força? Se alguém souber responder agradeço.   

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

A princípio eu pensava que a represa de serra da mesa, por ser muito grande, estava dando vazão na água, justamente para encher as da frete.. angical, tucuruí...

Porém, depois que o tucuruí encheu, serra da mesa não aumentou o nível muito... no carnaval estava com cerca de 28% e agora ainda está com 35%, estou torcendo para que comece a subir forte.. senão no fim do ano vai secar demais!

Compartilhar este post

Link para o post

Jeferson tem razão.. porém após a barragem de Serra da mesa, sai pelo Rio Maranhão, se tornando o Rio Tocantins, do Angical... mais a frente terá a represa de Porto Nacional em Palmas, o Tocantins, só se encontra com o Araguaia, próximo a Marabá-PA, e os 2(araguaia e tocantins formam a Lago de Tucurui...

e realmente, quando chove bem aqui em Brasília, a água chega na Serra da mesa.. e olha que tá chovendo bastante no fim do dia por aqui...

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui em Gyn tá chovendo muito também final de semana passado fui no Tocantins passei sobre o rio da Almas um dos que enche a Serra da Mesa o rio tá lotado..realmente um mistério?rssss

Compartilhar este post

Link para o post

Começam a encher de baixo pra cima. Depois de tudo cheio pra baixo eles irão fechar a Serra da Mesa.

Acredito q a nos próximos dias a subida seja significativa.

Ano passado a Serra da Mesa sofreu muito para se manter os lagos de baixo em condições ideais. Acho q este ano eles usaram a cabeça...hehee

Compartilhar este post

Link para o post

Começam a encher de baixo pra cima. Depois de tudo cheio pra baixo eles irão fechar a Serra da Mesa.

Acredito q a nos próximos dias a subida seja significativa.

Ano passado a Serra da Mesa sofreu muito para se manter os lagos de baixo em condições ideais. Acho q este ano eles usaram a cabeça...hehee

Espero que esse ano seja melhor Fabrício, porque ano passado foi complicado d+. e ainda tenho esperança de ver a serra da mesa cheia novamente rsss...gosto d+ da SM. Quase todo dia dou uma olhada na site da ONS http://www.ons.org.br/tabela_reservatorios/conteudo.asp

Compartilhar este post

Link para o post

Amigos estiveram recentemente no rio Araguaia e disseram que ele ainda está enchendo e o rio Araguaia enche de baixo para cima. Quem acompanha o site http://www.ons.org.br/tabela_reservatorios/conteudo.asppercebe que o reservatório da Serra ainda está enchendo mas está muito longe ainda da maior cheia dele. Também gosto muito do lago da Serra da Mesa.

Compartilhar este post

Link para o post

Estive a semana passada no Angical e na serra da Mesa. O Angical está no seu nível máximo, com a água invadindo a mata ribeirinha. A Serra da Mesa está enchendo, subindo um pouco  todos os dias. Pela quantidade de chuvas que está caindo a Serra da Mesa vai dar uma bela subida nos próximos dias.

Compartilhar este post

Link para o post

Só revivendo o tópico.. esta semana Serra da Mesa começou a baixar..

Semana passada ficou a semana toda em 36,16% e agora está com 36,03%, terceira queda esta semana...

Compartilhar este post

Link para o post

Um pena estive na Serra da Mesa semana passada o lago já está baixando muito. A SM vai sofrer muito esse ano e acredito que não encherão o lago só para deixar nossa energia mais cara pois chuva teve muita. tanto que o lago de Tucuruí e todos os outros da bacia do tocantins estão com 100% ou quase 100% da capacidade vai entender a cabeça do povo.

Compartilhar este post

Link para o post

Infelizmente acho que esse ano Nossa querida serra da Mesa chega ao seu nível critico e uma vergonha porque encherão todos os reservatórios da bacia do tocantins e serra da mesa não...hoje o reservatório esta com 16,9 acredito que até o final do ano chegue a 10%.

Serra da Mesa (43,68% da região) 16.9%

Compartilhar este post

Link para o post

Calma Natan... normalmente a subida das águas começa em Dezembro... Meus pais moram a uns 100 do maranhão e menos ainda do Rio das Almas.. e pra quelas bandas tá chovendo bastante... ainda deve baixar um pouco ainda este ano.. mas deve começar a subir em breve... desejar que o EL NINO tenha trago a forte seca deste ano e que no próximo mande bastante água... normalmente depois de uma grande seca vem uma grande cheia.. estou na torcida... senão, pescar vai ficar difícil!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Depois de angustiantes meses olhando o nível da SM baixar todo dia até chegar a 12% agora começou a encher, a água que chegava perto do meu rancho sumiu ta muito longe chega a ser triste, espero que continue subindo..subindosubindo

Compartilhar este post

Link para o post

Estive lá em Novembro..triste de se ver...tá subindo pouco, muito pouco...pessoalmente não acredito volte no nível em que estávamos acostumados a ver...tomara que eu esteja errado...e os peixes sumiram junto com a água...no lambari pega muito pois vi dois senhores com o barco cheio (como sempre) ..na artificial esquece, principalmente se for superfície...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora